Guerra Mundial Z

Guerra Mundial Z Max Brooks

Resenhas - Guerra Mundial Z

Fenrir 15/03/2022

Totalmente diferente do filme ?
O livro é bom, um relato de experiências e entrevistas por um jornalista , é até interessante mas, definitivamente livros de zumbi não é minha praia mas, pra quem gosta eu recomendo ? parece bem real!

Tamires 23/04/2023

Um bom entretenimento sobre zumbis
Apesar de ser um livro de entretenimento, há reflexões interessantes sobre a condição humana, nosso senso de sobrevivência e coletividade.

Grace K 06/01/2011

Guerra Mundial Z : Não há para onde fugir!
Como boa fã de George A. Romero, há tempos estava querendo ler esse livro. Guerra Mundial Z, é ótimo, muito bem escrito. Confesso que mesmo
ansiosa para ler, tive um pouco de receio ao ver que a história é contada através de relatos dos "sobreviventes" e não de forma linear. Foi mais uma grata surpresa!
Focando em relatos individuais dos sobreviventes, o livro traz reflexões políticas, psicológicas, religiosas e ideológicas, tudo através de relatos incrivelmente humanos e realistas, não devendo nada a relatos de sobreviventes de qualquer guerra do mundo, com a exceção de que o inimigo neste caso já estava morto, o que não chega a ser nenhuma vantagem.
Os relatos, aos poucos vão dando um panorama de como uma infecção misteriosa reanima os mortos e os transforma em insaciáveis comedores de carne que quase extinguiram toda a vida na terra, trazendo o vislumbre de um verdadeiro apocalipse zumbi. Desde os primeiros infectados, as primeiras infestações, o pânico e desespero que se seguiram, as migrações em massa para àreas "livres", até o momento em que a humanidade como um todo conseguiu organizar uma ofensiva e retomar o planeta, tudo é relatado de uma forma crível, sem nenhum momento cair no gore ou no trash.
Uma ótima leitura que pode ser tomada como ficção científica, mas que ao final nos faz pensar no quanto dessa ficção pode um dia se tornar real. O pior predador do mundo é a homem.
nerito 16/12/2011minha estante
Concordo! Ótima resenha. O livro é muito bom. Também sou fã de Romero e de filmes do gênero. A literatura ainda precisa melhorar e com certeza Max Brooks faz um trabalho excelente em Guerra Mundial Z. O único problema, para mim, foi o relato do brasileiro, que ficou estranho em alguns momentos, mas isso não afeta a qualidade do livro.

Paulinha 23/06/2020

Empolgante
Leitura fácil e empolgante para que gosta da temática zumbi . Muito recomendado.
Leitura e . 23/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Paulinha 23/06/2020minha estante
Ok!

Fernando 11/11/2022

Diferente do filme. Ainda bem!
Não leia este livro esperando algo parecido com o filme. São duas tramas completamente diferentes e, ainda bem, o livro segue por um caminho mais interessante, ácido e sarcástico. Isso porque a invasão zumbi é apenas uma desculpa criativa e bem estruturada para as críticas que o autor faz à sociedade consumista, ignorante, exploradora, neurótica e mitômana dos EUA nos primeiros anos deste século. No decorrer do livro, fica difícil saber quem são os piores zumbis, se são os vivos ou os mortos.

Sidnei 23/08/2020

Em tempos de Pandemia...
Narrativa interessante, parece algumas entrevistas/bate-papos, no campo de batalha, sobre como foi a guerra contra um inimigo, pouco comum. Algo que estamos vivendo agora!!!

@riggifabio 02/06/2023

Leitura obrigatória para quem gosta de zumbis. Os enredos do filme homônimo e deste livro não têm a ver. O livro é escrito em um formato de entrevistas, como se fosse um dossiê de relatos sobre a guerra. O que mais curti foi relacionar os capítulos uns aos outros para construir a história.

igorteuri 24/05/2023

Aula de construção de mundo
Diferente do filme de mesmo título, Guerra Mundial Z é narrado no formato de reportagens de várias pessoas diferentes que enfrentaram a Guerra contra os Zumbis. O livro trás a perspectiva de várias pessoas, de diferentes culturas, posições sociais e profissões.

O leitor vai montando o quebra-cabeças de como aconteceu esse apocalipse zumbi, a partir das descrições dos entrevistados. O interessante é que existe uma coerência por trás dos eventos. Eventos famosos são descritos por diferentes pessoas e em diferentes perspectivas.

