The Invisible Life of Addie LaRue

V. E. Schwab

Resenhas - The Invisible Life of Addie LaRue

renatamouraslv 22/05/2021

Que livro incrível!!
? What is a person, if not the marks they leave behind??

Minha primeira resenha aqui no Skoob não poderia ser de outro livro! Quando comprei Addie LaRue eu fiquei com muito receio de não gostar porque já tinha lido algumas resenhas negativas sobre ele, mas esse livro acabou me surpreendendo.
? A escrita: a V. E. Schwab entregou TUDO nesse livro. Essa obra tem a escrita mais linda que eu já vi: poética e fluida. Geralmente, não gosto muito de livros grandes demais, mas a escrita e a história me deixou tão envolvida que não consegui largar o livro.
? A história: nessa obra, conta a história de uma menina chama Addie LaRue, e tudo começa lá pelos anos 1700 quando ela é forcada a ser casar com alguém que ela não quer. Dito isso, ela faz um pacto com o diabo, Luc(ifer) onde ela seria livre em troca de sua alma; mas como nada com o diabo é tão fácil, a tal liberdade é dada, mas ela não consegue deixar marcas por onde passa. As pessoas não se lembram dela, ela não consegue escrever, sequer dizer o próprio nome, e assim ela vive pela eternidade. no começo do livro, você não sabe muito bem pra qual rumo a história está indo, mas quando o nosso mocinho aparece (lá pelos 30%) as coisas começam a fazer sentido. Henry é o único que consegue se lembrar de Addie. E o desenvolvimento do casal é incrível, um casal totalmente apaixonante. Com o passar das páginas, descobrimos o porquê Henry consegue se lembrar de Addie, e os capítulos, que antes se alternavam no passado e no presente da protagonista, começa a mostrar, também, o passado de Henry.
? O vilão: ele também é bem construído, e ora ele consegue te enganar, ora você sente muita raiva dele (afinal é o diabo kkkkkkk)
? Plot e desfecho: não foi o melhor plot que eu já li na minha vida, mas é um plot angustiante que vai mexer com as suas emoções, eu fiquei muito aflita com o final desse livro; não é o final que estamos acostumados a ver na maioria dos livros, as coisas acabam de um jeito triste, mas ao mesmo tempo reconfortante.
? Finalizando: Esse livro poderia merecer 4,5 por alguns momentos do livro que foram um pouco chatinhas de ler, mas dei 5 estrelas e favoritei porque esse livro merece de verdade. Ha tempos não lia uma história tão boa como essa. Recomendo a leitura! (+16)

Dora 11/08/2022

as faces do eurocentrismo
Quando comecei a ler esse livro dizendo que as opiniões dele são 8 ou 80, e que eu o amaria ou detestaria, nunca imaginei que me encontraria na atual situação: um estranho limbo. Esse livro me deixou instável, vezes senti vontade de jogá-lo pela janela e em outras li com curiosidade e emoção.
Não senti química nenhuma entre a Addie e o Henry, na minha cabeça eles eram realmente só amigos, mas conforme o dia final foi se aproximando acho que me apeguei mais a ideia de quem eles poderiam ser ou o que eles significam do que aos dois realmente. Achei o personagem dele mal explorado.
Eu adorei a escrita, achei linda mesmo, mas realmente pode ficar bem arrastada na maior parte, algumas vezes quando era a vez de ler sobre o passado do Henry só faltava eu chorar de preguiça, mas persisti e valeu a pena, porque apesar dos momentos "bleh", o livro teve sua beleza também. A única parte que me deixou com raiva foi o eurocentrismo exagerado do livro, a mulher viveu 300 anos e só esteve na Europa e Estados Unidos, só dormindo com pessoas brancas, uau. Acho que a autora poderia ter explorado TANTAS coisas fora desse estereótipo, e teria ficado TÃO BOM.
Eu adorei a exploração do significado da arte, história e amor. Como em um instante, as memórias podem escapar e sua vida pode não significar nada. No entanto, Addie LaRue obriga você a se lembrar dela no texto, pois todos os outros (exceto Luc e Henry), especialmente as pessoas de cor, são simplesmente esquecidas. Este é um romance bem escrito e que eu gostei de experimentar. No entanto, não posso deixar de sentir que não sou o público-alvo deste livro, acho que não sou tão fã de fantasia, mas achei que a leitura me acrescentou de certa forma e fico feliz por ter lido.
bruna :) 11/08/2022minha estante
que resenha perfeita amg

