Kindred

Kindred Octavia E. Butler

Resenhas -

Amanda Teles - Livro, Café e Poesia 26/05/2020

Arrebatadora é a palavra que descreve meu sentimento ao ler Kindred.
Não sou fã de ficção científca e cheguei em Kindred através de sua autora, Octavia Butler. Butler, mulher, preta, pobre, filha de uma empregada doméstica e um engraxate.
Este livro transcende a ficção científica e aborda questões sobre raça, gênero, escravidão, preconceito, limites sobre condições humanas, empatia, confiança e laços de sangue, os famosos parentes. É uma baita paulada e muita vezes imaginei como eu agiria sendo Dana, sua personagem principal. Vou me ater a contar a sinopse porque é longa, dá um google aí que fica mais fácil.
Gente, esse livro tem 424 páginas mas de verdade, parece que tem 100, passa muito rápido. Fiquei muito envolvida e conectada o tempo todo. O título de grande dama da ficção científica não é à toa, a maneira de Butler escrever é deliciosa, limpa, real e muito fácil de entender.

Quer ler a resenha completa? Segue o meu perfil literário lá no Instagram @livrocafeepoesia

Bellesbooks 29/12/2022

Pq finais capengas?
"estória" angustiante já começa no alvoroço com a prota sem braço e o marido sendo acusado de violência, fiquei me perguntando várias vezes ao longo do livro em qual momento isso aconteceria o Kevin é culpado ou não? Algumas nuances pra mim deixavam subentendido que o Kevin tinha alguma culpa nas idas e vindas da Dana mas não, engoli em seco em determinadas partes do livro pq apesar de ser ficção tem a ponta da realidade, quando finalmente o fato da explicação pela perda do braço veio eu achei que deu uma quebrada abrupta na estória. Ainda me restam dúvidas. Mas apesar de tudo é um livro muito bom.

Adriely.Yamamotto 03/10/2021

Transformador
"Você não precisa bater nas pessoas para tratá-las com brutalidade"
Um livro visceral que vai mudar alguma chave dentro de você. Quando falamos em escravidão entendemos o seu significado terrível mas ainda é um conceito abstrato e fora da nossa realidade. Cada página do Kindred esfrega na nossa cara o quão desprezíveis podemos ser.
Escravidão, sobrevivência e um soco bem dado na cara de quem lê, uma obra prima da Octavia Butler.

Nicole Dantas 17/03/2023

Eu ?Kindred.?
Terminei o livro uma sensação de vazio gigantesca. Como assim finalizou? Como assim não terei mais tempo com os personagens? Li aos pouquinhos para que não terminasse, me envolvi na trama como seu fosse a mocinha, como se eu fosse Dana.
O que é a escrita de Octavia? Adrenalina surreal, altos e baixos, um certo mistério e amor genuíno por sua vida, família, esposo e liberdade.
Dana é uma grande mulher, potente, amável, perspicaz que nos encanta com sua gana por definir seu destino. Devo dizer que mesmo sendo anti-herói, Rufe tem seu valor.
Me encantei tanto por essa leitura que não consigo me expressar em palavras. Apenas leiam.
5 estrelas favoritado.

bruno 16/07/2021

um dos melhores livros que li esse ano. livro super pesado e cru, escrita bastante fluida e imersiva. não dei 5 estrelas porque faltou um pouco de explicação da ligação da Dana e do Rufus, e também porque o prólogo entrega uma parte do final.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 31/03/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Kindred é o tipo de livro que eu enrolei a leitura porque sabia que seria toda trabalha na raiva e ódio sobre as situações que acontecem com o personagem principal. E aqui não foi diferente. Infelizmente já aviso que essa resenha não chegará nem na ponta do iceberg de toda a experiência que foi esse livro pra mim.

Ao longo dessas 400 e tantas páginas, vamos acompanhar Dana viajar de 1976 até os EUA pré-Guerra Civil onde ser negro era ser sinônimo de escravo. Essas suas viagens no tempo (sim, no plural porque como se não bastasse viajar para um dos piores períodos históricos para um negro, ela ainda fica indo e voltado) estão ligadas diretamente à vida de Rufus Weylin. Dana sabe como e porquê essas viagens acontecem, mas não sabe quando podem acontecer.

Raiva, revolta e ódio definem minhas emoções com esse livro e seus personagens. Sim, os personagens também porque você fica revoltado com as situações que Dana tem que se propor a vivenciar para poder continuar viva naquele período. Dana é uma mulher negra que nasceu livre, mas se vê tendo que se propor ao papel de escrava submissa como forma de sobrevivência. Em seu tempo no passado, ela cria uma nova atmosfera na fazenda de Rufus justamente por ser uma negra que ele (de certa forma) respeita e ouve, e isso faz com que ela seja um tanto marginalizada e criticada pelos outros escravos da fazenda.

A relação de Dana e Rufus é beira a dependência de um ao outro. Dana sabe que precisa de Rufus vivo para poder continuar viva. Já Rufus, mesmo se apegando a mulher e até mostrando um certo respeito a ela, utiliza de seu poder de homem branco para controlar Dana. Os sentimentos de Dana em relação a Rufus são bem conflituosos e, ao mesmo tempo que entendi o que ela passa, também fiquei gritando para as páginas do livro MATA LOGO ESSE SEBOSO PELAMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!!!!!

