De Todo O Meu Ser

De Todo O Meu Ser Mônica de Castro

Resenhas - De Todo O Meu Ser

Fernanda1156 06/05/2023

Quanta dor um espírito pode suportar em uma reencarnação
Que história linda, chocante e triste. Marianne é um espírito em evolução e para entender algumas questões resolveu reencarnar, mas em uma condição muito delicada, teria um problema em sua mente que tinha momentos que a fazia chegar a loucura. Só seu primo Ross a entendia, não porque entendesse o seu problema e o que acontecia com Marianne, mas porque a respeitava como ser humano e a amava com uma pureza indescritível.

Esta é uma história muito triste porque a trajetória de Marianne nesta sua breve reencarnação foi só de desespero e dor, mas serviu muito para o amadurecimento e fortalecimento do seu espírito.

Recomendo muito esta história para todos!!!

@viajeira.literaria

Sara Felippi 22/11/2012

Uma bela história de evolucao e amor

O livro é muito bom,envolvente e fiquei bem interessada nos motivos pelos quais Marianne viria a se tornar louca,torcendo por seu final feliz.Como espírita,desconfiava da intencao da autora em abordar sobre as acoes realizadas pelo ser humano em outras vida e que,como consequencia,os levam a evolucao para o amadurecimento em uma outra oportunidade.
A narrativa da autora é leve,simples e fácil de ler e,portanto,a leitura ''flui''.Achei que a descricao das cenas foi forte e marcante!
Em um momento,n segurei as lágrimas,pois era triste imaginar o sofrimento que envolvia Mariane e os que conviviam com ela.
O desprezo e a imaturidade bem como a falta de amor pelo próximo é um ponto marcante nesse livro e,como vc pode suspeitar,Mariane é a vítima nele.
Um livro lindo,saboroso e que vale a pena ler.
Recomendo muito!

Guilherme Ramos 03/03/2021

Loucura e mediunidade. Obsessão e espiritualidade.

De todo o meu ser é um romance que se passa no início dos anos 30 em Londres, Inglaterra. Nos trás a estória de Marianne, uma pobre criança que nasce com sérios problemas mentais e em conjunto, com muita sensibilidade espiritual, uma médium ostensiva onde desde pequena terá contato com entidades espirituais, em sua maioria espíritos obsessores, inimigos de vidas passadas que ainda vagam em busca de vingança. Marianne reencarna com sérios comprometimentos no cérebro, uma forma de expiação devido a débitos do passado que ela trás em sua bagagem espiritual e viverá nessa época onde o conhecimento científico sobre doenças mentais ainda era pouco e pouco explorado, onde o preconceito e o medo reinavam absolutamente, onde as pessoas internavam seus parentes nos chamados hospícios e por lá os largavam, como se estivessem condenados a ali viver para o resto de suas vidas.

O livro vai narrar muito sobre como eram alguns tratamentos dentro desses lugares, as terapias de choque absurdas, sedações e remediações abusivas e etc e também a conduta de muitos profissionais despreparados. Nossa personagem principal passará por um desses lugares e por lá encontrará além dos inimigos invisíveis, desafetos do passado encarnados nessa existência, pessoas essas que também abusam de um poder ilusório e que já trazem no DNA espiritual a tendência à psicopatia, devido aos horrores de outras épocas.

Para facilitar sua vida, Marianne contará nesta encarnação com o suporte de Ross, seu primo poucos anos mais velho que ela e que foi criado pelos tios, pais de Marianne. Os dois são almas afins e possuem além de sintonia, um amor puro entre si. No entanto, Ross é um espírito iluminado, já adiantado e que renunciou outras esferas para acompanhar Marianne, tão endividada nesta terra. Pela condição da protagonista, ela é mais dependente, pois possui faculdades intelectuais limitadas (como planejado antes de reencarnar), eles lutarão juntos e muito para viver o amor que existem entre eles e Ross sendo mais adiantado, nunca se coloca nessa posição para não diminuir seu grande amor, ela se entrega a ele de todo o seu ser, dedica toda a sua vida à Ross, é quase uma obsessão, só assim não se caracteriza, pois ela não o prejudica em sua caminhada evolutiva.

