O Sedutor do Sertão

O Sedutor do Sertão Ariano Suassuna

Resenhas - O Sedutor Do Sertão

1 | 2 | 3 | 4

Michela Wakami 26/06/2021

Sou fã do Suassuna, vejo muitas entrevistas dele, as quais me fazem dar altas gargalhadas, por isso eu o acho maravilhoso.
Sempre tive vontade de ler os seus livros, e és que surgiu a oportunidade, e comecei por essa obra divertidíssima, não poderia ser diferente.
Um romance cheio de aventuras, aonde acompanhamos o nosso protagonista, fazendo muitas trapaças, para conquistar a mulher amada e muito dinheiro.
Será que ele vai conseguir?
Tem que ler para descobrir.

Super recomendo.

Katia Rodrigues 12/03/2021

O anti-herói sertanejo
Originalmente idealizado como roteiro de cinema em 1966, O sedutor do sertão traz em seu enredo ação, humor, romance e reviravoltas, mesclando ficção e fatos históricos. A trama se desenrola durante um período de luta armada na Paraíba, por volta dos anos 30.

Estão presentes no texto todos os elementos que amamos na obra de Suassuna: as paisagens do sertão, o humor, o herói astuto, representado na figura do malandro sertanejo Malaquias. Protagonista extremamente cativante, como só Suassuna sabe criar.

Ig: @ingrisias

Reccanello 09/08/2021

A malandragem do sertanejo!
Que livro delicioso de se ler, bons e ricos senhores e belas senhoras a quem só peço que me amem! Com um pouquinho de imaginação a gente consegue ouvir nas falas dos personagens as vozes de Chicó e João Grilo, aqueles dois cabras mais feios que briga de foice, e, da mesma forma, é fácil rir de e com suas malandragens, estripulias e seus planos mirabolantes, sempre intentados como arma e "vingança" contra a opressão das "autoridades constituídas" e a dureza da vida imposta pela natureza agreste que só a gota serena!
===
Exceto pel"O auto da Compadecida", não conheço a obra de Suassuna, mas sei que uma de suas motivações sempre foi retratar o sertanejo e sua vida de uma forma alegre e orgulhosa! E ele consegue!

Andreia 18/08/2021

A história se passa entre o sertão da Paraíba e de Pernambuco, tendo como pano de fundo a Guerra de Princesa, em 1930 onde os moradores de Princesa se rebelaram contra o governo local devido à cobrança de impostos.
Malaquias Pavão é um anti-herói, sertanejo astuto, cheio de lábia que junto com seu companheiro Miguel Bioco viajam pelo sertão contrabandeando cachaça sem selo e vendendo folhetos, elixires, retratos do Padre Cícero. Vivem situações inusitadas e perigosas devido ao conflito político local e aos embates entre a polícia e cangaceiros. Malaquias é apaixonado por Silviana e tenta conquista-la apesar dela ser casada com Sinfrônio.

Gabi 16/08/2021

SEDUTOR QUE EU QUERIA QUE MORRESSE NO FINAL
Como eu queria que o Malaquias tivesse morrido no final KKK. Mais uma vez me padeci pelo [*****] da história, Sinfronio é mó legal, qual é o problema ele gostar mais de bicho do que de mulher hahaha mais um personagem incompreendido de Suasuna que foi um dos melhores personagens da história.

Christiane.Sérgio 18/03/2021

Escrito, inicialmente, para ser roteiro de um filme que foi cancelado, Ariano o dedocou à memória de Euclydes da Cunha.

Engraçado e com algum ar de drama, O Sedutor do Sertão nos trás o anti-herói Malaquias Pavão e seu fiel escudeiro Miguel Biôco numa aventura pelo sertão Paraibano em meia a uma luta armada e para sair bem dos dois lados, já que o mesmo se diz do lado das mulheres e do que for mais benéfico para o momento em que estiver em risco.

Não há como não se lembrar de outro grande personagem do Auto da Compadecida - João Grilo. O mesmo jeito malandro, mas Malaquias difere na sedução. O danado tem lábia! ???

Lirieudo 20/12/2021

Uma narrativa engraçada, com muitas cenas que parecem não ter saída mas que no final dá certo. Gostei.

