A Chegada do Terceiro Reich

A Chegada do Terceiro Reich Richard J. Evans

Resenhas - A Chegada do Terceiro Reich

João 03/07/2023

Leitura densa, mas extremamente necessária. Nesse livro é detalhado o começo da época mais obscura da humanidade. Mostrando como estava a Alemanha depois da primeira guerra, e como foi criado o partido nazista.

Desde o começo o nazismo foi regado a ódio. Acabando com opositores, cultura, ciências e por fim, democracia.

Recomendo para quem quiser saber mais sobre como esse partido maléfico chegou ao poder.
Regis 03/07/2023minha estante
Não conhecia o livro. Vou pôr na lista. ?

Lucas 04/04/2023

Leitura essencial para entendimento histórico
O autor consegue, de forma muito detalhada e imparcial, explicar como a Alemanha, um país tão desenvolvido, com uma população tão politizada e culta se deixou cair nos encantos do partido nacional-socialista.

Amanda Vinco Toneti 20/03/2023

O livro é bem detalhado e usa muitas fontes primárias. Dela todos os principais acontecimentos e começa contextualizando desde a unificação feita por Otto von Bismarck até oa primeiros meses dos nazistas no poder. É bem completo, mas não me convenceu de que o nazismo e de extrema direita. Tampouco acho que é de extrema esquerda. Me pare algo muito influenciado pelas circunstâncias globais da época e ao mesmo tempo único, pegando ideias dos 2 extremos.

Luiz Camargo 12/03/2023

Magistral
Um mergulho no passado, às vezes atual demais. Muito interessante entender como detalhes pequenos, quando somados, podem levar ao princípio de um final trágico.

Marcelo Leite 26/01/2023

Um cenário distópico em um mundo real.
Primeiro livro de uma trilogia, em A Chegada do Terceiro Reich, o historiador Richard Evans busca nos mostrar as raízes do Nazismo e como se estruturaram para chegar ao poder.

Evans inicia apontando os principais trabalhos que contribuíram para este tema e, escolhe dar início a sua narrativa a partir do Segundo Reich de Bismarck. Momento em que muitas das ideias que comporiam o nazismo de alguma forma já estavam presentes na Alemanha.

Em seguida trata da Grande Guerra e os impactos políticos, sociais e econômicos ao estado alemão. O Tratado de Versalhes, a fundação da República de Weimer, a hiperinflação, a configuração político partidária, a violência, o antissemitismo, a crise de 1929 até a chegada de Hitler a chancelaria, assim como suas medidas que levaram a Alemanha ao Totalitarismo.

O ponto alto desta obra é
que Richard Evans, de forma estonteantemente imersiva, consegue escrever com uma linguagem acessível ao entendimento de um público leigo sem perder o rigor científico.
A Chegada do Terceiro Reich provoca no leitor a perplexidade de como um país poderia chegar a uma realidade tão distópica e ao mesmo tempo apresentar uma Alemanha reunindo todas para isso. Parece loucura!

Mel 18/01/2023

III Reich
Primeira parte concluída! Começo um pouco enfadonho, mas necessário para compreender a chegada de Hitler ao poder na Alemanha, que é quando a leitura fica super empolgante. Vamos pro próximo!

pedro villar 18/11/2022

" O Partido Nazista era um partido de protesto, com um programa não muito positivo e poucas soluções práticas para os problemas da Alemanha. Mas sua ideologia extremista , adaptada e às vezes encoberta de acordo com as circunstâncias e a natureza do grupo específico de pessoas a que estivesse apelando, conectou-se a um número suficiente de crenças e preconceitos populares alemães preexistentes para parecer digno de apoio nas urnas para muita gente. Para essas pessoas, tempos desesperados exigiam medidas desesperadas; para muitas mais, em particular nas classes médias, o caráter vulgar e inculto dos nazistas parecia garantia suficiente de que os parceiros da coalizão de Hitler, bem educados e bem criados, seriam capazes de mantê-lo sob controle e conter a violência de rua que parecia um acompanhamento lamentável, mas sem dúvida temporário, da ascensão do movimento à proeminência. "

Ana 26/06/2022

depois de uma boa demora enfim terminei este livro.
ótimo para entender como o nazismo ascendeu na Alemanha, os fatores que influenciaram desde a unificação alemã com Bismarck, os efeitos da Primeira Guerra, as origens do antissemitismo. Enfim, tudo o que levou Hitler ao poder
Ansiosa pelos próximos

LadyAnaC 04/01/2022

Pra quem está começando
Li sem expectativas, foi aqueles livros que li por vontade de entender melhor Alemanha.
Os professores não costumam explicar o porquê chegar aquele ponto de aceitar o Hitler no Reich ....sabemos que temos um golpe mas tem mais.
Esse primeiro livro da trilogia , fala como o povo desenvolveu e como era os tempos que eles estavam passando.
Recomendo que leia no momento que estiver disposto.... é um livro que você demora pra acabar e também ter paciência, a escrita é compreensível e pra gente conhecem pouco vai pegar o contexto.
Então quero ler o segundo....mas não é meu momento.

