O Espírito do Guerreiro

O Espírito do Guerreiro Steven Pressfield

Resenhas - O espírito do guerreiro

Haislan 23/02/2024

Resenha
"O Espírito do Guerreiro" de Steven Pressfield é uma obra envolvente que explora as batalhas interiores que cada indivíduo enfrenta em sua jornada pessoal. Pressfield, conhecido por suas reflexões sobre a criatividade e a superação de obstáculos, neste livro mergulha no âmago do que significa abraçar o guerreiro interior.

Através de uma prosa cativante e cheia de energia, Pressfield compartilha insights valiosos sobre como superar a resistência, enfrentar os medos e abraçar a disciplina necessária para alcançar nossos objetivos mais profundos. Ele descreve o guerreiro como aquele que não foge do confronto, mas que encara os desafios com coragem e determinação, sempre buscando a excelência em seu caminho.

Ao longo do livro, Pressfield nos presenteia com histórias inspiradoras de figuras históricas e mitológicas que personificaram o espírito do guerreiro em suas vidas. Essas narrativas servem como exemplos vívidos de como podemos cultivar essa mesma mentalidade em nossas próprias jornadas.

"O Espírito do Guerreiro" não é apenas um livro sobre guerra física, mas sobre a guerra interna que todos enfrentamos em nossas lutas pessoais, criativas e espirituais. É uma leitura poderosa que nos desafia a assumir a responsabilidade por nossas vidas e a abraçar o guerreiro que existe dentro de cada um de nós.

Helmer 05/12/2023

Não peguei a referência do livro. Não curti muito a pegada dele não.
É um livro curto. Por ser um gênero que não sou familiarizada, pode ser o motivo de eu não ter curtido.

Rafael1885 16/10/2023

O livro é baseado nas culturas guerreiras da história e o que provoca essa cultura nos povos. Traz diversas curiosidades e fatos históricos para explicar as culturas guerreiras e ao mesmo tempo, traz alguns aspectos interessantes para o nosso tempo e como podemos encaixar esses aspectos em nosso cotidiano.

É um livro com uma leitura fácil e rápida de entender, com capítulos curtos e diretos. Uma mistura de história com inspiração e motivação. Me prendeu bastante e me ajudou também. Vale muito a pena a leitura para quem gosta de curiosidades históricas e livros motivacionais.

TorresBia 08/09/2023

O Espírito do Guerreiro é uma excelente leitura para os interessados em entender mais sobre a cultura do combate, conduta e filosofia: o Ethos do Guerreiro.

O livro usa como exemplo grandes personalidades conquistadoras, como: Alexandre e Ciro, mostra como era a rotina dos espartanos, como aquele povo encarava os conflitos. Mas o livro não se atém somente aos guerreiros do passado, normalmente é feito um contraponto com os exércitos.

Os capítulos são bem curtinhos, o que torna a leitura muito prazerosa.

Luiz Henrique 05/03/2023

O Espirito do guerreiro
Muito bom! Steven escreve de maneira fluida, leve e acessível a respeito do ethos do guerreiro, falando sobre o arquétipo, suas crenças, cultura, e representação na historia. O livro pode acordar em nos uma reflexão sobre a postura adotada frente os desafios de nosso cotidiano. Recomendo a leitura para quem estiver passando por desafios ou para quem gostou de outros livros do autor.

Nominável 20/02/2023

É uma leitura interessante que foca bastante em alguns personagens históricos específicos, além de pelo menos um personagem da literatura indiana. De início tive a impressão de que o livro traria uma pesquisa aprofundada em como aplicar o espírito guerreiro em oposição ao Zeitgeist de hoje, no entanto tive só a impressão de que o livro todo foi uma propaganda ou admoestação bem direcionada. Só o fato da pesquisa sobre diversos acontecimentos com espartanos e macedônios, já valeu a leitura.

