O Irlandês

O Irlandês Tayana Alvez

Resenhas - O Irlandês

Glaucia 03/10/2020

Lindo
Amei demais essa estória,nunca tinha lido nada sobre a vida de um intercambistas,e fiquei maravilhada,com essa estória linda de Robert e Julie,que mulher forte e alto astral,alem de ser negra como eu,me senti na pele dela que m alguns momentos,e sobre a Irlanda que sempre foi meu sonho de consumo,depois desse livro,agora mais do que nunca quero conhecer,e que meninas lindas .Enfim livro Maravilhosoooo,zero defeito.

julia 24/01/2023

| O Irlandês
Aqui vamos conhecer a Julia, uma brasileira, negra, que está tentando ganhar a vida na Irlanda e acaba indo trabalhar como babá de duas garotinhas encantadoras, mas acaba vendo que pai dessas crianças é o cara mais gato que já viu.

A julia nossa protagonista, sofre muito ao tentar se relacionar com homens, pois sempre é rejeitada pela sua cor, o que a deixa muito insegura. O livro mostra como o racismo realmente é, consegue trazer a diferença exorbitante de como uma pessoa negra é tratada no Brasil e como é tratada na Irlanda.

Eu amei acompanhar o desenvolvimento desse relacionamento, a maturidade que os dois tem, sempre resolvendo tudo e conversando para resolverem os problemas, é uma coisa que a gente não se vê em muitos livros.

A ambientação foi uma das coisas que me prendeu no livro, até pesquisei um pouco para saber como é lá porque fiquei muito curiosa sobre Dublin.

Os bares que eles frequentam é muito legal, ver que ela vai lá para cantar karaokê e passar o tempo é muito divertido de ler. E outra coisa que eu gostei muito foi dos amigos e amigas da Julia, sempre que aparecia uma cena dela junto com 6 pessoas no apartamento era icônica.

O livro tem representatividade, gírias que só os brasileiros vão entender.
No meio de tudo isso temos um romance leve e muito fofo que deixa o coração quentinho, acompanhar a Julia com o Robert é uma sensações assim ???.

BibliDaMari 29/05/2023

Um romance fofo na terra mágica.
Se você está querendo motivos para ler esse livro, deixe-me dizer o que encontra nele: Um pai gostoso e traumatizado que se apaixona primeiro e vira o maior cadelinha, crianças fofas que precisam de cuidado e dá vontade de abraçar e uma babá brasileira perdida na terra fria dos vikings que adora cantar no karaoke pra espantar a tristeza. E ele ama a ouvir desafinando. Além disso, pra mim o ponto alto desse livro é o debate interessante (e muito necessário) sobre a fetichização da mulher negra. Nunca tinha lido um livro que tratasse de uma dor que sinto e as vezes tento me convencer de que é coisa da minha cabeça. Foi muito bom identificar e ver coisas fazerem sentido. Além de dar um quentinho no coração a ideia de que as vezes mesmo que não entenda o que passamos, podemos encontrar alguém que nos acolhe e tenta cobrir com amor. Li esse livro em um dia só viu?

Jennifer.Calegari 20/06/2021

AMEI!!
A história não tem pontos altos, não tem plot twists, mas ainda assim é incrível.
É muito fácil se encantar pela Júlia e pelo Robert, e principalmente pelas filhas dele (e meu deus elas são uns amores). Mas indo além do romance, a história não é só isso.
A autora retratou a dura realidade de uma mulher negra que quer tentar a vida fora do Brasil (não julgo, faria o mesmo), ela mostra como funciona a vida de um intercambista na Irlanda, mostra as diferentes forma que a personagem sofreu racismo, assim como milhares de outras sofrem, é tudo tão real. O livro não se baseia apenas no romance, mas principalmente, na trajetória da Júlia e na sua luta.
Eu ri muito em certos momentos, na mesma proporção que eu me emocionei e chorei. É um livro incrível e com muitas lições, vale muito a pena a leitura!

