A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paola 28/08/2022

Sangue, cinzas e alienígenas gigantes.
Esse livro me surpreendeu por sua agressividade, desde o começo.

Já tinha lido uns livros do Wells antes desse, mas nenhum tinha tanto sangue (E nenhum me deixara tão nervosa).

Wells, com os sempre, gosta de mostrar o medo do desconhecido e levar isso para dentro da nossa cabeça, muitas vezes mostrando medos que nem sabíamos que tínhamos. Foi o caso dessa história.

Ela é, principalmente, uma tentativa de mostrar que os humanos são muito pequenos, e que a nossa segurança está entre bases muito sensíveis. É um modo de mostrar que o humano é tão vulnerável quanto qualquer outro animal.

Novamente Wells foi certeiro no alvo: Mexe com o orgulho e sanidade de seus leitores ao perceberem que, se algo não ir conforme os planos, tudo pode desmoronar rapidamente...

O grotesco da história está em suas narrativas do massacre, que mostram corpos mutilados, queimados, e desfigurados. O caos crescente penetrou na minha cabeça e me deixou bem nervosa em alguns momentos.
A história inteira cumpre o seu propósito de aterrorizar.

A única coisa que me desanimou nela foi o final.

Uma expectativa gigante ao longo do livro foi feita nesse final. Como as máquinas seriam detidas? Como os aliens sucumbiram? E a resposta foi decepcionante.

Sinceramente, eu acho que o fato de que eles morreram por uma doença da terra não foi ruim, até faz sentido. Porém a quebra de expectativa foi muito grande. Do nada todos morrem e o mundo esta salvo, e fim! Acho que o autor deveria ter dado mais ênfase, talvez mostrado aos poucos os alienígenas morrendo, e não acabar a história do nada.

O que ajudou ainda mais nesse sentimento de inconclusão foi o irmão do protagonista chegar com a mulher dele do além, sem explicação de como se encontraram, como o irmão dele agiu depois dos acontecimentos do barco, nada! Isso poderia ter sido resolvido rapidamente com um parágrafo rápido, mas não foi o caso.

Enfim, eu gostei bastante do livro e sou capaz de relevar o final.
Lorenzo 29/08/2022minha estante
Tem um filme com o mesmo nome (só não sei se foi inspirado no livro).

Paola 29/08/2022minha estante
Oiii, eu sei desse aí! Foi inspirado no livro sim, já estou programada para ir ver kkkkk
Tem o Tom Cruise não deve ser tão ruim

Lorenzo 30/08/2022minha estante
Vai nessa!

Ingrid.Rosa 23/03/2020

Estou surpresa com a história pois nunca tinha lido e nem visto suas adaptações (que já estão na lista de coisas pra assistir nessa quarentena).
Fiquei um pouco perdida com as andanças do protagonista - e talvez venha a fazer um mapa pra me localizar, e achei o fim apressado demais, mas gostei dos desdobramentos e das reflexões que a invasão marciana trouxe para os terráqueos.
"Pois as pessoas não vivem nem morrem em vão".

Pedro 03/07/2020

Primordial
Eu sempre tento começar a ler os estilos literários por suas primeiras obras. Levando em conta a data e o contexto onde esse livro foi desenvolvido, não existe dúvida alguma do quão revolucionário foi em relação a ficção científica na época. Infelizmente a obra cinematográfica não é tão parecida, mas ler guerra dos mundos é fazer uma viagem no tempo e entender as primeiras concepções de vida extraterrestre

Thiago Ribeiro 07/09/2020

Diário de um sobrevivente com foco nos primeiros dias da invasão marciana. Alguns detalhes são muito precisos, justifica a famosa histeria durante a leitura no rádio.

Danilo sm 09/10/2020

A invasão da ficção científica
H. G. Wells, o pioneiro no romance científico com esse livro sobre uma invasão marciana em uma Londres do século XIX!
Por mais "na moda" que seja o tema de A Guerra dos Mundos hoje, é muito interessante ver as referências daquele período que o autor insere na história - como charretes, cavalaria, e a visão de Londres como a capital mais avançada de sua época - misturados com esses elementos de viagem espacial e alienígenas.

Decerto, sob o contexto do período em questão, vi que em algumas partes existe um leve debate sobre as conquistas imperialistas dos países europeus: isso quando o próprio Wells faz uma comparação entre a invasão dos marcianos querendo nutrientes do planeta Terra e a invasão do europeu querendo riquezas das colônias.

Preciso comentar, também, sobre o modo arrastado com que é narrada a história. Sendo em primeira pessoa, é basicamente o relato de um sobrevivente sobre sua experiência durante a invasão. Tendo pequena quantidade de diálogos e muito mais pensamentos, devaneios e sentimentos do próprio narrador em sua jornada. Infelizmente, cansou um pouco, deixando o livro com mais do que apenas 178 páginas.
Por fim, é uma história que merece destaque, mesmo com desenvolvimento lento, devido a sua época e pelo incentivo que gerou às futuras obras de ficção científica que estão tão presentes hoje em dia.

Jj 14/10/2020

Agora entendo por que muitos criticam a narrativa do livro, é complicado viu, a estória é legal, mas o autor deixou de explicar um monte coisas pra dar um fechamento legal. Mas, não me arrependo da leitura.

Erika 21/10/2020

A GUERRA DOS MUNDOS
Achei a leitura bem arrastada por não ter muitos diálogos é bem um diário mesmo, o livro é bem curtinho mas a leitura achei bem lenta, mesmo assim é bem interessante.

