Terror na Amazônia

Terror na Amazônia Ana Lúcia Merege...

Resenhas - Terror na Amazônia

Girotto Brito 24/03/2020

Uma Amazônia obscura e diferente...
Sou suspeito para falar sobre o livro, já que o organizei. Mas vamos lá.
Quando abri a inscrição para recebimento de contos não imaginei que fosse receber tanto material bom. Selecionei, com a ajuda de outros profissionais, histórias que realmente cativam e aterrorizam o leitor. Os contos desta antologia são inéditos e fogem dos clichês que geralmente encontramos nas histórias que abordam a Amazônica.
Os mitos e lendas das florestas e periferias urbanas são explorados aqui com maestria e originalidade pelos 21 autores presentes na obra, levando o leitor a experimentar uma leitura única, prazerosa e cativante.
"Terror na Amazônia" é, sem dúvida, uma das melhores Antologia de terror/horror já produzidas no Brasil.

mdudalivros 31/12/2020

Gostei muito da experiência de ler sobre mitologias e lendas que escuto e vivo na minha realidade. A cultura da Amazônia (e do Pará) é linda e precisa ser enaltecida sempre! Parabéns a todos os autores que contribuíram para essa coletânea com gosto de café com pupunha no final da tarde, cheiro de beira de rio e som do coração amazônida batendo gostoso e quentinho. ??

Maria3427 29/03/2020

Uma coletânea de arrepiar
Terror na Amazônia reúne 20 excelentes contos, organizado impecavelmente pelo Girotto Brito. Todas as histórias diferem muito entre si, porém possuem um elo inegável: o sobrenatural que povoa as lendas e mitos do povo e região amazônida. O interessante de cada obra é a abordagem moderna e a ressignificação de muitas histórias que estamos acostumados a escutar desde criança, como a lenda da Iara, curupira, Matinta, entre outros. Foi uma experiência incrível notar que o imaginário e os mitos de nossa região continuam vivos e persistem para encantar as próximas gerações. Todos os autores estão de parabéns, espero continuar vendo muitos desses nomes em obras futuras.

><'',º> 17/10/2020

Contos selecionados:

- A dona da noite (Rafael B. Gonzaga)
- A vampira amazona de Manaus (Rafilsky Ferreira)
- Aos pés do leviatã (Ana Carina Santos & Luiz Felipe Vasques)
- Colares 40 anos (Zinid)
- Entre lugares (Rodrigo Ortiz Vinholo)
- Fado (Fabrício Ferreira)
- Fúria (Jonatha Victor)
- Jandira (Werner Borges)
- Maldição do Vira-Porco (C. L. Barros)
- Nas entranhas da terra (Felipe Santiago)
- O beijo da água (João Paulo Duarte da Silva)
- O canto do pirarucu (H. G. Brito)
- O chamado dos tambores (Luis Parente)
- O que o homem não domina (Ana Lúcia Merege)
- O que vem à nossa rede (S.)
- O valete (Gisele Wommer)
- Oposição (Marcos Passos)
- Orquídea nativa (Rodrigo Kmiecik)
- Yvy Jarã (Vitor de Lerbo)
- Venho dos tronco velho (AuryoJ)

Fonte:

site: www.e-paragrafo.com.br/post/contos-selecionados-antologia-terror-na-amaz%C3%B4nia

Renan 19/07/2021

Uma grata e terrível surpresa! LEIAM!
Os contos variam muito, entre lendas urbanas, crenças populares, terror cósmico/ancestral, o terror no coração da humanidade.
Única coisa que senti falta foi conhecer melhor os autores, na edição têm os nomes, mas com muitas siglas e mais nenhuma informação. Gostaria muito de conhecer melhor muitos deles.
Mas o resultado final é incrível!

ErickdeAlbuquerque 04/11/2021

Contos bem contados
Um livro muito bom de se ler. Tem terror na medida certa e muita cultura. Trata-se de um livro de contos, cada um escrito por um autor diferente, com estilos de escrita diferente e formas de narrativas diversas. Além do conteúdo, apresenta uma organização bonita, um diversidade que surpreende a cada conto novo. Lemos cartas, reportagens, terror psicológico, narrativas clássicas, primeira pessoa, terceira pessoa, contos mais realistas, outros mais fantásticos, distopias; tudo isso para dar forma a cultura da região Norte, suas crenças antigas, seus mitos, suas heranças indígenas. Sou do Pará, mas atualmente moro na região Sul, então foi muita nostalgia ler esse livro e me encantar novamente com as lendas da minha região.

duartesamanda 08/11/2021

Esse é um livro que reúne 20 contos baseados nas lendas da região norte e quando comecei a leitura imaginei que seria algo próximo de um livro muito famoso aqui em Belém que se chama Visagens e Assombrações de Belém e no final é algo próximo disso sim, só que ao invés de se restringir à uma cidade, ele engloba toda uma região que é normalmente englobada por esse misticismo.

Alguns contos eu já tinha certo conhecimento e outros foram uma completa novidade e somente somaram ainda mais ao que já conhecia da minha região. Alguns contos não me agradaram tanto na maneira como foram contados, outros não me ganharam em relação ao tema abordado, mas esse é um ponto já aceitável em qualquer livro de contos.

O principal ponto para mim foi que realmente tive medo em alguns momentos durante a leitura e sonhei com algumas histórias e isso se deve a excelência de alguns autores durante o livro. Acredito que um segundo volume seria muito apreciado, talvez com uma quantidade menor de contos e um aumento no tamanho de cada um deles, assim manteria a quantidade de páginas, mas daria mais espaço para o autor elaborar ainda mais sua ideia.

Vanessa 16/10/2022

Surpreendeu
É simplesmente um livro contos extraordinários de lendas conhecidas (sendo muitas desconhecidas por mim). Amei a experiência do livro de contos, todos muito envolventes e te prendem na leitura! Vale a leitura!

wendelwonka 27/02/2023

Excelente coletânea
O livro parece maior do q é. Qdo percebi já tinha terminado! Uma coletânea com o melhor do terror nacional baseado no nosso folclore!

Kluivert0 29/04/2023

Livro muito bom, relata casos interessantes de lendas e mitos da região Amazônica. Alguns contos com pegadas tradicionais, outros com uma pegada mais original e inimaginável. Excelente para quem gosta do gênero.