A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

Claire Scorzi 22/02/2009

Com saudades do Céu
O começo do livro - até a metade mais ou menos - acho doloroso de ler. Está cheio de fraude, de desespero e de opressão contra o povo de Nárnia, que sofre nas mãos de enganadores (aliás, as possíveis associações com a vida real fazem ainda mais triste essa parte).
Depois, contudo - cada vez mais fácil e mais lindo, lindo. Há muitos símbolos, como em toda a série, e soa até mais profundo teologicamente (e mais sério) do que os outros volumes; e seu desfecho trouxe-me uma sensação inusitada (que se repetiu quando fui reler): tive saudades do que ainda não conheço. Tive saudades do Céu.
vic 01/02/2012minha estante
''tive saudades do céu'' que coisa mais linda claire... me sinto assim tambem

Bia 05/05/2013minha estante
Foi exatamente o que eu senti! Ótima resenha, o livro traz exatamente essa sensação de "saudades do Céu".

Bernardo.Batista 27/09/2020minha estante
"saudades do céu" foi exatamente oq eu senti quando li

Claire Scorzi 27/09/2020minha estante
No livro de Eclesiastes está escrito que Deus pôs a eternidade no coração do homem. Então, certamente fomos feitos para mais do que o que vivemos neste mundo. Lewis estava certo em provocar isso em nós, leitores.

Georgeton.Leal 09/10/2020minha estante
Claire, você resumiu com maestria todo sentimento que muitos alcançados pela Graça têm ao terminar de ler este livro. Realmente, um enorme anseio pela eternidade.

laloarauxo 26/10/2020minha estante
Eu também tive a mesma sensação, Claire.
A última parte do livro me arrancou lágrimas dos olhos.

dudss 13/06/2021minha estante
Esse comentário>>>>>>>>todos temos sdds do céu....

Tami Blythe 20/07/2021minha estante
Que lindo isso..

Caroline.Dias 30/07/2021minha estante
Exatamente isso que estou sentindo com essa leitura, não pronta ainda pra terminar essas crônicas =(

ojaozin 07/12/2023minha estante
"tive saudades do que ainda não conheço. Tive saudades do Céu."
por muito tempo eu nao consegui colocar em palavras o que senti no final desse livro. foi uma espécie de abraço, foi uma espécie de carinho, foi uma espécie de consolo ou de aconchego. algumas opções mas nenhuma que alcançasse o real sentido do meu sentimento. acho que finalmente, depois de anos, encontrei. obrigado.

Flávia 10/01/2024minha estante
Que resenha bonita.

Claire Scorzi 10/01/2024minha estante
Obrigada ??

Carine 29/11/2020

Leitura de A última batalha
Toda a vida deles neste mundo e todas as suas aventuras em Nárnia haviam sido apenas a capa e a primeira página do livro. Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior.
Emocionante ?

almeidalewis 30/11/2020minha estante
Imagino que ainda deve ser cedo,mas vc pensa em ler a trilogia cósmica dele ? Eu li a trilogia depois de uns 18 anos após ter lido as crônicas ? se bem que em 2002 não se conseguia achar a trilogia cósmica...
Boa leitura Carinesbarreto ?

Carine 30/11/2020minha estante
Oi! Então já me indicaram a trilogia, inclusive me disseram que é melhor que as crônicas de Nárnia. Sua indicação era o que me faltava para incluir definitivamente nas minhas leituras de 2021. Obrigada, vou procurar sim!

almeidalewis 30/11/2020minha estante
Hoje eu gosto muito da trilogia ! Porém não foi sempre assim.eu despertei mais para ela quando li um livro de James Houston onde ele falou algo relativo a além do planeta silencioso...no ano passado após ler o sobre histórias descobrir o quanto lewis se realizou na sua trilogia.

...aprendi que outros planetas são realmente bons;para aventuras espirituais. só eles podem satisfazer o desejo ardente que envia nossa imaginação para fora da terra pag 22 SOBRE HISTÓRIAS.

descobrir o quanto ele gostava de ficção e que lia Júlio verne e H.G.Wells ? e que foi a partir da ficção que ele saiu da prisão do realismo.

Existe um podcast que ouvi ( depois que li a trilogia) que realizaram uma leitura ? e comentários sobre a trilogia ( me abriu mais ainda o entendimento).
Lewis é um tipo de escritor que não conseguimos extrair tudo na primeira leitura, na verdade exige quase que obrigatório uma segunda leitura para compreender melhor.
Desculpe a prolixidade ???

Carine 30/11/2020minha estante
Ele é um grande escritor sim, estou inciando ainda nas obras dele, mas obrigada pelas indicações

almeidalewis 30/11/2020minha estante
Indubitavelmente Carine ! Tenho ele como um dos melhores escritores que conheci na minha vida até hoje ??

Dudasn_ 09/12/2020minha estante
Me emocionei demais!!!

almeidalewis 09/12/2020minha estante
Vai ficar com uma saudade por um bom tempo...e vai pensar em visitar aquele pais...vai se lembrar que aslan esta nesse mundo com outro nome ( o peregrino da alvorada ) ??

Dudasn_ 09/12/2020minha estante
isso aí!!

Thays.Freitas 18/01/2021

Como dar 10 estrelas para um livro Google pesquisar
Eu não tenho nem palavras para descrever a genialidade de Lewis, puta merda!
Eu quero esquecer tudo para poder ler de novo pela primeira vez hahahha.
Minha resenha é: leiam pelo amor de Deus!
Nilma 18/01/2021minha estante
Ai meu Deus! Tenho que parar de ver essas indicações! Minha lista só aumenta! Obrigada, Isi.freitas, por incluir mais um! Já vai quase em 50! Meu pai... ????

Thays.Freitas 18/01/2021minha estante
Nilma, mas leia a saga toda. Eu juro juradinho que você não vai se arrepender. É um livro incrível! Eu tô de boca aberta até agora hahaha

Nilma 18/01/2021minha estante
Tô arrumada! ?

Emi - Espider-Gil ;) 18/01/2021minha estante
Simmmmmm, eu só queria perguntar para o Lewis de onde que ele tirou tanta criatividade? AAAAAAAAAAAAAA como ele consegue conectar tudooo de uma forma tão simples!?

Emi - Espider-Gil ;) 18/01/2021minha estante
Sabe o que é mais triste? É saber que Lewis estava escrevendo a 8° crônica só que ele morreu ?

Thays.Freitas 18/01/2021minha estante
Aaaaaaaah eu não acredito! Queria muito saber o que ia acontecer com eles lá

Pois é ?

pearl ! 05/05/2022minha estante
Acho que teve um acidente de trem e os irmãos morreram e foram pro paraíso, já que a Su não estava, não foi com eles

pearl ! 05/05/2022minha estante
Pode ser uma coisa nada haver, mas na minha cabeça é assim

Biel0.0 05/05/2022minha estante
Ent amg, hoje em dia dps de pensar bastante, eu tenho essa mesma interpretação, na vdd. Ent acho q não é nada haver

Lices 21/05/2022minha estante
Então, eu nunca li, porém tenho uma amiga que é simplesmente apaixonada por Nárnia e uns tempos atrás ela me explicou. Você já deve saber que Nárnia simboliza o paraíso, sendo assim quando Pedro e Susana não podem mais voltar para lá ela ficou super chateada e resolveu seguir a vida, esquecendo de Nárnia, ou seja, se afastando da "vida cristã", acho que até tem umas passagens que dizem que ela se importava apenas com maquiagem e uns lances assim, que tbm representa ela se voltar para as coisas "mundanas". Sendo assim, quando os três irmãos morrem no acidente (no qual ela não estava presenta), eles acabam indo para Nárnia, o paraíso, enquanto ela meio que segue a vida. É interessante se lembrar de outra passagem, que diz que não é que ela nunca voltará a Nárnia, mas que, na realidade, sua jornada será mais longa. Resumidamente, é uma grande metáfora sobre o cristianism skksksk, desculpa o textão kakakakka

Biel0.0 21/05/2022minha estante
NÃO AMG, N SE DESCULPE!! AMEI SUA EXPLICAÇÃO, RESUMIU MUITO BEN

Biel0.0 21/05/2022minha estante
*BEM

Tha 10/04/2021

É um bom final para os livros de Nárnia , o reencontro final de todos é muito bonito.. Quer dizer quase todos ( não gostei do final da Suzana, não tem sentido algum).
Plumalume89 10/04/2021minha estante
Final da Susan é ridículo.

