Paixão e liberdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vanessa Meiser 30/03/2011

Sensacional!

Um livro profundo.

Quando ví a capa pensei tratar-se de uma história de amor entre um homem e uma mulher com o desenrolar natural ao qual nós leitoras estamos acostumadas, porém, desde o início da leitura uma grata surpresa foi se apresentando para mim.

Muito bem escrito e que te leva a parar e pensar na vida a cada página lida, ou a cada parágrafo lido.

O livro trata de um reencontro entre duas amigas que não se falam e não se vêem desde a faculdade ( mais de 20 anos), mas ele não se contém apenas em contar este reencontro, é bem mais do que isto, cada uma das duas teve suas vivências, caminhos totalmente opostos, aprendizados diferentes, surpresas reservadas pelo destino. Este encontro acaba se tornando num desabafo emocionante e inspirador onde, podemos constatar que nossas vidas não passam em branco, que todas as nossas experiências são muito mais importantes para o nosso desonvolvimento como ser humano do que imaginamos.

Você que vai ler, prepare-se para refletir sobre vários temas como por exemplo, orgulho, ciúme, raiva, dinheiro, poder, compaixão e por fim amor, muito amor....vale a pena do início ao fim!!!

Mais um livro nacional de qualidade comparável ou até mesmo superior aos internacionais, parabéns Flávia Cristina!!!

@apilhadathay 14/04/2012

Desapego ou Paixão... Prisão ou Liberdade ?
"Em cada escolha existe o descarte de tantos outros caminhos que poderiam ter sido, e a vida delineia-se pelo que foi decidido em determinado momento. E o que foi decidido abre-se para outras possibilidades, diferentes das que surgiriam se outros caminhos tivessem sido tomados. Assim, estamos sempre no limiar. Sempre entre o fim e o começo" (p. 141)

Imagine a sua melhor amiga ou seu melhor amigo. Provavelmente, conheceram-se na escola, ou quem sabe, na faculdade. Agora imagine vocês separados por mais de décadas e, um dia, surge a chance de um reencontro, sabendo que nem de longe vocês são as mesmas pessoas que se despediram um dia, e um pode estar precisando muito do outro. E muita coisa mudou.

Esta é a história de duas grandes amigas, Isabel e Camila, que se reencontraram depois de 20 anos, a convite desta, que acabava de voltar ao Brasil.

\CAMILA/
Era toda organizada na faculdade, sabia onde estava tudo, onde haveria as aulas e anotava mil coisas, futura profissional de sucesso. Era um exemplo de funcionária, apaixonada pelo trabalho. No entanto, a decisão que ela teve de tomar, eu não sei se conseguiria. Mais despojada, ela vai com a onda e é extremamente aplicada, quer chegar lá. Ela me surpreendeu com seus exageros dramáticos, o que denota certa inexperiência amorosa, a despeito de todo o poder e sucesso profissional. Ela resolve, então, virar sua vida em 180º.
E eu não poderia ter me identificado mais com ela.

\ISABEL/
Não gostava muito do próprio trabalho e contava apenas as horas de ir embora. Sempre com um livro a tiracolo e a vocação literária, ela se divertia com a dedicação desesperada dos colegas que gastavam dias em relatórios, quando ela os terminava em pouco tempo. Também me vi, em parte, na figura de Isabel. E ela tem uma forma de protestar contra irregularidades do mundo que me parece bem válida: tudo começa exatamente de onde você está... **Como quer mudar o mundo e o futuro se não mudar o próprio comportamento ou orientar aqueles que virão depois de nós?**
Mas Isabel também tem um armário cheio de esqueletos. E não pensa em enterrá-los tão cedo. Também me identifiquei muito com ela porque não gosta de ficar muito tempo no mesmo lugar e questiona as desigualdades do nosso mundo, coisas que eu já me peguei fazendo milhares de vezes.

