O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Ingrid 01/02/2024

Para quem procura um livro com conspirações, traições e vingança esse é o livro! O que explica o motivo de existirem vários filmes baseados na obra! Vamos conhecer a história do marinheiro Edmond Dantès, que será preso. Ele se diz injustiçado, inocente e vítima de um complô de Villefort, Danglars e Fernand Mondego. Na prisão, Dantès conhecerá o Abade Farina, e seu novo amigo será o personagem principal e mais importante para Dantès; ensinando-lhe todos os conhecimentos necessários para que o marinheiro possa realizar seu plano de vingança contra os supostos responsáveis por seu infortúnio. Após 14 anos, numa fuga extraordinária, o sonho se torna possível e vamos conhecer o Conde de Monte Cristo, que não medirá esforços e escrúpulos para colocar os planos de vingança de Dantès em andamento. As perguntas que ficam é: será que Dantès é relamente inocente? E o Conde conseguirá sua vingança? O interessante do livro é descobrir que ele foi escrito por Dumas com a colaboração de August Marquet, concluída em 1844 d publicado em formato de folhetim em 1846. Além disso, no decorrer da leitura é possível pensar em questões sociais, que ainda permanecem na atualidade, e no sistema judiciário (será que ainda é tão falho como vai se mostrar no livro?). E, sobretudo, pensar se a vingança é a melhor forma que existe para que a justiça seja feita, se ela traz paz ou se acaba sendo um meio que punirá os culpados e as vítimas. Eu só conhecia os filmes, e adorei ler o livro que me proporcionou me aprofundar na história e fazer vários questionamentos, e a edição box da editora Zahar é linda, inclusive com ilustrações.

Key 31/01/2024

Depois de 3 meses eu finalmente terminei esse livro, a história é extremamente atual e surpreendente, com diversas reviravoltas que eu fui incapaz de prever, porém, é um daqueles livros que você lê uma vez na vida pra nunca mais.

A Leitura dele é um pouco arrastada pois ele vai costurando e detalhando todos os acontecimentos sem deixar explícitos os planos do personagem principal. Não achei a linguagem difícil mas tem muitas referências culturais e históricas que não consegui compreender

E claro, como todo livro antigo tem ali um ataque aos direitos humanos, o livro tem escravos, e (na minha concepção) pedófilos

Juli 29/01/2024

Esperar e ter esperança
O conde de Monte Cristo é uma leitura muito distinta das que estou acostumada. E isso de forma alguma é ruim.

É praticamente impossível não odiar quem Edmond Dantès odeia e não amar quem ele ama.

Uma leitura que faz apaixonar, rir, entristecer, sofrer e ter raiva? ou seja: repleta de emoções e sensações humanas.

Acredito que essa é uma estória que estará para sempre no hall das minhas favoritas!

?(?) toda a sabedoria humana estará nestas palavras:

Esperar e ter esperança?.

Vitoria camara 24/01/2024

O livro mais envolvente e bem escrito que já li na vida!
Primeiramente, a edição da Martin Claret está de parabéns, não só na beleza e qualidade do livro mas como em tradução, notas de roda pé e tudo o que realmente envolve a história.
Segundamente, a escrita do autor realmente é muito boa, sejamos sinceros que 1300 páginas cansa, porém por incrível que pareça quando a gente conhece os personagens e se envolve de fato com a vingança de Edmond, já era, o livro sai como se tivesse 200 páginas.
E por último mais não menos importante, sobre a história em si, é uma leitura que eu tive a honra de concluir, acredito que Edmond não teve sorte em sua vingança, pra quem realmente entendeu o Conde de Monte Cristo subentendesse que não foi ao acaso, ele de fato estudou os seus adversários ouso a dizer que virou uma obsessão, viu crimes cometidos contra outros e se filiou à isso, usou dessas pessoas como manobra para sua vingança sem sujar seu nome, no quesito religião tenho crenças diferentes do personagem principal, o que não interfere na perfeição com que a história se desenrola, o único defeito pra mim, foi o final, que eu espera ser totalmente diferente, mas levei como um tom de surpresa ao leitor que deixou a sair da caixinha!
Leiam, esse tipo de leitura não só entretém como também engrandece!

