Kindred

Kindred Octavia E. Butler




Resenhas -


145 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


igor 19/11/2020

terrivelmente doloroso
Que Kindred é uma obra prima da ficção, isso todo mundo já sabe. Mas, o que o torna tão fascinante é acima de tudo a densidade realística que a Octavia traz ao inserir em um livro de sci-fi com viagens no tempo, os inúmeros fatos sobre a escravidão. Você sofre juntamente com Dana ao longo das desventuras que ela vai enfrentando ao cruzar o tempo e voltar para os tempos horripilantes onde a escravidão era um sistema legalizado. Essa é uma leitura densa, dolorosa mas MUITO necessária.
comentários(0)comente



naomyuchida 10/12/2020

Um bom livro mas que em muitas partes ficou cansativo.
Eu amo livros com a temática viagem no tempo e esse foi muito interessante, prendeu minha atenção desde o começo.
O problema, para mim, foi quando as coisas começaram a ficar muito repetitivas, na metade do livro chegou até a ser previsível o que iria acontecer.
Rufus é um personagem muito problemático e que ao mesmo tempo torci muito para que ele mudasse, depois do ocorrido com a Alice eu simplesmente parei de me importar com ele.
Kindred é um bom livro mas que não me prendeu tanto quanto eu gostaria.
comentários(0)comente



Thiago 14/12/2020

O tempo (ou a humanidade) é cruel?
É fato que os meios de entretenimento estão nos proporcionando histórias de viagens no tempo cada vez mais complexas com seus argumentos técnicos até lá críveis, mas Butler, lá no final da década de 1970, especulava sobre uma viagem temporal a partir de um laço consanguíneo. E apenas isso. Acompanhando Dana, saímos de uma época em que os EUA liberal para regressarmos ao início do Século XIX, em um estado de Maryland escravocrata e opressor.
As descrições de atrocidades aos negros nos infligem e sabemos, junto com Dana, que nossas vidas jamais serão tão difíceis como daqueles que não tiveram o privilégio de nascer (ou até morrer) livres.

?Kindred? foi meu primeiro contato com Octavia E. Butler e, sem mais, achei a leitura fascinante! Mal espero para ler os outros livros dela.
comentários(0)comente



Rony 16/12/2020

Entrelaçado
20 EM 2020
Livro #12 - Ficção Científica

Que incrível introdução a Butler. Obra magistral!
Texto limpo, sem excessos, sem rodeios, dinâmico, envolvente... E é tudo isso sem ser superficial. Uma história que começa com um tom aventuresco de uma viajante no tempo que salva uma criança de morrer afogada e que gradualmente se complexifica abordando temas essenciais na medida certa.
Há espaço para se refletir sobre superioridade moral, interseccionalidade, reprodução de comportamentos opressores, intervenções emergenciais e estruturais, influência do meio, empatia versus vivência... É um prato farto!
Gosto como as personagens não são simplificadas a mocinhos e vilões e como sentimentos conflitantes e contraditórios são uma constante nas relações interpessoais. Admiro o domínio da autora sobre o tema e período e como ela consegue desenvolver os cenários com veracidade e plena consciência de todas as dinâmicas de poder, das crianças que brincam de vender escravos a escravos que denunciam os que tentam escapar a brancos que se simpatizam com outros brancos por esses parecerem ter atitudes benevolentes, ainda que sustentem um sistema racista.
Butler entrelaça perfeitamente diversos temas para escrever uma obra-prima que merece ainda mais barulho do que o que tem recebido, honestamente.

Só senti falta, talvez, de um final um pouco mais contundente. No mais, a autora foi me emaranhando em suas palavras até me deixar sedento por mais e mais. Já quero ler tudo dela que exista para ser lido.
comentários(0)comente



Lucas 23/12/2020

Cotidiano de um mundo do passado
Octavia passa emoções fortes ao remeter o leitor à uma época em que ter escravos era uma realidade, tornando palpável as dificuldades e angústias dos personagens.
comentários(0)comente