"Pagam-se milhões a jogadores de futebol, mas quase nada a quem se dedica a educar pessoas. Está certo este mundo?"(p. 29)

Realmente... muita coisa mudou, nas duas amigas e entre elas; há todo um mundo entre as antigas perspectivas do futuro e a dura realidade atual, entre pôr valores e princípios em cheque, e reconhecer um lado maternal que nunca pareceu possível.

"O coração que se fecha, adoece." (p. 35)

O livro tem uma narrativa rápida, Flávia consegue contar anos de história em algumas linhas, permitindo que você acompanhe tudo direitinho e sempre se mantém na linha da expectativa, da esperança. Em meio a todas as perdas, ao empirismo de Camila e ao determinismo seletivo de Isabel, sempre existe algo que muda tudo.

\FABRIZIO/
Quem nunca se rendeu ao charme de um italiano, atire a primeira pedra. Era um renascentista que nasceu depois do tempo, um grande amante das artes. E gerou uma série de confusões em Isabel, acendendo, especialmente, suas reflexões sobre a libertação de corpo e de espírito.

"Será que existe alguém verdadeiramente livre, neste mundo?" (p. 76)

Os pontos que mais curti no livro foram: Raríssimos equívocos na revisão, um primor; A obra mostra a beleza e o horror do nosso cotidiano, das nossas decisões que pareciam inofensivas e viraram o barco – o que sempre me assustou mais do que fantasmas e trolls, porque o horror humano é algo que pode realmente te alcançar; Pura verdade, a sujeira no meio corporativo. Só sabe quem já viu; É um livro filosófico, reflexivo, com passagens muito gostosas de se ler e algumas me fizeram chorar - por afinidade ou por saber que quase tudo ali é verossímil e pode acontecer; É um livro muito maduro que mostra como frequentemente vemos o que queremos, e nada mais; ele faz várias críticas às convenções e padrões sociais; Temos aqui tradições irlandesas bem legais, coisas que eu não conhecia, como os ritos da primavera e os 12 dias entre Natal e festa de Reis; Ela nos situa num momento da história em que o machismo sobrepujou as tradições femininas e as parteiras foram caçadas como feiticeiras; Vemos, no livro, as voltas que a vida dá, os mistérios, e como certas coisas simplesmente giram até você... Porque estão fadadas a te encontrar.

"As mulheres têm seus segredos, sempre tiveram e sofrem quando não têm a quem confiá-los" (p. 101)

Alguns pontos que me deixaram pensando foram...
Alguns personagens tiveram reações muito exageradas, meio dramáticas. Há discussões que teriam sido concluídas com uma frase, um "Sim" ou um "Não"; É uma história belíssima, que apenas pesou um pouco com as reflexões muito densas.

Há momentos na vida em que você para e reflete sobre o que fez. Reconhece seus erros... E não entende por que certas coisas maravilhosas te acontecem, já que não acha que merece aquilo. Muitos de nós temos um pé preso no passado... E ele sempre volta para nos atormentar. Conflitos entre paixão, desapego, prisão e liberdade estão entrelaçados neste livro que eu recomendo para todas as idades.

Encontrem-se aqui, também. A realidade pode ser tão assustadora quanto os monstros da ficção... Ou mais!
CAMILINHA 12/04/2012minha estante
Maravilhosa sua resenha

@apilhadathay 14/04/2012minha estante
Ah, muito obrigada, Camila!

