Guerra Mundial Z

Guerra Mundial Z Max Brooks

Resenhas - Guerra Mundial Z

Victor225 12/04/2024

A adaptação desse livro para os cinemas é um crime comparado ao texto original, o diretor e os roteiristas do filme deveriam ser presos

Ana Ramos 22/03/2024

Eu estava procurando coisas para ler fora do meu conforto literário ( romance) para da um escapada da ressaca literária
Quando um livro não é muito no meu estilo demoro mais para ler, ainda mais de ressaca
Mas o livro é interessante, não chega a ser uma história de começo, meio e fim apesar de ter isso, eu explico, não existe um personagem principal, narrando sua história. Mas sim um homem ( até esqueci o ele era) que foi atrás de histórias de sobreviventes importantes da guerra contra os zumbis, ele foi em vários lugares, paises, para ouvir essas história.
De onde ele estavam quando começou, como eles sobreviveram, qual foi sua participação na guerra contra os zumbis e assim por diante.
E uma narrativa diferente, mas gostei bastante.
Ontem estava sem luz e queria ler, mas não queria deixar meu marido sem fazer nada, então li três capítulos para ele, foi uma experiência legal, e ele ia comentando as coisas , foi um momento bom, todo lvro fora de romance, vou fazer leitura com ele. Eu lendo, ele.ouvindo rsrs

Ricardo Vinicius 09/03/2024

Propaganda forçada
Incrível como a ideologia dominante se infiltra em todo tipo de mídia, ate aqui em um livro de uma guerra fictícia a ideologia dominante se esgueirou completamente, como o forçado desmembramento de países do chamado "eixo do mal" como Rússia, Cuba, Coreia Popular etc com as justificativas mais toscas enquanto claro o ocidente seguia sendo o modelo "intocado" ideologicamente pela guerra.
Pedro 15/03/2024minha estante
Aí, lacrou...kkkkkkkk

Jaquii Barboza 03/03/2024

Gostei até
Bem diferente do que eu pensei, diferente do filme. Mesmo que eu não queria achei que seria bem diferente, mas é bom

Leandro423 22/02/2024

Contém possíveis spoliers
Olha, vou me esforçar muito pra falar que o livro é razoavel, e aqui é uma dos poucos casos que o cinema superou o livro.
Esperava que seria semelhante ao filme que teríamos o Jerry correndo de zumbi e tudo mais, mas não tem nada disso.
O livro e meio que uma entrevista onde alguém que não me dei ao trabalho de guardar o nome fica entrevistando pessoas sobre os zumbis, e cada capítulo é como se fosse um sobrevivente diferente, não me agradou.

lys 20/01/2024

"O pânico é ainda mais contagioso que o germe Z"
Olá pessoas. Devorei esse livro tão rápido quanto os zumbis devoraram a humanidade (ah, ah).

'Mas esse não é o filme do Brad Pitt com zumbis the flash que se amontoam para escolar paredes?' Ledo engano. Infectados que se transformam em segundos, a saga de um herói, uma cura: isso é CINEMA. A história, ou melhor, as histórias entregam muito mais que isso.

"Era assim que os Zs operavam, aumentando suas fileiras e afinando as nossas! [...] Infecte um humano, ele se torna zumbi. Mate um zumbi, ele se torna um cadáver."

O livro é uma junção de varios depoimentos de sobreviventes em diversas partes do mundo, incluindo (advinhem quem? chuta) Nosso Brasilzão. Samba? Carnaval? Futebol? Pra que isso se o bom mesmo é traficar órgãos. O Dr.Silva (tinha que ser um Silva), realizou uma cirurgia clandestina em um paciente, cujo órgão transplantado veio da China - local de origem do vírus - e esse órgão estava contaminado.

"Será que eles sabiam que cada soldado morto agora era um zumbi vivo? Eles perceberam que, em vez de afogá-los em nosso posso sem fundo, fomos nós que nos afogamos [...]?"

Parceira de milhões essa. Da tudo errado (obviamente), o paciente morre e seu corpo é descartado em uma favela. Meus amigos, a favela tava tomada antes do meu miojo ficar pronto e quem restou? Os Yanomamis, sim esses mesmos dos noticiários! O escritor não sabia que os coitados não precisariam de um apocalipse zumbi para baterem as botas, doenças infecciosas e desnutrição já fariam o trabalho.

"Talvez os mortos-vivos tenham trazido mais do que apenas devastação ao mundo. Talvez, no fim, eles tenham trazido justiça para o futuro"

O Brasil é muito mal retratado na obra e parece que tudo que existe aqui é floresta, Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, muitas histórias de outros países são muito boas, como a do Japão, Israel, Canadá, China, o de um adestrador de cães e de um cara que estava na estação espacial internacional durante o surto. Sim, o maluco foi pro espaço.

"Você andava armado?" "Eu morava no Rio. Acha que eu andava com o quê, meu pinto?"