Monica Sobrinho 31/07/2020

Amor
Linda história de amor. Com uma protagonista negra a autora nos mostra, de uma forma leve, como o racismo está entranhado no Brasil e muitas vezes não percebemos. Júlia é uma mulher forte, batalhadora e que busca conquistar seus sonhos da maneira mais honesta e sincera possível. Ela conhece Robert, um homem gentil, pai de duas meninas encantadoras, e que está passando por uma tristeza profunda e mesmo assim não perde a gentileza e a docilidade. Vale muito a pena acompanhar a história destes dois personagens. Eu gostei bastante e a leitura é bem rápida. Deixou meu coração quentinho.

itsclarz 18/12/2022

livro levinho
li em um dia, gostei ate, achei muito interessante que abordou tópicos interessantes. achei q ia ser um livro bestinha, mas abrangeu questões sobre luto e racismo.

acho muito importante livros como este pras pessoas aprenderem mais sobre como é a historia pela visão da mulher negra, nunca tinha lido um livro assim.

as meninas sao umas fofas amei muito, achei muito interessante como é diferente a educação da Irlanda comparada a daqui.

enredo bom, nao foi muito empurrado, tudo aconteceu na ordem das coisas, amei !

@recordandolivros 15/09/2020

Apaixonante e envolvente!
Apaixonada por Júlia e Robert.
Livro gostoso de ler. Nos faz chorar, sorrir, suspirar.
É um misto de emoções que nós encanta desde o início.

Samilly 04/08/2020

Tão booommm
Livro muito bom, com a protagonista negra que mostra o quão é difícil conviver com pessoas que são racistas. Mas ela é forte, mesmo que esse racismo queira destruir ela é amor e sorrisos. Um drama que me cativou, me fez sorrir e confesso que caiu umas lágrimas lendo ele. Uma escrita fluida, e gostosa de ler.

@sandraalmeidaeseuslivros 28/09/2020

Mais um livro que eu adorei. Foi como uma viagem para a Irlanda conhecendo seus costumes e principalmente como educam seus filhos. Robert Campbell tem uma linda família, com sua esposa Aimee e suas duas filhas Annabelle e Alice ( me apaixonei por estas meninas).
Julia é uma Carioca que vai para Dublin fazer um intercambio com a intensão de não voltar mais para o Brasil. Cansada de sentir o preconceito por ser mulher e negra ela encontra na Irlanda uma sociedade que á respeita pelo que ela é. Julia estuda e trabalha em vários empregos. Mas nem tudo é trabalho ela adora as quintas feiras, dia de ir a um bar chamado Australiano assistir os corajosos que se arriscam a cantar no Karaokê. Lá ela de sua mesa solta a voz e exala toda sua luz e alegria.
Ela em uma destas noites esquece seu casaco e quem o recolhe é Robert. No bolso do casaco tem vários cartões de visita de Julia como Babysitter. Ele liga para poder devolver o casaco e também propor um trabalho de 3 horas para cuidar de suas duas filhinhas. O sim de Julia vai lhe abrir muitas possibilidades. Venha conhecer esta linda estória, onde a autora por viver na Austrália nos encanta e nos leva até a Austrália.

Barbara.Goes 29/09/2020

Perfeito
Esse livro é lindo, gostoso de ler e super rápido.
O Rob é um homem maravilhoso e a Júlia não tenho palavras para descrevê-la, Annabelle e Alice são duas crianças muito espertas e maduras pra idade delas. Super indico esse livro, aprendi muito com ele e a nota da autora foi perfeita, Tay é perfeita. Amei o livro.

Mari1465 14/12/2023

?Ouvir da boca de um irlandês que você é o seu amuleto mais precioso é quase tão bonito quanto ouvir um eu te amo.?

Paty M 29/05/2021

Gostei..
Uma história linda, adorei a Júlia e Robert é muito amorzinho...
Mas senti falta de um ponto alto na história..
Faltou um toque de emoção...
Mas a história é realmente linda , vale a pena.

Bia Lopes 14/12/2020

Gostosinho....
Uma história com clichê muito fofo, pra deixar o coração quentinho, mostrando também que onde tem amor de verdade não há espaço para a classe social e muito menos o racismo, onde o choque de cultura só agrega ainda mais a relação......

Karina 01/11/2021

Muitas reflexões e curiosidades, além de muito fofo
Achei essa estória muito leve, rápida e fluída, tem um plot que tinha tudo para ser pesado mas a autora conseguiu suavizar!
Muito interessante conhecer sobre a vida dos imigrantes na Europa que vão em busca de estabilidade financeira e qualidade de vida e acabam encontrando uma vida muito dura de muita luta e trabalho, achei legal a desmistificação de que tudo é muito fácil, o que não é! Interessante a visão da mulher negra e sua relação com o racismo mesmo que sutil!
Adoro a parte onde se explica a diferença cultural, aprendi bastante e a parte do banho meus amores....Hilário! Me identifiquei com a Julia "sem banho antes de dormir, nada de dormir com Julia" kkkkkk