Eli 20/06/2011

Hoje eu dia, é muito difivil para mim ler um livro e ficar realmente surpreendida. Na verdade, o que tem me deixado surpresa atualmente é que não tenho achado um livro com questionamentos realmente válidos, que mereçam ser lidos. Ao ler o livro da Flavia Simonelli, minha supresa foi a mais positiva possível. O argumento utilizado por ela é simples, e é dessa simplicidade que está sua originalidade e surpresa. Duas amigas se reencontrando depois de vinte anos de separação não é algo tão distante da nossa realidade. A vida que levamos é por vezes tao intensa que nos separamos daqueles que gostamos. Claro que isso não é uma desculpa, mas entendo que o cotidiano nos empurra para situações que muitas vezes não compreendemos. Essas duas amigas, Camila e Isabel, contam suas trajetorias uma para outra, fazendo isso uma reflexão de suas vidas. De que maneira as escolhas de Camila a levaram a uma vida que jamais imaginava levar, enquanto Isabel se viu a meio relacionamentos e sentimentos confusos sobre os homens que passaram por sua vida. Apesar de ter me identificado com Camila, terminei o livro com muita afeição de Isabel. Ela nos é apresentada como uma pessoa falha, e daí é que tiro seu "encanto". Personagens literários tendem a ser "perfeitos" dentro da atmosfera criada pelo autor. Suas imperfeiçõs são apresentadas com algo alheio a sua vontade, como se ele não tivesse saida para tal. A Camila de Simonelli não. Sua imperfeição é um retrato da realidade. Talvez para nós, leitores céticos, os caminhos que a levaram a Irlanda sejam surreais, mas a vida é surreal. Quantas vezes não escutamos alguém nos contar sobre um conhecido que tomou um rumo inesperado na vida? Assim foi com Camila.

Não sei porque, mas senti um certo inconformismo em Isabel. E o estranho é que não é essa a impressão que a personagem nos dá. Ela parece satisfeita com a vida que tem, mas quando vemos de que maneira ela levou seus relacionamentos e sentimentos pelos homens, algo fica no ar.

Vou dizer a vocês que essa foi a resenha mais dificil que já escrevi. Não porque nãoa tenha gostado do livro. Gostei muito, e em minha mente os questionamentos são múltiplos, mas colocá-los aqui... Isso é outra História...
Espero que vocês dêem uma chance a "Paixão e Liberdade". Estejam prontos para uma estória delicada e permeada de questionamentos importantes sobre a vida e sobre as escolhas que fazemos. Poesia e filosofia em um dos seus belos momentos: na Literatura!

Jéssica Malta 24/01/2011

Resenha originalmente em: http://abookaholicworld.blogspot.com/2010/12/resenha-39-paix%C3%A3o-e-liberdade-flavia.html

Um inesperado telefonema 'tira' Isabel de sua rotina e a leva para um café. Após 20 anos, o reencontro com sua antiga amiga Camila. O que teria acontecido para que essa lembrasse de sua existência? Por que só agora?

As duas mergulham no passado de suas histórias a fim de entender o que as levaram ao estado do presente. Elas definitivamente não são mais as mesmas.

Camila deixou de ser a jovem executiva de marketing e agora havia tornado-se ''parteira''. Vivia na Europa junto com seu marido Nathan, um médico ligado à causas humanitárias, e seu filho Julien. Mas algo a impedia de ser plenamente feliz e ela buscava soluções para resolver isso.

Isabel havia passado por dois casamentos. O primeiro marido faleceu e a deixou com uma filha, o segundo separou-se da mesma. Ela ainda lembrava-se de um antigo amor de faculdade e ao mesmo tempo nutria uma paixão por um professor que a ajudou com 'aulas de tradução'. Alternava entre os papéis de mãe, tradutora e escritora.

Apesar de suas diferenças, Isabel e Camila tem em comum o fato de serem movidas pela paixão e o desejo de sentir-se livre.

O enredo desevolve-se de uma maneira simples, leve e por diversas vezes 'poética', de modo que a autora conseguiu me 'prender' a história. Acredito que o fato de tratar de mulheres comuns e suas relações com a vida e as outras pessoas é que me fizeram gostar da mesma.

Essas mulheres nos mostram o quanto os seres humanos são falhos, mas que sempre existe a chance de consertar os nossos erros e recomeçar.

CooltureNews 19/04/2011

Por Jhonatan (CooltureNews)
Para mais resenhas e MUITAS promoções acesse www.coolturenews.com.br

Existem pessoas que vivem suas paixões intensamente. Entregam-se cegamente à seus desejos e suas vontades. Aquele tipo de pessoa que prende-se à algo de forma firme e, em sua visão, perpétua. Mas esse laço sentimental cria um vínculo que ceifa diversas ações que a pessoa poderia ter quando sozinha.