Siqueira 23/01/2024

O filme foge bastante do livro, mas, ainda assim o livro é muito melhor. Nos capítulos finais, vejo a mudança de postura do conde, antes aquela sede de vingança, dá lugar ao arrependimento após o filho de Villefort ser morto pela mãe por causa de sua ação. Gostei bastante.

Denise 23/01/2024

Como eu escapei? Com dificuldade... como eu preparei esse momento? Com prazer!?

O Conde de Monte Cristo do autor francês Alexandre Dumas, é um dos maiores clássicos da literatura francesa e mundial. O autor que possui outros grandes clássicos nos entrega nessa obra um dos grandes romances sobre vingança já escritos.

A leitura foi realizada em uma das edições mais lindas que já vi desse livro. Conde de Monte Cristo, foi lançado em uma edição ilustrada e comentada pelo selo Clássicos Zahar, do grupo editorial Companhia das Letras.

?Para todos os males, há dois remédios: o tempo e o silêncio.?

As ilustrações trazem uma experiência rica a leitura e eu amei elas, mas o que mais gostei dessa edição foi o conteúdo extra sobre o autor, porque que realmente amo conhecer um pouco melhor os autores dos clássicos que leio. Super recomendo essa edição e para quem gosta de edições comentadas também está muito bem feito as notas do livro, mas podem seguir sem as ler.

Aqui temos a história em uma narrativa em terceira pessoa, cujo narrador é onisciente, que nos conduz epicamente pela jornada de vingança de Edmond Dantes, desde sua origem humilde, porém uma vida repleta de alegria e realizações pessoais, passando pela traição sofrida, aprisionamento, amadurecimento e vingança.

Edmond, é até hoje um exemplo de personagem que foi moldado por acontecimentos trágicos de sua vida, ao inicio do livro, ele é ingênuo e de bom coração, apaixonado e feliz com uma vida humilde, não percebe o rancor e inveja que desperta nas pessoas ao seu redor. Ao sofrer uma grave traição e levado a passar anos encarcerado, ele precisa se transformar em outra pessoa, e conta com a ajuda de um aliado peculiar, que não somente o ajuda, dando a ele as ferramentas necessárias para sua vingança, como o é essencial para a sua fuga.

?- Em troca de sua ajuda, eu ofereço algo muito valioso.
- Minha liberdade?
- A liberdade pode nos ser tirada, como você bem sabe. Eu te ofereço meu conhecimento.?

O Conde de Monte Cristo, possui outros personagens cativantes e repulsivos, como Abade Faria, que se torna amigo e confidente de Edmond, Mercedes, antiga noiva de Edmond, Fernand Mondego, o antagonista principal e Albert de Morcerf, filho de Mercedes. São os que eu mais considero interessante, contudo na realidade o romance possui todos os personagens muito bem elaborados, suas personalidades são complexas e Dumas soube tecer um romance extremamente relevante, não à toa, que é uma obra que já foi adaptada milhares de vezes e continua até hoje uma leitura impactante.

?Os seres queridos que perdemos não repousam debaixo da terra, mas o levamos no coração.?

O romance é um calhamaço e não recomendo ler com pressa, a trama é muito bem escrita e fluida, porém, em alguns pontos se arrasta em narrativas estendidas, que facilmente poderiam ser resumidas ou cortadas...

Mas é um clássico que sempre recomendo para leitura, que mostra o poder de uma narrativa fluida e poderosa, Edmond nos leva a uma jornada de vingança, mas não de crueldade desnecessária, em muitos momentos você se vê imaginando se haverá algum final feliz para ele após a obtenção da vingança que o consome e se você for como eu, vai torcer para que haja.

?Esperar e ter esperança.?

Indico para quem gosta de clássicos literários, de dramas densos e personagens cativantes. E principalmente para quem não tem medo de encarar uma leitura que pode ser feita em uma semana ou alguns meses.

?E agora ? disse o desconhecido -, adeus bondade, humanidade, gratidão... adeus a todos os sentimentos que regozijam o coração...?

Isabela.Wapenik 23/01/2024

Uma brevíssima consideração sobre O Conde de Monte Cristo
Quando comecei essa leitura, não sabia nada da história além do famoso nome de Edmond Dantès e que o Henry Cavill participou do filme. Toda essa volta oara dizer que eu não esperava nada do livro e encontrei uma das mais fascinantes histórias sobre redenção e perdão!

