Filosofia para mortais

Filosofia para mortais Daniel Gomes de Carvalho

Resenhas -

@pedro.h1709 02/03/2024

Filosofia para Mortais. (Excelente)
"Filosofia para Mortais" é mais um livro sobre filosofia, que me deu muito gosto em ler. A leitura é fácil, compreensível e muito bem concatenado com as questões humanas clássicas e contemporâneas sobre as quais nos colocamos à pensar frequentemente. Ao terminar a leitura desse título, minha vontade é de lê-lo novamente; para absorver mais de suas ideias; e talvez o faça mesmo.

O autor faz uma incrível costura de cultura pop, séries e músicas com as questões que intrigaram o ser humanos desde os primórdios, citando filósofos das mais diversas eras. É muito interessante perceber como a filosofia é esta indagação humana constante, que se renova e nunca torna-se ultrapassada.

Recomendo a leitura a todos os interessados por filosofia e curiosos, inclusive, acho que é uma ótima leitura para a inserção daqueles que ainda nunca foram surpreendidos pela filosofia. Filosofia para Mortais é uma obra excelente.

Lais375 22/12/2023

Todo mundo precisa ler
Reflexões incríveis, que você termina o livro e segue tentando digerir tudo o que leu.
Ótimo para entender um pouquinho um outro olhar sobre vários assuntos, inclusive a respeito de temas bem polêmicos. Eu amei!

Hevellin.Sara 14/09/2023

Filosofia em todo lugar o tempo todo
Um livro que nos mostra que a filosofia está em todos lugares ao nosso redor e se conecta com tudo no nosso dia a dia. O autor usa de uma linguagem simples pra apresentar discussões e reflexões outrora enigmáticas sobre vários assuntos relacionados a nossa vida, e discorre quanto ao sentido de diversos temas como amor, medo, felicidade e arte, todos atrelados a nossa mortalidade e a ideia da finitude humana. Ele nos mostra que a filosofia é parte de estar vivo e é uma ciência que nos ajuda a entender melhor o significado não só de viver, mas também de morrer. É um livro que conversa com o leitor, escrito de forma tão interativa que mais parece um bate papo com o autor, de forma que temas complexos se tornam incrivelmente simples de entender. As comparações com a cultura pop, trazendo seriados como breaking bad, game of thrones e rick e morty, além das diversas sugestões de obras de arte, livros e músicas, enriquecem as discussões e as tornam muito palpáveis? principalmente pra quem não tem muita intimidade com a filosofia ou até mesmo sente certa dificuldade de compreende-la?, você consegue associar os assuntos a sua vida cotidiana e a pensamentos e questionamentos que todo mundo já fez em algum momento, tirando um pouco da abstração que o discurso filosófico costuma ter, trazendo-o para nossas experiências reais. Indico para todos que queiram pensar um pouco mais sobre as nuances do que significa ser humano ? um ser mortal racional ? e refletir junto ao autor, com a ajuda dos diversos estudiosos e filósofos que também pensaram sobre isso ao longo da história, de uma forma descontraída e clara, que nos faz amar o simples e tão discutido ato de pensar.

Déh 30/07/2023

Pra refletir
O livro nos leva a refletir sobre assuntos como o amor, a ética, a moral e, principalmente, a morte e como ela influencia em todos os outros assuntos do livro.

Alyne 04/01/2023

Uma leitura de escrita fácil e divertida, você se sente conversando em uma mesa de bar com o autor sobre questões de grande repercussão na filosofia. No fim, você levanta da mesa embriagada e sem qualquer conclusão cabal sobre a vida!

Natasha.Louredo 30/12/2022

Filosofia e Cultura Pop
"Filosofia Para Mortais" escrito por Daniel Gomes de Carvalho e publicado em 2020, é uma obra que nos apresenta uma abordagem inovadora ao unir a cultura pop com a filosofia, demonstrando de forma perspicaz que esta última está entrelaçada em todos os aspectos da nossa vida cotidiana. Com uma escrita cativante, o autor consegue transmitir conhecimentos filosóficos de maneira acessível, mantendo sua autoridade no assunto. A habilidade de Daniel em explicar a filosofia por trás de uma série como Breaking Bad, ao citar filósofos e estabelecer comparações com as ações dos personagens, é notável. Isso cria uma conexão envolvente entre a cultura pop e as teorias filosóficas.

O livro não se restringe apenas a análises de séries, mas se aventura em outros campos da arte, como música e pintura. O autor explora temas como Maquiavel em Game of Thrones e até mesmo relaciona a filosofia com universos icônicos como Star Wars. No entanto, um dos pontos altos da obra, para mim, é o capítulo que aborda Kant e o veganismo, revelando-se uma genial conexão entre pensamento filosófico e questões contemporâneas.

A introdução da obra, que discute a sociedade Dohrnii e a mortalidade, cria uma reflexão profunda sobre a condição humana e a busca pela imortalidade. Essa provocação inicial cativa o leitor e o instiga a questionar a própria existência. Em última análise, o livro de Daniel é uma leitura imperdível, capaz de desmistificar a percepção de que a filosofia é entediante, transformando-a em algo fascinante e relevante. Recomendado para todos que desejam explorar as interseções entre cultura pop e pensamento filosófico.

leyabooks 27/11/2022

Tenho esse livro a bastante tempo e nunca tive muita vontade de lê-lo. Porém, hj resolvi dar uma olhadinha e acabei me surpreendendo. Consegui completar a leitura em menos de 7 horas.
O autor, Daniel, tem a capacidade maravilhosa de escrever sobre coisas complexas de formas facilmente compreensíveis. Além de uma escrita fluída e rápida, o livro contém muitos elementos do mundo jovem, outra coisa que também ajuda na compreensão. Não gostei apenas de um capítulo, mas nem por isso vou dar menos de 5 estrelas. Recomendo especialmente para pessoas que querem começar a ler sobre filosofia. (pareço uma senhora de 60 anos escrevendo mas juro que só tenho 15, me perdoem)

Paulo Freitas 02/09/2022

O autor nos mostra através de uma linguagem simples como a filosofia está sempre presente a nossa volta, desde um seriado de televisão até um ataque de tubarão a uma banhista. Uma infinidade de eventos que nos leva a reflexão e ensina como lidar com as questões mais inquietantes da nossa existência.