Por outro lado, há pessoas que, à custa da abdicação de algo que poderia realmente fazer-lhe feliz, adquire o máximo de livre-arbítrio que poderia – o que, na sociedade, nunca é o máximo possível. Vive visando um ponto firme e fixo, para onde dirige-se cegamente, à custa de qualquer coisa.

Questiona-se o seguinte: É possível conciliar ambas as coisas, Paixão e Liberdade?

É em meio à indagações desta magnetude que encontram-se Isabel e Camila. A primeira, uma artista que sempre objetivou viver com intensidade as emoções que o amor proporcionava-lhe, acabou passando por importantes relacionamentos que terminaram de formas amargas. A segunda, uma promissora executiva que fazia uma carreira brilhante em marketing, desvia-se de seu caminho e termina passando por situações inusitadas, algumas das quais a marcaram profundamente.

E após vinte anos de separação, as antigas amigas da facultade reencontram-se. Ambas possuem coisas para dizer, para ouvir, para aconselhar. Ambas passaram por caminhos únicos, que as levaram a destinos imprevistos. Mas muito ainda está para acontecer.

Fabrizio, Richard, João Rodrigo, João Antônio, Mauricio, Anna, Julien, Laura, Nathan… Uma mescla de personagens extremamente bem constituidos fazem parte da vida das moças. Como as ruas que, não importanto quantas existem, são todas diferentes. Assim são as personagens de “Paixão e Liberdade”. Cada uma delas possui uma personalidade firme e bem constituida.

Em sua obra, Flavia Cristina Simonelli mescla de forma promissora passado e presente, tecendo uma grande teia de peripécias que desencadeiam resultados impressionantes. Para aqueles leitores que anceiam por uma leitura profunda, que instigue as mais diversas reflexões, “Paixão e Liberdade” é um prato cheio, uma leitura imperdível e arrebatadora.

“- O autor conta apenas uma parte da história, por mais que queira ser onisciente – disse.
- E quem conta a outra parte, Isabel?
-Você. Você é o leitor. É a outra parte.” – Página 174

Beatriz 08/09/2011

Paixão e Liberdade
O livro conta a história de duas amiga, Camila e Isabel, ex
colegas de faculdade que o tempo separou. Camila era extrovertida, tinha tudo para ter uma carreira brilhante em marketing, Isabel sempre buscou viver com intensidade, quando a faculdade acabou as amigas tomaram rumos diferentes, o tempo passou e elas foram se afastando.

Após 20 anos sem ter contato com Camila, o telefone de Isabel toca e a própria dizendo que estava de volta ao Brasil para uma rápida visita aos pais e que precisava conversar com ela, marcaram um encontro para a mesma tarde.
Quando se encontraram havia muita coisa a ser dita, mais os anos que passaram sem manter contato algum gerou um certo desconforto. Após pedirem um café e alguns segundo em completo silêncio elas começaram a fazer as perguntas mais óbvias, Camila contou que saiu do emprego onde era uma executiva, e resolveu passar algum tempo em um país distante na Europa, Isabel contou a amiga que tinha uma filha, que foi casada duas vezes e que viveu um amor não correspondido.
Após essa pequena "introdução", Camila começa a contar que se desligou da empresa em que trabalhava porque descobriu algumas coisas sobre seu chefe, coisas que ela se arrepende de ter descoberto mesmo que por acaso. Isabel ouvia a amiga sem interromper, estava claro que Camila sentia um certo desconforto ao tocar no assunto, mais precisava desabafar com alguém.
Aos poucos Camila foi fazendo revelações que Isabel jamais podia imaginar, Camila não consegui viver mais com o peso da culpa que sentia, Isabel se calou muitas vezes sem saber como confortar a amiga. Depois de contar algumas coisas Camila diz para Isabel também compartilhar acontecimentos de sua vida com ela, Isabel conta que seu primeiro marido havia falecido, e só depois de muitos anos se encantou com outro homem e se casou. Mauricio era um homem incrível, tratava Sara como se fosse sua própria filha, mais ele guardava ressentimentos que Isabel só foi descobrir depois de muito tempo.
As horas foram passando e Isabel chamou Camila para ir até sua casa, lá conversaram um pouco mais, mais ainda havia muitas revelações a serem feitas. Então elas combinaram de passar o final de semana na casa da família de Camila para poderem conversar mais. O final de semana trouxe para a vida das duas revelações jamais esperadas, que mudou a vida das amigas pra sempre.
Afinal, o que Camila descobriu de tão grave para se mudar de país e que culpa a amiga carregava?, e Isabel, o que aconteceu com Maurício?
Você vai encontrar as respostas lendo Paixão e Liberdade.