larissa3433 11/08/2022minha estante
nossa cirúrgica, achei o mesmo

luana 25/08/2021

a FORÇA q eu tive que fazer pra terminar esse livro por deus ele podia ter metade da quantidade de paginas que tem. e mt triste pq eh uma ideia FODA tipo incrivel so q a protagonista eh so CHATA e consequentemente tudo eh chato e arrastado so no final que fica muito bom mas ai parece q eh tudo corrido serio

anna 17/05/2021

eu nem tenho o que dizer sobre esse livro. foi o meu primeiro contato com a v.e schwab e eu simplesmente amei a escrita dela E ESSE LIVRO MEU DEUS foi a melhor experiência da minha vida.

Gonçalez_ 31/01/2021

Esse mês tá cheio de favoritos
Esse livro foi meu primeiro contato com a autora e eu ameiiii, a escrita dela é mt envolvente! O livro mistura passado e presente, dois pontos de vista e tudo se encaixa perfeitamente. O final é aberto e eu adoraria ler uma continuação pra ver oq vai acontecer. O henry virou mais um crush literário, e achei todos os personagens mt bem construídos! Leiam!!!!!
Ana Beatriz 31/01/2021minha estante
Quero muitooo ler esse livro, não vejo a hr de chegar aqui no Brasil ?

Gonçalez_ 31/01/2021minha estante
Vale mt a pena, já to panfletando pra todo mundo hahaha

@resenhandooslivros 07/02/2021minha estante
Amiga tô com medo....

Gonçalez_ 07/02/2021minha estante
Amigaa pelo oq eu te conheço acho que vem mts lágrimas ai em kkkkkkkk mas o final é mt bon

@resenhandooslivros 07/02/2021minha estante
agora tô com mais medo ainda KKKKKKKKK MEU DEUS JÁ CHOREI e não tô nem em 50%.

Gonçalez_ 07/02/2021minha estante
KKKKKKKKKK

manuela. 14/12/2022

addie larue it girl da taylor swift
o livro é muito bom, a história é extremamente envolvente, com bastante representatividade e os protagonistas addie e henry são muito bem desenvolvidos, mas o livro peca em algumas coisas. primeiramente, senti falta do mesmo desenvolvimento desses personagens em luc também, ok que o mistério faz parte da aura que o envolve mas são perguntas demais e respostas de menos. além disso, apesar da escrita da autora ser simplesmente maravilhosa, a história é desnecessariamente grande com vários furos e muitas perguntas que podiam ter sido respondidas ao longo do livro já que é tão grande. apesar das críticas, esse livro conseguiu um lugarzinho especial no meu coração, foi uma experiência incrível compactuar com o sofrimento da addie, me identificar com o henry, tentar entender o comportamento do luc e principalmente conseguir enxergar uma música da taylor swift em praticamente todos os capítulos da história
let 14/12/2022minha estante
SIMMMMMMMMM

folkswiftie 14/12/2022minha estante
miga vc é cinéfila ate em kivros por isso te amo

manuela. 14/12/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKJKKKKKJKKKJKK

Laura 19/07/2021

Meu livro favorito
"???? ?? ? ??????, ?? ??? ??? ????? ???? ????? ???????"

The Invisible Life of Addie LaRue é uma fantasia histórica com romance. A obra mostra a trajetória de Adeline, que morava em um minúsculo vilarejo na França, em 1714, e desejava mais do que qualquer coisa ser livre para conhecer além de onde vivia.