Nivia.Oliveira 11/06/2021

Quando comei a ler esse livro fiquei imaginando Suassuna lendo Os Sertões de Euclydes da Cunha, parando na parte sobre o tráfico de cachaça que ocorreu em Canudos na Bahia e bingo! Começou a escrever as aventuras de Malaquias Pavão pela Paraíba e logo terminou... Dizem que ele gastou três semanas! Coisa de gênio!
O riso é garantido... Mal ou bem fiquei imaginando o nosso protagonista com a cara de Chicó e seu amigo Miguel, o João Grilo do filme Auto da Compadecida estrelado pela Globo.
Assim de uma forma simples e divertida ele fala de jeitinho brasileiro, problemas da seca, corrupção, resistência do povo sertanejo, querelas entre grupos políticos e amor... sobretudo pela cachaça! 😎

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

IvaldoRocha 22/01/2021

Não há como resistir a qualquer coisa que venha de Suassuna, ainda mais quando se trata de algo inédito.
Um jeito de teatro circense, um toque de Don Quixote e como ele mesmo diz, uma homenagem a Euclydes da Cunha, a quem o romance foi dedicado.
Suassuna é um daqueles escritores que são um caso à parte, não bastasse seu carisma e sua sensibilidade em apresentar o Brasil a seus brasileiros.
A história se passa entre o sertão da Paraíba e de Pernambuco onde realmente existiu “O Território Livre de Princesa”, ou seja, um estado independe que se formou em razão da briga entre a oligarquia local, contra a cobrança de impostos. Oligarquia esta acostumada a exercer seu poder através de seus jagunços. O território emancipado da Paraíba, passa a responder diretamente ao Governo central do Rio de Janeiro. O governador da Paraíba envia tropas contra os rebelados e diz que em 48 horas tudo estará resolvido, só que...
Nunca ouvi falar disso nas minhas aulas de história.
No meio de toda essa balburdia surge Malaquias Pavão, um daqueles personagens de Ariano, cheios de espertezas e escorregadio como ele só, vendedor e trapaceiro, atua em feiras e onde pudesse conseguir algum lucro, sempre ajudado por Miguel Biôco, seu Sancho Pança. Tinha duas grandes paixões, uma era seu cavalo Melado.
Seu rival Sinfrônio Perigo, cavalariano, homem “especialista” na compra e venda de cavalos, outro trapaceiro e marido de Dona Silviana, a mulher mais linda da região e a segunda paixão de Malaquias.
Entre as brigas políticas da região, as crendices religiosas, o mestre Suassuna faz a sua arte e brinca de contar estórias, uma dentro de outra e assim vamos.
Uma leitura saborosa e divertida, mas temos que levar em consideração, que se trata de um romance inédito e que originalmente foi escrito como roteiro encomendado à Suassuna para um filme que acabou não sendo realizado. Este romance roteiro foi escrito em uma semana.
Isso acaba se refletindo na estória, não que o romance não seja bom, mas você não pode nem de perto compará-lo a Pedra do Reino e outras coisas de Ariano que levaram anos para serem preparadas e preparadas….
Mas acredite, são horas agradáveis de leitura com toda a certeza, vale muito a pena.
Marcelo.Alencar 03/03/2021minha estante
Hahaha... que resenha legal. Comecei a ler hoje!

Maitê 03/02/2021

Uma delícia de ler esse roteiro em formato de livro, de romance. Conta uma história muito nordestina, de muita familiaridade, inclusive ao contextualizar conflitos históricos. Enfim, Ariano sendo Ariano, engraçadíssimo e politico.
Marcelo.Alencar 03/03/2021minha estante
Comecei hoje...

Maria Clara Mendes 18/06/2022

Esse Ariano Suassuna num tem jeito não ?
A melhor temporada do ano: festas juninas/julhinhas ?????? kk Pra combinar fiz uma leitura gostosa e engraçada, ao mesmo tempo cheia de referências históricas e políticas do nordeste. O sedutor do sertao, meus amigos!

Ariano Suassuna escreve em 1966 se inspirando num fato histórico: a Guerra de Princesa, que foi uma revolução ocorrida em 1930, onde os moradores de Princesa se revoltaram contra o governo da época. ??

Contado através das aventuras de Malaquias Pavão, o anti-herói, e seu companheiro Miguel Biôco que andam pelo sertão paraibano vendendo de um tudo: desde retrato de padre até cachaça sem selo, enfrentando umas poucas e boas, se livrando com a lábia e a malícia pra sobreviver. (No estilo Chicó e João Grilo) ?

Os capítulos são bem curtos e as situações vão acontecendo sem muita cerimônia. O livro tem muitas ilustrações no estilo de xilogravura.

InfinitaTBR- Jana 27/06/2021

Ariano é O Cara.
Estava eu vivendo minha vida, quando de repente BUM? Um ??????? ??é???? de ?????? ????????!

Quando li o título ?? ??????? ?? ????ã??, imaginei muitos amores caóticos, mas... Malaquias Pavão, na verdade, seduzia todo mundo!

A história é uma aventura que prende a gente pela escrita impecável de Ariano; pelas enrascadas que Malaquias se mete e pelo jeito como sai delas.

Mas para mim, o melhor do livro foram algumas expressões do autor. Foram elas que arrancaram meu riso, não exatamente a história.