Talita 18/01/2011

Este livro fechou com chave de ouro as minhas leituras de 2010.
Comecei a le-lo sem saber muito bem do que se tratava a hisória, e pensei que seria uma leitura com muito clichê sobre liberdade, mas me enganei.

Nas primeiras páginas confesso que não fiquei muito empolgada , e por vezes eu ficava meio perdida em relação ao que estava lendo, mas com o passas das páginas, fui me acostumando com a narrativa da autora , e conhecendo a história de Camila e de Isabel, duas mulheres que nos dão uma grande lição sobre o verdadeiro sentido de paixão e de liberdade.

A história é narrada por Isabel, uma mulher com ambições artísticas e que sempre buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor , mas não foca somente na história de Isabel, também fala de Camila, uma executiva que tinha tudo pra crescer e brilhar na sua carreira em marketing,mas sofre uma grande mudança devido à atitudes equivocadas na empresa , e toma rumos completamente inutisatos em outro país, onde vai conhecer os verdadeiros sentidos de liberdade e amor.

Apósmuitos anos de separação, Camila vai ao encontro de Isabel, para tentar se entender melhor com a amiga, e enfim poder desabafar com alguém sobre sua vida e sobre suas atitudes indevidas que resultou em um terrivel crime, e que a assombra até então.

As duas conversam por dias, esclarecem coisas do passado que ainda as encomodava e maguava, contando suas vidas, fazendo assim, uma amizade antiga ressurgir e assim uma vai dando apoio à outra.

Camila tenta esquecer e se perdoar pelo que fez e pelo que causou sem intenções e Isabel tenta se manter firme diante de seus relacionamentos interrompidos e fracassados.

Essas mulheres dos dão uma grande lição de vida, cada parágrafo, cada páginas nos envolve com acontecimentos surpreendentes e emocionantes.

Veja aqui: http://mundoportrasdaminhaparede.blogspot.com/2011/01/resenha-21-paixao-e-liberdade-por.html

Pâm 26/01/2011minha estante
gostei muito da sua resenha. Parece ser uma leitura interessante. Mas me responde uma coisa, o livro tem alguma coisa com relação a espiritismo ou coisa assim? Se puder responder na minha pagina do skoob ficarei agradecida.

Paam:* http://pamelamarloch.blogspot.com/

AmandaTávora 13/04/2011

Paixão e Liberdade
O livro, em geral, faz você refletir sobre a vida e seus atos. Aborda todos os assuntos : arte, liberdade de expressão, injustiças e vários outros. A história gira em torno das duas personagens principais, Camila e Isabel, que eram amigas de escola, mas cada 'parte' do livro conta um pouco da história de cada uma.

Vivi 12/04/2011

Paixão e Liberdade - Flávia Cristina Simonelli
Primeiramente gostaria muito de agradecer à Flávia que foi extremamente fofa *O* por ter enviado cinco exemplares pra mim!!! Três deles foram sorteados no Clube do Livro (em breve terão postagens das resenhas aqui), um é meu (e ninguém tasca!!!) e o outro será sorteado aqui no Blog!!!

