O Fim está Sempre Próximo

O Fim está Sempre Próximo Dan Carlin

Resenhas - O fim está sempre próximo

Uhtred of Piracaia 04/08/2020

Ótima leitura!
A leitura fica um pouco "travada" por conta do demasiado número de notas de rodapé por página. Entretanto, entendo que isso seja necessário dado que o autor tenta passar informações relevantes acerca daquele tema. Afora isso, sem dúvidas um ótimo livro! O autor aborda as circunstâncias que acarretaram quedas de grandes impérios com base nas evidências recentes; tomadas de decisões de grandes líderes mundiais nas últimas guerras; pandemias; o comportamento do ser humano em cada uma dessas fases e, sobretudo, o quão próximos estamos do fim.

Érico 31/08/2020

Esperava algo mais dinâmico, mas é bom!
O começo do livro estava enfadonho, muita história antiga, a queda das potências da idade do bonze, et cetera... Melhorou muito quando falou de epidemias/pandemias ficando particularmente interessante - lembrando que o livro foi publicado em 2019, muitos meses (um ano, talvez?) antes do COVID-19..."
Em seguida são discutidas as guerras do século XX e, obviamente, era nuclear...
O livro tem muitas notas de rodapé, todas absolutamente pertinentes, não acho que interfiram no ritmo de leitura (seria terrível se fossem notas que tivessem que ser buscadas no final do capítulo, e ainda pior se fossem no final do livro.
Não dá pra considerar uma leitura "leve e divertida", mas creio que cumpre o que se propõe a fazer.

Linhares 15/04/2024

Previu a pandemia?
O livro fala das vezes em que a existência humana foi ameaçada, seja por desastres naturais, guerras ou pandemias.

O autor da uma aula de história com fatos sobre a primeira e a segunda guerra que eu desconhecia.

Mas não se empolgue demais, o livro é muito bom, mas é daquele tipo de livro que promete mais do que cumpre.

Engraçado é o autor dizer que era provável passarmos por uma pandemia 1 ano antes da pandemia do covid-19...

LaraTavares 01/02/2022

Será que a humanidade é confiável?
Um livro interessante, onde o autor passeia por diversos momentos da história, mostrando basicamente como os seres humanos agiram em cada época, ele passa pelas guerras do passado, como os impérios se mantiveram e se destruíram de acordo com o desenvolvimento da época, ele comenta como as pessoas do passado reagiram as pestes, pandemia, sem tecnologia, sem conhecimento, ele fala também sobre as últimas gerras, bombas nucleares, quem decide como, quando e onde usar, e como isso repercutiu no passado, e como seria nos nossos dias,onde temos uma tecnologia completamente avançada, essas são algumas da reflexões que o autor faz, será a humanidade confiável com seu histórico de guerras, de destruição ?
Os capítulos são grandes, tem muitas notas, mas dá pra refletir sobre muitas coisas.

Jvv 06/06/2023

Não foi o que esperava
Comecei o livro achando que faria uma análise do fim de cada grande sociedade, mostrando ciclos e decisões que todas tiveram em comum que levaram ao fim delas, porém é mais um livro de história comum, que fala sobre alguns povos do passado, e na outra metade do livro se limita a falar da 2° Guerra.