Sobre a escrita, foi tão fluída que nem vi o tempo passar. Isso pra mim se torna muito relevante, visto que ainda se tem essa ideia de que os clássicos são maçantes. Claro em que há momentos de pura enrolação, mas que com um esforço são passados. O que mais me surpreendeu e me agradou foi o fato de que há muitos diálogos e em cada um deles (por mais banais que pareçam) há pelo menos algo a ser refletido.

Sobre os personagens, tão complexos, delicados, frágeis, maus, felizes, tristes, inteligentes e acima de tudo: bem humanos. Poderia passar horas comentando sobre eles, mas para isso seriam necessários muitos spoilers!

Por fim, esse livro para aqueles que não tem medo de calhamaços, que buscam uma história repleta de reviravoltas e que querem um fio de esperança nessa vida turbulernta dos dias atuais.

Daniela 19/01/2024

Que desafio que foi! Passei muito tempo entre as páginas deste livro a acompanhar os anos de infortúnio de Edmond Dantés.
Foi demorado, principalmente porque a determinado momento fiz uma pausa mais longa na leitura. Só quando estabeleci uma meta de ler 1 cap por dia é que voltei ao ritmo e lia vários em sequência. Também se tornou mais motivador por estar na fase final, em que tudo se foi desvendando.
A prisão de Dantés foi triste e muito injusta. Aqueles anos na prisão foram um tormento e um grande desafio para qualquer um. A solidão, o desespero... Difícil que um inocente passe por esses anos de cárcere e não se sinta profundamente revoltado e injustiçado. Após conhecer o Abade Faria, novas possibilidades surgiram, tanto em termos de grandes conhecimentos, como uma condição financeira ímpar.
Monte-Cristo deve ser um dos personagens mais complexos e ricos, um homem sempre vários passos à frente do mais inteligente de todos, com artimanhas e conhecimentos que lhe possibilitaram uma vingança sem igual. Um esquema muito bem planeado, ganhando a confiança de todos, tanto amigos como inimigos.
Passei muitas horas à volta destas páginas, algumas mais prazerosas que outras. Reconheço e enalteço a obra como um todo e todas as reviravoltas e esquemas para atingir o seu fim, que era vingar-se de cada um que contribuiu para a sua prisão.
Engane-se quem pensar que é uma ode à vingança. É a história de um homem que sofreu e depois renasceu para se vingar. É um relato de alguém que cumpriu o seu objetivo, mas se apercebe da quantidade de inocentes que sofreram devido aos seus atos. É o tornar-se Deus e no fim se aperceber que afinal não passa de um Humano.
Uma grande obra que vai permanecer na memória e que merece uma releitura.

Nikollas HoTToN 19/01/2024

Excelente!!
Um dos melhores livros que li na vida e também um dos melhores personagens já criados EDMOND DANTES.

Erica201 19/01/2024

Isso é sobre vingança ou justiça?
O livro possui uma narrativa com um tom épico, que complementa um contexto social mais requintado e cheio de tramas. O leitor se ver tão envolvido ao ponto de compartilhar da vontade de aplicar uma vingança aos que foram de má fé.

Entretanto, devo admitir que fiquei um pouco chocada com o final. Não esperava certas reviravoltas, mas isto não atrapalhou a minha leitura.

Iniciei a leitura sem saber absolutamente nada sobre a história. Eu não sabia do enredo, muito menos dos personagens. E isso foi ótimo, pois consegui aproveitar melhor as surpresas do enredo.

Priscila683 18/01/2024

Monumental
Primeiro livro de Dumas que li. Finalmente um livro que me fez perder o medo de ler calhamaços e um livro que conseguiu regatar a voracidade de ler mais um capítulo, a ansiedade de saber o que vai acontecer, a impossibilidade de não dormir pra terminar a história. A narrativa é maravilhosa, muito bem contada, nenhum detalhe por mísero que seja é desnecessário, ele será lembrado e costurado não importa a demora.

Finalmente Dantès teve sua tão aguardada vingança e aprendizado: ele não era deus, não foi a Providência, entendeu que não se pode saber mais ou poder mais que a fonte criadora.

Val 18/01/2024

POUCAS LINHAS PARA UMA GRANDE OBRA?
ESPERAR E TER ESPERANÇA!

Finalizar uma obra como essa, um clássico da literatura francesa do século XIX, me enche de orgulho.