Na época, não havia outra possibilidade de uma vida além do casamento arranjado que lhe estava prestes a ocorrer. Ela foi avisada a nunca rezar para os deuses que respondem na escuridão, mas no momento do desespero, foi sua única saída. Addie pede por liberdade e tempo, e se torna imortal com um custo: todas as pessoas que cruzam seu caminho se esquecem dela. Ela nunca poderia deixar sua marca no mundo. Mas 300 anos depois, em uma livraria, Addie encontra uma pessoa que se lembra dela.

Além de uma história que me faz viajar pelo mundo e de conhecer personagens extremamente profundos, esse livro foi, de longe, um dos mais lindos que já li na vida. Não é a toa que a Victoria Schwab demorou 10 anos pra escrevê-lo. E embora a história se desenrole de forma muito lenta, a escrita poética me conquistou.

The Invisible Life of Addie LaRue me trouxe muitas reflexões sobre a vida, como eu estou aproveitando-a e qual é o meu propósito. A minha dica para quem quer ler: leia devagar e absorva cada detalhe desse livro maravilhoso!

Ana 09/12/2020

O que é a vida sem que uma marca seja deixada?
Que livro!
Nele acompanharemos Addie durante 300 LONGOS anos, com a perspectiva intercalada entre o início do Pacto até o tempo atual e ela é uma personagem INCRÌVEL, Forte e com várias coisas a dizer.
Esse livro é denso, não se pode simplesmente ler e não refletir. Impossível não se perguntar qual é a SUA marca no mundo, visto que a Addie não consegue deixar a dela.
Em vários momentos me peguei pensando:
E se fosse eu? E se fosse comigo, como eu reagiria?

O que a Adeline mais queria era liberdade, era ter escolha, escolher seu próprio caminho, ter mais tempo.
Ela queria ser LIVRE.
Deu certo? Leiam pra saber.
Mas como todas as escolhas feitas na vida, as consequências são difíceis e dolorosas. Acho que a Addie não assume a responsabilidade pela troca que ela fez, ela culpa o Luc quase que o tempo todo, porém ela aceitou seu destino, ela fez o acordo. Ele só ditou o preço e ela concordou, portanto ela também é responsável.

Em dado momento eu já estava apaixonada pelo capiroto, ISSO MESMO, eu me afeiçoei a ele, assim como a Addie.
O Henry foi uma grande supresa, mas não posso dizer que eu o amo, ele foi crucial no enredo, mas não no meu coração. Não me conectei com ele.
Por fim, minha consideração final depois de tanto falatório é:

Leiam e sintam com a Addie, reflitam com ela e pensem em o quanto é importante ser lembrado e amado, ter alguém que espera por você. Qual a marca você deseja deixar nesse mundo?
Vale a pena desistir de tudo por uma liberdade cega?
Talvez a liberdade possa se tornar uma prisão.. Talvez..
O final é absolutamente incrível e eu fiquei MUITO surpresa.
É isso...

brendha 09/12/2020minha estante
como sempre, PERFEIÇÃO em cada palavra sua ana???

Ana 09/12/2020minha estante
?????? você é tudo,ok.

elyrix 09/12/2020minha estante
agora eu quero ler dmss. Amiga vc escreveu tudo ok ??
ODIEI PQ VC ME DEIXOU TODA CURIOSA

Ana 09/12/2020minha estante
Leia
ASSIM QUE DER LEIA

estehbooks 23/07/2021

I remember you?
Esse livro se tornou o meu livro favorito da vida. Nunca li algo tão profundo, sentimental, bonito, triste, angustiante, todas as emoções juntas (It?s just a storm). Os personagens, a história, o jeito que é contado, não tem nada de errado com esse livro, poderia falar dele inúmeras vezes e não encontraria nenhum erro. V.E Schwab conquistando a posição não só de livro favorito mas de autora favorita pq pra escrever um livro desse peso sentimental?. Sem palavras para o que eu senti, favoritadissimo, vem tatuagem de Addie por aí ??

?Think of it as a thank-you, for seeing me. For showing me what it?s like to be seen. To be loved. Now you get a second chance. But you have to let them see you as you are. You have to find people who see you.?

