A Obsolescência Programada dos Nossos Sentimentos

Aimée de Jongh

Resenhas -

I.Moon_ 22/04/2024

Encantador!
Eu estava pesquisando alguns pdf's aleatoriamente até que esse me chamou atenção por ser uma graphic novel curta, entao abaixei pra ler, eu não imaginava que seria tão lindo e necessário!
A história começa exibindo a solidão que a sociedade causa nas pessoas que vão chegando na idade mais "avançada", e é triste ver como o etarismo é algo real nos tempos atuais. Por outro lado, no contexto do livro, é lindo ver que dois "idosos" se encontram e demonstram um para o outro, pra quem está em volta, e pro leitor, que a alma não envelhece ??
Enfim, é uma graphic novel com traços lindos, com um casal muito fofo e com mensagens e frases necessárias. Recomendo!
(Leria milhares de livros sobre esses dois)

"Nunca é tarde pra ganhar os presentes que a vida te privou de receber."
"Será que permanecermos fiéis à criança que fomos?"

Leonardo1240 12/04/2024

A idade é apenas um número para aqueles dispostos a viver
O titulo desta HQ foi o primeiro ponto que me atraiu neste livro, o segundo foram os traços e a escolha das cores que o autor decidiu utilizar na construção desta HQ.

Os belos traços são um convite para nos levar pelos diversos temas que são abordados no livro, como por exemplo o etarismo, o processo de envelhecer, as diversas descobertas e surpresas da vida em todas as faixas etárias. O envelhecimento é um tema que sempre me chama muito a atenção por ser um tema em comum a todos os seres humanos. No livro iremos acompanhar Ulisses, que aos 59 anos é demitido após um corte de funcionários e Mediterrânea, que após a perda da mãe se vê deslocada em um mundo que à invalida por sua idade. A vida de ambos é completamente alterada quando seus caminhos se encontram e a partir deste momento unem suas duvidas e inseguranças sobre o futuro e acabam por descobrir o amor em uma idade que a sociedade julga como ser tardia.

Uma história bela sobre o envelhecer, as duvidas e descobertas na terceira idade.

@Estantedelivrosdamylla 23/03/2024

Esperava mais
É uma HQ que fala sobre envelhecer, sobre encarar as mudanças e como esse processo pode ser difícil. Porém, eu esperava que a história estivesse mais em torno do processo de autoaceitação e menos em romance.

Quanto ao romance, eu vejo que é bem legal mostrar que nunca é tarde para amar e para se aventurar nos sentimentos, mas eu achei que foi colocado como "a solução dos problemas ", o que me pareceu forçado e superficial.

Além disso, o desfecho da história foi bem controversa, na minha opinião. Enfim, acho que a temática tem potencial para ser bem melhor desenvolvida, mas ainda assim é uma boa HQ.

Victor.Almeida 21/02/2024

Amei. O conjunto de autores belga e holandes e funciona na perfeicao numa historia de perda, mudanca e muita muita esperanca. E lindissimo

Leticia 12/02/2024

Ah, sério?
Descolada da realidade... Tinha tudo pra ser uma baita história de amor, mas esse final tá mais pro lado da fantasia mesmo.

Lhyz 07/02/2024

"Esperar com esperança"
A história de Mediterrânea e Ulisses é uma forma de nos fazer refletir sobre como a nossa sociedade ver a passagem de tempo. Conforme os dias, vamos ficando velhos(as), contudo a nossa construção social é feita pela e para a juventude. A velhice é etiquetada de "o fim da vida" e nada novo pode partir do "final"... Será? Os autores Zibrou e Aimeé nos provou que, na verdade, um grande amor pode surgir, experimentar as coisas pela primeira vez e, claro, até a relação com o corpo pode mudar.

Eu gostei demais e já recomendei para todos os meus amigos!

Bárbara 06/02/2024

Lindo!
Profundo na mesma proporção que é simples, conceitos tão básicos que passam a se complicar com o tempo. Lindo demais, recomendo sem medo de errar!

alice 29/01/2024

"...o que importa é que ele viu o oceano."
"A obsolescência programada dos nossos sentimentos" vai falar sobre envelhecer, luto, frustrações, solidão, sobre as dores do corpo e as dores ainda mais terríveis da alma, sobre arrependimento, culpa e a sensação de não pertencer. É uma história sobre redescobrir, não só o amor e o prazer, mas a VIDA.

Vamos acompanhar o cotidiano de Ulisses e Mediterrânea e como os dois lidam com o medo do fluxo inevitável do tempo.

Sabe aquelas histórias que parecem simples mas carregam dentro de si um mundo de sentimentos? É o caso dessa HQ. A arte, cada traço evidenciando um sentimento, os diálogos possuem em suas entrelinhas ainda mais significados. É lindo, é doloroso... é real.

Através da perspectiva de Ulisses, acompanhamos sua rotina sufocada e desestabilizada após ser desligado da empresa em que sempre trabalhou, ele faz a mesma coisa há tantos anos que não consegue enxergar outra maneira de encarar seus dias, a solidão o acompanha e junto dela, a sensação de não ser mais útil.

"Quantas vezes mais vou repetir que estou curtindo a vida, finalmente aproveitando o tempo? E, sobretudo, não dizer que, na verdade, é o tempo que me consome pouco a pouco, como a maré, cruel, desgasta uma falésia."

Mediterrânea é uma ex-modelo, dona de uma loja de queijos e que está lidando com a morte recente da mãe. Ela carrega dentro de si outros lutos e todos eles evidenciados pelas marcas do tempo em sua pele. Sua mente não aceita o que vê em frente ao espelho, para ela é assustador que seu corpo seja um lembrete visual e constante de que o tempo ? inevitavelmente ? está passando.

