O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Patrícia 28/06/2020

Estou completamente apaixonada pela escrita do Alexandre Dumas, é uma escrita gostosa, que fui lendo e sem perceber já tinha lido várias páginas.
Parece que estamos dentro da história e ele nos apresenta os personagens tão bem que parece que conhecemos todos eles e as histórias se interligam de modos que nem me passaram na minha cabeça.
Outra supresa foi que acontecimentos, desenrolar de histórias que eu achava que só iriam se resolver no final do livro acabam se resolvendo logo nas próximas páginas e vão dando lugar para novas situações.
O Conde de Monte Cristo é um livro dinâmico, onde sempre está acontecendo alguma coisa e não nos deixa cansados da história.
Amei conhecer essa história que apesar de ter 1.304 páginas não ficou cansativa em momento algum e ao final não pareceu que era um calhamaço tão grande.
Agora quero ler todos os outros livros do Dumas e outros clássicos também

FelipeV.Santana 06/08/2022

"Toda a sabedoria humana se encontrará nestas palavras: esperar e ter esperança"
Uau! Que livro, meus amigos, que livro!
Este livro nos causa 1001 sentimentos. Para termos uma noção de sua abastança, este foi o PRIMEIRO livro que me fez chorar. Sim. Chorar mesmo, de cair lágrimas sobre a página e, inclusive, marcá-las.
Em suma, este livro possui um grande ensinamento filosófico sobre a vida, sentimentos (bons e ruins) etc. É um livro que ensina sobre o que é o amor e o que ele pode fazer; o que é o ódio e o que ele também pode fazer; o que é a tristeza, o medo, a soberba, entre outros.
Recomendo este livro do fundo do meu coração. É um super calhamaço (perdoe-me a redundância, mas é necessária)? Sim! Mas vale a pena quando pensamos em seu *conteúdo*, não em seu número de páginas.
Nutts 06/08/2022minha estante
Eu amoo! Meu fav da vida

Elizabeth 05/08/2022

Clássico
Apesar de ter 150 anos, muito atual. A dor de a pessoa que quis ser vingar mas da forma correta. Se existe forma certa de se vingar.

Dem 15/01/2021

Simplesmente maravilhoso!
Que livro!! Que livrão!! Que calhamaço perfeito! Sem pontas soltas, com gostinho de quero mais!
Já deixou saudades dos personagens! Um clássico que precisa ser lido por todos os amantes de leitura!
Defeito achado durante a leitura: Nenhum!
Leitura maravilhosa!!
Desnorteada 15/01/2021minha estante
Deu até vontade de ler também!

Dem 15/01/2021minha estante
Leia, é magnífico! :)

Duda 19/04/2021

O conde de monte cristo
Que leitura incrível! No início eu achei a leitura um pouco arrastada, mas não demorou muito para a história me prender.
Ana Santos 19/04/2021minha estante
Já assisti ao filme e gostei muito.
O livro ainda não li.

Duda 20/04/2021minha estante
Eu amei o filme! E amei a leitura, acredito que vc tbm vai gostar.

Ana Santos 20/04/2021minha estante
Legal!!!

Sabrina382 20/11/2022

O Conde de Monte Cristo
Que livro sensacional ! Não é à toa que ele é um clássico.

Com personagens envolventes, profundos e bem construídos, o Conde de Monte Cristo nos trás uma trama com muitas camadas de aspectos variados e críticas à sociedade. O que você faria se tivesse todo o dinheiro do mundo e pudesse se vingar das pessoas que te fizeram mal ? Podemos brincar de Deus ?

São tantas reflexões que surgem no decorrer da leitura desse livro que é difícil de citar todas elas em poucas linhas.

?Esperar e ter esperanças ?

Recomendo demais a leitura e para quem está assustado com a quantidade de páginas já adianto que a leitura é tão fluida e de fácil entendimento que nem vai sentir quando terminar.

Manu5 28/08/2022

Vai ser muito difícil fazer uma resenha digna
Achei um livro sensacional, o autor tem um dom de nos prender até a trama dos personagens secundários, Danté é uma personagem muito muito inteligente e justo ao meu ver, indico muito pra quem gosta de clássicos, não tenham medo do tamanho, vale muito a pena ler. o final eu queria uma única coisa diferente, as vingança são maravilhosas kkkk um sabor meus amigos ?. Grifei várias passagens, marquei várias páginas pra reler depois. Leiam!!!
Bender 28/08/2022minha estante
????! Uma pergunta, a coisa que você queria que fosse diferente no final, seria por acaso relacionada a Mercédès?