Albieri 05/11/2020

Muito Bom
A Guerra Dos Mundos - H.G. WELLS

Um livro gostoso e rápido de se ler com uma narrativa que não é cansativa. Se vocês estão esperando que eu fale do livro, que fala de um cara com seus dois filhos separado da mãe desses últimos que foge de uma invasão estão errados. Apesar de o filme Guerra dos Mundos com Tom Cruise ser muito bom e ser baseado nessa obra de Wells e de serem homônimos, não têm nada haver um com o outro, a não ser o fato da invasão. O narrador e personagem principal conta como foi a invasão dos marcianos e o que ele passou durante a invasão.

Não me aprofundo mais para não dar spoiler.

Caso sintam a vontade de ler, encontrarão uma ótima narrativa, um bom personagem e uma ótima estória, lembrando que o tempo em que se passa a estória é o começo do século XX, já ai uma outra diferença com o filme.

#AGuerradosmundos #WarOfTheWorlds #HGWells #livro #book #libro #minhaestante #cabeceira #PedaLetra #skoob #amolivros #amoler

BiaBe 31/12/2020

Pouco diálogo e bem descritivo
Muitos conhecem pelo filme do Tom Cruise, que foi baseado nessa obra, outros pela adaptação feita por uma emissora de rádio americana que dramatizou a obra trazendo-a para Nova Jersey causando pânico de várias pessoas que acreditaram que a invasão marciana era real.

Esse é meu primeiro contato com o autor e não foi das melhores experiências. Mesmo sendo um livro curto, é muito denso. Por ser narrado por um personagem, contando todas suas dificuldades em sobreviver uma invasão marciana na Inglaterra, encontrando poucas pessoas no caminho, vemos poucos diálogos e muuuuita descrição.

A maneira como Wells faz às descrições não me pegou muito, exceto algumas partes de mais ação que eu fiquei mais presa, tirando isso, foi um livro cansativo de ler.

Mas a parte legal é ver como independente da época, o ser humano nunca estará acostumado em ser “caçado” e sempre pensará que é imbatível contra tudo e todos, mesmo não sendo. H.G. mostra exatamente como o ser humano se torna irracional, primitivo e violento quando sua sobrevivência está em jogo, pode ser na época das carroças ou da tecnologia, a reação seria praticamente a mesma. Existe luta contra os marcianos, mas é claro a luta humano x humano.

O final eu achei muito coerente, porém meio insosso, esperava algo mais peculiar talvez. Não foi uma leitura que me agradou muito, mas fico feliz em conhecer o autor e essa obra antiga que é tão importante para a literatura.

Naah. 12/01/2021

Me decepcionei
Tinha tudo para ser bom mais acho que se perdeu na narrativa .. se tornou algo monótono e arrastando (deus que me livre ).

Dante 17/01/2021

Os vírus e bactérias em defesa do planeta.
Caramba! Nada a ver com o filme do Steven Spielberg. Fiquei apaixonado! Deveria ter pegado este livro para ler antes. Realmente o livro apresenta uma narrativa profunda e reflexiva. Até os marcianos são mais trabalhados, diferente do filme (Spielberg). Tinha muita vontade para conferir este livro. Agora tenho noção da influência que este autor causou no mundo. Realmente muito bom. Nossa espécie foi preparada e adaptada através dos milhares anos evolutivos para reinar neste planeta. E o que nos destroem hoje nos fortalece no futuro, os vírus e bactérias.
?Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história.?
A história se passa por volta de 1860. Com armas rudimentares, levando em consideração ao padrão de hoje. Os humanos ainda conseguiram derrubar um monstro mecânico. O narrador dos acontecimentos e também é o personagem principal não tem seu nome revelado. Relata os acontecimentos de maneira concisa que nos transportam para os cenários anunciados.

?Um pouco sobre o autor.
Autor
H.G. Wells - (Herbert George Wells)
Nascido em um distrito (borough) da Grande Londres, na juventude foi, sem sucesso, aprendiz de negociante de panos - a sua experiência nesta ocupação veio mais tarde a ser usada como material para o romance Kipps. Em 1883, tornou-se professor na Midhurst Grammar School, até ganhar uma bolsa na Escola Normal de Ciências em Londres, para estudar biologia com T. H. Huxley.
Nos seus primeiros romances, descritos, ao tempo, como "Romance científico", inventou uma série de temas que foram mais tarde aprofundados por outros escritores de ficção científica, e que entraram na cultura popular em trabalhos como A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e A Guerra dos Mundos. Outros romances, de natureza não fantástica, foram bem recebidos, sendo exemplos a sátira à publicidade edwardiana Tono-Bungay e Kipps.

ALLAN 07/02/2021

A Guerra dos Mundos
O livro tem altos e baixos: é interessante acompanhar a invasão alienígena, ler as descrições daqueles seres horrorosos que já chegam dizimando humanos sem piedade; porém, esses picos emocionantes são alternados com descrições maçantes e períodos em que parece que absolutamente nada acontece na história.

É difícil gostar dos personagens, até mesmo do narrador-protagonista, um homem extremamente sem graça. Ele não é o único; há personagens completamente dispensáveis.

No fim foi ótimo conhecer a ideia original dos filmes e adaptações que vi desde a infância.

Fernando Britto 09/02/2021

Maravilhoso!
Incrível ver o principio das histórias de invasão alienígena, e como até as histórias seguem ?mais ou menos? as mesmas premissas. O ritmo é um pouco lento, visto que foi escrito no séc. XIX. Dá pra sentir a calma que era a vida nessa época, bem diferente da loucura diária que vivemos hoje. Quem assistiu ao filme, não sabe praticamente nada da história. O livro é infinitamente mais rico e detalhista, além de mais emocionante.

Rafaelly.Alves 10/02/2021

A historia é bem legal
Apesar de nao ser o meu genero preferido, confesso que achei a historia bem interessante... No começo tava um pouco lento mas dps engrenou e ficou mais interessante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6