Uma trama completa, apesar de ter vários personagens e histórias, todas elas são bem amarradas.

Toda a trama envolve Edmond Dantès e uma conspiração que o levou preso. Dantès ficou 14 anos preso em um presídio de segurança máxima, onde conheceu seu colega, mentor, amigo, professor e benfeitor, o abade Faria.

Todos tinham o abade como louco, porque ele oferecia quantias esdrúxulas em troca de sua liberdade, o abade alegava ter um tesouro escondido, mas como estava preso, ninguém acreditava nele.

Faria e Edmond se conheceram quando o abade, com um plano de fuga, começou a cavar um túnel que saiu na cela do calabouço de Dantès. A partir de então eles se conheceram e traçaram um novo plano para a fuga dos dois. Faria ensinou tudo que sabia a Edmond, o abade era muito inteligente, tinha os mais vastos conhecimentos, o próprio abade fabricou suas armas para a escavação do túnel, sabia vários idiomas e os ensinou a Dantès.

O Abade Faria sofria com uma grave doença de epilepsia, o que acometeu em sua morte.

Edmond Dantès consegue sair da prisão. Depois de sair Dantès fica rico, através do tesouro que encontra na ilha de Monte Cristo. Ele bonifica todas as pessoas que foram boas com ele e seu pai e fica por 10 anos montando o seu plano de justiça, ou seria vingança?

O seu plano de justiça/vingança foi milimetricamente traçado. Edmond viajou e conheceu vários países, se especializou em várias artes, desenvolveu ainda mais tudo que o abade o ensinara, tudo para que o seu plano fosse perfeito.

Depois de dez anos de especialização, Edmond começa a colocar em prática o seu plano. Existe um trecho que eu conhecia e que ficou marcado em mim, foi quando ele começou a vingança. Dá-se o trecho: ?-E agora, adeus bondade, humanidade, gratidão... Adeus a todos os sentimentos que alargam o coração!... Substituí a Providência para recompensar os bons... Que o Deus vingador ceda-me o seu lugar para punir os maus!?. E então começa as suas façanhas para tal sonhada e traçada vingança.

É muito difícil falar de uma obra, principalmente quando se trata de um clássico e de um autor tão renomado. As obras de Alexandre Dumas perduram, são geniais (eu li duas e amei), e já quero muito conhecer outras.

Como em todos os livros de ficção eu encontro um personagem preferido, em ?O conde de Monte Cristo? não poderia ser diferente, e o meu preferido foi o abade Faria.

A riqueza de detalhes que Dumas coloca em O Conde de Monte Cristo me surpreendeu muito e me deixou fascinada, a ponto de procurar alguém que leu a obra para conversar, infelizmente não encontrei ninguém próximo, então busquei por vídeos e resenhas, foi quando descobri que o livro saiu primeiro em formato de folhetins em um jornal e que o autor ganhava, financeiramente falado, por linhas.

O Conde de Monte Cristo é uma obra completa, bem construída e estruturada, fácil de ler e de se envolver. Valeu cada tempo investido para ler esse calhamaço.

Diego Ramos 17/01/2024

Uma obra incrível!
Gostei muito de ler este romance clássico escrito por Alexandre Dumas. A história gira em torno de Edmond Dantès, um jovem marinheiro que é traído por seus amigos e condenado injustamente à prisão.

Após anos de encarceramento, ele consegue escapar da prisão de forma INÉDITA e encontra um tesouro escondido na ilha de Monte Cristo, na qual ele usa para se vingar de seus inimigos e recuperar sua posição na sociedade.

Todos os personagens são muito bem desenvolvidos e há cenas que sempre ficarão marcadas na minha memória. Pra quem gosta de ler um calhamaço, assim como eu, não pode deixar de conferir essa obra incrível.

ErickdeAlbuquerque 16/01/2024

Grandioso
Grande livro. Uma história quase épica, envolvente, cheia de intrigas e reviravoltas. O livro é escrito de maneira muito transparente, inteligente e criativa, de maneira que conseguimos olhar para o autor por meio da leitura. O ritmo do livro é muito bem pensado e construído, e os personagens são profundos. O autor coloca suas opiniões de maneira sutil e leva o leitor a pensar questões morais. Em suma, faz toda jus ao título de clássico.