Maah 05/08/2021

UM PUTA LIVRO BOM
Eu ainda tô embasbacada com o final.
O livro tem um romance, mas não é o foco principal.
Nesse livro a gente vai acompanhar a história de vida de Adeline LaRue, que nasceu em uma pequena vila chamada Villon-sur-sarthe, França, em 1691.
Addie não queria ter a vida tradicional de uma mulher que nasceu no século XVII. Ela queria explorar o mundo; conhecer novas pessoas, lugares e se apaixonar. Porém, não era assim que as coisas funcionavam na época, e Adeline foi prometida em casamento por sua família.
Não aceitando seu trágico destino, ela fez uma coisa da qual Estelle, sua amiga, sempre a censurou. Adeline rezou para os deuses que respondem após o anoitecer.
Ela fez uma barganha com esse Deus/diabo/sombra (a autora não deixa claro o q ele é, e na minha opinião, ela faz isso pra meio que não impor Deus certo ou errado) para ter uma vida longa e poder realizar seus sonhos. E assim que ela se cansasse, sua alma seria dele.
Porém, no desespero para ter suas preces atendidas, Adeline não específica, exatamente, o que ela quer. Com isso, ela deixa uma longa brecha no acorda, brecha da qual o Deus se aproveita.
Sendo assim, Adeline é "imortal" pra aproveitar a vida. Porém, ninguém se lembra dela.
As pessoas não se lembram, ela não pode contar sua história, falar seu nome ou criar raízes. Tudo apagado por um desvio de olhar. Existe liberdade maior que essa?

O livro é incrível, eu amei demaisss!!
As reflexões sobre a vida que ele proporciona são incríveis, você fica pensando sobre isso por muitooo tempo.
E, por mais irônico que pareça, é inesquecível!!!
As cinco estrelas mais fáceis da vida!!!!
Recomendo muitooo!!
(Não dormi, mas terminei o livro e é sobre isso. Amém irmãos)

Luiza Helena (@balaiodebabados) 25/11/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
"Era uma vez. É assim que a história começa."*

The Invisible Life of Addie LaRue é um livro que já nasceu aclamado. Considerado pela Schwab como a obra da sua vida, ela levou nada menos que dez anos para finaliza-lo e lançar. E ela entregou aqui muito mais que eu esperava.

Alternando entre passado e presente, vamos acompanhar Adeline se transforma em Addie. Sim, se transformar; a Addie de trezentos anos não permanece a mesma ao longo dos anos, consequências de sua vivência durante o tempo. Em troca da liberdade em viver sua vida como quiser, a jovem faz esse acordo e a consequência é nunca ser lembrada por ninguém. Addie é determinada, sonhadora, espírito livre, um tanto teimosa, romântica, esperançosa... e todas essas características vão se adaptando à sua personalidade através dos anos que vive.

"Não quero pertencer a ninguém, não quero pertencer a ninguém senão a mim mesma. Eu quero ser livre. Livre para viver e encontrar meu próprio caminho, para amar ou para ficar sozinha, mas pelo menos é minha escolha, e estou tão cansada de não ter escolhas, com tanto medo dos anos que passam correndo sob meus pés. Não quero morrer como vivi, o que não é vida."*

Durante a história, Schwab desenvolve bem a questão de presença, existencialismo, lembranças e memórias. No fato de Addie não ser lembrada por ninguém, ela trabalha o fato de como você quer deixar sua marca no mundo e nas pessoas, como você será lembrado quando partir...

"O que é uma pessoa senão as marcas que deixa?*"

Outro ponto bastante interessante é a ligação de Addie com os vários tipos de arte, seja pintura, literatura, música. Combinado com a escrita melancólica e um tanto triste da Schwab e a narração em terceira pessoa, a leitura se torna muito intimista e não tem como você não se apegar à Addie e sua história. A metalinguagem utilizada aqui foi mais que uma grata surpresa.

"As histórias são uma forma de preservar a si mesmo. Para ser lembrado. E para esquecer.*"

O início do livro pode parecer um pouco lento, mas essa lentidão é essencial para que conheça Addie e suas motivações. Os personagens secundários (e aqui entra qualquer um dos montes de relacionamentos amorosos que a personagem teve) são muito bem trabalhados e têm sua devida importância.