Manu5 29/08/2022minha estante
Com certeza!!!! Depois de todo sofrimento ???

Lorenna França 05/09/2022minha estante
SPOILER?. Eu gostaria que o Albert fosse filho do Conde e por isso ela tenha precisado casar às pressas? e eles ficassem juntos no final ?

Manu5 05/09/2022minha estante
Nossa nem tinha pensado nisso, seria tudooooooooo

Fernando.Dumas 02/10/2022minha estante
O final do Edmond com a Haydee foi simplesmente perfeito.
Alexander Solzhenitsyn foi exatamente quase como no livro, quando ele conheceu sua Haydee e se casou cm ela. Natalya Reshetovskaya por cinco anos ela viveu com outro homem, mas quando em 1956
Alexander Solzhenitsyn voltou da prisão e se ofereceu para começar uma nova vida, ela concordou. Eles se casaram novamente em 2 de fevereiro de 1957. Mais tarde, ambos admitem que cometeram um erro ao tentar entrar no mesmo rio uma segunda vez. Natalya Reshetovskaya se dedicou completamente ao marido.

Ela diligentemente o ajudou em tudo, cumpriu todos os seus desejos. Mas sua Sanya estava se afastando cada vez mais dela. Ele conheceu Natalya Svetlova em 1968. Ela o ajudou a reimprimir os manuscritos. Ela vinha de uma familia de perseguidor políticos Ele trabalhou incansavelmente e precisava de ajuda.

Natalya, uma estudante de pós-graduação na Universidade Estadual de Moscou, era quase perfeita para o papel de assistente. Ela também era muito forte, enérgica e, além disso, compartilhava as opiniões de Alexander Solzhenitsyn. Ela se tornou sua amante e depois ambos se casaram. A Natalya Svetlova era casada com um rapaz de sua idade e que tinham um filho quando ela se tornou amante do Solzhenitsyn. Dumas poderia ter feito Haydee casada como a Natalya Svetlova quando o conde a procura e ela tem um filho com seu marido. Imagina se Haydeee trai seu marido com o Edmond e depois o larga para ficar com ele.

Ou o conde retorna para Mercedes e faz da Haydee sua amante.
Na adaptação russa do livro chamado O prisioneiro do castelo de if (????? ????? ??), o diretor do filme Georgi Yungvald-Khilkevich era casado quando se encanta com a atriz Nadira Mirzaeva que interpretou Haydee. Ele e Nadira se tornam amantes e ele larga a sua família por ela. E ele e nadira se casam. O conde poderia trair Mercedes com a Haydee e depois a deixa para ficar com a grega..

Amor eterno não existe.

Dhewyd 26/12/2022minha estante
Tá na minha estante faz tempo rsrs ainda não tive coragem de começar rsrs

Manu5 26/12/2022minha estante
Vc não vai se arrepender, dívida o livro com metas que vc possa cumprir pra ficar mais fácil, vale cada página é maravilhoso

Elide.Rodrigues 14/10/2021

Esperar e ter esperança
Que livro! Mais de 1 ano lendo e valeu a pena... vou sentir saudades de Edmond. Uma história de vingança que na verdade é uma busca por si mesmo e pela verdade... quem busca encontra é isso. Leria tudo de novo só por esse final incrível... amei!
Aline 14/10/2021minha estante
Eu ameiiii e devorei esse livro! Livraço!

Elmo Mayko 14/10/2021minha estante
Terminei há cerca de um mês. Uma aventura e tanto. Um dos favoritos da vida.

Giovannaa1 12/11/2021

O CONDE DE MONTE CRISTO
Edmond Dantès era um homem simples, até ter sua vida invejada e sua liberdade roubada. Aos 19 anos, foi acusado de um crime que não cometeu, sendo obrigado a passar 14 anos de sua vida preso, incapaz de ver até o brilho do sol. Na prisão, em meio ao desespero, Dantès planeja uma vingança épica contra aqueles que lhe privaram a felicidade.

Poucas vezes um livro me deixou tão concentrada numa leitura como O conde de Monte Cristo. Finalizei querendo ler todas as obras de Alexandre Dumas de tão bom escritor que ele era.
O livro tem uma narrativa muito gostosa, parece que o autor está o tempo todo do seu lado, papeando sobre a sociedade francesa do século XIX.