W. Pardim 22/01/2023

Uma leitura fluída sobre o ethos guerreiro
Eu gostei do livro, e até fiquei interessado em estudar e ler mais sobre tribos e grupos de guerreiros.
Em várias ocasiões da nossa vida, será necessário ter o espírito de guerreiro, de não ter medo e a virtude de encarar a pior das adversidades, e isso é algo que independe da cultura, as nossas lutas podem ser externas ou internas, mas qualquer uma delas irá exigir de nós um sábio controle de temperança e além disso uma ação da nossa consciência, que é a nossa força de ação no tempo-espaço, essa ação gera rastros no tempo, e isso depois vira história.
O arquétipo do guerreiro, está no consciente coletivo, e além disso, temos as histórias de heroísmo que permeiam desde a existência do homem, o autor conseguiu trazer histórias e fatos que agregam para discussão e sabedoria do tema.
Eu recomendo a leitura para qualquer pessoa que queira fortalecer o seu guerreiro interno, e ainda acredito que esse livro pode ser o pontapé inicial para adentrar nesse mundo de honra, heroísmo, disciplina, abnegação, etc.

Luzineide 14/01/2023

Guerra interior
Este livro apresenta uma forma fantástica de compararmos as táticas guerreiras vivenciadas com os grandes heróis da antiguidade como Alexandre, O Grande, aos guerreiros espartanos e indianos como Krhisna.
Onde estes souberam enfrentar suas lutas internas e vencê-las...

Cah 31/07/2022

Legal!
Eu achei interessante. Aprender sobre o ethos do guerreiro foi muito bom! Não sabia sobre algumas das histórias dos heróis que o autor mostrou no livro. É importante conhecer algumas das guerras que aconteceram no passado. Eu gostei.

EduardoCDias 17/07/2022

Honra e coragem
Usando as sociedades espartana, ateniense e Alexandre, o grande, o autor nos fala das qualidades e características dos verdadeiros guerreiros, colocando o grupo acima do indivíduo, a honra acima do medo e o bem-estar acima das posses. E não só nas guerras, mas no dia a dia.

Felipe 05/07/2022

O Caminho do Guerreiro
O Espírito do Guerreiro é um livro muito interessante e entrega uma forma de pensar e agir que pode parecer um tanto ultrapassada em alguns pontos, mas que foi construída e lapidada sobre princípios fortes e importantes, muitos em falta na atualidade.
No decorrer do livro o autor cita diversas histórias e momentos de culturas que tiveram o Ethos do Guerreiro como base para sua criação e desenvolvimento. Essas citações servem para explicar a lógica de certas qualidades serem muito valorizadas pelos guerreiros.
Esse conhecimento agrega bastante e nos faz refletir sobre essa ideologia que visa a honra, coragem, abnegação, lealdade, autodisciplina e companheirismo como principais características a serem adquiridas.
Aprendemos que todos os artifícios para derrotar os inimigos externos são utilizados para derrotar os inimigos internos, e estes são os mais difíceis de serem derrotados, pois é um conflito diário na busca de aperfeiçoamento pessoal.
É um livro bem curto, mas com um conteúdo muito bom. Posso não concordar com todos os pontos, mas é claro que muito do que é passado faz sentido e pode ser aplicado na vida para buscar melhores resultados.
Recomendado para quem quer fortalecer a mente e a alma contra os obstáculos do cotidiano, quem busca um caminho para superar problemas e encontrar uma ideologia mais combativa, de ação e com princípios morais muito bem estruturados e compreensíveis.

Nyew 23/04/2022

Seria este livro um caça-níquel?
Se a leitura é boa? É sim. Possui alguns bons insights? Sim também. Se mexe com o espírito? Com certeza! A questão é que o livro é curtíssimo, resumidíssimo. Leitura de uma hora por um valor que, na minha opinião, não valeu o custo.

Alexis.Sodre 17/03/2022

Li por ter recebido no Skeelo e por ser bem curto, e sinceramente não gostei. As fontes no fim são extremamente vagas e inclusive diz que o autor nem se lembra de onde vem cada história, tirando toda a credibilidade de tudo o que ele constrói ao longo do livro, pois da a impressão (e isso senti até durante a leitura) que ele só pegou nomes de guerreiros famosos e criou histórias pra embasar os argumentos dele.

Um exemplo é quando ele fala que um espartano era guerreiro até os 60 anos, quando historicamente, a expectativa de vida de um homen espartano era em média 35 anos. Então sim, a impressão é que grande parte das coisas ditas são inventadas e eu não teria problema com isso se o autor não desse a entender durante o livro que são coisas reais.

No mais, achei bem vago.

Leonardo88 31/01/2022

Não tenho mais a necessidade de conquistar o mundo!
Muito bom o livro , enfoque grande nos valores e honra! Pode nos trazer vários ensinamentos para nossas batalhas internas!