O Sedutor do Sertão

O Sedutor do Sertão Ariano Suassuna

Resenhas - O Sedutor Do Sertão

1 | 2 | 3 | 4

Adri 13/04/2024

Uma história cativante, fácil, cômica, com a pitada de regionalismo característica do Ariano. Simplesmente apaixonada pelo livro ?

Ana Eliza 16/02/2024

O sedutor que me seduziu.
O sedutor do sertão te faz mergulhar de cabeça na cultura nordestina e te leva a uma viagem pela Paraíba enquanto você acompanha as aventuras de Malaquias Pavão e seu fiel escudeiro. Leitura leve, rápida e descontraída, uma história que te prende do início ao fim e que demonstra todo orgulho de Suassuna em ser paraibano.

Leitura recomendadíssima!

Fabi 29/01/2024

Primeiro livro físico lido de 2024
Sedutor do sertão.

Esse é um romance de Ariano Suassuna e traz a história de Malaquias pavão, um enganador nato, que ganha a vida por meio de trapaça e é muito inteligente. Ele se apaixona por Silviana uma mulher casada. Ao logo do livro vamos conhecendo a história do estado da Paraíba, os conflitos entres os partidos políticos e a cultura da época, além é claro da paisagem do sertão nordestino. Super recomendo a leitura desse livro.

08/12/2023

Leitura leve, relativamente rápida e boa. História interessante e engraçada, como boa parte dos livros do Ariano, dá pra soltar umas risadinhas ao ler.

Mari405 26/11/2023

Mais um João Grilo
Malaquias Pavão é o personagem principal dessa história de aventura e amor escrita pelo nosso mestre Ariano Suassuna.

Malaquias nos lembra João Grilo, usando igualmente sua "lábia" para sobreviver entre as guerras políticas na Paraíba.

O Sedutor do Sertão ou O Grande Golpe da Mulher e da Malvada foi escrito em 1966 como uma história para ir aos cinemas. No entanto, isso nunca aconteceu. Somente em 2020 é que o texto saiu da gaveta e foi publicado pela primeira vez.

A ideia do enredo foi inspirada em uma passagem de Os Sertões, de Euclides da Cunha, a quem o livro é dedicado: um golpe para enriquecer contrabandeando cachaça.

A história do livro se passa em 1930, na Paraíba, durante a chamada "Guerra da Princesa", quando os sertanejos, sob a liderança do coronel José Pereira, se insurgiram contra o governo de João Pessoa.

Fabio293 01/11/2023

Leitura coletiva
Escolhemos um autor nacional para essa leitura coletiva. Foi meu primeiro contato com o escritor. Achei um livro agradável, mas nada de espetacular. Terei que ler outra obra pq essa era um script de filme adaptado e não sei se representa bem o legado do autor.

Natali Pacheco 16/09/2023

Superou todas as minhas expectativas! Muito divertido e não dá vontade de parar de ler. Já estou amando tudo do autor ???

LenSa 10/09/2023

A escrita do Ariano é muito divertida, porém todas as que eu li até hoje são bem parecidas uma com as outras

kluanaribeiro 06/09/2023

Ahhhh!! ??????
Eu li e na minha cabeça passava aquele filme ? o homem que desafiou o diabo?. Tem suas semelhanças.
Ariano Suassuna, conterrâneo que deixou sua marca inesquecível no mundo. É aquele contexto de sertão como nos filmes ?auto da compadecida , lisbela e o prisioneiro??.
Essa obra tem um lugar especial no coração

Michele 26/08/2023

Comecei a ler o livro com uma expectativa enorme, pois o clássico " O auto da compadecida" foi uma leitura maravilhosa, terminei o livro com um amor ainda maior pelo autor, ele é Genial. E como a gente consegue conhecer ainda mais o nordeste através de seus textos é, simplesmente, maravilhoso!

Maria.Cecilia 03/07/2023

Irreverente!

Como não abrir um amplo sorriso ao ler uma obra do irreverente Ariano Suassuna? É impossível!

O Sedutor do Sertão é um desses casos. O romance heroico e picaresco, cômico e inteligente, nos conduz a um mergulho nas páginas repletas de sabedoria sertaneja e regadas à peripécias e peraltices.

O protagonista deste livro é Malaquias Pavão, cheio de vigarices, um anti-herói, e apaixonado por Dona Silviana, a dos braços brancos, que por sua vez é casada com Sinfrônio Perigo.

São tantas estrepolias e traquinagens que não dá para contar em pouco tempo; por isso sugiro que leia o livro e perceba o quanto Suassuna é magnífico por ter escrito esse livro em menos de um mês.

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Aline 03/06/2023

Leitura fluida, rápida e gostoo
Malaquias Pavão é um negociante sertanejo, esperto e atrevido, que dá "pequenos golpes" nos seus negócios pra obter vantagem e realizar o sonho de enriquecer... Ele pensa rápido e realiza até milagre se preciso for (forjado claro). Mas sua maior ambição é uma mulher casada, e por ela ele vai galentear qualquer um pra conseguir seus objetivos.

Yanquinha 09/05/2023

Leitura gostosa, leve e rápida. A aproximação do leitor por meio da linguagem coloquial mostra-se eficiente para o encerramento rápido da leitura. Personagens humanos e condizentes com a realidade paraibana da época, além de relações fantasiosas mescladas com a história real brasileira! Tons ironizados e românticos fazem ?O sedutor do Sertão? uma obra ainda mais completa e aprazível.

Sabrina 28/04/2023

Que poesia!!
Simplesmente o melhor livro que li até agora esse ano.
História divertida, personagens cativantes e narrativa excepcional: Suassuna trás o melhor do bom Nordeste em uma história que você vai torcer por seus heróis a cada página lida.

1 | 2 | 3 | 4