Embora muitos ao ler esse livro foquem muito na ligação dos primos, das almas afins, de todo o meu ser pode ser visto de várias formas, quando analisamos, por exemplo, a entrega, a renúncia e dedicação, o amor redentor devotado de Kate por sua filha Marianne. Mãe que lutou incessante por ela, pelo bem estar da filha. Lutou contra os preconceitos sociais e pelos próprios preconceitos, sem desamparar sequer os outros três filhos que ainda tinha para criar, enfrentou também a falta de compreensão do próprio companheiro, pai da nossa protagonista. Esse livro também pode ser visto como uma entrega intensa e corajosa de um espírito bastante forte e resistente que aceitou o doloroso desafio de reencarnar em um corpo com uma mente destituída de sanidade, a fim de quitar grande parte de seus débitos em uma só encarnação.

A estória tem seu ápice quando passa pela segunda guerra mundial, já no final dos anos 30 e início dos anos 40, onde os horrores ficavam cada vez mais nítidos e toda onda de tragédia e destruição assolava todo o mundo, sobretudo a Europa. A entrega de Ross à Marianne e vice-versa, a entrega de Kate à Marianne e todos os seus outros filhos, faz o leitor perceber como são as relações unidas pelos verdadeiros laços de amor, que é capaz de renunciar a própria felicidade e liberdade em nome desse sentimento, por saber que sem a outra parte a felicidade nunca será completa.

É impressionante como Mônica de Castro através de Leonel tem o dom de descrever temas tão pesados e importantes de uma forma tão leve e fluída, é certamente um livro muito triste, mas, muito necessário, justamente por apontar sobre os preconceitos que os portadores de sofrimento mental ainda sofrem tanto julgamento, preconceito e incompreensão social e como a família tem um papel importante na vida dessas pessoas, sendo de certa forma uma prova ou expiação para todos, um resgate e certamente um ensinamento, pois nesses casos o amor é o principal medicamento para a cura e libertação.

Outro tema muito importante no livro é sobre a mediunidade ostensiva e como os chamados “loucos”, são muitas vezes potentes médiuns de sensibilidade bem peculiar e merece toda uma atenção voltada para a análise dos comportamentos, tratamento e desenvolvimento para autocontrole, o que até hoje em dia não é muito aceito nos hospitais psiquiátricos convencionais. Na cidade onde moro (Belo Horizonte), existe um hospital que é referência nesse sentido e tem uma imagem muito positiva justamente por trazer resultados surpreendentes nos seus tratamentos, trata-se do HEAL (Hospital Espírita André Luiz), fico imaginando quantas “Mariannes” não puderam passar por ali para ter um tratamento digno, sério e respeitoso e quantas graças a Deus, “Mariannes” por ali passaram e tiveram essa benção para continuar suas jornadas vencendo as barreiras das dificuldades e desafios desta encarnação...

Enfim, um livro que vale muito a pena ser lido e estudado, provoca reflexões e sobretudo sentimento de empatia, recomendo a leitura por todos esses motivos!

Frase destacada:

"Ninguém perde tempo. O tempo é o mestre dos nossos destinos, porque é através dele que vamos coletando experiências para o nosso crescimento. Ninguém desperdiça tempo. Nós o aproveitamos com maior ou menor intensidade, mas nunca de forma inútil."

Denise Coelho 24/02/2012

BOM LIVRO
Livro, com uma estória complexa, com muitas mensagens, porém com cenas fortíssimas.

Nessie 15/04/2011

POR AMOR
Marianne não era uma criança normal, ela era capaz de ver espíritos e outras entidades. Só dispunha de um único amigo, Ross, o primo que cresceu junto com ela. Agressiva e atormentada, apenas o primo tem a capacidade de acalmar o coração de Marianne e fazê-la eraciocinar entre o certo e o errado. Após a separação dos dois por Lilian, madrasta de Ross que odiava Marianne, a garota surtou e foi declarada como louca e internada num hospício, maltratada pelos antigos métodos que os médicos psiquiatras inpunham aos pacientes e pelos espíritos das trevas que tomavam conta dela. Um único sentimento era capaz de abrandar tudo que ela sofria: o amor por Ross.