Amanda Teles - Livro, Café e Poesia 26/05/2020

Arrebatadora é a palavra que descreve meu sentimento ao ler Kindred.
Não sou fã de ficção científca e cheguei em Kindred através de sua autora, Octavia Butler. Butler, mulher, preta, pobre, filha de uma empregada doméstica e um engraxate.
Este livro transcende a ficção científica e aborda questões sobre raça, gênero, escravidão, preconceito, limites sobre condições humanas, empatia, confiança e laços de sangue, os famosos parentes. É uma baita paulada e muita vezes imaginei como eu agiria sendo Dana, sua personagem principal. Vou me ater a contar a sinopse porque é longa, dá um google aí que fica mais fácil.
Gente, esse livro tem 424 páginas mas de verdade, parece que tem 100, passa muito rápido. Fiquei muito envolvida e conectada o tempo todo. O título de grande dama da ficção científica não é à toa, a maneira de Butler escrever é deliciosa, limpa, real e muito fácil de entender.

Quer ler a resenha completa? Segue o meu perfil literário lá no Instagram @livrocafeepoesia
comentários(0)comente



Nelson.Nogueira 17/01/2021

Foi o primeiro romance da autora que li e gostei muito. A história fala de muitos temas que ainda são atuais mesmo o livro sendo escrito em 1979.
Viagem no tempo, racismo, escravidão, amor, esperança, coragem são temas que encontramos nessa história emocionante que nos faz não querer parar de ler. Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Lariane.Coutinho 18/01/2021

O livro é realmente muito incrível, e muito triste. Se você não tiver com a terapia em dia indico que não leia. Esse livro despertou minha ansiedade a cada capítulo eu tive que parar p respirar pq a revolta e o sentimento de impotência diante de tudo é imensa e paralisante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Indiara_ 06/02/2021

Não deixe esse livro parado na estante. LEIA!!!!
Meu primeiro contato com a autora.
E nas primeiras páginas já fui fisgada para a história.
Todos sabemos o quanto a escravidão foi cruel e dolorosa naquela época.
Mas a história contada por Octavia fez com que me sentisse um pouco a Dana.
Me indignei com a crueldade muitas vezes mas também me impressionei com a força que Dana encarava cada "viagem"

Leiam, vale cada página.

06/02/2021
comentários(0)comente



mybooks_isa 20/04/2024

Primeiro livro lido da Octavia
Assim como do início ao fim fui instigada por esse livro, do início ao fim também passei muita raiva. Foi angustiante como se estivesse acontecendo comigo, a diferença é que a Dana ainda suportou e foi simpática. Já a minha vontade era de dar uma sacudida nela que não conseguia passar mais de 2 páginas com ódio do Rufus.

Só fiquei decepcionada por não ter sido, nem no fim, explicado e desenvolvido a razão de tudo ter acontecido. O final rápido e aberto foi realmente o fim da picada. Mas esse detalhe considerando tudo que marquei, o quanto gostei da construção dos personagens e me envolvi na leitura é pequeno.
comentários(0)comente



Nil 18/02/2021

O enredo do livro é fantástico.
Uma distopia onde uma mulher negra dos anos 70 faz viagens para um tempo passado onde a escravidão ainda era lei.
O mais interessante do livro é o fato de Dana (personagem principal) sentir na pele os maus-tratos e os desmandos dos quais ela só conhecia através da leitura e os altos e baixos onde a personagem oscila entre revoltar-se por estar sendo escravizada e quase que aceitar de bom grado a escravidão ou, melhor dizendo, aceitar com bons olhos o seu escravizador.
O livro retrata a crueldade dos castigos físicos e também psicológicos impostos ao povo escravizado.
Pra ser sincero, eu esperava um fim melhor, mas todo o desenvolver da história é muito bom e leva a boas reflexões.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jorge 27/02/2021

Sensacional
Eu adoro a temática de viagem no tempo, e esse livro em questão abordou algo que nunca tinha lido, a volta no tempo junto com a escravidão

A escrita da Octavia fluiu super bem, espero em breve consumir mais obras dela
comentários(0)comente



Ise 11/03/2021

Scifi escrito por uma mulher preta. Só isso já me fazia ter vontade de ler, por saber que o mundo da ficção científica é dominado por homens branquíssimos. Como quase tudo na sociedade. :~

Mas além do que representa o livro em si, Kindred é uma história muito boa. Muitas vezes angustiante, revoltante, mas uma obra muito pertinente.

Octavia ?
comentários(0)comente



145 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR