Gilgamesh

A. S. Franchini
Carmen Seganfredo

Resenhas - Gilgamesh

Ghuyer 16/01/2023

Adaptação preguiçosa para o português
Como indica o título, Gilgamesh foi o "primeiro herói mitológico”. Pelo menos o primeiro de que se tem notícia. Sua narrativa gravada no barro pelos sumérios muitos vários trocentos anos atrás é a referência original para praticamente todas as histórias épicas que vieram depois, mitológicas ou não. Como é de se esperar, a primeira qualquer coisa de qualquer tipo sempre tem suas gritantes particularidades, sejam elas boas ou ruins. Assim como a maioria dos textos fundamentais de qualquer área, eu diria que a leitura de Gilgamesh serve muito mais para quitar uma curiosidade intelectual do que para divertir ou empolgar. A pessoa lê para constatar algo como: “Hmm, então era assim que eles compunham uma narrativa nos primórdios da língua escrita”. É interessante. Mas não muito mais do que isso. Coerência narrativa não era um conceito da época, e não viria a ser durante muito tempo, então boa parte da escrita inventa conceitos e regras do nada, apenas para depois esquecê-las ou trocá-las por outras. A sequência dos eventos também não faz muito sentido, as relações causais são arbitrárias, mas assim o são em qualquer mitologia. Não tem o que reclamar nesse sentido. O que dá para observar com alguma crítica negativa, até certo ponto, é a adaptação feita pelos brasileiros Carmen Seganfredo e A. S. Franchini nesta edição. Os dois têm uma coleção de lançamentos sobre as diversas mitologias do mundo. Esta é sua primeira obra que eu tenho dificuldades em terminar de ler. Está certo que adaptar um texto de milhares de anos não deve ser fácil, mas os autores/editores (escolha o termo que quiser) parecem ter sido excessivamente preguiçosos na escolha de palavras e construção de frases. Se por um lado há uma repetição cansativa de alguns substantivos e adjetivos (muitas vezes no mesmo parágrafo), por outro lado volta e meia aparece algum termo obscuro e pouco usual que destoa do restante do texto e quebra o ritmo da leitura. Eu fiquei satisfeito por finalmente ter conhecido a jornada do primeiro herói mitológico, mas também fiquei bem decepcionado com o tratamento dado ao mesmo pela dupla Saganfredo/Franchini.

none 27/08/2015

O excesso de tramas paralelas no final acaba tirando o interesse pela narrativa principal. O narrador parece ávido em dar informações que poderiam constar em apêndices. Nada contra a inserção das histórias sobre o dilúvio de acordo com diferentes culturas (grega, mesoamericana, australiana, judaica, chinesa). Só acho que ocupou muito espaço dentro da estória principal. Mas isso não prejudica de forma alguma a qualidade final, pois trata-se de uma bela estória, contada de forma competente pelos autores brasileiros.

Clio0 02/01/2012

Eficiente.

Não dá para descorrer muito sobre esse livro sem essa palavra.

Os autores não são primores da literatura, e o próprio mito de Gilgamesh é bem conhecido. Mas fazem um bom trabalho em trazê-lo para a literatura e isso, por si só, já é o suficiente.

MÁRSON ALQUATI 20/07/2011

A Primeira Grande Aventura da História!
Excelente resumo da história do maior rei do mundo em sua época, o sumério dois terços humano e um terço deus: Gilgamesh, rei de Uruk. Através de uma narrativa romanceada, este excelente livro nos conta desde o nascimento até a morte, todos os momentos importantes da jornada deste épico e lendário personagem da mitologia sumeriana, passando pelas suas incríveis aventuras na Floresta dos Cedros, a luta com os monstros Humbaba e Touro dos Céus, a amizade com o exótico Enkidu e culminando em sua peregrinação ao Jardim do Sol de Tilmun (Terra dos Deuses) em busca da Vida Eterna. Especial destaque para as várias versões do Dilúvio Global, cada qual segundo uma mitologia distinta.
Recomendadíssimo!