Começando os comentários pela capa!!! É simplesmente Fofa!! Não sei se já comentei aqui, mais Azul é minha cor favorita, depois vem roxo, lilás, preto etc...
E eu achei que ficou bem bacana o contraste do fundo azul com a peninha vermelha, chama muito a atenção!!

Então... Vamos a resenha!!!

O livro fala sobre a vida de duas amigas de Faculdade que se reencontram após 20 anos... Isabel (nossa locutora) e Camila.
Camila procura Isabel para relembrarem os velhos tempos e pedir um conselho, e após tanto tempo separadas têm muitas histórias pra colocar em dia.
É impressionante a viagem que fazemos quando as duas personagens começam a conversar!!! Dá praticamente pra você imaginar os lugares e situações que elas descrevem, a superação dessas duas em situações muito difíceis, a forma de perceber a vida e a morte e tantas lições aprendidas realmente nos comove.

Algo que me tocou muito no livro foi essa situação que acontece quando acabamos a escola!!! Onde foram parar nossos amigos e amigas desse tempo? Lembro que minha turma jurou não se afastar uns dos outros e sempre manter contato!!! Não sei mais de ninguém dessa época!! É algo tão triste, pois haviam ali muitas amizades que sinto falta.

All My Love 13/04/2011

Ju Neves 12/02/2011

Quem não adora aquele livro que nos dá motivos para refletir? Paixão e Liberdade me fez pensar sobre minha visão de mundo, visão sobre as pessoas que eu conheço e admiro. Nada é o que parece, tem sempre duas versões, dois lados, um deles escondido bem fundo, aquele lado que tentamos esconder de todo mundo, porque se tivesse exposto, nem todos iriam gostar, não é?

Este livro é sobre duas amigas de faculdade, que depois de 20/30 anos sem se falar, se reúnem para contar como foram suas vidas, coisas que elas não contariam para as pessoas que as rodeiam atualmente. A linguagem e a história em si mostra que o livro foi escrito para um público mais adulto. A narração é pela visão de Isabel, e ela mesma narra a sua história e de sua amiga, Camila.

Esta segunda foi quem mais me emocionou, achei a história dela linda, e bem triste, mas todo movimento de superação e os recursos que ela usou para se erguer foram bem emocionantes, e principalmente as cenas com a parteira. Até que ponto a ganância e o ciúme pode nos cegar e nos deixar fazer coisas que achávamos repugnantes a princípio? Enquanto isso, a história de Isabel não chamou muito minha atenção, eu lia rapidamente esperando mais detalhes sobre Camila, virei fã dela! Mas não que a outra tenha sido ruim, mas é que eu gosto de intensidade, e não senti isso com ela, é bem calma e baseada nos erros de relacionamento humano. Erros de interpretação, daquele tipo de quando você olha para uma pessoa e pensa que ele está pensando uma coisa, mas na verdade é uma coisa completamente diferente. Como aquela paixão, que você acha que nunca vai olhar para você, mas nunca passou pela sua cabeça que a outra pessoa possa pensar do mesmo jeito em relação a você.

Mais resenhas em:

Mel 17/08/2011

Maravilhoso
O livro nos conta a história de Camila, uma jovem feliz, inteligente e com sonhos próprios da juventude, que trabalha e almeja construir uma promissora carreira em uma grande empresa. E Isabel, sua amiga mais recatada e reservada, que, de certa maneira, inveja o jeito sociável de camila.

Entre elas, e pelo resto de suas vidas, está um fantasma do passado, João Rodrigo, um amigo dos tempos da faculdade.

O tempo sempre acaba afastando grandes amizades, principalmente essas vividas nos tempos da escola, e com elas não foi diferente. A falta de convívio, e a vida que se impõe chama cada um para viver seu sonho e sua realidade.

Camila procurou a realização no trabalho. Muito motivada, alçava cada vez cargos mais altos, mas, no mundo competitivo das grandes empresas, sente falta de acolhimento, compreensão e sabedoria e, pela primeira vez, conhece também a falta de ética.