O que mais me me chamou atenção foi as extrapolações que o autor faz sobre as sociedades e indivíduos em uma situação tão extrema. O nível de detalhe e cuidado é alto. Como diferentes culturas e religiões lidariam com um evento tão traumático? Como políticos e empresas usariam o ocorrido para seu próprio benefício? Como ficam o papel de animais e pets em um apocalipse zumbi? E as religiões, crenças pessoais e sociais?

O autor buscou responder essa a outras perguntas no decorrer o livro. O nível de cuidado é tanto, que realmente parece ser algo que aconteceu.

No entanto, para quem não gosta da temática ou não está acostumado a leitura de livros no formato epistolar (entrevistas, nesse caso) pode sentir a narrativa um pouco arrastada, já que você precisa ir construindo o cenário em sua mente aos poucos.

De modo geral, recomendo o livro para quem gosta de histórias sobre zumbis ou sobre catástrofes apocalípticas fantásticas.

@bardoriano 11/04/2021

Incrível
E quando eu descobri que tinha livro, eu fiquei louco pra ler, e quando comecei a ler, me perguntei onde estava o filme que assisti. ?

Não me decepcionou, ainda bem, o livro é diferente, até como diz na capa, uma história oral, em forma de entrevistas vamos ver o andamento da guerra, detalhes incríveis, assustadores e tristes.

Sabe aquelas histórias da Segunda Guerra mundial que lemos? Essa Guerra Z não é tão diferente, pode ser ficção, mas é tão bem escrita que é verossímil demais, que por microssegundos faz a gente duvidar se realmente não aconteceu. ? E se um livro faz isso, é por que é bom mesmo.

Tem umas partes técnicas que são chatas mesmo, mas nada que atrapalhe.

Sou fã de histórias de Zumbi, mas não li nada tão maravilhoso como esse livro, que retrata tão bem, pelos olhos dos sobreviventea, como seria um mundo dominando pelos zumbis.

Não só é aquela coisa de alguém morder outro alguém e assim se espalhar, tem muito mais detalhes bem mais interessantes. Traz reflexões políticas, psicológicas, ideológicas. É bem humanizada.

Incrível e mega indicado, principalmente para os amantes do gênero e de zumbis.

davidplmatias 28/04/2020

Esplêndido
Formato inovador, um repórter fazendo entrevistas aos sobreviventes do Apocalipse. É incrível, eu não queria que tivesse terminado.

Vini 04/04/2023

Há muito o que gostar em 'Guerra Mundial Z'.
'Guerra Mundial Z' é um daqueles livros que quando você sabe de sua existência, ele imediatamente vai para sua lista de desejos. Em vez de um típico thriller de zumbis, Max Brooks mergulha no aspecto humano de "como podemos deixar isso acontecer?", e é isso que deixa a obra tão divertida dando vida a um tropo comum. O livro está cheio de autenticidade, desde sua construção de mundo, até com as entrevistas dos personagens, 'Guerra Mundial Z' soa como uma história oral deveria ser. Os personagens carecem de uma voz perspicaz. Onde Max Brooks realmente consegue cativar o leitor é em seu comentário social e político. Há muito o que gostar em 'Guerra Mundial Z'.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-guerra-mundial-z

Jey Canavezes 09/04/2021

Um pouco enfadonho
O começo do livro foi bem interessante, mas por ser dividido em várias narrativas algumas foram muito voltadas a situações bem parecidas. Mesmo sendo em países diferente. Não que numa guerra como essa fosse algo muito diferente. Todos foram pegos de surpresa por algo inesperado, mas faltou um pouco de profundidade em outras culturas para saber como eles lidariam com essa situação. Alguns países foram reduzidos a simples transmissores.
Ficou devendo, mas ok.

sarah 15/07/2020

Muito bom!
O livro é narrado em forma de entrevista o que no inicio pensei que não iria gostar, mas me enganei e acabei gostando bastante.
Todos os relatos são muito bem escritos e tinha momentos que parecia que eu estava lendo algo que realmente aconteceu.
Tudo é bem descritivo em relação aos zumbis e todo o combate, o que nos faz ter uma visão bastante detalhada de como tudo estava acontecendo é isso fez parecer que eu estava lá na Querra.
Só não dei 5 estrela pelo fato de ter muitos detalhes técnicos sobre armas, navios, coisas que me deixavam um pouco perdida.
Mas tirando isso a leitura foi maravilhosa