O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Gabi Garcia 14/03/2024

Um livro que mexeu comigo? senti raiva ? senti preguiça?.
Senti ansiedade ?. Me emocionei ? e chorei. Eu amei

Jandira.Antunes 12/03/2024

Meu primeiro calhamaço
Meu primeiro calhamaço foi incrível ler esse livro, demorei muito, pois intercalei com outros livros, e os demais da faculdade

Eu amei a história do Dantes, mas fiquei apaixonada pela história da Valentine e do Maximilien rsrsrs
Foi muita emoção, chorei, dei risada ,as vezes me senti confusa em meio às histórias.
Porque sou um pouco devagar.

Vale a pena ler a escrita é fluida não tem como não se apaixonar por esta obra.

Um pouquinho sobre esse calhamaço
"O Conde de Monte Cristo", escrito por Alexandre Dumas, é uma obra clássica da literatura mundial que narra a história de Edmond Dantès, um jovem marinheiro injustamente acusado de traição e preso em uma ilha-prisão. Após escapar da prisão e encontrar um tesouro escondido na ilha de Monte Cristo, Dantès assume uma nova identidade como o poderoso Conde de Monte Cristo, determinado a se vingar daqueles que o traíram. Ao longo da trama, o livro explora temas como justiça, vingança, amor e redenção, proporcionando uma narrativa envolvente repleta de reviravoltas emocionantes e personagens memoráveis. Com sua trama intricada e sua habilidade em tecer várias histórias paralelas, "O Conde de Monte Cristo" continua a cativar leitores de todas as idades ao redor do mundo, deixando uma marca indelével na literatura.

Quero ter a oportunidade de lê novamente.

debora-leao 12/03/2024

Triste por ter acabado esta leitura
Não posso dizer que foi uma surpresa. Eu decidi começar a ler este livro como logo um dos primeiros de 2024, em 16 de janeiro, por causa de um comentário da Paloma Lima, que dizia que recomendava este livro para quem queria começar a ler mais clássicos pois, apesar do tamanho, era acessível e mantinha todo mundo sempre muito interessado... Ela descreve o livro como um "grande novelão".

Cada ponto disso é verdade. Eu achei que fosse levar uns 4 meses lendo, visto que nas 800 páginas de Anna Kariênina levei isso, mas levei 1 mês e três semanas, li mais de 10 livros intercalados e pausei duas semanas entre o tomo 1 e o tomo 2. Se não tivesse intercalado com tantos livros e nem dado pausa, levaria menos de um mês. Não é mérito meu, mas da história, que é fluida, tem ritmo rápido e pontos consistentes e constantes de escalada - mas sem deixar ninguém sobrecarregado.

Se a Paloma diz que o livro é um novelão, eu fico feliz que seja uma novela com espaço para a vingança, mas também para o perdão e o amor. Curiosamente, eu, tão cristofóbica, rsrsrsrs, me vi afeita à abordagem religiosa do romance, que fala de justiça e pecado, de perdão e piedade, caridade, de aparências e de (auto)contemplação.

Achei muito bem tecidos os finais dos personagens. Se analisarmos bem, Monte Cristo nunca dá o golpe final em nenhum deles. Ele dá vários outros, "intermediários", que ajudam, claro, a constituir o caminho final, seja por sua ação ou abstinência, mas ulteriormente, o destino é trilhado pela pessoa que é afetada (Fernand Mondego que o diga!). Isso me parece profundamente filosófico.

Me incomodei com uma característica recorrente do autor nessa narrativa: no meio do livro (de fato, no início e no fim isso não ocorre), ele meio que esconde do leitor também as identidades e os respectivos backgrounds em jogo. Como sou meio lerdinha, demorei muito a sacar algumas identidades assumidas pelo Conde. Fiquei realmente pensando que eram outras pessoas. E depois, quando a dúvida surgiu, ainda achei que fosse coisa da minha cabeça. Mas além disso, muito tempo se passa sem que sejam novamente mencionados ou lembrados os infortúnios do Dantès, as injustiças cometidas pelos arquitetos da maldade, as motivações para tudo... Esse último ponto acontece notadamente quando começam as maquinações, que, devo concordar, parecem "dar voltas", mas que, no fim, são todas muito bem costuradas, fazem muito sentido com o livro todo.

As críticas presentes no livro foram ótimas. Me fizeram rir muitas vezes. Quando do nada o Dumas mete que "afinal a frança trata muito melhor os estrangeiros que os próprios franceses" (ou algo assim, puxei de cabeça) e volta pra cena, achei muito engraçado, parecia só um comentário despretensioso, sarcástico, leve e pairando por ali. É uma crítica, mas não me parece amargurada. Me parece vir no faiscar dos olhos, num meio-sorriso irônico, numa mesura risonha... Gosto muito disso.

