O conde de Monte Cristo: Tomo 1

O conde de Monte Cristo: Tomo 1 Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Guilherme 31/12/2023

Perfeito
Sabe um livro que você lê julgando já saber a história, porque afinal é uma história famosa que meio que todo mundo já conhece, mas que quando finalmente você lê, fica em estado de catarse? Estou assim agora...
O conde de Monte Cristo pode ser um livro que mete medo por seu tamanho, mas vale por cada página. A edição que li possui um prefácio de Oleg Almeida informa que Alexandre Dumas tirou sua inspiração de um caso que leu numa matéria de jornal, mas independente de onde vem a inspiração, a riqueza de detalhes, o desenvolvimento dos personagens, toda a trajetória do nosso herói, a forma como a história avança ao longo dos anos... Tudo isso faz desse livro um clássico desses em que devemos parar e fechar as vezes para respirar. Vale muito a leitura.
Thi Acrisio 01/01/2024minha estante
maravilha!!! amigo como foi ler nessa edicção? eu vi que ela é meio grandona.

Guilherme 01/01/2024minha estante
Eu gostei bastante

30/12/2023

Clássico muito gostoso de ler
Este livro com certeza é enorme, não só pela quantidade de páginas, mas de histórias paralelas, lugares e personagens. É fácil se perder, mas a narrativa é tão gostosa que também é fácil seguir a leitura independente de compreender tudo logo de cara.

Tem situações muito fora da curva, que não parecem reais e não me permitiram acreditar, mas de maneira geral é compreensível. A vingança de Dantès é algo tão natural que até passo pano para os meios complexos e até sem sentido que ele arruma.

As mulheres do livro, de maneira geral, são boas de acompanhar. Mas mereciam um pouco mais.

Marcos Aurélio 30/12/2023

Uma boa vingança, ou justiça?
Alexandre Dumas publicou o romance histórico em 1844. O contexto histórico foi o exílio de Napoleão Bonaparte na Ilha de Elba, sua fuga da ilha, e o Governo dos Cem Dias.

Edmond Dantès ama Mercedes. Fernand é obcecado por Mercedes.

Danglas inveja Dantès porque o jovem torna-se Capitão do Pharaon, onde ambos trabalham. E, inveja ainda mais o respeito que o Sr Morrel tem pelo jovem, reconhecendo o caráter, índole e dedicação. Danglas é justamente o oposto em tudo.

Caderousse é um aproveitador. Alguém quem está sempre à espreita, aproveitando-se de oportunidades duvidosas, ou dificuldades do próximo para tirar vantagem.

Villefort é obcecado pelo poder. Dissimulado, oportunista e frio. Em seu caminho lamacento trilhado para alcançar seus objetivos, poupou apenas o próprio pai. Mas, as custas da reputação de Dantès.

O romance começa com Danglars semeando o mal, Caderousse regando e Fernand espalhando. A genialidade de Dumas é impressionante. Ele traz novamente crítica a igreja, cita passagens semelhantes as lidas em "Os Bórgias".

A construção e desenvolvimento das personagens, a evolução da teia de uma trama muito bem construída e amarrada. A capacidade de prender o leitor, fazer com que este se desespere torcendo por um fim, um meio, um caminho diferente. Mas é Dumas, o Mestre, que nos guia página por página.

Um livro dentro de um livro, quando imaginei que o livro tomaria um rumo, Dumas me levou a outro, improvável, fantástico. O capítulo da Família Morrel é para mim um dos mais lindos e emocionantes da literatura. Chorei, torci, sofri com Pierre, Maximilien, Julie e Emmanuel.

As aulas do Abade Faria, suas falas sobre educação, conhecimento, tesouro e loucura. Quem realmente eram os loucos naquela prisão? O Abade foi o Mestre que todo aluno deveria ter.

