Superinteressante 277

Superinteressante 277 Abril

Resenhas - Superinteressante 277

Maraysa 24/06/2010

Decepção
A matéria de capa, sobre o famoso médium Francisco Cândido Xavier, deixou MUITO a desejar. Só mesmo quem não teve a honra de conhecer mais a fundo sua história poderia se conformar com tamanha pobreza de informações. E, muito pior do que a escassez de fontes confiáveis, foi o tom utilizado diante de seus feitos: um tom de cinismo, insinuando que ele poderia ser um farsante. Foi ridículo, francamente. Quem teve um mínimo de curiosidade, encontrou nas pesquisas do Google uma carta redigida por Richard Simonetti à Superinteressante. Uma observação que ele fez, e considero incrível, vou colar aqui:
"Podemos e devemos reverenciar Chico Xavier, não por adesão de uma fé cega, mas pela constatação racional, lúcida, lógica, de que estamos diante de uma personalidade ímpar, que fez mais pelo bem da Humanidade do que mil edições de Superinteressante, uma revista situada como defensora do bom jornalismo, mas que fez aqui o que de pior existe na mídia – a apreciação superficial e tendenciosa a respeito de alguém ou de uma notícia, com todo respeito, como pretende seu editorial, como se fosse possível conciliar o certo com o errado, o boato com a realidade, o achincalhe com o respeito."

Procurem a versão completa dessa carta do Simonetti. É de lavar a alma, pois ele disse tudo que estava engasgado em minha garganta ao término da leitura.