O Conde de Monte Cristo

O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Ivi 26/10/2023

Bem diferente do filme
Eu já gostava muito do filme, mas sabia que o livro devia ser incrível e realmente o é.
Demora um pouco para engatar e o começo é pouco emocionante. No entanto, vale muito a pena persistir na leitura.
Extremamente detalhado, conta com personagens ricos e histórias dentro de histórias. Realmente muito bom!

alyfrnds 21/10/2023

Até que é bonzinho, mas a história é cansativa, isso é fato. mas ao mesmo tempo tem um certo suspense sobre o que vai acontecer sobre a vida fo personagem principal

Valéria 20/10/2023

Um clássico por um bom motivo
Me surpreendi muito com o livro, não por duvidar dos elogios já feitos, mas por ter me envolvido tanto na história.
Mas acho que para ler ele é preciso esquecer de tudo que você já viu a respeito, porque a história segue seu rumo com personagens complexos e envolventes onde cada narrativa agrega ao contexto geral.
Também achei um livro bem francês (contém ironia) algumas descrições de personagens, suas reações a certas situações e formas de expressão são tão explicitamente características de um estilo de escrita francês que eu achei fascinante.

Oobrusm 17/10/2023

Apesar de eu ter demorado uma eternidade, é um livro incrível, favorito do ano e da vida com todo certeza!

Master 17/10/2023

Justiça VS Vingança
O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, mergulha profundamente na complexidade das noções de justiça e vingança. A narrativa nos conduz através das sombras da vingança, ao mesmo tempo em que questiona a verdadeira natureza da justiça.
A trama central gira em torno da transformação de Edmond Dantès, um homem injustamente acusado e preso. Aqui, Dumas nos convida a refletir sobre a linha tênue entre justiça e vingança. A história sugere que a vingança pode se disfarçar de justiça, e vice-versa, e que a distinção entre elas pode ser sutil.
O livro também destaca o impacto da vingança sobre pessoas inocentes, pois muitos que sofrem nas mãos do Conde de Monte Cristo são apenas peões em seu jogo de retribuição. Isso nos leva a questionar se a busca de justiça pode ser justificada quando acaba prejudicando inocentes, e quando a linha entre reparo e injustiça se torna embaçada.
A obra ressalta a dualidade da resposta à justiça: tanto a vingança quanto o perdão são possíveis. Dumas também nos alerta para o perigo de sermos enganados por nossas próprias crenças. O Conde de Monte Cristo acredita firmemente em sua busca por justiça, mas sua obsessão e sua transformação em um agente vingativo questionam a integridade de sua causa.
Em resumo, este clássico literário nos desafia a refletir sobre questões profundas relacionadas à justiça, vingança, inocência e perdão. Através de uma narrativa rica e personagens cativantes, Alexandre Dumas cria um terreno fértil para explorar esses dilemas morais, fazendo deste romance um clássico atemporal que continua a intrigar e inspirar os leitores.

Mila 16/10/2023

Uma obra-prima
Falar de vingança e não lembrar de O Conde de Monte Cristo é quase impossível. Já tinha minha relação de amor com o filme, mas nada se compara à experiência forte e arrebatadora do livro.

Foram 1.300 páginas de muitas tramas e personagens marcantes, vivendo dentro de um contexto político e social importante da França no século XIX. Ler esse livro foi como acompanhar uma novela, onde ansiamos o desenrolar da história e esperamos a resolução dos conflitos. O nosso protagonista, Edmond Dantès, é alvo de uma grande injustiça e o sentimento que prevalece no leitor é a revolta.

Ele consegue se reerguer, mas constrói o futuro em função do passado. Agora como o Conde de Monte Cristo e o coração endurecido, ele vive apenas pela vingança. Ainda assim, sempre senti muita empatia por ele, só queria que Edmond fosse feliz, algo que ele julgava nunca mais ser desde que foi preso no Castelo de IF.

Todo o tempo que dediquei a essa leitura foi precioso. Uma obra-prima da literatura francesa e mundial!

Vladia Castro 14/10/2023

O conde de Monte Cristo
Alexandre Dumas. Edmond Dantés, marinheiro, chegava de mais uma viagem bem sucedida no barco Faraó. Bem quisto por seu superior, iria se casar c a mulher amada e tinha um pai zeloso. Mas a inveja de homens fracos o levam a ser preso por inventarem mentiras (já tinha fake News!!). Edmond passa 14 anos preso, é considerado morto por todos. Em um golpe do destino, conhece, na prisão o Abade Faria, escapa e herda o dinheiro incalculável dele.
Edmond volta como o Conde de Monte Cristo, muito rico, culto e misterioso tecendo um plano de vingança contra os que lhe prejudicaram no passado.
Alexandre Dumas consegue criar uma história com várias pontas p depois ir costurando os nós, assim como o plano de vingança de Monte Cristo. Vale totalmente a pena!!!!

daniela.claro.9 12/10/2023

Confesso que antes de iniciar a leitura fiquei um pouco receosa de começar. Mas a cada página queria ler mais e mais. Gostei muito do livro, que recomendo 100% a leitura.

