Kindred

Kindred Octavia E. Butler

Resenhas -

Micaelly.Santos 06/04/2021

incomparável
Esse é o meu vigésimo livro do ano! ?
Comprei esse livro em novembro, mas demorei muito pra ter coragem de ler. Eu sabia que seria doloroso demais em alguns momentos. A parte da ficção científica aliviava um pouco porém as cenas sobre escravidão eram tão vivídas, era como se eu pudesse ouvir os açoites.
Um ponto que me incomoda é não entender o ligamento tão forte que Dana sentia por Rufus, apesar que o nome do livro já diz "laços de sangue", ainda assim acho que faltou algo pra mim. Rufus não merecia a compaixão que Dana tinha por ele, o personagem mais imprevisível. Podia ser mel ou fel.

Há coisas piores do que morrer. (Dana)

Indiara_ 06/02/2021

Não deixe esse livro parado na estante. LEIA!!!!
Meu primeiro contato com a autora.
E nas primeiras páginas já fui fisgada para a história.
Todos sabemos o quanto a escravidão foi cruel e dolorosa naquela época.
Mas a história contada por Octavia fez com que me sentisse um pouco a Dana.
Me indignei com a crueldade muitas vezes mas também me impressionei com a força que Dana encarava cada "viagem"

Leiam, vale cada página.

06/02/2021

Nil 18/02/2021

O enredo do livro é fantástico.
Uma distopia onde uma mulher negra dos anos 70 faz viagens para um tempo passado onde a escravidão ainda era lei.
O mais interessante do livro é o fato de Dana (personagem principal) sentir na pele os maus-tratos e os desmandos dos quais ela só conhecia através da leitura e os altos e baixos onde a personagem oscila entre revoltar-se por estar sendo escravizada e quase que aceitar de bom grado a escravidão ou, melhor dizendo, aceitar com bons olhos o seu escravizador.
O livro retrata a crueldade dos castigos físicos e também psicológicos impostos ao povo escravizado.
Pra ser sincero, eu esperava um fim melhor, mas todo o desenvolver da história é muito bom e leva a boas reflexões.

Lariane.Coutinho 18/01/2021

O livro é realmente muito incrível, e muito triste. Se você não tiver com a terapia em dia indico que não leia. Esse livro despertou minha ansiedade a cada capítulo eu tive que parar p respirar pq a revolta e o sentimento de impotência diante de tudo é imensa e paralisante.

Nelson.Nogueira 17/01/2021

Foi o primeiro romance da autora que li e gostei muito. A história fala de muitos temas que ainda são atuais mesmo o livro sendo escrito em 1979.
Viagem no tempo, racismo, escravidão, amor, esperança, coragem são temas que encontramos nessa história emocionante que nos faz não querer parar de ler. Recomendadíssimo!

Sara 30/12/2020

Muito além de uma ficção científica
Esse foi meu primeiro contato com a autora, mas já adianto que pretendo ler mais obras dela. A história é única, começa como mais uma ficção científica sobre viagem no tempo, porém acaba se desdobrando em um enredo que vai se aprofundando cada vez mais.
Definitivamente vale muito a pena.

Lucas 23/12/2020

Cotidiano de um mundo do passado
Octavia passa emoções fortes ao remeter o leitor à uma época em que ter escravos era uma realidade, tornando palpável as dificuldades e angústias dos personagens.

Thiago 14/12/2020

O tempo (ou a humanidade) é cruel?
É fato que os meios de entretenimento estão nos proporcionando histórias de viagens no tempo cada vez mais complexas com seus argumentos técnicos até lá críveis, mas Butler, lá no final da década de 1970, especulava sobre uma viagem temporal a partir de um laço consanguíneo. E apenas isso. Acompanhando Dana, saímos de uma época em que os EUA liberal para regressarmos ao início do Século XIX, em um estado de Maryland escravocrata e opressor.
As descrições de atrocidades aos negros nos infligem e sabemos, junto com Dana, que nossas vidas jamais serão tão difíceis como daqueles que não tiveram o privilégio de nascer (ou até morrer) livres.

?Kindred? foi meu primeiro contato com Octavia E. Butler e, sem mais, achei a leitura fascinante! Mal espero para ler os outros livros dela.

naomyuchida 10/12/2020

Um bom livro mas que em muitas partes ficou cansativo.
Eu amo livros com a temática viagem no tempo e esse foi muito interessante, prendeu minha atenção desde o começo.
O problema, para mim, foi quando as coisas começaram a ficar muito repetitivas, na metade do livro chegou até a ser previsível o que iria acontecer.
Rufus é um personagem muito problemático e que ao mesmo tempo torci muito para que ele mudasse, depois do ocorrido com a Alice eu simplesmente parei de me importar com ele.
Kindred é um bom livro mas que não me prendeu tanto quanto eu gostaria.

mybooks_isa 20/04/2024

Primeiro livro lido da Octavia
Assim como do início ao fim fui instigada por esse livro, do início ao fim também passei muita raiva. Foi angustiante como se estivesse acontecendo comigo, a diferença é que a Dana ainda suportou e foi simpática. Já a minha vontade era de dar uma sacudida nela que não conseguia passar mais de 2 páginas com ódio do Rufus.

Só fiquei decepcionada por não ter sido, nem no fim, explicado e desenvolvido a razão de tudo ter acontecido. O final rápido e aberto foi realmente o fim da picada. Mas esse detalhe considerando tudo que marquei, o quanto gostei da construção dos personagens e me envolvi na leitura é pequeno.

Chanel 21/10/2020

Octávia Butler me deu uma oportunidade que eu nunca teria de outra forma, estar na pele de uma mulher negra durante a escravidão. Esse livro mexeu comigo de uma forma inimaginável, me fez repensar muito e me proporcionou uma bagagem que irei levar para o resto da vida. Simplesmente incrível!

Alê 19/10/2020

Os mistérios da viagem do tempo
Kindred estava na minha lista de livros para comprar, eis que chego na escola que trabalho e uma colega de trabalho me pergunta se eu já tinha lido, a resposta foi não é veio seguida de um empréstimo.

Butler escreve de um jeito maravilhoso, uma narrativa que flui e que te prende de tal forma que largar o livro é como se despedir de alguém que se gosta muito.

A história narra uma viagem não só de tempo e espaço, Dana em pleno no século XX vai para o período escravocrata americano e lá se torna responsável por uma vida, a vida de um garoto branco, Rufles.

Nessas idas e vindas, Dana não só vive a escravidão em sua pele, mas também os dilemas que aparecem ao ser responsável pela vida dele.

Falar mais do que isso, é tirar os mistérios e os questionamentos que esse belo livro levanta.

Línia 05/10/2020

Memorável
Eu não tenho palavras pra explicar como esse livro é doloroso e incrível. Esse livro é o tipo de livro que dói enquanto você lê e mesmo depois que você fecha o livro, ainda sente aquela dor, aquele sentimento horrível de perda, de tristeza. Nem consigo imaginar como uma pessoa negra se sente lendo isso, se eu - pessoa branca - fiquei tão abalada. A Octavia E. Butler é sensacional, foi meu primeiro contato com a autora e saí intoxicada pelas palavras, pela forma que ela descreve tudo aquilo de uma maneira tão perspicaz. É uma leitura memorável. Leiam.

ira_rafael 02/07/2020

Pertinente e atual
Com uma premissa relativamente simples, a autora discute temas extremamente atuais. Ao longo da leitura, somos transportados para uma época tomada por preconceito e relações de poder que perduram até hoje.
A leitura é política e reflexiva, porém não é cansativa, pelo contrário.