Li este livro depois de ter assistido o filme, e raramente o faço. E foi maravilhoso, o livro é infinitamente melhor. É um dos livros que sugiro insistentemente a leitura. Um clássico no verdadeiro sentido da palavra. Escrito por um gênio, para ficar eternizado na literatura mundial.

JoAo366 30/12/2023

Eu não sou muito bom em fazer resenha...Acho que nem sei rs
Falar de "O Conde de Monte Cristo"(Dumas), é algo desafiador,dado o peso(não só literal kkk,mas também metafórico) dessa grande obra de Dumas,acho que todo leitor que aprecia a boa literatura deve ler, é lindo! Apesar de termos "Edmond Dantès" como protagonista, temos histórias dentro de histórias,que se entrelaçam... É uma aventura de tirar o fôlego,o ritmo da história nos faz querer virar página por página, passar horas a fio lendo e lendo e lendo... Não vou dar spoilers...Pois quando se trata desse livro,acho injusto fazê-lo...Mas espero de verdade,que quem leia pela primeira vez,sinta o que eu senti,chore,se emocione enfim... Já li essa obra três vezes,e é meu xodó...Tanto que tenho duas versões maravilhosas...Pois bem,o livro fala sobre superação, resiliência, vingança,e uma das coisas que mais me chamaram atenção:o poder do conhecimento...Mas a vingança retratada no livro, não é como algo tirano,mas a justiça que vem à frente,que tudo volta para aqueles que fazem tanto o bem quanto o mal...Leiam!Leiam e leiam!(:
Wesley - @quemleganhamais 30/12/2023minha estante
Ficou muito boa a resenha e tenho vontade de ler essa obra.

JoAo366 30/12/2023minha estante
Obrigado!!Leia,vale a pena... Preciso ler mais de Dumas, estou com "Os Três Mosqueteiros" e faz anos que estou adiando, minha meta pra ano que vem será iniciar está outra obra tão conhecida.

Léo 07/01/2024minha estante
Vi esse livro na biblioteca, é pesado mesmo, dois tijolos. ?
Gostei da resenha. ?

JoAo366 07/01/2024minha estante
Obrigado... Você precisa lê-lo...???

miladc_ 29/12/2023

UMA VERDADEIRA OBRA PRIMA?

Esse livro é simplesmente perfeito, me falta palavras para descrever como foi a leitura durante esse 1 mês, pois foi tão emocionante cada passagem que já estou com saudades de ler ele novamente (hehehe).

A forma como o autor descreve cada momento, cada situação, cada sofrimento ou alegria é fantástico a tal ponto que cheguei a sentir toda tristeza, agonia, raiva e ódio que o Dantès sentiu, foi como se eu estivesse com ele sentindo tudo aquilo, passando tudo aquilo que ele enfrentava.

As reviravoltas que aconteceram me deixaram sem palavras, o plano de vingança do Dantès foi perfeito, pq mesmo sem ter sujado as mãos ele conseguiu tudo o que seu coração mais ansiava. Além de ver o homem que ele se transformou foi incrível demais, acompanhar essa evolução dele.

A escrita é perfeita, mesmo sendo um livro de época e sendo bastante extenso é muito tranquila e fluída a leitura, em momento algum sentir a leitura chegar a ser monótona.

Amei demais cada capítulo, super recomendo essa história incrível ??

Eliza.Beth 29/12/2023

Um dos melhores livros da vida
Que saga maravilhosa!
Edmond Dantes ganhou meu coração.
Um ser humano simples e de alma inocente que por uma injustiça precisa se tornar um ser diferente.
Sofri com ele passando por seu calvário, torci por sua vingança e voltei a sofrer quando ele percebe que, talvez, ele não seja Deus, como ele imaginava.

Leitura que prende. Nunca conseguia ler só um capítulo. Um dos melhores capítulos do livro é quando ele volta à masmorra que ficou preso. Um lindo capítulo, cheio de lembranças e emoções. Genial porque quando o leitor tbm começa a questionar algumas coisas, junto com Dantes, ele volta ao passado para nos lembrar o que sentimos no começo do livro.

