A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

Claire Scorzi 22/02/2009

Com saudades do Céu
O começo do livro - até a metade mais ou menos - acho doloroso de ler. Está cheio de fraude, de desespero e de opressão contra o povo de Nárnia, que sofre nas mãos de enganadores (aliás, as possíveis associações com a vida real fazem ainda mais triste essa parte).
Depois, contudo - cada vez mais fácil e mais lindo, lindo. Há muitos símbolos, como em toda a série, e soa até mais profundo teologicamente (e mais sério) do que os outros volumes; e seu desfecho trouxe-me uma sensação inusitada (que se repetiu quando fui reler): tive saudades do que ainda não conheço. Tive saudades do Céu.
vic 01/02/2012minha estante
''tive saudades do céu'' que coisa mais linda claire... me sinto assim tambem

Bia 05/05/2013minha estante
Foi exatamente o que eu senti! Ótima resenha, o livro traz exatamente essa sensação de "saudades do Céu".

Bernardo.Batista 27/09/2020minha estante
"saudades do céu" foi exatamente oq eu senti quando li

Claire Scorzi 27/09/2020minha estante
No livro de Eclesiastes está escrito que Deus pôs a eternidade no coração do homem. Então, certamente fomos feitos para mais do que o que vivemos neste mundo. Lewis estava certo em provocar isso em nós, leitores.

Georgeton.Leal 09/10/2020minha estante
Claire, você resumiu com maestria todo sentimento que muitos alcançados pela Graça têm ao terminar de ler este livro. Realmente, um enorme anseio pela eternidade.

laloarauxo 26/10/2020minha estante
Eu também tive a mesma sensação, Claire.
A última parte do livro me arrancou lágrimas dos olhos.

dudss 13/06/2021minha estante
Esse comentário>>>>>>>>todos temos sdds do céu....

Tami Blythe 20/07/2021minha estante
Que lindo isso..

Caroline.Dias 30/07/2021minha estante
Exatamente isso que estou sentindo com essa leitura, não pronta ainda pra terminar essas crônicas =(

ojaozin 07/12/2023minha estante
"tive saudades do que ainda não conheço. Tive saudades do Céu."
por muito tempo eu nao consegui colocar em palavras o que senti no final desse livro. foi uma espécie de abraço, foi uma espécie de carinho, foi uma espécie de consolo ou de aconchego. algumas opções mas nenhuma que alcançasse o real sentido do meu sentimento. acho que finalmente, depois de anos, encontrei. obrigado.

Flávia 10/01/2024minha estante
Que resenha bonita.

Claire Scorzi 10/01/2024minha estante
Obrigada ??

MatthewsVianna 15/06/2023

Foi o final do arrebatamento, real!

Gostei muito da maneira como o autor, ao longo de todas as crônicas, criou personagens alegóricos que desencadearam muitas emoções durante a leitura e contribuiu positivamente à minha experiência de leitura.

Aslan segue, até o fim, sendo uma presença marcante e, sem dúvida, a maior alegoria dessa história.

Definitivamente, a ordem cronológica me pareceu a melhor maneira de ler os livros, principalmente, por termos um melhor vislumbre do florescer de Nárnia até o seu desvanecer.

Diego Lima 31/12/2021

Último do ano!
Quando Nárnia encontra-se em perigo os filhos de Adão e Eva surgem para salvá-la; na última batalha, quando o Rei Tirian estava em apuros, faz suas preces para Aslan o ajudar. Após diversos episódios somos apresentados a um final bastante surpreendente, podendo mexer com as nossas emoções; e contrapartida um final bem destoante, principalmente quando pensamos ser livros para crianças.

Último livro das Crônicas, onde teremos mais uma aventura com Eustáquio e Jill, os quais ajudaram o rei Tirian a salvar o reino de Nárnia contra os calomarnos. Apesar de seguir o padrão dos livros anteriores, teve o seu encerramento de uma forma a qual ninguém estava esperando.

Elfa 25/04/2023

Obrigado por tudo, vou sentir saudades?
#25 leitura do ano
MDS só tenho há agradecer por essa maravilhosa experiência com essa coleção ??
Teve momentos ruins, bons , ótimo e excelente
Mais no final sempre ficar aquela sensação que tristeza por terminar aquela série ? a despedida de um mundo fictício , porém fica a alegria a gratidão e todos os sentidos bons por tem tido a oportunidade de conhecer ??
Obrigada C.S.Lewis por essa incrível jornada de aprendizado ?

edisik 02/10/2023

E nos despedimos do mundo fantástico de Nárnia. Que jornada maravilhosa. Uma jornada com muita referência religiosa muito bem trabalhada pelo escritor.
Belaqlelivros 04/10/2023minha estante
É muito bom este livro eu tenho a versão inteira dentro de um livro só olha que você gostou