Por exemplo: imagine uma mulher com um ?ê??? ?? ????? ?
Ou um cara ???? ????? ??? ????? ?? ????? ?
Duas mechas de cabelo que fazem parecer que o cara tem ? ???? ????? ???ê??????. ?

? ???? ?? ??????????? continua sendo meu favorito do autor, mas ? ??????? ?? ????ã? também ganhou um cantinho no meu coração.

Vitor Peixoto 09/01/2021

Uma deliciosa aventura sertaneja
Não há como deixar de valorizar o Nordeste brasileiro após a leitura de uma obra de Ariano Suassuna.

Fui pego desprevenido ao entrar na Livraria Jaqueira, aqui em Recife, e me deparar com este lançamento. Não sabia da existência de um romance inédito de Ariano, publicado recentemente em conjunto a uma reedição completa de sua obra pela editora Nova Fronteira. Livros caprichados, com ilustrações de seu filho, Manuel Dantas, e atualizações de texto que estavam em anotações feitas por Ariano em vida, mas não publicadas.

O Sedutor do Sertão, por sua vez, traz um charme maior. Romance que dialoga diretamente com sua grande obra, A Pedra do Reino, narrado por alguém que descreve as cenas de longe, como quem constrói a cena para os leitores (ou talvez com o objetivo de esclarecer suas ideias para o futuro filme que seria baseado na obra, mas que acabou não saindo do papel). Vê-se um personagem principal, Malaquias Pavão, um herói (ou anti-herói) do Brejo e do Sertão, e seu ajudante, Miguel, percorrendo os trajetos da Paraíba, através de áreas como Alagoa Grande, Taperoá, Pedra do Tendó (momento em que o narrador direciona sua fala para um ligeiro "diálogo" com os leitores, se referindo ao local como o mais bonito do mundo), incrustado num tema recorrente para Ariano em suas obras, e também em sua vida pessoal, especificamente sua infância: A Guerra de Princesa, revolta dos sertanejos contra o Governo do Presidente da Paraíba, João Pessoa, dentro do contexto da Revolução de 30, iniciada no Brasil à época.

O texto desliza por uma leitura rápida, divertida, e transporta o leitor para a realidade de intenso debate político no sertão nordestino, exibindo a astúcia de um personagem que sabe muito bem se livrar de tais percalços, sem deixar de exibir, para seus próximos (e aos leitores oniscientes), suas predileções.

O humor das peças de Ariano também está presente. Impossível não se lembrar da astúcia de João Grilo em O Auto da Compadecida ao aguardamos o próximo plano de Malaquias para a venda de sua cachaça sem selo em feiras diversas nas pequenas cidades da Paraíba, apesar do Sedutor do Sertão trazer um personagem principal que, errático para sobreviver na região dos anos 30, é bem visto pela população, alto e forte, se destacando entre os demais por sua atenção a religião, educação as mulheres, popularidade nas famosas zonas de cada região, que ele conhece pelo nome, e seu famoso e belo cavalo, o melhor e mais cobiçado do estado.

Escrito em menos de um mês, pensando nesse filme que tinha planos de ser lançado, O Sedutor do Sertão ficou engavetado por mais de meio século nas gavetas de Ariano. Ganha, enfim, uma edição para a alegria dos que tanto adoram suas histórias, e evidencia a inteligência e sensibilidade de um autor orgulhoso de suas origens, com bagagem cultural para trazer contexto histórico a um romance nordestino por essência, mas mundial em suas nuances.

SamuellVilarr 05/03/2021

O Sedutor do Sertão, Ariano Suassuna.
Romance de Ariano Suassuna que produziu com a intenção de uma possível adaptação cinematográfica, por alguns motivos não houve a adaptação. Malaquias Pavão, Sinfrônio, Maria Cascalha e Silviana acompanham no sertão da Paraíba, uma aventura com um objetivo que no caminho é cheio de desavenças cômicas e inesperadas. Acompanhamos os objetivos e as armadas de Malaquias Pavão. Enganando o povo e fazendo de besta os que aparecem no seu caminho. Vende poção, cachaça e água. Conhecemos pelos diálogos cômicos e estruturados de Ariano a composição cultural típica do Sertão das raízes da literatura fantástica regional, os bem formados personagens criados pelo escritor. A História é um divertimento da linguagem e da inteligência narrativa do escritor. Acompanhamos nisso o começo o meio e o fim da história, poderia dizer mais sobre. Mas o encantamento e a produção literária e linguística de Ariano é surpreendente e me agrada prufundamente e o mesmo poderia dizer ao me divertir.

Marivaldo.Barreto 16/11/2021

Primeiro livro que leio de Ariano Suassuna, mesmo já gostando do autor pelas entrevistas que já havia assistido. O Sedutor do Sertão é maravilhoso. O modo divertido como é escrito nos faz não querer parar de ler.

1 | 2 | 3 | 4