Confesso que não esperava ter me apaixonado tanto pelo livro e que, quando o peguei pra ler, fiz de má vontade. Paguei pelo meu mal juízo. Mônica de Castro escreve de uma maneira que cativa, envolve, seduz. Direta com as palavras, apesar do livro ser enooooorme, a história me prendeu de tal maneira que li De Todo o Meu Ser em apenas sete horas. As lições que tirei sobre a vida de Marianne, sobre a força que o amor exerce entre duas pessoas, levando a todas as consequências, me fez refletir bastante sobre esse sentimento em todos os sentidos: amor de mãe pelos filhos, de primos, de amantes...

Simplesmente fantástico!

Luana 13/09/2012minha estante
realmente este livro é extremamente cativante,me emocionei bastante com a história de Marianne.

Domino 23/01/2021

#lido De todo o meu ser - @monicadecastro.autora
Que livro lindo... ele fala sobre o crescimento do amor e de coMo este amor pode transformar a vida de uma.pessoa em todos os sentidos, as vezes nos culpamos por decisões que tomamos, medos de reconhecer os erros, fazem de nós pessoas que não entendem, que tudo é questão de ponto de vista, de forma de se ver, como somos realmente. Este livro fala muito sobre isso, sobre a busca de melhorar de Tomar escolhas para melhorar e aprender com.os erros do passado. Pode até não fazer muito sentido sem contexto o que falei sobre esse livro mas é o que ele passa, em especial ao realizarmos uma reflexao.

#lido #romanceespirita #espiritualidade #monicadecastro #book #ebook #bookgram

Nikholli 24/07/2012

Perfeito
Livro maravilhoso de se ler... Chorei muito nele com a história fascinante! Super indico a leitura!

Flavia.Moura 07/10/2020

De todo meu ser
Um dos melhores livros que li nesses anos todos, livro me arrancou lágrimas, uma emoção atrás da outra, sentimentos diversos com múltiplas variações, uma incrível escolha de provação que Marianne optou trás desafios e sentimentos extraordinários muita luta e desejos. Tudo foi muito equilibrado pelo sentimentos de amor que Ross tinha por ela, um dos principais responsável para que sua jornada fosse vencida com sucesso, mostrou que o amor vence qualquer desequilíbrio. Livro muito bom!!

Priscila Colombelli 15/11/2010

Lindo
Esse livro é muito lindo. Deixa para a gente lindas e reais mensagens sobre espiritismo e loucura. Mostra que trancar loucos em hospícios não e a verdadeira solução. Vale a pena ser lido!!!!!!!!!!!

Gilda.Lima 03/10/2020

Marianne escolheu nascer com uma sensibilidade aflorada, que lhe permitia ver e conversar abertamente com espíritos, sem saber distingui-los dos vivos. Era alheia e indiferente a todos ao seu redor, exceto Ross, seu primo, e somente a ele amava e obedecia. Com sua mediunidade revelando-se cada vez mais, Marianne foi dada como louca por todos, inclusive seus próprios pais, que resolveram fazer algo que iria mudar sua vida completamente.

Rosária Mendes 20/12/2010

Envolvente e enigmático.
Uma bela narrativa, sobre loucura e amor incondicional,senti uma emoção muito forte ao ler esse livro, tão esclarecedor e envolvente aprendi muito com esse livro, recomendo a leitura, Leonel e Monica são fantásticos.