@rccardopereira 02/07/2020

Uma conclusão primorosa.
Este último livro, mais até que seus antecessores, vai nos trazer seu pano de fundo teológico. Sendo agora tratado o fim do mundo, no caso, o mundo de Nárnia. Amei demais esse início, toda a confusão e tudo que se desenrolou da mentira criada por um animal falante de Nárnia. Me surpreendi em vários pontos da história porque de fato eu lia sobre coisas reais, ali como metáforas. Tive de início uma confusão com o atual rei de Nárnia, quando li Tirian, me veio logo a mente Rilian (A cadeira de prata), pensei ter cometido um erro com os nomes e que aquele era o mesmo Rilian. Só no fim do cap. 04 o autor explica que aquele é Tirian descendente de Rilian, que já morreu há mais de 200 anos. De fato foi um choque, e tendo em vista os nomes tão iguais, teria sido bom uma menção antes. Não curti o meio da história, a batalha, aquela parte achei enfadonha. Melhorou com a parte deles no estábulo e depois a conclusão, daí porque não consigo dar 5 estrelas. Mas partindo pra conclusão da história, achei magnífica. Os sete reunidos e depois tantos outros personagens amados, nossa, simplismente amei. Fiquei triste pela Susana, amava muito ela. Sobre a informação do final, não esperava, levei um susto, fiquei um pouco triste mas feliz porque enfim estão todos em casa finalmente. Vou sentir saudades de me aventurar por Nárnia, mas como as crianças vou esperar, até que um dia Nárnia me chame de volta para ela novamente.
romariogouveiac 23/04/2021minha estante
minhas impressões estão meio q em conformidade com as suas. esse desfecho é de pegar a todos pelo meio do coração. a saga tem seu altos e baixos, mas de maneira geral gostei muito da experiência e espero estar a postos sempre q Nárnia chamar.

Miih.... 04/01/2022

A última batalha
"E a maravilha das maravilhas é ter ele me chamando de *Amado*"..... ???

Primeira leitura do ano concluída, com louvor ?

Já tô querendo começar toda a coleção de novo... Pela terceira vez rsrs

Kira 24/02/2021

Perfeito
O melhor até aqui das crônicas ??
É um livro um pouco angustiante, tudo está de cabeça pra baixo e dando errado.
Mas quando as coisas começam a se resolver é sensacional.
Foi tão incrível rever Polly, Digory e todos oufros personagens novamente.
O final é tão belo e magnífico, me emocionei muito... Com certeza sentirei falta de Nárnia.

"Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior."
Glory 07/08/2021minha estante
Terminei agora, e mds, é muito bom, emocionante e angustiante ver o destino de Nárnia

Kira 09/08/2021minha estante
Aí eu sou suspeita porque eu amo tanto Nárnia ???

Estante da Ka 06/10/2021

O último da coleção de Nárnia
Leitura , ao meu ver, bem fluída. Li bem rapidinho. Quanto ao enredo, totalmente emocionante??, para mim o mais emocionante de todos.!
amanda 06/10/2021minha estante
esse livro é incrível!!

Estante da Ka 06/10/2021minha estante
Simmm ??

Maisa 23/04/2023

Releitura
Reli as crônicas de Nárnia e amei cada segundo!

O fim é lindo demais.

Amo muito e pretendo ler mais vezes!

Isabel 15/08/2023

É impressionante a forma como Lewis consegue retratar Aslam como Jesus perfeitamente e ser tão fiel às profecias do Apocalipse.
Tamiris.Barros 15/08/2023minha estante
É maravilhoso essas crônicas. Eu chorei lendo esse final e ao mesmo tempo tive raiva desse macaco maluco

Marcos.Detanico 03/08/2021

O preludio do fim e a emocionante jornada para a verdadeira Nárnia
Simplesmente perfeito este desfecho que Lewis nos presenteou, um emocionante final para uma digna despedida deste mundo tão carismático e envolvente que vim acompanhando a um tempo e que jamais quero abandonar, a saga como um todo conquistou um lugar especial em minha vida, claro que nem todos os arcos são perfeitos, alguns são monótonos, mas escrita é muito fluida e leitura muito gostosa os personagens são carismáticos e a cereja do bolo é o simbolismo, Aslan é de longe se tornou um dos meus personagens favoritos da vida.

“Todos encontram o que realmente procuram - mesmo sem saber o que estão procurando.”

Em A Última Batalha vamos acompanhar os acontecimentos que levam a destruição de Nárnia, que é desencadeada pela falta de crença dos Narnianos, por terem esquecido de Aslan e suas características e pela ambição desenfreada de um Macaco que utilizando-se da ingenuidade de um Asno, acaba criando um "falso" Aslam e enganando a todos os Narnianos visando tão somente seus próprios interesses e benefícios.

"Lembre-se de que todos os mundos chegam ao fim. E uma morte nobre é um tesouro que ninguém é pobre demais para comprar."

É angustiante ver que de crentes total, os Narniano se tornaram fantoches e acreditaram em falsos deuses, ou se tornaram ateus, sem entender e meditar sobre a verdadeira fé em Aslam e sobre a origem e a história de seu povo.

“Acabaram-se as aulas: chegaram as férias! Acabou-se o sonho: rompeu a manhã!”

Sem dúvida, A Última Batalha é um dos livros mais tristes de todas as Crônicas, mas também tem um quê de esperança acerca de um pós-Nárnia ainda mais cheio de aventuras, emoções e felicidade para todos que amaram Nárnia e acreditaram com o coração e alma em tudo que viviam ali.

[...] Para nós, este é o fim de todas as histórias, e podemos dizer, com a absoluta certeza, que todos viveram felizes para sempre. Para eles, porém, este foi apenas o começo da verdadeira história.[...]

Por Aslan.....
E por Narnia.........