Tha 10/04/2021minha estante
Sim não entendi porque ele fez o final dela assim não, totalmente aleatório..

Le Le 16/04/2021minha estante
A Lúcia,Edmundo e Pedro morrem?

Peregrina 25/11/2017

Um final doloroso e o começo da verdadeira história.
Após um ano, eis que termino minha segunda releitura d'As Crônicas de Nárnia. As aventuras a Nárnia se encerram com esta crônica cujo título é um tanto sugestivo: "A Última Batalha".

Confesso que lá em 2010, quando eu a li pela primeira vez, não achei que estivesse ao mesmo nível das outras. Mas, depois de sete anos, muito na minha forma de ver o mundo mudou, bem como meus gostos literários e minhas impressões sobre A Última Batalha. Seguindo os paralelos cristãos presentes em todas as obras (e que estão bem mais fortes aqui), Lewis utilizou alegorias bíblicas, apocalípticas mais especificamente, para dar um fim ao seu trabalho mais famoso.

Um ano havia se passado desde que Jill e Eustáquio estiveram em Nárnia pela última vez, no entanto, como em Nárnia o tempo passa mais rápido do que em nosso mundo, décadas e mais décadas se passaram desde a história que nos foi contada em A Cadeira de Prata. Nárnia, agora, era governada pelo rei Tirian, um rei benevolente e honesto, que vê seu reino virar de ponta cabeça quando o esperto macaco Manhoso usa seu amigo burro, vestido com uma carcaça de leão, para enganar narnianos, fazendo-o passar por Aslam.

Quase todos os narnianos acreditam na armação já que, há muito, o grande Leão não dava as caras. Manhoso, então, começa a impor uma série de regras supostamente dadas por Aslam sobre os narnianos, que, cegos diante da fraude implantada, acabam por obedecer e se subjugar a um regime autoritário e ditatorial.

É nesse contexto que Jill e Eustáquio são levados a Nárnia. A princípio, a tarefa parece meio óbvia: unir forças com o rei Tirian, libertar Nárnia do jugo do macaco, que se aliara aos calormanos, e instaurar a paz em solo narniano novamente. Mas, à medida que a história avança, seus planos acabam se frustrando, parte dos narnianos torna-se incrédula e parte prefere ser enganada por Manhoso.

"- Viram só? - disse Aslam. - Eles não nos deixarão ajudá-los. Preferem a astúcia à crença. Embora a prisão deles esteja unicamente em suas próprias mentes, eles continuam lá. E têm tanto medo de serem ludibriados de novo que não conseguem livrar-se."

Foi por isso que, em todas as vezes que li esta história, senti um aperto muito doloroso no coração. Parecia que todo o universo criado por Lewis, por Aslam, estava se desvanecendo. Mas, assim como as outras, está é uma história que vale a pena ser lida e um dos motivos que mais me cativaram foi justamente a presença dos paralelos cristãos.

Os paralelos apocalípticos e uma terceira leitura desta obra, agora em idade adulta, me proporcionaram uma percepção bem maior e reflexões bem mais profundas do que há sete anos. A riqueza do trabalho de Lewis neste livro especificamente é impressionante, como ele conseguiu criar um mundo tão semelhante ao nosso próprio. A semelhança com o nosso mundo hoje, a crônica de Lewis e as visões que João teve na Ilha de Patmos são assustadoras! Vivemos em um tempo em que os olhares mais atentos identificarão fácil os "macacos Manhosos", os narnianos enganados e os anões decepcionados e incrédulos. Lewis foi genial tanto na proposta quanto na execução e, quando eu pensei que não pudesse ser melhor, ele nos ofereceu um dos finais mais lindos da literatura. Fico contente por ter realizado esta releitura na juventude e planejo outras mais. Foi uma experiência muito enriquecedora que me proporcionou um aprendizado enorme, uma compreensão maior das mensagens que o autor quis passar e me fez admirá-lo ainda mais. Recomendo bastante!

