Mary Stuart

Resenhas - Mary Stuart, a Rainha da Escócia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Adonai 09/07/2020

Uma vida soturna
Nunca tive proximidade com obras biográficas ou romances biográficos. É uma bolha que não gosto de ficar e aqui foi um exercício gigante para ler.

O livro não é ruim, mas também não é ótimo. A história trágica e bem dramática me fez pensar o quanto Mary Stuart foi vítima do machismo e da violência, mesmo que na época isso provavelmente não era falado. Li conhecendo pouco de sua vida e durante a leitura fui pesquisando coisas para saber o que era romanceado e o que era biográfico.

Então, se a intenção de Dumas foi fazer o leitor (re)conhecer a história da Rainha da Escócia e ter a sensação que sua vida foi uma grande peça dramática e sombria, isso se cumpriu, mas não torna o livro extraordinário.

Aécio de Paula 01/05/2021

Mary Stuart, A Rainha da Escócia - Alexandre Dumas
livro muito bom. Maria Stuart glamorosa, sem perder a majestade, mesmo quando presa por 18 anos. Alexandre dumas escreveu 18 histórias, em uma série chamada "crimes celebres" em 1839 e 1840. A editora Wish nos presenteou com essa tradução. Espero que outras histórias sejam traduzidas. Fiz a leitura em 2 dias.

Haryadne.Moreto 31/05/2021

Acho que não tem muito de se falar sobre Mary Stuart. Achei essa biografia ficou a desejar, principalmente, por se falar em Dumas.

Cris609 11/03/2021

Mary Stuart: rainha da Escócia/Inglaterra e viúva da França
Nesta obra, Alexandre Dumas mescla biografia e ficção da vida da rainha escocesa muito amada e ao mesmo tempo alvo de tragédias e intrigas.

A história da rainha Mary Stuart é bem trágica e dramática, visto que ela foi alvo de machismo, o ambiente político era bem caótico e hostil, além do conflito religioso (catolicismo x protestantismo). Em seu trono, a rainha passou a ser uma ameaça política da rainha inglesa Elizabeth I, isso porque era vista pelos católicos ingleses como pretendente favorita à coroa britânica, já que estes não consideravam a Elizabeth uma monarca legítima.

Em contrapartida, é possível notar que a rainha da Escócia também foi muito amada pelos seus leais (embora esse amor pudesse ser mortal e fatal). Ela teve que ser muito corajosa para enfrentar todos os infortúnios e conspirações que sofrera.

Sobre a narrativa em si, eu acho que poderia ser um pouco mais aprofundada e detalhada, uma vez que inicialmente, muitas figuras são citadas e não sabemos com mais complexidade quem elas são, sendo assim necessário realizar uma busca complementar para se aprofundar mais.

Eu gostei de conhecer um pouco da história de Mary Stuart e estou curioso para adentrar ainda mais em sua biografia para compreender melhor e com mais detalhes o desdobramento da sua história de vida, inclusive a rivalidade com a sua prima Elizabeth.

A edição da editora Wish está belíssima, com várias ilustrações e a diagramação está perfeita!
Guilherme.Maia 11/03/2021minha estante
Uaal amei a resenha.

Cris609 11/03/2021minha estante
Fico feliz em saber que você tenha gostado da minha resenha, Gui!!! Muitíssimo obrigado :)

livi123 24/01/2021

O fim de Mary
A narrativa de Dumas mais voltada para o lado da ficção, faz a leitura ser bem fluída, nunca havia lido nada do autor e foi bem tranquila, sem contar com a diagramação maravilhosa da editora.
Mary teve uma vida bem turbulenta desde a infância, sempre tinha alguém querendo roubar seu lugar e ao contrário de Dumas (que é team Mary), penso que tanto Mary quanto Elizabeth foram "inocentes" em alguns aspectos, vítimas do machismo, do parlamento, de terem fé em diferentes religiões (a influência da igreja era muito presente nessa época), sempre tinha alguém que as colocavam contra a outra, fora a questão que Mary sempre disse ter direito a coroa inglesa tanto quanto a prima e isso soava como uma ameaça ao trono.
Apesar do infeliz fim trágico de Mary, vale super a leitura pra conhecer um pouco mais sobre ela, os detalhes dos lugares, das pessoas, os fatos históricos é uma viagem a época.

