O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Guilherme.Fontenel 20/02/2024

O que fazer quando de uma hora para outra sua vida muda de repente? Acusado de um crime que não cometeu, é isso que acontece com Edmond Dantès, e ao longo do livro você irá vê o que esse misterioso e complexo personagem irá fazer em sua busca por justiça para com aqueles que o acusaram.

Leonardo1344 19/02/2024

Nenhuma página é desnecessária
É um livro sobre muitos temas: gratidão, vingança, felicidade, remorso. Todos capazes de gerar emoções grandes no leitor.
Vale dizer que nenhuma página é em vão, não só porque as histórias secundárias são muito interessantes, mas porque se elas ocorrem sempre o Conde as aproveita para levar para a história principal, se já não era plano dele antes.

Eriii_Souza 12/02/2024

Melhor vingança
Li este quando estava no ensino médio, e foi onde conheci o que mais tarde chamaria de plot twist. Nesta história você vai conhecer o sabor da dor, traição e todo o drama da vida do protagonista. Nele você conhece a força da vingança e a esperança de dias melhores.

Flávia 06/02/2024

Livro extremamente grande
Achei uma leitura bem amarrada. Não tenho problemas com livros grandes, mas esse tornou-se cansativo devido às excessivas caracterizações. A história em si é um clássico, mas ao ser lida, tornou-se fatigante. No mais, fiquei bem confusas com tantos personagens e senti falta de um maior dinamismo.

Robtavares 06/02/2024

Acabou...
Agora, lidar c a ressaca literária desse livro belérrimo, magnífico, esplêndido! Uma coisiiiiiinha no final não gostei. Mas são 1500 páginas de aventura e emoção. Vale a pena demaaaaaaiiiissss! Amei!

Dida 06/02/2024

Apesar do final me desagradar um pouco, especialmente no que diz respeito à um dos que o conde se vinga (a vingança em si não é spoiler, é o enredo base do livro), esse livro, é absurdamente sensacional. Uma gama gigante de personagens, que sempre tem alguma relação entre si, que o autor consegue elaborar de uma forma extremamente incrível, sem deixar nenhum fio solto. Estou impressionada com a incrível habilidade com que ele liga tudo de forma tão bem feita. A leitura é extremamente fluida, tanto que mesmo sendo um livro de mais de 1300 páginas, você mal sente, pelo contrário, a vontade que dá é ler ele numa tacada só, pois o autor consegue criar desfechos e ganchos tão absurdos que você fica sedenta pra ler o de cada personagem. Enfim, não é a toa é um classico mundial.

Marciela 04/02/2024

O desfecho
O romance termina de forma certa, não concluindo a vida dos personagens com o bordão e foram felizes para sempre.
Levando nos a pensar como terminou alguns personagens.

Leya 01/02/2024

Tinha que ser Dumas
Uma gangorra entre o espanto e o fascínio me resume durante essa leitura. Dumas como sempre me conquistando mesmo envolto em uma pitada de prolixidade característica da época escreveu um gigante fluido.
Ana140 01/02/2024minha estante
Precisando finalizar esse grandão

Leya 05/02/2024minha estante
Perfeito princesa. Recomendo muito

Ingrid 01/02/2024

Para quem procura um livro com conspirações, traições e vingança esse é o livro! O que explica o motivo de existirem vários filmes baseados na obra! Vamos conhecer a história do marinheiro Edmond Dantès, que será preso. Ele se diz injustiçado, inocente e vítima de um complô de Villefort, Danglars e Fernand Mondego. Na prisão, Dantès conhecerá o Abade Farina, e seu novo amigo será o personagem principal e mais importante para Dantès; ensinando-lhe todos os conhecimentos necessários para que o marinheiro possa realizar seu plano de vingança contra os supostos responsáveis por seu infortúnio. Após 14 anos, numa fuga extraordinária, o sonho se torna possível e vamos conhecer o Conde de Monte Cristo, que não medirá esforços e escrúpulos para colocar os planos de vingança de Dantès em andamento. As perguntas que ficam é: será que Dantès é relamente inocente? E o Conde conseguirá sua vingança? O interessante do livro é descobrir que ele foi escrito por Dumas com a colaboração de August Marquet, concluída em 1844 d publicado em formato de folhetim em 1846. Além disso, no decorrer da leitura é possível pensar em questões sociais, que ainda permanecem na atualidade, e no sistema judiciário (será que ainda é tão falho como vai se mostrar no livro?). E, sobretudo, pensar se a vingança é a melhor forma que existe para que a justiça seja feita, se ela traz paz ou se acaba sendo um meio que punirá os culpados e as vítimas. Eu só conhecia os filmes, e adorei ler o livro que me proporcionou me aprofundar na história e fazer vários questionamentos, e a edição box da editora Zahar é linda, inclusive com ilustrações.

Key 31/01/2024

Depois de 3 meses eu finalmente terminei esse livro, a história é extremamente atual e surpreendente, com diversas reviravoltas que eu fui incapaz de prever, porém, é um daqueles livros que você lê uma vez na vida pra nunca mais.

A Leitura dele é um pouco arrastada pois ele vai costurando e detalhando todos os acontecimentos sem deixar explícitos os planos do personagem principal. Não achei a linguagem difícil mas tem muitas referências culturais e históricas que não consegui compreender

E claro, como todo livro antigo tem ali um ataque aos direitos humanos, o livro tem escravos, e (na minha concepção) pedófilos

Juli 29/01/2024

Esperar e ter esperança
O conde de Monte Cristo é uma leitura muito distinta das que estou acostumada. E isso de forma alguma é ruim.

É praticamente impossível não odiar quem Edmond Dantès odeia e não amar quem ele ama.