Jucorujinha 07/10/2023

Chato no começo, Muito bom no desenvolvimento e final um pouco corrido.
Um calhamaço pra chamar de seu?
Gostei da leitura no geral e de ter lido em LC.
Achei interessante que nas partes que eu me diverti com a leitura, muitos odiaram kkkkk
Não é minha história favorita da vida, mas foi legal para passar o tempo. Aconselho que se for ler, não se prenda a metas, apenas leia no seu ritmo sem prazos. Mas se você for dessas pessoas que precisa de um incentivo para não abandonar a leitura, talvez seja melhor ler com alguém par não desistir na metade. ^^ @corujinhak1094
Li em e-book

Fernanda 05/10/2023

"Esperar e ter esperança."
Embora o livro seja muito longo, não é cansativo e enfadonho. E confesso que demorei um pouco para ler o livro, mas foi uma leitura prazerosa, e valeu a pena.

Os personagens são muito bem construídos, e a história se desenvolve muito bem. Faz jus a fama que tem, e merece o título de Clássico da literatura.

Amei o livro, sinceramente.
E adorei o personagem do Edmond Dantes ??

A última frase do livro, levarei para minha vida: "ESPERAR E TER ESPERANÇA"

_________________________________________

"Não existe nem felicidade nem infelicidade neste mundo, existe a comparação de uma com a outra, só isso. Apenas aquele que atravessou o extremo infortunio está apto a sentir a extrema felicidade. É preciso ter desejado morrer, Maximilien, para saber como é bom viver.

Portanto, vivam e sejam felizes, filhos diletos do meu coração, e nunca se esqueçam de que, até o dia em que Deus dignar-se a desvelar o futuro para o homem, toda a sabedoria humana estará nestas palavras: Esperar e ter esperança.

Seu amigo,

EDMOND DANTÈS
CONDE DE MONTE CRISTO"

dudi =) 05/10/2023

"Só conhece a mais pura felicidade aquele que enfrentou a mais profunda tristeza."
O primeiro ponto que quero destacar é: como eu pontuo um clássico? Normalmente, eu pontuo com cinco estrelas aqueles livros que me dão o sentimento disso mas com clássico não cosigo exatamente trazer esse sentimento a tona. Entretanto, eu leio, aprecio a leitura e a importância que o livro trouxe para o mundo e como poderia dar nota baixa?

Como posso resenhar um clásssicoo? Isso é muito difícil.
Amei a primeira parte, terminei muito rápido. Gostei muito pois a narração de Edmound na prisão foi muito bem esrito e fiquei viciada. Todavia, nas próximas partes foi um pouco mais lento. Não foi ruim, mas tambpem não foi muito emocionante.

Sou uma pessoa de ação e o Conde foi totalmente por questões morais. Gostei de todos os personagens em geral, mesmo que no ínicio foi complicado distinguir todos os personagens e famílias.

Achei o livro bem previsível nas partes que seriam os plowts. Quem estava matando, quem ia morrer, o que ela ia fazer... mas acho que o objetivo não era surpresa e sim a lição de moral por trás de tudo.

O CONDE DE MONTE CRISTO é uma pessoa genial. Ele cria um plano com probabilidades, vocês tem que sacar isso. Ele foia atrás da única pessoa que poderia comprovar que um inimigo tinha feito tal coisa, mas ele não sabia se esse inimigo iria a tribunal e se a pessoa iria depor (ele não influenciou a pessoa e nem fez a pessoa ir a tribunal diretamente) e achei isso simplismente sensacional, quanto tudo que esse homem bolou felizmente se encaixou

chorei com duas mortes SIM pois sou dessa alguém morrendo com um cenário triste já pego o lencinho! que bom que eu li esse livro

Victória 04/10/2023

Resenha| O conde de Monte Cristo
Mais um calhamaço que eu achei a leitura bem fluida. Não tinha dificuldades nenhuma e é bem empolgante. A história, personagens, e etc.
Eu amei.

Lara 03/10/2023

Uma obra fantástica que a princípio é sobre vingança, mas sobretudo, vai mais além, abordando sobre a complexidade das relações humanas e a fluidez das relações, como as pessoas são imperfeitas. Alexandre Dumas faz com maestria a descrição e desenvolvimento dos personagens e que para muitos pode ser considerado prolixo, para mim foi essencial. Há algumas ressalvas sobre acontecimentos que não me agradaram no livro, mas que não tiram a imersão e complexidade da obra. Enfim, esse livro me fez sentir junto com Edmond Dantès todos os sentimentos q o cercavam durante a narrativa e como suas motivações me fizeram refletir muito sobre amor, perdão, vingança e esperança.
Atreus 04/10/2023minha estante
Eu pensei que o conde e a mercedes reatariam e depois o conde descobriria que seu amor é Haydee e traisse Mercedes com Haydee. Igual o marido da Natalie Portman a traiu com uma jovem ativista francesa chamada Camille Étienne.