Já Isabel procura uma realização pessoal na construção de uma família, já que não se sentia motivada pelo seu trabalho dentro de uma empresa.

Vinte anos depois elas se reencontram.
Orgulho, raiva, convicções, dinheiro, poder, família, frustrações, ciúmes, ambição e amor, nesse emaranhado de sentimentos tão divergentes, onde encontrar a verdadeira liberdade e felicidade?

Lendo, descobri que você pode até procurar, mas não vai encontrar em ninguém, porque a verdadeira felicidade está dentro de você e ninguém pode te fazer feliz, cada um é responsável pela sua própria felicidade.

Simplesmente adorei como a Flavia escreve, ela nos leva direto ao assunto com a história contada como se fosse uma conversa íntima, aquelas de portas fechadas, entre segredos e desabafos.

Achei o livro super inteligente, o enredo parece um diário e pega detalhes de uma amizade que, logo no inicio, é muito emocionante. Todos os sentimentos ali citados realmente podem existir entre duas amigas, como, por exemplo, o ciúmes de Isabel por Camila, sempre admiramos algo em um amigo queríamos em nós mesmos. Esses conflitos existem, acredito ser bastante natural e fazem parte da nossa evolução humana.

Com tudo isso o livro é super envolvente, um personagem que não posso deixar de comentar é D. Margarida, com seus pensamentos sempre positivos, encontrei nela a grande amiga que sempre quis ter, um ser humano quase perfeito, visto que a perfeição não existe. Queria muito ser sua vizinha...

Outro ponto notável para mim foi que Isabel não tenta mudar o mundo, e faz de sua maneira, começa pelo lar, rompendo suas crenças.

"Isabel é estranha; Isabel não deixa a filha tomar refrigerante; Isabel não deixa a filha assistir a programas na tevê; Isabel só lhe conta contos de fada. Coitada, que criança alienada! Quem rompe padrões assusta. Quem rompe padrões é louco." Pag. 30.

Em Paixão e Liberdade, existem citações sobre o medo que me tocaram, porque acredito que o medo nos impede de sonhar, de avançar e realizar. É como uma corrente presa em nossos pés. Quem consegue se libertar são aqueles que se realizam, buscam incessantemente seus sonhos independente do caminho e chegam onde determinaram. E, por que não ir atrás?

"O medo tira o contato com o saber. Coloca-nos diante de tamanhas catástrofes imaginárias..." Pag. 100.

"Por que medo? O medo a paralisava. O medo inquietava seu coração, tirando-lhe a coragem e o entusiasmo. Não podia ter medo do que lhe aconteceria..." Pag 159.

Me identifiquei muito com a conclusão do livro, que somos responsáveis por nós mesmos. Não somos vitimas. Escrevemos nossa própria história todos os dias e ninguém pode ser responsável pelas nossas escolhas. Devemos nos despojar de todos os valores herdados.

A chave de toda transformação é ver tudo com outros olhos e, quando conseguir esse feito, tudo naturalmente se transforma.

O livro tem várias citações maravilhosas, mas vou colocar apenas duas frases que nunca esquecerei:

"E o coração que se fecha, adoece."
"Desamarrei-me do que não me servia mais."

Sinceramente?
Achei o livro magnifico, nos prende do inicio ao fim, com uma linguagem fácil de ler e assimilar e, ao mesmo tempo, é uma leitura rica, envolvente e super inteligente.

Enfim, eu amei e super recomendo esse livro maravilhoso que pretendo reler em breve. Estará sempre entre os meus favoritos.

Beijos a todos.
Mel.

Andréa Bistafa 11/02/2011

www.fundofalso.com
Primeiramente quero dizer que a capa é tão linda e tão levemente tocante como o livro!
Gostaria de fazer essa resenha a altura desta leitura. Pois estou um pouco balançada por ela até agora!