Os personagens secundários também possuem bastante importância na narrativa e nas decisões de Dana. O seu marido Kevin até me surpreendeu em algumas atitudes, em outras era o que eu esperava de alguém branco que nunca vivenciará o que os negros vivenciam. Alice é uma escrava que tem sua vida bem interligada também com Dana, sendo também a responsável por fazê-la se lembrar quem Rufus realmente é. Há outros como Tia Sarah, Nigel, Carrie que também ajudam Dana a sobreviver dia após dia nesse tempo.

Octavia não é sutil em suas narrações, principalmente quando se trata do dia a dia dos escravos. Mesmo que na fazenda Weylin aparente que os escravos recebem um tratamento decente se comparado com outras, ainda assim sua condição de vida é sub-humana e o medo de represálias sempre pairam em suas cabeças. Apesar disso, eu devorei a leitura. Esse foi meu primeiro contato com a Octavia e achei sua escrita bem fácil e bastante fluída. Li essas 400 páginas de escravidão e opressão em menos de uma semana.

Mesmo com o assunto extremamente pesado, Octavia te envolve e você fica mais e mais curioso para saber o que será do futuro de Dana (apesar que o prólogo já nos dá uma amostra e eu fiquei bastante curiosa para saber como aquilo iria acontecer). Ao final do livro, você se sente como Dana: em paz, mas com medo que aquela liberdade lhe seja tirada novamente.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/03/resenha-657-kindred-lacos-de-sangue.html

Blendon Moreira 31/12/2021

Essa foi minha primeira experiência com a autora e? foi uma grata surpresa. Apesar da intensidade e crueldade da época.
Personagens tão bem construídos que é como se você conhecesse eles, você sente a dor da protagonista. Sem contar a ambientação. Nunca estive nos EUA pré guerra-civil (por motivos óbvios), mas foi como se o lugar, a época, fossem um lugar familiar a mim como meu bairro é. Enfim, só posso recomendar e recomendar. Leiam essa mulher!!

Já quero conhecer mais obras da Octavia ?

Alice 26/02/2022

Genial e moderno
Fazia tempo que eu não lia um livro bom assim
A escrita de Octávia é impecável, parar de ler é um desafio. A narrativa é super envolvente e todas as voltas ao passado de Dana são de cair o queixo. Fala sobre escravidão e violência de uma forma muito precisa, com personagens bem pensados que te tocam no fundo da alma. Pensar também que este livro foi publicado nos anos 70 onde o preconceito racial ainda era muito forte dá um toque ainda mais especial pra toda história. Com certeza vou recomendar este livro.

Alê 19/10/2020

Os mistérios da viagem do tempo
Kindred estava na minha lista de livros para comprar, eis que chego na escola que trabalho e uma colega de trabalho me pergunta se eu já tinha lido, a resposta foi não é veio seguida de um empréstimo.

Butler escreve de um jeito maravilhoso, uma narrativa que flui e que te prende de tal forma que largar o livro é como se despedir de alguém que se gosta muito.

A história narra uma viagem não só de tempo e espaço, Dana em pleno no século XX vai para o período escravocrata americano e lá se torna responsável por uma vida, a vida de um garoto branco, Rufles.

Nessas idas e vindas, Dana não só vive a escravidão em sua pele, mas também os dilemas que aparecem ao ser responsável pela vida dele.

Falar mais do que isso, é tirar os mistérios e os questionamentos que esse belo livro levanta.

Mariana.Moreira 10/04/2022

Kindred Laços de sangue
Um livro incrível, que nos faz refletir sobre a vida e o comportamento humano.
Um mix de sentimentos, mas com uma grande dor no coração terminei essa leitura. Angústia, tristeza e compreensão é o meu sentimento.
Deveria ser leitura obrigatória.
Maravilhoso.

ToniBooks 03/04/2021

Não faz tanto tempo assim...
"Kindered - Laços de Sangue", é um romance de Octávia E. Butler. Em minha opinião, por alguma dificuldade editorial, resolveram inserir essa obra no gênero ficção científica, talvez por tratar, ainda que de forma secundária, de viagem no tempo, mas a cientificidade dessa ficção para por aí, pois o que vemos depois é um verdadeiro tratado sobre a condição humana sob determinada circunstâncias históricas. Vale cada segundo dispensado.

Donnriscado 23/12/2022

Kindred
Achei um livro pesado e necessário, que mostra a complexidade do sistema escravista dos EUA do século XIX.

Apesar do grande foco ser a história da Dana, é possível se conectar, sensibilizar e odiar outros personagens através da narrativa dela. Olha, eu senti tanto ódio do Rufus em tantos momentos que acho que não consigo nem enumerar...

Achei interessante também a forma como alguns diálogos são construídos, como por exemplo o que a Dana teve com o Kevin a respeito a perspectiva sobre o período da escravidão. A forma como ela contrapôs ele foi muito boa!

A maneira como as diferentes formas de violência são utilizadas para manter esse sistema opressor é algo interessante de se observar também, tanto que uma frase que marcou a minha leitura foi "Você não precisa bater nas pessoas para tratá-las com brutalidade."

Vale bastante a leitura!

Claudianny 14/12/2021

Instigante e intenso ??
Um clássico moderno da ficção científica e do afrofuturismo, este livro conta a história de Dana, uma mulher que viaja no tempo involuntariamente, saindo dos dias atuais e indo para o sul dos Estados Unidos no séc XIX. Neste contexto escravista e racista, Dana corre perigo e fará de tudo para se salvar.