Gostei muito do final. Achei coerente, acolhedor, emotivo.

Estou tão feliz de finalmente ter lido O conde de Monte Cristo.
5 merecidíssimas estrelas.
Carolina.Gomes 12/01/2024minha estante

Biblioteca da Yas 28/12/2023

O Conde de Monte Cristo
Nessa livros você encontra romance, ciúmes, política, traições e muitas intrigas.
? Neste mundo não existe felicidade sem infelicidade, existe a comparação de uma com a outra, só isso. Só quem realmente sofreu é capaz de dar valor á alegria?? Edmond Dantès .

Robtavares 28/12/2023

Sensacional
O tamanho do livro (mais de mil paginas) assusta, mas a história eh muito envolvente! Estou completamente encantada!
smellofbooks 28/12/2023minha estante
Amo esse livro! Queria ler de novo pela primeira vez... O Dantes é tão inteligente mds!

Jane.FAlix 28/12/2023

Encerrando 2023 com chave de ouro
Que livro maravilhoso pra encerrar 2023!
Apesar de ser um livro muito extenso, em nenhum momento é uma leitura monótona. Longe disso!
Um clássico escrito por Alexandre Dumas, cheio de nuances e críticas à sociedade da época. A narrativa já é bastante conhecida pelos filmes, mas que não prejudica em nada a leitura, pois os detalhes do complô, do cárcere e da vingança são narrados tão minuciosamente que o leitor embarca de corpo e alma no universo de Edmond Dantes e de todos que o cercam... Enfim, maravilhoso de todas as formas.
Ziza 28/12/2023minha estante
Um dos meus favoritos da vida.

Jane.FAlix 28/12/2023minha estante
Com certeza já é um dos meus tbm.

Letícia 28/12/2023minha estante
Arrasou muito!!!!

ste 27/12/2023

"esperar e ter esperança"
Eu amei esse livro, ponto final.
juro, ele é uma grande novela, tem algumas partes chatas/cansativas (como qualquer livro), mas ele é muito bom, quem estiver com medo pode ler na cara e na coragem porque ele, mesmo sendo bem antigo, tem uma escrita bem tranquila. muito bom, super indico.

aqui está como ebook, mas eu li o físico, coloquei ebook porque gosto da capa azul e não estava achando, enfim: li durante as férias porque né, é um tijolão e impossível levar isso na mochila para ler no transporte público, então li em janeiro, julho e agora dezembro. achava que só terminaria no meio do ano que vem já que esse livro é dividido em cinco partes e eu achei que leria apenas uma parte por férias, mas ele é tão de boa e tão viciante que acabei lendo bastante e olha só, consegui terminar antes do ano acabar, to feliz por mim mas não leio outro calhamaço desse tamanho tão cedo :)

Yann Almeida 27/12/2023

Esperar e ter esperança
A obra Conde de Monte-Cristo narra uma história rica e multifacetada, podendo ser observada de diferentes perspectivas. É uma história sobre maldade humana e azar, vingança e raiva, expectativa e recompensa, além de algumas coisas mais.

Tendo tantas releituras espalhadas em diversas mídias, desde Simpsons à livros com sua história adaptada e resumida, ler Conde de Monte-Cristo foi uma aventura e um prazer que aprendi a aproveitar apenas na metade da obra.

Toda a descrição, aprofundamento do mundo e costumes de diversas culturas como uma forma de mostrar de tudo sem a necessidade de sair de casa, tudo vale a pena. É possível fazer mil e um resumos sobre a obra, mas a sua totalidade é imperdível.

Freezerburn 26/12/2023

O Conde de Monte Cristo
Essa vai ser a minha resenha mais complicada de se fazer.