Fernandacmauricio 19/01/2012

De todo o meu ser. - Loucura, amor e amizade... Lindo de se ler
"De todo o meu ser" - Mônica de Castro. O livro é muito bom. Já fazia um tempo que não lia um romance espírita tão bom como esse. A história é linda. O livro conta a história de Marianne, que no plano espiritual decide reencarnar com problemas mentais para que possa se redimir dos erros cometidos em outras vidas. Com a ajuda de Ross, eles reencarnam como primos e desde os 7 anos de idade Marianne demonstra sérios problemas de personalidade. Não recebe o carinho e afeto de seus pais, somente de Ross, seu primo mais velho, única pessoa em quem confia e que por ele sente um amor incondicional. Marianne se sente segura, tranquila com sua presença, até que em determinado momento a vida os separa, fazendo com que Marianne se torne ainda muito mais vulnerável, agressiva, por não aceitar a separação. Todas as pessoas a julgam como louca, em casa, na escola, vizinhança, sem saber que na realidade, Marianne recebe influência de maus espíritos que a perturbam por vingança. Marianne desde sempre consegue ver e ouvir esses espíritos, que faz com que ela tenha atitudes horríveis, inclusive com sua mãe e irmãos. São muitas reviravoltas no livro. O pai de Ross, após a morte da esposa, se casa com Lilian, mulher que só pensa na luxúria, em conquistar bens materiais. Ela é muito má e alimenta um ódio mortal por Marianne e sua família e faz de tudo para separar Marianne e Ross definitivamente. Com a separação Marianne fica totalmente transtornada e seus pais decidem interná-la num hospício e lá ela permanece durante vários anos. E aí é que começa seu sofrimento, de verdade... Uma história de amor e amizade linda, com alguns momentos tensos de agressividade e violência. A luta de sua mãe, enquanto está internada é lindo de se ler. Em determinado momento do livro, gostaria que fosse possível entrar na história, somente pra aliviar o sofrimento de Marianne. A explicação do motivo de todos os problemas vividos por Marianne são bem explicados no livro. Vale muito a pena a leitura. Mônica de Castro atualmente, na minha opinião tem sido a melhor escritora espírita, com a inspiração de Leonel, tem escrito lindos livros.

Rita Nunes 08/05/2014

Podia ser bom
A história é boa. Muito boa. Mas o livro é escrito de forma tão superficial que tudo se perde. Muitos trechos são atropelados. Quase não existem descrições. Eu esperava encontrar o relato intenso e profundo de uma pessoa que enlouquecia, mas o que li me decepcionou. Não recomendo.

AmandaVM 20/02/2014

Um livro "pesado"
A leitura é forte, densa e carregada de sofrimento. Bem diferente de muitos outros livros da autora.
Uma história bonita, com muitas lições, mas de uma tristeza interminável.

------------------------------
------------------------------
"- Que propósitos pode haver na guerra além da ambição do homem?
- O progresso. Precisamos destruir para, através da reconstrução, impulsionar o progresso.
- Não pode haver progresso no meio da maldade.
- O que você chama de maldade nada mais é do que a condição do próprio homem. A humanidade caminha a passos vagarosos porque se perdeu nas ilusões do mundo, transformando a riqueza e o poder em instrumentos da vaidade e do orgulho. Tudo é permitido dentro dos princípios divinos, mas aquele que afeta o equilíbrio do mundo de alguma forma terá que recuperá-lo.
- Ou seja, aqueles que fazem a guerra são gananciosos, e os que nela perecem estão sendo punidos.
- Nem uma coisa, nem outra. Os que promovem a guerra estão tão distantes do amor cósmico que se esqueceram completamente de sua natureza divina, ao passo que as chamadas vítimas são apenas espíritos em crescimento que não aprenderam a transformar suas culpas em nome desses mesmo amor. Tanto uns quanto outros se predispõem ao renascimento e à renovação, assim como os povos e o próprio planeta, que atravessam guerras, catástrofes e cataclismos para provocar uma reestruturação de princípios e valores. E tudo isso sempre para melhor.
- Será? Já tivemos tantas guerras e o mundo ainda esbarra na carnificina de sempre.
- Como disse, o avanço da humanidade é vagaroso, contudo, ele existe. Em breve todos os espíritos desse planeta serão forçados à transformação ou ao exílio. Por ora, as modificações ainda se fazem com aproveitamento dos potenciais destrutivos e de reconstrução que todo ser humano possui."