A Manhã de um Senhor

A Manhã de um Senhor Leon Tolstói

Resenhas - A Manhã de Um Senhor

Vies Cristao 13/07/2022

Gostosa leitura
Gosto dos escritores russos, o jeito de descreverem os detalhes nas cenas é legal demais. Ao ler o livro me sinto na Russia gelada e camponesa daquele tempo.

Joao.Marcos 31/08/2022

Quando se lê este livro você pode sentir o sabor de uma vida no campo indo desde o cuidado com os animais até o concerto de um teto de madeira, o aroma dos campos, o esforço da lida diária, tudo isso pode ser encontrado nesse livro que é descrito de maneira forte e sem rodeios onde o autor te convida a viver do lado do personagem principal desde o começo da sua história até seu fim.

Inlectus 19/04/2009

Boa leitura.
Esse livro mostra, que não se trata apenas de querermos ajudar as pessoas, é preciso que elas de fato queiram ser ajudadas.

Lydiane3 14/01/2024

Livro sobre um senhor de terra que quer ajudar as pessoas que vivem em suas terras mas eles não querem ser ajudados estando acostumados com a vida miserável que tem sem querer mudanças. foi chato ler por ser irritante lidar com pessoas assim e o final não me agradou. já os dois contos que tem depois, um deles fala sobre morte e o outro, que eu gostei bastante, fala sobre uma filha solteira que engravida e o pai que não a quer perdoar. minha nota para o livro aumentou por causa desse conto.

Nayana 18/12/2022

Livro curtinho de Leon Tolstói, autor russo considerado um dos melhores escritores do mundo. Tenho muito apreço principalmente pela atuação como pacifista, mas conheço muito pouco suas obras e sempre tive interesse em iniciar sua leitura.
?Partindo da carta onde o jovem príncipe Nekliudov confessa à condessa Bieloretzkaia que abandonará o curso universitário para se dedicar a uma existência pacata entre camponeses, Tolstói se vale de vários personagens sem proximidade aparente para descrever a relação entre patrão e operário, os valores que descontroem o conceito do coletivo, as superstições e as ideias de transformação do mundo.?
Nesse livro, temos muita descrição dos ambientes e personagens com nomes difíceis de assimilar (não conseguiria pronunciar metade deles), como de costume dos autores russos. Cada história me pareceu muito distante uma da outra, com pouca explicação ou resolução dos problemas dos camponeses, o que dificulta a fluidez da leitura.
A reflexão que ficou para mim é que não adianta um príncipe tentar resolver os problemas que ele identifica, como cada um encara o que seria o problema e a ajuda necessária é muito diferente, isso quando de fato existe uma forma de ajudar, e que ela seja desejada. A sensação de repulsa pela desigualdade, o incomodo pela morbidez da vida no campo gelado também se fazem presentes.
Minha conclusão é que ainda não tenho tanta maturidade para ler Tolstói, mas sigo tentando, espero um dia conseguir ter capacidade de apreciar um pouco mais.

Rachel M. Mendes 30/01/2024

Tolstoi: um Cristão na Sociedade e nos Paradigmas Humanos
Ah, foi bom ler Tolstoi! O livro reúne a noveleta a Manhã de um Senhor e os contos Três Mortes e O Sonho.
A Manhã de um Senhor, ainda que o perfeito retrato de uma Rússia pré-revolução, aborda uma discussão atemporal: jamais se ajudará aquele que não se permite ser ajudado. O príncipe Nekliudov possui uma alma caridosa e sua inocência, ferida pela própria realidade, comove o leitor.
Três Mortes é surpreedente! O abismo social é trazido por Tolstoi a partir de uma temática comum ao rico, ao pobre e até uma árvore: a morte. Fiquei admirada com a profundidade na simplicidade do conto.
Por sua vez, em O Sonho, o escrutor revela sua maestria em passear por pontos de vista narrativos através da história de um pai nobre enfurecido por sua filha (a qual, ainda solteira, engravidara de um homem casado e fugira). Ao decorrer do conto, possuímos acesso à complexidade dos contextos em que ambos encontraram-se e, tão como as outras histórias do autor, a exposição de acontecimentos frequentes à sociedade.
Em síntese, nas três narrativas, Tolstoi possuía um olhar crítico e atento ao corpo social russo, ao todo humano e amor e devoção para com a fé cristã!

Matheus Andrade 06/05/2024

A manhã de um senhor
A obra está a se revelar em 3 contos do, Leão Tolstoi. A manhã de um senhor, um clássico que se passará na Rússia. Um jovem de origem rica, considerado um príncipe, estudante e de boa fama, tendo um coração enorme e de bom grado, o mesmo decide abandonar seus estudos da universidade que já estaria no terceiro ano, para se doar aos camponeses pobres, o mesmo falará que não cobiçava riquezas e que seu propósito seria a ajuda aos necessitados, os que realmente precisam.

É em um cenário de pobreza extrema que Nekliudov, principiara seu trabalho. Vendo os camponeses a trabalhar em uma terra pobre, estéril e coberta por argila, o mesmo se faz eficiente no meio dos mujiques e tenta por meio de sua influência e riqueza ajudar a todos porém, no decorrer da sua caminhada se frustrara imensamente, etc (....).

A obra em si está a ser dividida em 3 contos. A primeira será: A manhã de um senhor. A segunda: 3 mortos. A terceira: O sonho.

Falei apenas do primeiro conto, não falarei os que faltam. Deixarei você, leitor, curioso hahaha.

Só venho dizer que, está pequena obra foi umas das mais belas, harmônicas e profundas que já li. O tolstói está sendo o melhor por enquanto escritor na minha visão.