A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

Madu 28/04/2021

Mais uma obra finalizada com chave de ouro. O que mais gostei nesse volume foi poder reencontrar, mesmo que rapidamente, vários personagens marcantes que desempenharam um papel importante em toda essa trajetória. O mundo de Nárnia cumpriu o seu papel e agora precisa seguir em frente, deixando aquela sombra para trás e voltando-se para sua própria essência, assim como acontece com todos os mundos. Acredito que o Lewis tenha encerrado essa saga com uma sensação de dever cumprido. Uma alta fantasia onde muitos assuntos importantes são explorados, com ensinamentos que podem mudar nossa forma de pensar a vida. E isso nada tem a ver com religião. Acho genial.

Thay 02/08/2022

Sem palavras
Com certeza, esse é o meu livro favorito de Nárnia. Perdi quantas vezes eu acabei me emocionando lendo.

Stephany 26/10/2020

O Capítulo 1 da Grande História
Esse livro me fez chorar com uma frequência maior que os outros. Alguns personagens retornam e isso deixa tudo ainda mais comovente. Não vou contar mais nada para não deixar de surpreender aqueles que desejam se aventurar pelas terras de Nárnia.
Uma dica para quem vai ler: leia na ordem de lançamento dos livros, o sentimento em descobrir certas ligações é emocionante.
Nárnia é uma história sobre coragem, amizade e fidelidade. É sobre acreditar que tudo pode melhorar.
?(...) Preferem a astúcia à crença. Embora a prisão deles esteja unicamente em suas próprias mentes, eles continuam lá. E têm tanto medo de serem ludibriados de novo que não conseguem livrar-se.?
Espero que nenhum amigo jamais se esqueça de Nárnia.

Andressa 26/08/2021

A última batalha
Simplesmente fantástico! Pena que infelizmente foi o último livro, gostaria que a história não tivesse fim, continuar me deliciando com essas aventuras.
O final me surpreendeu bastante, não imaginei que aconteceria daquela maneira.

almeidalewis 31/07/2022

Recomeço
Publicado em 1956 ganhador de um prêmio a última batalha trás grandes acontecimentos e descobertas que vão mudar para sempre narnia assim como temas sensíveis como salvação e ou/salvação universal e outras polêmicas que quando li há duas décadas atrás não percebi muito isso ! ( claro q não desabona a grandiosidade da obra ? ).

Uma leitura bem fluida, curiosa a medida que vamos lendo. Minha filha gostou ( li conjuntamente )
Taty 16/08/2022minha estante
Incrível ??

almeidalewis 16/08/2022minha estante
Grato por sua interação ?

Vini 13/02/2021

O desfecho impecável
Não sei por onde começar, mas enfim, vamos lá.
Fiquei muito triste com a finalização dessa obra que amei tanto. Porém, especificamente nesse último livro, tudo se abriu como um leque para mim.
A história final assemelha-se de maneira inconfundível com o Evangelho. Aslam, a porta mágica que transporta os homens e animais para o mundo perfeito, explicou todo o contexto anterior de todas as crônicas.
Não tenho palavras para descrever esse prazer literário que tive com esses livros.
Recomendo muito e, definitivamente, esse livro, de alguma maneira, fortaleceu a minha fé.
Nathan Soares 13/02/2021minha estante
Eu fiquei triste por Suzana ter abdicado da fé. As crônicas são alegorias do evangelho cristão e se abrirmos os nossos corações podemos perceber que os livros todos trazem referências desde a criação divina à sua revelação (apocalipse).

Nathan Soares 13/02/2021minha estante
Amei!

Vini 13/02/2021minha estante
Com certeza, Nathan! A parte da Suzana realmente me pegou desprevenido... fiquei muito triste por ela.
Todas as referências cristãs no discorrer das histórias me cativaram muito, mas essa parte final fazendo uma semelhança inconfundível com o Apocalipse(como você mencionou)foi muito lindo e aterrorizante ao mesmo tempo.
Amei a leitura, do início ao fim!