"Lembre-se de que todos os mundos chegam ao fim. E uma morte nobre é um tesouro que ninguém é pobre demais para comprar."
Gabriel 26/11/2017minha estante
Meu Deus, você é incrível! Melhor resenha da vida! :)

Peregrina 26/11/2017minha estante
Você que é um amor! Obrigada, querido

Gabriel 26/11/2017minha estante

Vini 13/02/2021

O desfecho impecável
Não sei por onde começar, mas enfim, vamos lá.
Fiquei muito triste com a finalização dessa obra que amei tanto. Porém, especificamente nesse último livro, tudo se abriu como um leque para mim.
A história final assemelha-se de maneira inconfundível com o Evangelho. Aslam, a porta mágica que transporta os homens e animais para o mundo perfeito, explicou todo o contexto anterior de todas as crônicas.
Não tenho palavras para descrever esse prazer literário que tive com esses livros.
Recomendo muito e, definitivamente, esse livro, de alguma maneira, fortaleceu a minha fé.
Nathan Soares 13/02/2021minha estante
Eu fiquei triste por Suzana ter abdicado da fé. As crônicas são alegorias do evangelho cristão e se abrirmos os nossos corações podemos perceber que os livros todos trazem referências desde a criação divina à sua revelação (apocalipse).

Nathan Soares 13/02/2021minha estante
Amei!

Vini 13/02/2021minha estante
Com certeza, Nathan! A parte da Suzana realmente me pegou desprevenido... fiquei muito triste por ela.
Todas as referências cristãs no discorrer das histórias me cativaram muito, mas essa parte final fazendo uma semelhança inconfundível com o Apocalipse(como você mencionou)foi muito lindo e aterrorizante ao mesmo tempo.
Amei a leitura, do início ao fim!

Mary Lupin 30/01/2009

O pior livro de todas as Crônicas... Parece que o final foi feito às pressas, me decepcionei totalmente, nunca pensei que teria um final tão mal feito. :/
vic 01/02/2012minha estante
tambem senti que o autor escreveu as pressas o desfecho...

Matheus Nunes 01/05/2016minha estante
Nossa, finalmente alguém que me entende. A impressão é realmente essa, que foi escrito as pressas, ainda mais que foi escrito alguns anos antes do Lewis morrer, quando este já estava doente... As demais cronicas são sensacionais, mas esse final deixou muito a desejar pela expectativa criada nas primeiras cronicas.

Lacerda 13/10/2010

A última batalha tinha que ser o último livro mesmo. Longe do fim que eu imaginei para Nárnia, sem contar no fundo religioso que prega. A aventura é sem emoção, a batalha sem graça, o país de Aslam virou praticamente o céu e termina como as histórias que costumamos ler; se Nárnia era um país diferente de tudo, seu fim deveria ser algo extraordinário.
vic 01/02/2012minha estante
''se narnia era uma país diferente de tudo, seu fim deveria ser algo extraordinario'' nao poderia concordar mais...

Matheus Nunes 01/05/2016minha estante
Também achei meio chato isso de O Pais de Aslam ser uma sombra da velha Nárnia, e sem contar que ficou mega confuso a explicação de tudo isso.

Carol 03/09/2020

O fim
Que livro! Apenas me lembrava do começo da história, mas a descrição do fim de Nárnia e a celebração na verdadeira Nárnia, a explicação de quem é o Tash e tudo o mais... uma obra de arte!
Gabi 03/09/2020minha estante
lewis arrasa, né?!

Carol 03/09/2020minha estante
demais!