Assim como a Denise (Queria Estar Lendo) pontuou na sua resenha, o fato da história e Addie se ater somente no ambiente europeu e americano foi um detalhe que não curti muito. Durante 300 anos, e deste uns 200 vivendo somente na França, senti que a Addie poderia ter se aventurado mais pelo mundo com sua imortalidade. Porém, Schwab recompensa no quesito representatividade lgbt+, incluindo a própria protagonista.

“Todos nós temos cicatrizes de batalha”, diz ela. “Pessoas do nosso passado.”*

Ao iniciar esse livro, não sabia bem que história a Schwab entregaria e foi muito melhor que eu esperava. Com certeza o hype nesse livro é mais que real e espero que logo todos tenham a oportunidade de ler The Invisible Life of Addie LaRue. (Inclusive um título nunca fez tanto sentido). Não dei mais detalhes porque esse é o tipo de obra que tem de ser vivida!

"Que luxo contar uma história. Para ser lida, lembrada."*

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/11/resenha-608-invisible-life-of-addie-larue.html
Flávia | @baixinhasleitoras 25/11/2020minha estante
Ansiosa pra ler.

Fefa 29/06/2021

Comecei esse livro com muitas expectativas e tenho certeza que elas foram atendidas. Posso ler melhores no futuro, mas hoje ele foi tudo que eu precisava.

Como as pessoas deixam marcas e como a memória é um luxo. Sobre ideias e arte. Sobre o desejo de ser amado, que nunca satisfaz as pessoas. Sobre como a vida é curta e sempre tem coisas novas pra ver.

Sei lá, esse livro me deu vontade de viver a vida e de ler. Recomendo muito e leria de novo.

mayalarue 18/01/2021

Lembro de você, Addie Larue
Eu sinto como se metade do livro tivesse sido escrito pra mim e a autra metade não me deixasse afetada em nada, não sei o que eu estava esperando, se era a morte da Addie ou a redenção do Luc, porém não me desceu bem várias coisas

que tipo de deus o Luc é? a Estele fala que há 7 deuses, pq nenhum deles aparece e somente o Luc toma forma? por que a V.E deixou o livro em aberto? pq não teve explicações mais aprofundadas, conversas mais dinâmicas entre a Addie e o Luc? o Henry precisava existir mesmo? se sim, eu não senti nada sobre o casal, química nenhuma.

sério, eu me abri para esse livro e me sentir complementa tombada até os 50% daí a outra metade foi igual mas nem tanto

consideração final:

Adeline Larue eu amo que você sempre foi uma sonhadora, e sabe o que me lembra isso? a Aelin e sua corte de Terassen, a Velaris e toda corte dos sonhos. Eu amei ler sua trajetória (mesmo 90% sendo triste e horrível, pq convenhamos isso te tornou mais forte e me fez querer te proteger mesmo sem poder - vc n existe)  suas aventuras, suas perdas e suas conquistas (se vingar do Luc vai ser épico, vou imaginar e escrever sobre!) Obrigada por ter sido corajosa, livre mesmo com a maldição, lutando com unhas e dentes para ser sua única dona em um tempo onde mulheres eram vistas miseravelmente como objeto de procriação e prazer dos homens (isso melhorou?). Você é extraordinária e Addie, eu sempre vou me lembrar de você?

o Luc é um merdeiro de merda e mesmo que a Larue tente de tudo não acho que ele vá querer deixar ela ir, o próprio até disse que não quer ela e sim q ELE NECESSITA DELA.

e o Henry vai morrer de qualquer jeito, é humano.

pra tia Estele TE AMO VOCE FOI TUDO EM POUCO TEMPO.

Bea PERFEITA.

Robbie MERDEIRO DE MERDA.

Sr. Larue você criou uma filha maravilhosa!

Srt. Larue vá a merda porém sua filha é incrível.

Isabelle espero que Villon tenha sido tudo que você queria mesmo.
Bianca.Mioti 18/01/2021minha estante
Oii, por onde vc leu?