"O corpo se resigna mais rápido do que a alma. O tempo o enruga, o injuria, o humilha... o "envariza", o "menopausa", o extenua, o cicatriza."

Ao encontrar Ulisses, ela redescobre os prazeres do corpo que tanto a assustava e percebe que apesar dos medos que a perseguem, está viva e merece ser desejada e amada por alguém. O desejo de Ulisses transforma a visão que Mediterrânea tinha de seu corpo, ela passa a enxergá-lo como um companheiro, cada marca carregando sua própria história.

É um dos pontos mais lindos dessa HQ, o momento em que os dois se permitem sentir. Quando percebem que estavam apenas existindo e não vivendo.

No começo achei apressado a forma como o relacionamento dos dois começou, depois percebi que eles esperaram tanto tempo...por que esperar mais ainda para ser feliz? Eles tinham a urgência daqueles que acreditam não merecer mais o amor, como se houvesse um prazo para esse sentimento.

Envelhecer é assustador, todas as cobranças que o avanço do tempo carrega mas, no fim, o importante é ter alcançado e contemplado a imensidão do oceano (nem todos têm a sorte de uma tempestade jogá-los em um galho no alto de uma árvore)

campeloreadings 07/01/2024

Esperava outra coisa por conta do título
O título me fez pensar que seria uma coisa super poética, filosófica e reflexiva sobre essa cultura atual onde temos medo de compromissos e buscamos sempre trocar de parceiro.
Entretanto, achei o conteúdo totalmente alheio ao título, apesar de gostar da história. É sobre dois idosos que se apaixonam, o que é um tema muito legal para mim, porque até uns meses atrás eu tinha muito medo de envelhecer (mesmo sendo apenas uma garota de 15 anos). É legal validar os sentimentos dos mais velhos e deixar claro que nunca é tarde demais para o amor e eles não deveriam se envergonhar disso.
Apesar de esperar uma coisa TOTALMENTE diferente, achei muito bom e super rapidinho de ler, por ser uma graphic novel.
campeloreadings 08/01/2024minha estante
p.s.: eu entendi o título algumas horas depois de escrever a resenhar. É sobre achar que os sentimentos humanos têm data de validade. Como se ao fazer 50 ou 60 anos você parasse de amar (romanticamente) e não pudesse sentir tesão, raiva, etc

Ariel 06/01/2024

Lindo e emocionante, uma graphic novel que aborda os problemas a medida que se envelhece, solidão, aposentadoria, obsolescência e ao mesmo tempo constrói uma história de amor nada provável entre dois idosos, uma quebra de tabu mostrando de forma super delicada as descobertas entre o casal, se apaixonando e construindo uma nova vida a dois! Leiam!!! Vale muito a pena

Martina23 29/11/2023

O nosso tempo é enquanto estivermos vivos
Eu não tenho palavras para descrever o quanto esse livro é incrível. Cada frase, cada ilustração, cada reflexão, tudo é incrivelmente contagiante e perfeito. Aceitar que envelhecemos e que todo dia ainda é o nosso tempo, porque o nosso tempo é enquanto estivermos vivos. Aproveitar cada minuto do que resta da vida, sem se prender nos arrependimentos, nas perdas, ou na insustentabilidade do ser. Só viver, porque a vida reserva algumas surpresas para quem se deixa surpreender.

Joelson Santos 21/10/2023

Como será o nosso futuro?
Essa foi a minha primeira leitura de uma obra do francês Zidrou, minha motivação pra lê-la se chama Aimée de Jongh, cujo os trabalhos tenho adorado ler nesse momento. Aqui, cabe a ela a parte de ilustrar essa história, o roteiro fica por conta de Zidrou. E vale destacar essa arte, mais uma obra belíssima desta artista, impossível não admirar cada página.

Quanto a história e suas passagens sinto que há neste texto bem mais do que pude absorver. As discussões levantadas pelos autores me fizeram durante a leitura fazer algumas pausas e refletir, além disso, é impossível não cair em reflexões sobre o passar do tempo. Envelhecer é o futuro de todos aqueles que não tiverem suas vidas interrompidas, é nosso destino, então o que será de nós nesses dias que irão chegar? O que fazer?

É necessário se levantar essa discussão, quais os caminhos da velhice e da nossa relação com nós mesmos, principalmente com a solidão cada vez mais presente nessa realidade de relacionamentos líquidos. Uma bela história que me faz sentir que a mesma só tende a crescer com o passar do tempo e com releituras

Matheus.Soares 12/09/2023

Bela história
Uma hq muito linda e tocante. Conta a história de um encontro de almas. Duas pessoas idosas que já achavam que não tinham nada mais com o que se surpreender com a vida devido às suas idades, e que descobrem que o amor pode ser vivido a cada etapa da existência.
Uma história muito linda, muito comovente e que nos traz grandes reflexões.

PCPESINATO 22/08/2023

À nossa obsolescência.
Lindo, leve mas poderoso, amo as histórias capazes de adentrarem profundezas mantendo a simplicidade no tear narrativo.

Julia 19/07/2023

A Obsolescência Programada dos Nossos Sentimentos aborda um tema que sempre achei que falta ser abordado em todas as mídias, que é esse fato de que nossa sociedade nos coloca uma data de validade. Confesso que minhas expectativas em relação ao quadrinho eram mais altas mas com certeza terminei a leitura com muitas reflexões sobre o envelhecimento.