Se tem uma coisa que eu gosto demais numa história, é a contrução de personagem.
Dumas soube construir o Dantès com maestria. Na primeira fase do livro, é nítida a ingenuidade do Edmond. Conforme o livro avança, o autor vai moldando e mudando o personagem de uma forma genial. Foi uma leitura tão imersiva que finalizei o livro com a sensação de ter amadurecido junto com o Conde.

Não tenho pontos negativos para colocar nessa resenha, pra mim, o livro é perfeito em tudo; porém, a parte da prisão e toda a elaboração da vingança merecem menção honrosa. Simplesmente genial.

Acho incrível quando livros como O Conde de Monte Cristo continuam, depois de séculos, impactando as pessoas e servindo de exemplo para tantas outras obras ao redor do mundo.
Acho difícil algum livro superar toda a experiência fantástica que tive ao ler esse clássico francês.

Recomendo!
Renato375 13/11/2021minha estante
Tem um meme da internet onde Harry Potter olha para Hermione no alto de uma escada e grita: - belíssima!!! Esse seria a reação de Dumas ao ler tua resenha. hahaha

Adorei! Belíssima! Kkkk

Giovannaa1 13/11/2021minha estante
Kkkkk obrigada ??

Thiago275 30/11/2020

Muito bom, mas não perfeito
França, início do século XIX. Edmond Dantés é um jovem com um futuro promissor pela frente. Ele está prestes a se tornar capitão do navio em que trabalha e a se casar com Mercedes, a mulher da sua vida.

Porém, sua bondade e disposição para tudo fazer corretamente acabam por despertar a inveja de algumas pessoas que, levadas pelo ciúme e pela ganância, vão tramar uma armadilha para Dantés, levando-o a passar 14 anos preso por um crime que ele não cometeu.

A partir daí, o jovem e alegre marujo vai dar lugar a um homem implacável, de fortuna infinita, que só tem um objetivo na vida: a vingança. Eis a trama de O Conde de Monte Cristo.

Escrito em folhetins entre 1844 e 1846, o livro foi sucesso absoluto e até hoje dá lugar a muitas adaptações. E não é pra menos. Envenenamentos, humilhações, tesouros escondidos, tudo isso permeia a história e suas dezenas de personagens.

O Conde de Monte Cristo fala de um dos temas mais antigos da humanidade: a vingança e a justiça pelas próprias mãos. O Conde vai tomar para si o papel da Providência: distribuir o bem e o mal de acordo com as atitudes de cada um.

Interessante que a vingança tramada por ele, embora terrível, será sutil. Ele se valerá das fraquezas dos personagens para levá-los à perdição, punindo-os não só pelo que fizeram com Dantés, mas também por outros erros que cometeram e acobertaram.

No entanto, o dilema com que o Conde vai se defrontar é que a vingança, ao contrário da justiça, também atinge os inocentes. Caberá ao leitor julgar se valeu a pena ou não.

Não se trata de um livro perfeito, no entanto. Como o autor ganhava por linha escrita, fica evidente que em algumas partes ele escreveu muito mais do que precisava. Alguns trechos que duram centenas de páginas podem soar meio maçantes, mas no fim ele consegue concatenar todos os eventos.

Anne 17/05/2022

Esperar, e ter esperança!
Sempre me sinto perdida para resenhar uma obra de peso. E nossa, que obra! Que escrita, que filosofia!

A história se inicia no início do século XIX. Edmond Dantès, um jovem marinheiro com um futuro próspero e feliz pela frente, acaba de substituir temporariamente seu capitão morto, executando seu último desejo à risca e honrosamente.
Em seu retorno, não vê a hora de chegar para encontrar sua noiva Mercedes e seu amado pai, o velho Dantès.
Sua felicidade, entretanto, atrai olhares invejosos, de maldade extrema. Seu destino então é ceifado pelos invejosos, e o doce e bom Edmond é jogado nas masmorras do Castelo de If "para sempre".
Que sofrimento o jovem Dantès passa.. é imensurável cada minuto de sua agonia a imaginar o que foi feito de Mercedes, e de seu velho e caro pai.
O sofrimento, é sabido, é pura filosofia de vida; e foi um mestre para o nosso aventureiro. Tentar colocar aqui, em palavras, as transformações em nosso protagonista, seria em vão. Basta dizer que, uma vez ressurgindo como o terrível (e ainda bom) Conde de Monte-Cristo, nosso caro grão-Senhor brinca de Deus. Ele vê tudo, ele sabe de tudo, ele não só prevê, como ele é a causa de destinos e desvios; trazendo a justiça aos seus carrascos. A cada um que, sem titubear o empurrou aos ponta-pés calabouço abaixo. Ele consegue atingir seu objetivo? É, o temível Conde, capaz de executar seus planos à risca tal como planejou? Só as 1304 páginas poderão revelar.

