Imagens da Mulher no Ocidente Moderno

Imagens da Mulher no Ocidente Moderno Isabelle Anchieta

Resenhas - Imagens da Mulher no Ocidente Moderno

Darlley Brito 08/02/2020

Breve pesquisa sobre o estudo base do livro
A autora acaba de lançar esta coleção de 3 volumes, uma extensão de seu estudo:

« Um conjunto de pesquisas históricas [...] tomam a mulher como uma vítima passiva e silenciosa do patriarcado até a chegada da Modernidade, quando as revoluções, a teoria marxista e o movimento Feminista parecem, enfim, despertá-las de sua alienação secular. Quase um conto de fadas das "adormecidas mulheres da História". Perdão pela impaciência irônica, mas acho desrespeitoso esse entendimento com as mulheres do passado e mesmo do futuro. Tenho há quase 13 anos investigado as mulheres da Idade Média até a Modernidade, obra que se tornará uma coleção pela EDUSP em breve², e surpreendentemente concluí, aqui de forma bem resumida e simplificada, que "desde que há uma mulher em sociedade há o desejo de autodeterminação". Esse desejo não nasceu com o Feminismo. As mulheres sempre lutaram por poder e muitas vezes conseguiram, astutamente, inverter as condições sociais a seu favor. »¹

1. https://estadodaarte.estadao.com.br/pos-feminismo-o-feminismo-e-um-imperativo-etico-ou-um-cavalo-de-troia/
2. O título da coleção é "Imagens da Mulher no Ocidente Moderno" disponivel em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-19032015-190839/pt-br.php. Trecho:

« A presente pesquisa não parte, portanto, da premissa de que as mulheres foram a parte fraca ou oprimida dessa relação. Mais do que uma simples identificação de quem são os vilões/as vilãs e as vítimas, estive atenta as contradições, ao que escapa ao controle e intenções dos atores e as ambiguidades próprias da representação da imagem da mulher - uma alteridade que simultaneamente provoca atração e medo, no que denominei de “marginal atrativa”. » (p. 6)

MAIS SOBRE:

《De acordo com Isabelle, embora a autoria das imagens quase nunca fosse feminina, as mulheres ajudaram a sustentar certas visões, assim como as utilizaram a seu favor. Algumas figuras deixam isso claro, como Panfleto da Coleção Wickiana (1577), presente no volume 1 da trilogia, que representa a execução de três bruxas em Baden, na qual é possível ver uma mulher ajudando a acender a fogueira. “Não seria exagerado acreditar que mulheres compactuaram em grande medida com a estrutura de crenças de seu período”, diz a autora.》

1- https://jornal.usp.br/cultura/de-bruxa-a-estrela-de-hollywood-livro-analisa-a-imagem-feminina/
2- https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2019/12/31/Das-bruxas-%C3%A0s-estrelas-de-cinema-um-estudo-da-imagem-da-mulher