Paulo 30/08/2016

O fim é só o começo!
A última batalha é o ultimo livro que compõe a serie as crônicas de Nárnia, nele vê-se todo o desfecho da estória que encantou e influenciou milhares de crianças e adultos pelo mundo inteiro. Lewis conclui de forma fantástica o universo mágico que ele criou. Foi uma experiência de leitura bem gratificante, assim como toda a obra, e em minha opinião o autor conseguiu fechar a estória de uma maneira bem sucedida, eu não vejo como a narrativa poderia terminar de forma melhor.
Diferente das outras crônicas, essa começa em Nárnia, e narra seus últimos dias. Logo do começo da estória conhecemos dois animais falantes, o primeiro é Manhoso um macaco muito inteligente, mas que a despeito disso também é bem desonesto e preguiçoso e o segundo é Confuso um jumento muito bondoso e inocente. Eles são amigos, mas sempre o macaco dar um jeito de fazer com que o Jumento faça tudo para ele, dentre trazer comida entre outras coisas. Um dia ao passarem próximo a um rio eles encontram algo boiando na água. Depois de o burro resgatar o misterioso objeto das águas, os dois percebem que é uma pele de leão. De posse da pele, Manhoso tem uma idéia, que seria fantasiar Confuso com ela e tirar proveito disso, pois fantasiado todos pensariam que o jumento fosse Aslam, e com isso ele teria todos os Nárnianos aos seus pés, pois todos temiam o grande leão e seria muito fácil manipular-los.
No reino de Cair parável correm alguns mexericos de que Aslam estar de volta àquelas terras, depois de muito tempo não haver nenhuma manifestação dele por aquelas bandas. Logo após ouvir previsões de tempos ruins que cairiam sobre Nárnia de um centauro e contemplar uma cena chocante de assassinato, o jovem rei Tilian sai em busca de justiça e ao mesmo tempo saber se o zunzum que corre é verdade. Ele vai até a floresta com seu fiel amigo Precioso o Unicórnio e ficam horrorizados com as cenas que vêem: árvores abatidas, animais livres obrigados a trabalhos forçados e povos inimigos por todos os lados. Indignados com aquelas cenas o jovem rei os confronta e é rendido e levado cativo como prisioneiro junto de seu amigo.
Eustáquio e Jill são enviados novamente para Nárnia, a fim de ajudar a resgatar o rei e ajudar-lo a descobrir toda a verdade. Será que o bondoso leão mudou e estar por traz de todo aquele mal? E porque agora depois de tanto tempo ele precisa de um porta-voz para dar suas ordens? E não aparece durante o dia para todos o verem? Todos esses questionamentos levam nos amigos e todos os bichos e criaturas fantásticas deste universo a terem em dúvidas suas crenças e convicções. Um tom mais sombrio cai sobre a estória e reviravoltas acontecem a todo o momento, nos levando a sentir raiva e até mesmo ódio de alguns personagens.
O confronto entre o bem e o mal está cada vez mais próximo e uma batalha sangrenta está para acontecer, quem será que vai vencer?
Chegamos ao fim, e o que eu poderia dizer sobre essa obra é que com certeza é um dos meus livros favoritos da serie, não só porque é o ultimo, mas pela forma como foi escrito. Envolvemos-nos tanto com os personagens e a estória que não conseguimos parar de ler, pois a curiosidade de saber o que vai acontecer é muito grande, o autor nos prende do começo ao fim. E apesar de ser um livro infantil ele tem uma pegada meio obscura e forte, contudo é uma narrativa bem simples e fácil de ler, não contem linguagem rebusca e nem enchimento de linguiça, com passagens que não acrescentam nada ao enredo. Como toda a serie nele contem alguma alegorias cristãs nas entrelinhas, que ao meu ver, são bem mais abundantes do que nos livros anteriores. E o final do livro é surpreendente, pelo menos pra mim foi incrível, acredito que ele não vai agradar a todo mundo, pois nos traz uma revelação bombástica. Confesso que ler este livro me trouxe uma nostalgia, pois revi e conheci o paradeiro de todos os personagens da serie (pelo menos os mais relevantes) no final do livro. Posso afirmar com toda a certeza que esta obra e todo o restante da serie marcou minha vida de leitor, a ponto de se tornar um dos meus livros favoritos. E Como tudo na vida, Nárnia também teve um fim, contudo ela vai permanecer viva no coração de muitos fãs.
Uma leitura bem leve e simples que acredito que agradará a diversos públicos.
Cássio Costa 01/09/2016minha estante
Fica aqui registrado meus parabéns por suas resenhas Paulo, pois vem cada vez mais ganhando notoriedade juntamente com meu gosto.
Não sei como explicar a sensação que tive ao ler está crônica fantástica, pois sem dúvidas é o melhor livro dos 7.