Uma das coisas que mais agradam na leitura, além da trama rica, são os muitos pensamentos inteligentes e de reflexão sobre o homem, sua natureza e a sociedade.
É preciso ser um leitor muito desatento para não concluir a leitura com o espírito mais sábio.

Enfim, concluo recomendando fortemente esse clássico. É um daqueles livros que não podemos passar pela vida sem conhecer.

Vinicius 08/03/2020

Um puta livro
Pensei em começar esse texto com um advérbio mas, não consegui encontrar nenhum capaz de descrever com precisão cirúrgica o efeito que este livro teve em mim. Jamais li um livro que me fizesse ler com tanto gosto, você percebe as nuances do autor que não exagera em momento algum nos detalhes e nos leva a perceber que o livro não é uma história de vingança essencialmente mas, uma história de amor. Amor sim pois, nenhuma vingança impediu o amor do conde florescer. Apesar de todo o sofrimento passado por ele, a esperança nunca o abandonou. Como eu disse, percebam as nuances do autor, seria interessante ler O Conde de Monte Cristo, depois de ter lido Os Miseráveis de Victor Hugo, pois, poderão linkar muita coisa entre o processo histórico e cultural em ambos os livros. Percebam as diferenças entre a época deles e a nossa, as barreiras que a sociedade impõe a eles, vejam que esse processo romântico está sendo quebrado por algumas mulheres daquela sociedade e perceberão um início de uma transição entre uma mulher romântica e uma mulher moderna e senhora de si. Percebam os fatos culturais como a beleza de um carnaval numa cidade religiosa e sobretudo percebam como ele se finda. Aos que leram Os Miseráveis, enquanto lerem O Conde pensem no Monsenhor Bienvenu, pensem em Jean Valjean e poderão perceber as semelhanças entre ambos os livros. Termino dizendo o que uma amiga me disse antes de iniciar a leitura, este livro será sempre história sem digressões e vai atrair sua atenção de tal maneira que você terá dificuldades para dar pausas na leitura e terá certa tristeza no peito quando chegar a última frase. Leiam O Conde de Monte Cristo e se aventurem com Simbad O Marujo. E, sobretudo nunca se esqueçam de "Esperar e ter esperança".

dudi =) 05/10/2023

"Só conhece a mais pura felicidade aquele que enfrentou a mais profunda tristeza."
O primeiro ponto que quero destacar é: como eu pontuo um clássico? Normalmente, eu pontuo com cinco estrelas aqueles livros que me dão o sentimento disso mas com clássico não cosigo exatamente trazer esse sentimento a tona. Entretanto, eu leio, aprecio a leitura e a importância que o livro trouxe para o mundo e como poderia dar nota baixa?

Como posso resenhar um clásssicoo? Isso é muito difícil.
Amei a primeira parte, terminei muito rápido. Gostei muito pois a narração de Edmound na prisão foi muito bem esrito e fiquei viciada. Todavia, nas próximas partes foi um pouco mais lento. Não foi ruim, mas tambpem não foi muito emocionante.

Sou uma pessoa de ação e o Conde foi totalmente por questões morais. Gostei de todos os personagens em geral, mesmo que no ínicio foi complicado distinguir todos os personagens e famílias.

Achei o livro bem previsível nas partes que seriam os plowts. Quem estava matando, quem ia morrer, o que ela ia fazer... mas acho que o objetivo não era surpresa e sim a lição de moral por trás de tudo.

O CONDE DE MONTE CRISTO é uma pessoa genial. Ele cria um plano com probabilidades, vocês tem que sacar isso. Ele foia atrás da única pessoa que poderia comprovar que um inimigo tinha feito tal coisa, mas ele não sabia se esse inimigo iria a tribunal e se a pessoa iria depor (ele não influenciou a pessoa e nem fez a pessoa ir a tribunal diretamente) e achei isso simplismente sensacional, quanto tudo que esse homem bolou felizmente se encaixou

chorei com duas mortes SIM pois sou dessa alguém morrendo com um cenário triste já pego o lencinho! que bom que eu li esse livro