O equilíbrio do autor em descrever uma cena com alguns detalhes mas também abrir espaço para imaginarmos muita coisa (a decisão do que ele dirá e do que imaginaremos) é sempre muito bom em todo o livro. Torna-o leve mas coeso, firme. O constante resgate de cenas anteriores foi ótimo, também. A história é longa e repleta de personagens (me lembrou literatura russa) mas é difícil esquecê-los (diferentemente dos russos)!

A tradução foi um pouco empolada no início, acho que os autores poderiam ter simplificado mais a linguagem (sua densidade não me parecia servir a um propósito, ali), mas ela se torna mais fluida (ou eu me acostumei a ela) a partir do meio do livro. As notas são interessantes, mas dispensáveis para uma primeira leitura mais fluida. Acho que serão muito úteis em uma releitura, pois traçam inúmeras conexões com o ambiente francês da época.

Já a edição dessa linha Clássicos Zahar dá simplesmente um show. Primorosa mesmo. Paguei quase 200 reais sem um pingo de arrependimento (não sou rica rsrsrs, é o meu maior investimento já feito em um livro). A edição em dois volumes é linda, termino a leitura de um tijolo desses como se fossem novos. Não é mérito meu, mas da editora. São lindos, e, devo dizer, é a primeiríssima vez que as ilustrações de um livro de ficção, majoritariamente textual, são muito enriquecedoras pra história. Pretendo sempre optar pelas versões dessa editora daqui pra frente.

Stboyll 10/03/2024

O conde de monte Cristo é o clássico que todos deveriam ler, por mais que não seja o tipo de leitura pra muita gente

Juliane72 05/03/2024

O conde de monte Cristo
Dumas, apresenta uma obra prima com este livro, não é atoa que é um clássico, tanto da literatura, qto das artes visuais. Impecável.

Thaís 03/03/2024

E a história de um rapaz humilde e íntegro que é traído e como consequência fica preso por 14 anos, quando consegue sair da prisão ele promete vingança a todos que o prejudicaram.
Eu gostei muito da história, mas pela primeira vez eu gostei mais do filme. ?
Eu achei mais simples e menos cansativo.
Esse livro tem uma parte 2 que eu optei em não ler.
Mas indico muito, é uma história maravilhosa.

alinepickles 02/03/2024

Demorei um pouco pra pegar o ritmo e pra aprender o nome de tantos personagens, comecei lendo 1 ou 2% por dia, mas depois da metade já tava lendo de 5 a 8% (impossível ler mais que isso, uma vez que o livro é um calhamaço kkkkk). Interessante observar o conceito de vingança do Dantés, e emocionante ele reencontrando o passado nos últimos capítulos. Muito bom, apesar de caber tranquilamente em 500 páginas

Odeovo 29/02/2024

Peguei da escola e esqueci de devolver rsrs
Bem, esse foi o primeiro livro que li na vida, aos 10 anos de idade. Embora seja infanto juvenil, despertou-me o interesse pela literatura e para ler o grande clássico, posteriormente.

Milena.Batalha 29/02/2024minha estante
Esperar e ter esperança.

Giuliana 29/02/2024

Obra prima
Meu primeiro calhamaço não poderia ter sido outro. Foram 1370 de reviravoltas, emoções e ensinamentos. Que livro perfeito!!!

Odeovo 28/02/2024

O Primeiro Clássico a Gente Nunca Esquece
Simplesmente meu primeiro clássico! Havia lido a versão infanto juvenil há alguns anos e o filme com o Jim Cavieziel é, simplesmente, um dos meus favoritos!

Achei um livro bem descritivo, com longos diálogos e questões filosóficas que intrigam e que eu adoro!
Nele você ri, chora, sente raiva e desejo de vingança, tudo o que se poderia querer! Amo tudo desse livro! E mal posso esperar para reler!

Nat 28/02/2024

?Esperar e ter esperança.?
Ler esse livro foi uma experiência nova pra mim. Nunca li um clássico tão bem construído, um enredo minucioso mas que no final tudo se fecha.
Apesar de ter começado a ler pelo filme, o livro não se trata apenas de uma vingança por amor, fala-se de honra, moral e perdão.
Entender quem era quem no início foi bem complicado, demorei pra me situar, mas, uma vez que os eventos foram tomando forma lá pro meio do livro caracaaaa mermão, o conde era brabo. Vale mt a pena ler, tanto que é um clássico. Muito plot twist, muito bom amei !

Luciana 22/02/2024

É preciso ter querido morrer, para saber como é bom viver.
Finalmente terminei essa história com algumas reviravoltas. Claramente ele poderia ser escrito em 400 páginas? Sim. Porém são tanto detalhes que talvez se perderiam na história.
Amei o final dos personagens, monte Cristo tem um coração bom, e fez bem aos que mereciam.
Estou feliz por ter acabado.