Rafael 18/12/2021

Ótima fonte de informações
Pra quem se interessa pelos acontecimentos que culminaram na segunda guerra mundial e o massacre de milhões de pessoas, esse livro é excelente.

Drigo.Cardoso 20/08/2021

Obra essencial e poderosíssima
Richard J. Evans se debruça sobre todas as nuances e esferas de ações do nazismo sobre a Alemanha do século XIX, não deixando nada para trás, cultural, economia, social. Através de 3 livros, o autor narra como o NASDP controlou o país em 3 momentos diferentes: a chegada ao poder (e todo o cenário que tornou isso possível), o partido no poder, e a guerra (e a derrocada do nazismo). De escrita ágil e de fácil compreensão, evitando todo e qualquer academicismo, Evans se faz valer de uma colossal documentação da época disposta entre cartas e diários de pessoas que viveram os fatos.

O livros (assim como os outros 2 volumes) se torna essencial na medida que entender o passado é uma poderosa ferramenta para evitar repeti-lo.

Finalizo com a conclusão do próprio autor ao final do 3º volume, mas que de forma alguma é um spoiler, pois poderia estar na introdução para encorajamento à leitura:

"O legado do Terceiro Reich é muito maior. Ele se estende muito além da Alemanha e da Europa. O Terceiro Reich suscita da forma mais drástica as possibilidades e as consequências do ódio humano e da destruição que existem, ainda que em pequena escala, dentro de cada um de nós. [...] Expõe da forma mais drástica possível os dilemas morais com que todos nós deparamos e um momento ou outro de nossa vida; conformidade ou resitência, ação ou inação em situações específicas com as quais somos confrontados."

Maykon.Schmildt 18/04/2021

Visão ocidental
O livro traz como sempre a visão ocidental da história, mas com muita transparência nos relatos e sempre citando as fontes como deve ser um livro de história. A riqueza em detalhes faz o leitor voltar aos caóticos anos 20 e ter uma noção de como foi o sofrimento e a revolta dos alemães por toda miséria e pobreza que assolava a população, com a hiperinflação e criminalidade muito alta no país nesse tempo.
Se procurar entender a política alemã da época ele não é bem focado nisso, dando apenas uma ideia do cenário como um todo, ele foca nos problemas Sociais e nas brigas entre os partidos políticos e suas milícias, essa imersão naquela sociedade ajuda o leitor a entender como a sociedade alemã aceitou ser controlada por uma ditadura racista e inclinada para guerras, não justifica, mas mostra como o desespero pode ser usado por líderes carismático do povo para a tomada do poder e a aceitação de atitudes que em tempos normais seriam intoleráveis.
Um livro excelente.

_San_ 11/04/2021

Ufa!
Esse livro é o primeiro da trilogia de Richard J. Evans, que se propõe a explicar os desdobramentos que deram início ao Terceiro Reich!
Depois de praticamente um mês, termino essa leitura concluindo que não foi nada fácil... mas para alguém que como eu, que é "leiga" no assunto, a leitura ajudou a esclarecer alguns pontos difíceis de entender!
A Segunda Guerra é um assunto que sempre vai chamar minha atenção! Tenho um fascínio respeitoso e sempre vou procurar saber um pouco mais a respeito.
Recomendo pra quem curte!

Jean Bernard 04/03/2021

Como isso foi possível?
Livro indispensável. Uma obra sobre como um regime tão terrível conseguiu chegar ao poder. Um estudo minucioso e com uma linha narrativa impecável.
Apesar do peso dos acontecimentos, conseguimos aproveitar a leitura com tranquilidade. Didático e de fácil compreensão. Uma obra, ao meu ver, obrigatória.
Primeiro calhamaço se uma trilogia. Leitura que segue.

Ronaldo Thomé 23/02/2021

Uma Maré Sombria Sobre um País
Um dos livros mais incríveis que já li, sem dúvida! A discussão e o tema, indigestos por natureza, são facilitados (e muito) pela linguagem simples e acessível a que Richard J. Evans utiliza em sua obra. Não sei quanto disso é fruto da tradução (e provável adaptação) do original, mas é fato que, já nas primeiras páginas, o historiador mostra que busca exatamente por essa clareza e concisão.