Izzie 01/08/2022

Aprendi, mas já esqueci...
É um livro para quem quer entender o básico de filosofia. Talvez, se você for melhor no assunto, consiga aprender mais do que eu - o que não é difícil.

Gostei muito da escrita leve e da utilização de temas jovens, como Ricky e Morty, no desenvolvimento do livro. Foi isso que me fez ir até o fim e não desistir dele. Odeio filosofia.

A arte como gancho também me chamou muita atenção, fiz questão de ir procurar cada um dos quadros e músicas citados, o que me levou para um mundo completamente novo e que gostei bastante.

Recomendo muito para leigos como eu!

Mel_de_abelha_lu 23/04/2022

diferente
esse livro é incrivelmente totalmente diferente do que eu costumo ler, resolvi sair do comum.
e confesso que ele tem um aspecto que gosto e um aspecto que não gosto ao mesmo tempo.
eu demorei alguns meses pra criar coragem e terminar de ler, porque confesso que não me prendeu de cara, mas eu me forcei a ler.
ele é bom, ele aborda de temas profundos e gosto de filosofia, gosto de como é trazida no nosso dia a dia, apenas não é pra mim esse tipo de livro. uma pena porque ele é intrigante.

@leiolivros 13/04/2022

Um daqueles livros que te conquista pela capa e depois de conquista de novo com a temática e por fim te conquista mais uma vez com seu conteúdo.

Na brincadeira de unir filosofia e cultura pop, Daniel Gomes de Carvalho conseguiu destrinchar muitos conceitos que, para mim, eram, se não complexos, ao menos um pouco abstratos. Me vi emocionada em alguns capítulos e de fato entendi e reconheci muitas coisas sobre mim e os que me rodeiam acompanhando o pensamento do autor.

Uma obra que planejava ler devagar, como tudo que ando lendo ultimamente, se tornou quase uma questão de urgência. Estava sempre pensando no momento em que pegaria o livro de novo e em quantas reflexões ainda faria. Foi post-it pra todo lado.

Nesse livro tem Aristóteles, e Platão, e Sócrates, Hobbes, Kant, Nietzsche e Maquiavel (+ muitos outros), mas também tem Rick and Morty e Breaking Bad, Senhor dos Anéis, Merlí e Game of Thrones.

É uma mistura que tem tudo pra dar certo, e dá.

Martony.Demes 09/03/2022

Quero falar sobre uma obra que li recentemente: filosofia para mortais, De Daniel Gomes de Carvalho @danielgomesdecarvalho

Bom, peguei a dica desse livro com o professor @mateus.salvadori. Iniciei a imersão um pouco desconfiado. Imaginei que era mais outro livro com conceitos filosóficos, citações de grandes filósofos e comentários. Porém, felizmente o livro é bem diferente! Como assim?

Primeiro Daniel apresenta na introdução a proposta do livro: ele mescla temas fundamentais de nossa vida (amor, vida, morte, beleza, escolhas entre outros) com referências atuais (filmes, quadros, canais, livros, músicas), com conceitos e teorias de pensadores consagrados da filosofia! E claro, o autor expõe de maneira objetiva e direta a opinião dele a respeito.

Um dos temas bem interessantes abordados é sobre a morte e o fato de sermos mortais e que corrobora por estarmos vivos. Olha, Daniel utiliza uma linguagem bem simples e próxima do leitor comum, do leitor mortal, como eu e você!

Um grande problema da leitura desse livro é que são muitas sugestões de filmes, séries, músicas e livros de cunho filosófico ou relacionado e eu fiquei com uma "agenda filosófica" bem cheia para ver e assistir tudo que ele indicou!

Vários capítulos interessantíssimos! Por exemplo, o capítulo do Tubarão que ele faz um cotejo entre uma teoria de Rousseau e Kant X O tubarão fazendo referência ao filme Tubarão.

Outra comparação bem legal é de Maquiavel, Hobbes com a Guerra dos tronos! Sensacional! Tem até um cotejo muito legal entre Albert Camus e o desenho Rick e Mort! E isso me fez a assistir (e ainda assistindo) esse desenho absurdamente metafórico que tem diversas referências filosóficas!

Há muitos outros conceitos filosóficos que são expostos de uma maneira bem simplificada com exemplos e utilizando recursos de referências atuais que torna tudo mais claro! É sério! É impressionante!

Para finalizar, eu tive acesso ao livro e-book! Porém, ele já está na minha lista de próxima compra de livros impressos! É aquele tipo de obra que você deve relê-la com frequência! Recomendo demais!

Kindle da Lay 02/03/2022

Um livro muito bom e que cumpriu, na verdade excedeu, as minhas expectativas. Gostei muito e indico para todos que quiserem ter uma viagem por dentro da filosofia. Eu já era fã do canal antes de saber desse livro e agora sou mais fã ainda. Tá de parabéns. Favoritado!