Primeiramente, que leitura maravilhosa!!! A escrita é fluida e instigue a você sempre querer saber o que vai rolar a seguir. O livro tem mais ou menos 3 partes: Edmond Dantes, Conde de Monte Cristo e Consequências. Cada parte é bem definida, mostrando o início, o meio e o fim do protagonista, além de ter outros personagens super interessantes e bem construídos, eu que imaginava que iria me perder com os personagens coadjuvantes que não tem tanta importância, a verdade é que cada um tem seu papel e cada um tem seu destaque.

A escrita é maravilhosa em diversos momentos. Sendo diferente de acordo com a ocasião, mostrando a falsidade de certos personagens, o desespero de outros e até mesmo demonstrando perfeitamente a comunicação de um homem paralítico que só pode falar através dos olhos. Apesar de ser cansativo em alguns pontos, ele é incrível em quase tudo. Um detalhe que acho meio que um defeito, meio, é que o Dumas quis falar TUDO NOS MÍNIMOS DETALHES, não é atoa que o livro de 1300 páginas.

Não se preocupe se você assistiu o filme ou viu o anime, nenhum deles conseguiu pegar TUDO que o livro tem, o anime que possui 26 episódios de 22 minutos NÃO adaptou toda a obra, além de que o anime começa por volta da página 400, ele mudou muita coisa, e se o anime não conseguiu imagina o filme de 1h30min. Eu recomendo demais que todos lêem o livro pq ele merece.

O livro, ao contrário o que TODOS dizem, não é sobre Vingança, talvez um pouco, mas ele tem mensagens muito lindas sobre Perdão, Generosidade, De Que Existe Bondade no Mundo, Acreditar nos Planos de Deus, Arrependimento, Amor, Esperança e Felicidade. A história, apesar de se focar em diversos personagens, demonstra muito bem a jornada de Monte Cristo, uma jornada de arco negativo que graças ao amor e amizade fez com que ela não termine em desgraça, mas sim com um final positivo. Villefort, Morcef e Danglars podem ter destruído vidas inocentes, especialmente de Monte Cristo, mas o livro não tenta demonstrar que o Conde está correto em punir de maneira monstruosa os três, o Conde tem diversas condutas questionáveis e no fim ele se arrepende. É engraçado pois eu não imaginava que o livro teria tantas mensagens cristãs, principalmente por ser uma história de "vingança", mas lá pelo final demonstra bastante sobre isso.

E eu preciso aqui expressar meu amor aos Morel, tudo envolvendo eles eu amei, desde o Simbad salvando eles da falência até o Conde salvando Maximillen e Valentine, a história deles é a mais emocionante e que eu levarei no meu coração ????

Eu amo demais esse livro e ele se tornou um dos meus favoritos, Recomendo a todos a lerem o livro, uma verdadeira obra prima
Inaiá 26/12/2023minha estante
q resenha impecável?

Freezerburn 26/12/2023minha estante
Caraca muito obrigada ^^ fui escrevendo na emoção rsrrsrs no final deu mais de 2700 caracteres rsrrsr

oliverpenelope 28/12/2023minha estante
Estou lendo o livro, e q sensação q tenho são as mesmas q voc descreveu, resenha impecável

Freezerburn 28/12/2023minha estante
Muito obrigada ??

SrAdnarim 26/12/2023

Épico!
Por já ter lido há alguns bons anos, comecei a leitura meio hesitante, mas não teve como não prender a minha atenção do início ao fim. Confesso que em alguns capítulos ainda pensei: "Ok, cadê a ação?", mas a paciência foi recompensada com um desenrolar épico. "O Conde de Monte Cristo" é uma montanha-russa de emoções! Edmond Dantès passa de herói injustiçado a um grande mestre da vingança, e cada reviravolta apresentada é como um soco no estômago.

Rafa 26/12/2023

Esperar e ter esperança
Que viagem!
Em todos sentidos,mas valeu a pena.
Gostei de muitas coisas,desgostei de outras tantas,mas o saldo totalmente positivo,sem mais.