Uma leitura que faz apaixonar, rir, entristecer, sofrer e ter raiva? ou seja: repleta de emoções e sensações humanas.

Acredito que essa é uma estória que estará para sempre no hall das minhas favoritas!

?(?) toda a sabedoria humana estará nestas palavras:

Esperar e ter esperança?.

Vitoria camara 24/01/2024

O livro mais envolvente e bem escrito que já li na vida!
Primeiramente, a edição da Martin Claret está de parabéns, não só na beleza e qualidade do livro mas como em tradução, notas de roda pé e tudo o que realmente envolve a história.
Segundamente, a escrita do autor realmente é muito boa, sejamos sinceros que 1300 páginas cansa, porém por incrível que pareça quando a gente conhece os personagens e se envolve de fato com a vingança de Edmond, já era, o livro sai como se tivesse 200 páginas.
E por último mais não menos importante, sobre a história em si, é uma leitura que eu tive a honra de concluir, acredito que Edmond não teve sorte em sua vingança, pra quem realmente entendeu o Conde de Monte Cristo subentendesse que não foi ao acaso, ele de fato estudou os seus adversários ouso a dizer que virou uma obsessão, viu crimes cometidos contra outros e se filiou à isso, usou dessas pessoas como manobra para sua vingança sem sujar seu nome, no quesito religião tenho crenças diferentes do personagem principal, o que não interfere na perfeição com que a história se desenrola, o único defeito pra mim, foi o final, que eu espera ser totalmente diferente, mas levei como um tom de surpresa ao leitor que deixou a sair da caixinha!
Leiam, esse tipo de leitura não só entretém como também engrandece!

Siqueira 23/01/2024

O filme foge bastante do livro, mas, ainda assim o livro é muito melhor. Nos capítulos finais, vejo a mudança de postura do conde, antes aquela sede de vingança, dá lugar ao arrependimento após o filho de Villefort ser morto pela mãe por causa de sua ação. Gostei bastante.

Denise 23/01/2024

Como eu escapei? Com dificuldade... como eu preparei esse momento? Com prazer!?

O Conde de Monte Cristo do autor francês Alexandre Dumas, é um dos maiores clássicos da literatura francesa e mundial. O autor que possui outros grandes clássicos nos entrega nessa obra um dos grandes romances sobre vingança já escritos.

A leitura foi realizada em uma das edições mais lindas que já vi desse livro. Conde de Monte Cristo, foi lançado em uma edição ilustrada e comentada pelo selo Clássicos Zahar, do grupo editorial Companhia das Letras.

?Para todos os males, há dois remédios: o tempo e o silêncio.?

As ilustrações trazem uma experiência rica a leitura e eu amei elas, mas o que mais gostei dessa edição foi o conteúdo extra sobre o autor, porque que realmente amo conhecer um pouco melhor os autores dos clássicos que leio. Super recomendo essa edição e para quem gosta de edições comentadas também está muito bem feito as notas do livro, mas podem seguir sem as ler.

Aqui temos a história em uma narrativa em terceira pessoa, cujo narrador é onisciente, que nos conduz epicamente pela jornada de vingança de Edmond Dantes, desde sua origem humilde, porém uma vida repleta de alegria e realizações pessoais, passando pela traição sofrida, aprisionamento, amadurecimento e vingança.

Edmond, é até hoje um exemplo de personagem que foi moldado por acontecimentos trágicos de sua vida, ao inicio do livro, ele é ingênuo e de bom coração, apaixonado e feliz com uma vida humilde, não percebe o rancor e inveja que desperta nas pessoas ao seu redor. Ao sofrer uma grave traição e levado a passar anos encarcerado, ele precisa se transformar em outra pessoa, e conta com a ajuda de um aliado peculiar, que não somente o ajuda, dando a ele as ferramentas necessárias para sua vingança, como o é essencial para a sua fuga.

?- Em troca de sua ajuda, eu ofereço algo muito valioso.
- Minha liberdade?
- A liberdade pode nos ser tirada, como você bem sabe. Eu te ofereço meu conhecimento.?

O Conde de Monte Cristo, possui outros personagens cativantes e repulsivos, como Abade Faria, que se torna amigo e confidente de Edmond, Mercedes, antiga noiva de Edmond, Fernand Mondego, o antagonista principal e Albert de Morcerf, filho de Mercedes. São os que eu mais considero interessante, contudo na realidade o romance possui todos os personagens muito bem elaborados, suas personalidades são complexas e Dumas soube tecer um romance extremamente relevante, não à toa, que é uma obra que já foi adaptada milhares de vezes e continua até hoje uma leitura impactante.

?Os seres queridos que perdemos não repousam debaixo da terra, mas o levamos no coração.?

O romance é um calhamaço e não recomendo ler com pressa, a trama é muito bem escrita e fluida, porém, em alguns pontos se arrasta em narrativas estendidas, que facilmente poderiam ser resumidas ou cortadas...

Mas é um clássico que sempre recomendo para leitura, que mostra o poder de uma narrativa fluida e poderosa, Edmond nos leva a uma jornada de vingança, mas não de crueldade desnecessária, em muitos momentos você se vê imaginando se haverá algum final feliz para ele após a obtenção da vingança que o consome e se você for como eu, vai torcer para que haja.

?Esperar e ter esperança.?

Indico para quem gosta de clássicos literários, de dramas densos e personagens cativantes. E principalmente para quem não tem medo de encarar uma leitura que pode ser feita em uma semana ou alguns meses.

?E agora ? disse o desconhecido -, adeus bondade, humanidade, gratidão... adeus a todos os sentimentos que regozijam o coração...?