Sobre a leitura: Super leve, gostosa, peguei para ler na segunda, parei apenas porque já eram 3h da manhã, e entro no meu serviço às 7h. Realmente me prendeu da primeira a última linha como prometido na sinopse! Um ponto a mais para a Flavia!

Sobre a história: Eu não sabia ao certo sobre o que se tratava pela sinopse, portanto a profundidade do contexto me surpreendeu. Um drama, sobre a vida, sobre nossas escolhas. Em vários momentos a autora nós faz refletir sobre atitudes que tomamos, como o ciúme, ganância, ou até mesmo aceitação e tolerância.
Temos aqui, Isabel, de uma personalidade mais suave, onde muitas vezes deixou a vida percorrer seu curso, sem muitas imposições, é ela quem nos narra a historia de sua vida e de Camila, sua amiga de faculdade, que em um momento de desespero, onde carrega a culpa por um passado egoísta, recorre à amiga que não via há 20 anos.

A autora tem idéias maravilhosas sobre a vida, sobre o destino, sobre amor e liberdade. Por duas vezes recorri à orelha da contracapa, para verificar se ela não havia estuda Filosofia!
Gostaria de postar aqui vários trechos que grifei no livro, mas o esqueci em casa... Portanto à noite irei atualizar o post!

Enfim, eu acredito que não consegui escrever aqui o que senti lendo esse livro, talvez pelo momento em que estou na minha vida, onde tenho de tomar decisões que mudarão completamente o curso das águas...
Com certeza, não será só mais uma historia de amor, mas sim uma historia de onde você poderá tirar sábios ensinamentos para vida.

Eu costumo dizer o seguinte: Se arrepia, é porque é bom! E só de fazer essa resenha me arrepia a lembrança das palavras!
Obs.: Quatro estrelas, apenas por ter acabo tão rápido! Passaria mais 200 ou 300 páginas junto com a autora tentando intender os mistérios da vida!

Book Addicted 07/02/2011

Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente?
Tive que esperar alguns minutos depois de terminar o livro para vir escrever essa resenha. Mas primeiramente quero falar da capa: coisa mais linda! Simples e linda.
O livro do estilo que faz com que você pense: “como alguém que vejo por metade da minha vida, retorna sem aviso e muda minhas ações?”. E é depois de um telefonema que Camila volta a vida de Isabel, 20 anos depois ter saído. Camila precisava contar algo para Isabel, que não imagina o que poderia ser. Começo então por Isabel.

Isabel é quem narra o livro, é uma mulher inteligente, responsável e calma. Nunca foi (pelo que percebi) uma ambiciosa e se sentia satisfeita em ter uma família e um trabalho que gostava. Diferente de Isabel era Camila. Ambiciosa, queria vencer na carreira e agia por impulso, caracteristicas que lhe renderam um alto cargo numa multinacional, mas é lá que fantasmas começam a assombrá-la.

É nesse cenário de desabafos que cada uma conta como viveu os últimos 20 anos, tudo do ponto de vista de Isabel. Personagens complexos, que passam por situações complexas e nem sempre tiveram felicidade na vida, mas é disso que trata o livro e a descoberta de como cada um lida com situações extremas.
Muita gente vai se enxergar nas personagens seus medos, ambições, desilusões. O livro faz refletir muito, eu me peguei pensando se algum dos meus momentos egoístas resultou em consequências graves como os de Camila, se meu não agir vai me fazer chegar aos 40 pensando ‘e se tivesse vivido isso?’, se vou viver assombrada pelo fantasma de um amor platônico e me recusar a deixá-lo ir para onde quer que seja.
O final me surpreendeu não imaginei que um personagem fosse ter tal destino e isso me fez perguntar a mesma coisa que Fabrizio (não vou falar nada mais detalhado para aguçar a curiosidade e vocês lerem o livro!).

Recomendo a leitura, tenha você 20 ou 40 anos. Um livro que mexeu comigo e espero que mexa com vocês também! Um romance que você abre e não fecha até a última página.

POR THAI - Visitem: http://www.portrasdasletras.net

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6