O autor se utiliza de uma linha do tempo para mergulhar nas causas e processos que levaram a Alemanha a aderir ao Nacional-Socialismo nos anos 30, ao mesmo tempo esclarecendo o processo, respondendo a muitas dúvidas e esclarecendo mitos sobre esse sistema, tão absurdo quanto violento. Evans situa o início desse processo na época do governo de Otto Von Bismarck, no qual houve uma unificação da Alemanha sobre um governo autoritário. Embora o governante em questão não tenha jamais participado do nazismo, é a partir dessa época que alguns elementos chave na sua ascensão aparecem: o nacionalismo exacerbado, o antissemitismo, o desprezo pela democracia, precedidos pelas teses higienistas que viriam em anos seguintes.

O escritor vai direto ao ponto em todos os momentos; há muitas questões que são deixadas de lado, como a infância de Hitler (que aparece mais ou menos no meio do livro), bem como dos principais líderes de seu governo, ou aspectos de suas vidas pessoais. Isso ajuda a dar menos densidade ao assunto, e ajuda a manter um tom imparcial (a meu ver). Esse fator é importante, pois Evans busca evitar certas abordagens que pareceram equivocadas quando foram tomadas por outros autores sobre o assunto.

Dito tudo isto, o livro é uma fonte fenomenal sobre os acontecimentos da época. É incrível ver como, em menos de quarenta anos, a tensão causada pelos elementos explicados acima colocou a Alemanha, lentamente, numa panela em fervura. A coisa começa a esquentar de verdade na Segunda Guerra Mundial, seguida pelo Tratado de Versalhes e por uma hiperinflação gigantesca. O ódio, o ressentimento e a violência começaram mais ou menos nessa época, e tudo isso serviu para enfraquecer o governo, agora sobre a República de Weimar.

Engana-se quem pensa que os nazistas eram um grupo aventureiro; durante muitos anos, o partido cresceu e se organizou, internamente, em diversas células, que comportavam inúmeros setores da sociedade, como os jovens, as mulheres, os homens trabalhadores, profissionais liberais etc. Além disso, o partido incluiu e foi atrás de diversas figuras da sociedade, principalmente entre os jovens alemães, mas também veteranos de guerra e pessoas de destaque. Entre eles, as figuras de Goebbels e Goring se destacam. Também se engana quem acha que só os nazistas eram a causa da violência na Alemanha: havia diversas milícias e grupos paramilitares ligados a partidos políticos, como os comunistas e os social-democratas. Além disso, muitos grupos tidos como conservadores já possuíam grande aversão aos judeus.

Há três pontos que fazem muita diferença: o primeiro é o carisma pessoal de Hitler, capaz de atrair multidões ao redor de si, prontas para fazer tudo o que ele julgasse necessário (e isso não é exagero, como o próprio Evans mostra). O segundo é o fato de que, por ter uma estrutura interna sólida, o partido foi capaz de buscar junto às massas um apoio de diversos setores da sociedade. Ao que parece, eles eram capazes de adotar um discurso distinto para cada local, voltado àquilo que julgavam as necessidades locais por onde passavam. O terceiro, e talvez o mais importante, ao qual Evans retorna em momentos distintos do texto: o senso comum de uma fatia importante dos alemães se identificava, em parte, com muitos pontos das ideias menos radicais dos nazistas.

Qual é a parcela de culpa dos alemães pelo que aconteceu nessa época? O próprio autor é cuidadoso ao fazer essa relação. O fato é que não é fácil de responder isso, uma vez que os nazistas chegaram ao poder por via democrática, mas não eram democráticos; tiveram votações expressivas, usaram um verniz de moderados e manipularam a lei de todos os modos, e houve sim resistência contra sua tomada do poder (no entanto, ela foi pequena, e, em todos os casos, rapidamente silenciada). Para quem acha que o nazismo era de esquerda, Evans é claro: Hilter expulsou do partido todo e qualquer pensamento ou intelectual voltado ao pensamento esquerdista, e mais de uma vez se preocupou em mostrar que defenderia os interesses do setor empresarial (sim, há tantas semelhanças com o governo nazista e um certo presidente que ascendeu nos últimos anos que qualquer um pode perceber, o que me leva a crer que são "coincidências demais", mas...).

Pessoas que mencionam que "os judeus foram espancados nas ruas não por soldados nazistas, mas por seus vizinhos... até por crianças" (como uma certa atriz atual...) talvez não saibam que os nazistas não tinham, até então, propriamente soldados, mas grupos paramilitares extremamente violentos, e que já quando eles subiram ao poder, havia um sentimento forte contra os judeus, mas era maior ainda contra os comunistas. No entanto, de forma alguma isso é uma desculpa para um regime criminoso que, sim, tomou o poder com gosto e mão de ferro, e fez sua influência varrer um país como uma maré, cujas consequências são assustadoras até hoje.

Indicado para: quem quer saber como um dos regimes mais violentos da História começou.

Nota: 10,0 de 10,0.

Dica: leia ouvindo isso - https://youtu.be/-XY5lLMimVc