Jules 03/04/2020

Tem tanto a se falar sobre esse livro...
Eu não conseguiria resumir em poucas palavras minhas opiniões a respeito da Última Batalha. C certeza a leitura foi levada com fluidez, como todas as crônicas anteriores. Algumas passagens do livro me trouxeram reflexões importantes. Algo q realmente me incomodou foi a obra inteira girar em torno do livro bíblico Apocalipse. Aprecio as alusões e paralelos, mas acho que a última batalha exagerou um pouco. Quanto ao destino de Susana, demorei um pouco a entender de fato o que aconteceu, mas sinto que ao contrário do que dizem, não foi algo sexista. Acabei de ler o livro e certamente posso mudar de opinião a partir de futuras reflexões sobre ele. No geral, assim como as crônicas anteriores, foi uma ótima leitura.

ane 14/07/2022

bem razoável mesmo não é o meu tipo de livro então fico calada não sei mesmo pq inventei de ler livro católico p crianças nada disso faz sentido p mim mas enfim

FlaviaPazSilva 20/03/2021

A Última Batalha
Para mim foi uma experiência incrível e quase indescritível acompanhar as Crônicas de Nárnia, os livros me surpreenderam de uma forma imaginável.

Eu confesso: Eu chorei com o fim do livro! Apesar de tudo de bom que foi a leitura desse último livro, é o último, e as aventuras de Nárnia chegaram ao fim, ao menos em parte (só lendo o livro para entender o que estou falando).

Essa é definitivamente uma série de livros que vou reler em algum outro momento da minha vida, quem sabe até para meu filho, pois além de aventuras incríveis, os livros trazem muitas lições importantes e nos faz refletir sobre muitas questões da vida e de comportamento, e pelo menos para mim, acrescentou muito em meu crescimento pessoal.

Diego VF 06/05/2021

Um final digno
As Crônicas de Nárnia foi uma série de livros que eu amei de mais ler: os livros são de um nível muito alto: escrita suave, personagens marcantes, cenas emocionantes, diálogos que não são genéricos, como em contos de fada normais... Enfim, tudo de bom. E o último livro da saga tinha que ser tão bom quanto os outros, para finalizar com chave de ouro, certo? Pois bem...

Foi ainda melhor.

Tudo nesse livro funciona: cada diálogo, cada cena, cada personagem, cada PALAVRA funciona. E o final é basicamente maravilhoso, apesar de depender do ponto de vista: pros humanos na Terra, triste, pros humanos em Nárnia, felicidade no volume máximo. Os vilões também são exatamente como vilões devem ser: fazem você sentir raiva :)

Você fica desesperado na primeira metade do livro (e uma boa parte da segunda tambémkk) por que (eu não sei as diferenças dos "porque" desculpa) nada, absolutamente NADA dá certo. Tipo, por uns dois parágrafos até pode tá tudo bem as mil maravilhas e tals mas depois fica todo mundo na B0ST4! Você tem que ler esse livro com um travesseiro ou uma almofada por perto, pra poder abafar seus gritos de frustração ?? dica de mestre.

A história te deixa feliz, triste, com medo, esperançoso, desesperado, sorridente, e tudo mais que você conseguir pensar aí. Só decepcionado que não, porque como pode ficar decepcionado lendo tal obra de arte?

Pra você que não gosta de ler textão, aqui vai um resumo da minha resenha inteira: LEIA, LEIA PELO AMOR DO MILHO!

5/5 o ano nem acabou e já virou uma das melhores leituras do ano, certeza.

Thiago662 06/01/2024

Gostei bastante de conhecer e ler As Crônicas de Nárnia! "A última batalha" li em um dia, numa tacada só! O falso profeta, a destruição, a corrupção dos narniamos. O Juízo Final... Confesso que, as vezes, acho Aslam cansativo e o final extremamente macabro (em relação aos filhos de Adão e Eva que sempre ajudaram Nárnia)!

Yve 24/04/2021

O fim da saga
Acabei de terminar Nárnia e estou meio surpresa, tem esse elemento final que eu não esperava, mas que faz certo sentido.

Nem sei como descrever a experiência que foi ler essa coleção, ganhei de presente e ler cada um dos livros foi TÃO divertido... É aquela tristeza nostálgica que te faz querer dar de tudo para experimentar algo de novo como se fosse a primeira vez.

Vai deixar muita saudade.