Os Livros que Devoraram o meu Pai

Os Livros que Devoraram o meu Pai Afonso Cruz

Resenhas - Os Livros que Devoraram o meu Pai

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nina 17/02/2024

Um livro extremamente sensível. Leve apesar de um pouco triste. Um livro sobre livros. Com a escrita diferente e a sensibilidade de sempre do Afonso Cruz. Recomendo muito.

clara :) 13/02/2024

"Vida, muitas vezes, não tem consideração nenhuma por aquilo que gostamos." Nunca me senti tão representada

Amandinha 17/10/2023

?Há inúmeros lugares onde um ser humano pode se perder, mas não há nenhum tão complexo como uma biblioteca.?

Simplesmente perfeito. Se tornou com certeza um dos meus livros favoritos.
?Os livros que devoraram meu pai? conta sobre Vivaldo Bonfim, que se perdeu nas páginas de um livro e desapareceu do mundo. Seu filho, Elias Bonfim, herda sua biblioteca particular aos 12 anos, e assim inicia a busca pelo seu pai no mundo dos livros.

Retrata maravilhosamente bem a sensação de imersividade que um bom livro traz e como as histórias e os personagens das obras que lemos acabam de certa forma nos moldando. Incrível. Recomendo.

?Tenho 71 anos. Olho para meus filhos e para meus netos e penso em que diabo de histórias se meterão e o que é que um dia eles poderão contar. Porque um homem é feito de histórias, não é de DNA e músculos e ossos. Histórias.?

Kauany198 14/06/2023

Os livros te devoram
A proposta foi legal mas esse livro não me prendeu nada...A minha ressaca literária pode ter ajudado nisso,eu me perdi mto nessa história eu não sabia se ele estava de fato nos livros ou não,se essas conversas eram na vida real.

A intenção pode até ter sido essa pra demonstrar mas não fui mto fã,ainda achei Elias um egoísta e o final podia ter mais alguns detalhes.

Talvez não fosse o meu momento de ler esse livro

Agatha209 03/05/2023

Terminei esse livro em menos de duas horas. Simplesmente o melhor livro que eu já li na minha vida. Me pegou desprevenida, pois achei que seria um livro entediante, e no lugar achei o melhor que já li

Taci.Souza 25/04/2023

"Porque um homem é feito de histórias, não é de DNA e músculos e ossos. Histórias." Também de histórias é feito "Os livros que devoraram meu pai", de Afonso Cruz. Um livro que fala sobre livros, indicando livros, metaforando livros e se construindo em livros.

Bastou esse primeiro contato com uma obra de Afonso Cruz para eu cair de amores pela escrita do autor. O modo simples e direto como ele desenvolve a história, numa narrativa envolvente que segue um ritmo rápido, mas não apressado, possibilita a imersão completa do leitor durante a leitura.

Um livro que, em poucas páginas, diverte, intriga, comove e emociona qualquer leitor dotado de sensibilidade. Um livro escrito para quem ama livros, que entrou para a minha lista de favoritos e que eu super recomendo para quem deseja uma leitura fluida e reflexiva.

Aime 14/03/2023

Levinho
É incrível, mesmo para uma pessoa com a minha idade, porque te faz pensar quantos desistem nos erros e a consciência pesa pela culpa e não conseguem seguir mais.

Lucas 06/02/2023

Encantador a cada pagina
O título do livro ja denúncia o grande enredo da historia. Depois de descobrir o que tinha acontecido com seu pai, Elias decide ler todos os livros da biblioteca afim de descobrir o que aconteceu com seu pai e onde ele estava.
O livro tem uma narrativa extremamente leve e encantador. A cada página é revelado algo sobre esse misterio e o mais impressionante é que quando vai chegando ao fim, o livro vai se tornando muito delicado e colocando pontos de vistas interessantes capaz de fazer qualquer adulto rachar a cabeça.
Um livro muito lindo e tocante, com uma narrativa muito rapida, mas capaz de deixar cravada por um longo tempo.

Nandara.Secco 06/01/2023

Um homem é feito de histórias
Como é bom se perder em um livraria e encontrar - totalmente ao acaso - um livro que você julga pela capa, ou pelo título, ou pelo prêmio que ele ganhou e está estampado em letras garrafais, e levá-lo para casa sem pretensão alguma, mas ser arrebatada pela leitura.

Exatamente o que me aconteceu com "Os livros que devoraram meu pai", de Afonso Cruz. Pareceu-me, num instante, ser uma mera fantasia, contudo, este é um exemplar do mais alto nível do realismo mágico - gênero mais incrível e que gera mais reflexão, por justamente colocar uma "lupa" na realidade, fazendo-nos ver de forma clara a nossa humanidade, ainda que pelo viés do absurdo (e ela não é absurda mesmo?).

Que prazer foi acompanhar a saga de Elias Bonfim pelo mundo dos livros em busca de seu pai, pois, para qualquer leitor, a identificação acontece naturalmente, é possível rir, chorar, se emocionar e relembrar das leituras dos grandes clássicos a partir das conversas com as personagens, as quais são colocadas em outras situações que lhes cabem tão bem que pensamos estar lendo continuações das obras originais. Além de tudo, os grandes ensinamentos dessas obras voltam à tona, nos fazendo repensar nossas próprias interpretações e até mesmo nossas atitudes diante da vida.

Para fechar a surpresa, a menção à diabetes como uma doença que acomete pessoas doces fez a diabética dentro de mim rir muito, mas também lembrar das limitações que ela traz.

Chego à conclusão de que os livros mais despretensiosos são os mais surpreendentes, assim como devem ser relidos sempre que possível.

Lu<3 05/01/2023

Expetacular
Comecei a ler esse livro por conta da escola e como sempre não gostei no início porque eu tava sendo obrigada pra fazer a prova. Mas, acontece que eu não tive que fazer e acabei por deixar o livro de lado. Até que um dia eu decidi continuar a ler, e foi uma ótima decisão.
Esse livro é simplesmente perfeito e ainda é sobre amantes de livros, não tenho palavras pra explicar o quanto amei ele.
Os livros que devoraram meu pai é infanto-juvenil, mas qualquer adulto pode ler e adorar. Super recomendo

Venâncio 04/01/2023

Os livros que devoraram o meu pai
Gostei do livro um pouco confuso mas a história é interessante so não da pra entender a proposta do livro é interessante só não foi bem executado minha nota é ??????

Jessi 16/12/2022

O final salvou
O livro é infanto juvenil, mas há questões existenciais tão boas e fortes que claramente uma pessoa mais velha pode ler e vai gostar muito do livro, eu gostei e recomendo

Eloisa 22/11/2022

Muito bom!!
É uma leitura muito rápida,é um livro que você reflete em alguns pontos,mais achei um poucos perdido do assunto principal, mais quando a história vai se desenvolvendo você percebe que é mais sobre reflexão do que o tema abordado no começo do livro,por isso estranhei ,mais tirando isso é um livro maravilhoso pra quem quer uma leitura rápida e prática,só para não perde o hábito da leitura.
Não favoritei mais gostei!!
Acho que poderia ser um livro mais desenvolvido,e concerteza seria um livro perfeitoooo,mais tirando isso muito bomm do mesmo jeitooo!!!!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5