Paulo 01/09/2016minha estante
Obrigado pelo elogio Cássio.
É ótimo ter seus comentários por aqui, e queria reiterar que seus textos também são muito bons.

Luana G. 23/04/2021minha estante
Todos não,ele deixou a Suzana, o que é revoltante pois nos livros mostrar a aproximação dos Pevensie e como eles se amam...

JoAo.Victor 26/04/2021minha estante
Sim, mas para a Suzana ele tinha planos maiores, porém ele morreu antes de finalizar

Kira 24/02/2021

Perfeito
O melhor até aqui das crônicas ??
É um livro um pouco angustiante, tudo está de cabeça pra baixo e dando errado.
Mas quando as coisas começam a se resolver é sensacional.
Foi tão incrível rever Polly, Digory e todos oufros personagens novamente.
O final é tão belo e magnífico, me emocionei muito... Com certeza sentirei falta de Nárnia.

"Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior."
Glory 07/08/2021minha estante
Terminei agora, e mds, é muito bom, emocionante e angustiante ver o destino de Nárnia

Kira 09/08/2021minha estante
Aí eu sou suspeita porque eu amo tanto Nárnia ???

Rafa L. 17/03/2011

Nada mais que um livro genial!
Lewis ? Puff, um dos melhores escritores que já pode ter existido sobre o nosso mundo. Talvez, até em Nárnia-que ela reine para sempre!

Esse livro, mesmo que pareça uma surpresa, me deixou pasmado desde o começo. O que me deixou muitro triste: Susana não voltar a incrível terrra de Nárnia.

C.L conseguiu fazer algo biblíco, o quê adoto como "a segunda biblía"; não por ser igual a biblía, por contar fatos que geralmente a biblía descreve. Ele contou tudo tão certo, mas tão fantástico e lindo, que me tornei narniano em dois dias de leitura. Ele tornou Nárnia algo que nosso mundo poderia ser. Nunca será. Há muitos mais fatos, não descreverei-os. Só uma dica:

Pare de ler resenha e vá comprar este livro, pois ele resume tudo que está acontecendo.
Caio 22/08/2011minha estante
O fato de Susana não ter voltado me deixou triste e feliz. Se por um lado pensarmos, ela estaria morta caso voltasse à Nárnia. Pelo outro, ela agora terá de viver a vida adulta, sozinha, e envelhecer, chatamente, como falou "lady" Polly.

estevão 13/02/2013minha estante
avise quando for dar um spoilers

Anderson Brito 06/08/2012

É muita maestria de C.S.Lewis e muita inocência/ignorância da nossa parte não acha-lo um gênio! Sempre o admirei por encapar estes sete livros com uma fantasia onde a essência é bíblica e religiosa. Isso só lendo para entender!

É com muito orgulho que neste último livro a gente avança página, após página sendo tomados por todas as aventuras que o autor conseguiu criar. É tudo muito puro, e cada vez que ele cita uma lembrança das histórias anteriores, é um misto de emoção, nostalgia e despedida. Um final feliz seria pouco para compreender Nárnia e sua filosofia. Merecíamos era isso mesmo.! Isso! Isso tão complexo transformado em sentimentos que fica impossível descrever.

As Crônicas de Nárnia é um livro para se guardar, olhar daqui a muitos anos seguintes, e se sentir como Digory, Polly, Edmundo, Pedro, Lucia, Jill e Eustáquio. Crentes em um mundo que existe mesmo, seja na forma que for, ele existe. Fica a fé como esperança! Fantasia... Religião... Nárnia...

FIM!
Julyana. 03/12/2012minha estante
E Suzana? ;)

Gatita 07/12/2012minha estante
Julyana, sobre a Suzana, só lendo para entender... ;-)

Não darei spoilers.