Missa do Galo (Contos de Machado de Assis)

Missa do Galo (Contos de Machado de Assis) Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo (Contos de Machado de Assis)

Manu 04/04/2021

Retrata muito bem a mulher do século XIX, não idealizada e conivente com as traições do marido...

Stephanie214 02/12/2023

Conto com o pano de fundo de natal
Aqui neste conto temos o narrador que nos fala sobre a sua estadia na casa do escrivão Menezes na qual moravam também sua esposa Conceição, a sogra e duas escravas. Ele nos relata o dia a dia da casa e que o escrivão mantinha uma amante (o que era de conhecimento de todos até de sua esposa), como a esposa era tranquila e simpática e como foi o período de sua estadia, que na época ele era só um rapaz de 17 anos que estava descobrindo a vida.
Ele estava aguardava ansiosa para poder assistir a missa do galo e enquanto isso aproveitava para colocar a leitura em dia com o romance "Os três mosqueteiros" no qual estava concentrado e esperando as horas passarem e estando no silêncio para não acordar a casa pois já estavam todos dormindo. Pouco tempo depois a esposa do escrivão desce as escadas e os dois começam uma conversa. Uma simples e inofensiva conversa que acaba fazendo o narrador prestar atenção na mulher no jeito como fala, sua doçura e até na sutil beleza que tinha e não entendia porque o escrivão não dava valor a ela, e até começou a sentir uma leve atração por ela.
Ele acaba indo a missa mais não consegue tirar a mulher de seu pensamento. Pouco tempo depois ele vai embora da casa do escrivão e volta para seu lar mais ele nunca esqueceu aquela mulher depois de tantos anos.

Vinijclf 06/12/2021

Sempre fico muito entretido com as estórias de Machado de Assis. É incrível a capacidade que ele tem de prender a atenção do leitor não importando que seja um romance ou um conto.

Julio.Argibay 08/11/2023

Missa
MISSA DO GALO - A casa em que eu estava hospedado era a do escrivão Meneses. Nela morava, a esposa Conceição, a sogra e duas escravas. O Senhor mantinha uma amante, que visitava uma vez por semana. A esposa era tranquila e simpática. O tempo passa e o jovem volta para o interior, são as férias de final de ano. De de lá ele recebe a notícia de que Meneses faleceu de apoplexia. Assim, depois de um tempo, a esposa dele se casa com um escrevente.

Gis 31/03/2021

Missa do Galo
Gostei!

Malu 25/12/2021

Flerte?
A escrita machadiana é super envolvente, e esse conto curto mas bem descritivo, tem a clássica característica de Machado de Assis, te colocar em dúvida, assim como o proprio narrador, sobre o que está se passando e quais são as intenções da outra personagem. Por fim, mostra que as interpretações são livres e o questionamento paira nas conversas e relações humanas.

JefersonBOli 21/04/2021

Desligue-se do mundo ao ler este conto
A história do conto, à primeira vista, pode parecer boba e sem sentido de ser contada, mas vale a pena. Contudo, você precisa desligar-se totalmente do mundo e aproveitar ao máximo cada linha que se expõe como se estivesse acontecendo de verdade. Recomendo ler à noite.

Machado, aqui, mostra temas como a sedução, o cotidiano e fala um pouco sobre a mulher da época. Como algumas mulheres (e isso acontece até hoje) sentem-se feias e desvalorizadas por não receberem a atenção do marido e acabam imprimindo isso fisicamente, porém, ao serem vistas por quem realmente admira sua beleza tornam-se bonitas novamente. Vemos aqui também como alguém ?apagado? pode se iluminar ao mostrar sua beleza interna.

Não há muito o que dizer, pois o conto é curto. Deve ser lido com calma e aproveitando cada momento para uma melhor imersão.

Elis 14/12/2021

Queria ou não queria seduzir?
O bruxo do Cosme Velho e sua escrita maravilhosa deixando sempre a pulga atrás da orelha do leitor. Uma das características mais marcantes na sua escrita, a possibilidade de se ter diferentes olhares, conclusões sobre a mesma história também está presente aqui nesse conto.

Nogueira nos conta um ocorrido de sua juventude na noite de Natal. "Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta."

O Jovem estava a época, hospedado na casa do casal Meneses e Conceição sua segunda esposa. A primeira havia sido prima de Nogueira. Por essa razão lá estava ele. Meneses, um marido fanfarrão que vivía de caso com outras mulheres. Conceição,.uma típica mulher da época, que padece com a traição e "abandono" do marido, mas resigna-se com o tempo visto que não há o que fazer.

Naquela noite de Natal, enquanto aguarda acordado em companhia de uma leitura o horário da missa do Galo, d. Conceição se junta a ele na sala de visitas. E durante essa conversa, esse momento estranhamente intimista, o olhar de Nogueira sobre D. Conceição muda.

Curtinho, vale a leitura.

Bia Hadas 13/02/2022

Missa do Galo - 3,5??
Primeiro contato com a escrita do Machado de Assis, por ser um clássico existem alguns termos bem marcantes da época porém isso não diminuiu a minha experiência de leitura
Um conto nem curtinho que retrata a mulher em XIX, submissa e que aceita as traições de seu marido sem questionar e quando encontra com alguém, com uma simples conversa, tenta de toda forma suprir essa falta de atenção
Seduziu ou não seduziu? Está aí uma coisa que me deixou em dúvida
Me lembrei do traiu ou não traiu com Bentinho e Capitu rs

Patricia Milani 26/11/2020

Apesar de curto é bastante interessante. Sugiro uma leitura atenta para que se consiga perceber o está implícito nas entrelinhas deste conto.

Shirley.Peixe 11/12/2020

As lembranças da juventude
Machado é muito envolvente e missa do galo é só mais um exemplo disso.
Retrata daquelas pequenas experiências que marcam a vida e que você vai lembrar sempre.

Lucas Gabriel 01/07/2021

Inocente
A princípio fiquei sem entender, refletindo sobre o conto percebi que a graça está nos detalhes, no que não é dito de forma "explícita", gestos principalmente. Assumo que fiquei levemente constrangido junto com o protagonista. Acredito que o fato de deixar a entender de uma forma simples, sem grandes acontecimentos levou esse conto a ser considerado um dos melhores do autor. Recomendo esse conto.