Se você curte histórias de zumbi vai adorar o livro, parece muito que rolou de fato uma epidemia zumbi e aquelas pessoas estão contando os horreres que viveram e as histórias vão desde guerra nuclear, até pessoas que sobreviveram em castelos mediavais. Gostei bastante e recomendo.

"Como vocês souberam que a batalha tinha acabado?" "Quando paramos de atirar, né?[risos]"

Jothamon 12/01/2024

Grande Pânico
Um compilado de histórias dos sobreviventes da Guerra Mundial Z. No qual cada um relata como foi chegar até hoje, com suas lutas e perdas.
Mesmo que alguns comentários sejam simples, quem está narrando torna tudo mais pesado ou mais curel. Algumas histórias são mais tranquilas que outras, mas o horror é perceptível.
Medo. Luta. Derrota. Vitória.

Julia.Dani 11/12/2023

Guerra Mundial Z
Me surpreendi com a leitura, é um relato geopolítico sobre como cada país lidou com a contaminação de uma doença. è bem interessante perceber as mudanças culturais que são relatadas em forma de entrevistas. Leitura super fluída, recomendo para quem curte esses temas.

Mari 24/11/2023

Esqueça o filme, a história aqui é completamente diferente
A história do livro se trata de um conjunto de relatos de sobreviventes que foram compiladas por um jornalista, o que permite o autor mostrar o que aconteceu por todo o mundo e por uma variedade de pontos de vista muito grande. As ideias de como o mundo reagiu, o que tornou o problema tão grande, as consequências do que aconteceu e como o mundo lidou com o problema foram altamente realistas de uma maneira que geralmente não é vista em histórias de apocalipse zumbi. Recomendo muito. 10/10.

Valesi 10/08/2023

Um mosaico bem montado
Bastante diferente do filme homônimo, o livro não segue uma história realmente linear, mas é um apanhado de entrevistas com sobreviventes do apocalipse zumbi por todo o mundo que forma uma história coesa. Alguns capítulos são mais longos e se transformam em ótimos contos curtos dentro da narrativa maior. Gostei bastante da forma com que o quadro geral foi se revelando aos poucos.

Regiane.Consulin 10/07/2023

Adoro o filme e achei que o livro seria mais completo e explicaria alguns pontos do filme, mas são bem diferentes.
O livro é uma coletânea de entrevistas com sobreviventes ao apocalipse zumbi.
No geral, gostei das histórias e como as pessoas de vários lugares do mundo se adaptaram a situação.

Kaline Bogard 15/06/2023

Chato
Não foi nada do que eu esperava. O autor escolheu narrar através de depoimentos, viajando pelo mundo.
A maior parte é relato militar e bem maçante. Alguns poucos relatos são mais emocionantes. Está cheio de estereótipos sobre os paises, alguns cliches...
Fiquei bem decepcionada. Já sabia que era diferente do filme, mas mesmo assim me surpreendeu de forma negativa. É o tipo de livro ara nunca mais reles.

@riggifabio 02/06/2023

Leitura obrigatória para quem gosta de zumbis. Os enredos do filme homônimo e deste livro não têm a ver. O livro é escrito em um formato de entrevistas, como se fosse um dossiê de relatos sobre a guerra. O que mais curti foi relacionar os capítulos uns aos outros para construir a história.

igorteuri 24/05/2023

Aula de construção de mundo
Diferente do filme de mesmo título, Guerra Mundial Z é narrado no formato de reportagens de várias pessoas diferentes que enfrentaram a Guerra contra os Zumbis. O livro trás a perspectiva de várias pessoas, de diferentes culturas, posições sociais e profissões.

O leitor vai montando o quebra-cabeças de como aconteceu esse apocalipse zumbi, a partir das descrições dos entrevistados. O interessante é que existe uma coerência por trás dos eventos. Eventos famosos são descritos por diferentes pessoas e em diferentes perspectivas.

O que mais me me chamou atenção foi as extrapolações que o autor faz sobre as sociedades e indivíduos em uma situação tão extrema. O nível de detalhe e cuidado é alto. Como diferentes culturas e religiões lidariam com um evento tão traumático? Como políticos e empresas usariam o ocorrido para seu próprio benefício? Como ficam o papel de animais e pets em um apocalipse zumbi? E as religiões, crenças pessoais e sociais?

O autor buscou responder essa a outras perguntas no decorrer o livro. O nível de cuidado é tanto, que realmente parece ser algo que aconteceu.

No entanto, para quem não gosta da temática ou não está acostumado a leitura de livros no formato epistolar (entrevistas, nesse caso) pode sentir a narrativa um pouco arrastada, já que você precisa ir construindo o cenário em sua mente aos poucos.

De modo geral, recomendo o livro para quem gosta de histórias sobre zumbis ou sobre catástrofes apocalípticas fantásticas.

igorteuri 24/05/2023

Aula de construção de mundo