Paulascrap 16/05/2020

Uma obra que nos instiga a buscar mais leituras sobre o assunto!..
Mary Stuart - Uma ficção baseada na História de Alexandre Dumas .🌟🌟🌟🌟🌟. 52/100 .......................📙Meu primeiro apoio da @editorawish pelo catarse , e atendeu perfeitamente ao prometido , belíssima edição , embora os nomes dos apoiadores não constem como informado ............................📝 Iremos conhecer a trajetória de Mary Stuart - rainha dos escoceses , sua ascensão a coroa de forma legítima , seus três casamentos , sua impulsividade que levou à sua ruína ..................📝Conspiração , traições e luta pelo poder com a crucial rivalidade das primas Mary e Elisabeth em busca do trono inglês .....................................📝Seus últimos dias são narrados, com a pressão para que renunciasse a sua religião , provas de um julgamento nunca reconhecido e a sua decaptacao. ..........................📝Após a morte e alívio de permanecer rainha Elisabeth tenta ocultar a real ordem do crime reportando a culpa a um membro da corte que não teria dado cumprimento a si vontade ................................📝O livro é curto e dinâmico , embora recheado de fatos históricos a leitura e bem fluida e nos faz querer saber mais sobre a rivalidades das rainhas e pesquisar sobre o assunto ...............📚Dentre as obras que selecionei para ler sobre o assunto : 1- Elizabeth e Mary por Jane Dunn .... 2- Maria Stuart por Stefan Zewig ........Se alguém tiver uma leitura pra indicar deixa anotadinho aqui

Sarah 19/06/2021

Mary Stuart, a bonita...
E burra. Porquê meu pai do céu, não vou mentir: passei muita raiva durante esse livro, a Mary realmente deve ter sido treinada para ser Rainha consorte, porque como regente a mulher era um desastre. Só foi inteligente enquanto estava na França e, certamente, porque era bem aconselhada, ou controlada. Sozinha, a mulher se afundou em péssimas decisões. A minha mãe leu também, antes de mim, e justificou como Mary sendo passional, mas longe disso. Passionalidade teria garantido à ela uma vida longa refugiada na França. Burrice foi o que garantiu quase 20 anos de tortura na mão de uma regente que claramente nunca teve apreço por ela. Dá pena? Um pouco. Mas também dá muita raiva.

Tirando isso, a escrita do Alexandre Dumas é magnífica, como sempre. Ele tem uma ótima capacidade na criação de diálogos, ainda mais aqui onde ele tem de mesclar momentos reais com ficção.

Brina 03/04/2023

O prólogo praticamente é o livro inteiro kkkkkk
Gente não vi nada na vida dessa mulher q justificasse sua biografia ?????
Duas rainhas, uma com mais iveja do que outra e querendo demonstrar quem tinha mais poder ? (e so quem leu sabe quem era mais poderosa kkkkkk)
Bem chatinho e pouco interessante. ?

Sofia 26/05/2021

Mary, Rainha da Escócia, Viúva da França
Simplesmente adorei a leitura! Uma história sobre anos finais da rainha, aprendi muito sobre percepções políticas e familiares em monarquias e na sucessão do trono inglês. É claro que nem tudo escrito é fato, mas tudo é muito bem colocado e organizado. 10/10 !!

P.s.: Li o livro pelo kindle, então acredito que perdi muito de imagens e informações visuais.

@ALeituradeHoje 13/09/2020

Histórico Sempre me Conquista
Mas eu esperava mais. Não sei bem o que eu esperava, Dumas conta alguns fatos e rasga uma seda danada para Mary, uma rainha que História questiona a inocência...
Enfim, ótimo passatempo de qualquer forma. :-)

Lelê 09/10/2021

Uma rainha idealizada
Está biografia romanceada e nada imparcial escrita por Alexandre Dumas, conta a historia da mais conhecida rainha escocesa. De forma cronológica, o autor narra diversos episódios de sua vida: a infância na França; o primeiro casamento, a viuvez e o reinado; os casamentos conturbados; as intrigas e conspirações políticas na Escocia; a fuga para a Inglaterra; a suposta rixa com Elisabeth I; e por fim sua morte. Usando dos eventos históricos o autor cria toda uma narrativa com aventuras, maquinações política, intrigas palacianas, paixões exacerbadas, dramas e um fim trágico. Transformando a rainha numa espécie de heroína cristã, levada por paixões e injustiçada e traída por seus nobres. É evidente que o autor tenta retrata-la como uma santa enquanto a prima inglesa é o oposto, maldosa e invejosa.
Quanto o livro é muito bem escrito e mostra todo o talento de Dumas em criar histórias, e nesse caso ele não só criou como mesclou ficção com realidade.
Quanto a história de Mary Stuart, ela evidentemente não era tão inocente a assim mas também não fez nada que nenhum outro soberano europeu tenha feito igual o pior. O que pode-se concluir da história é que seu erro foi ter nascido mulher, uma vez que um rei em seu lugar não seria tão perseguido e contrariado por suas atitudes. O que vemos na história de muitas rainhas que reinavam sozinhas seus respectivos países.

Thaís @thanoslivros 04/05/2020

Instigante
Em poucas páginas conhecemos, através da escrita de Dumas, uma rainha. Uma mulher que passou por muitos amores, traições e intrigas. Que após a morte do Rei da França, seu marido, teve que voltar para Escócia e ficar a frente de um reinado que nem mesmo tinha intenção de governar.
Essa obra trata-se de uma ficção baseada na história de Mary Stuart, Rainha da Escócia, mas que não é difícil nos vermos diante de uma verdadeira biografia. Uma história trágica, narrada desde a infância até os últimos dias de uma rainha amada e injustiçada. Será?

A incógnita fica, mas a certeza de que estamos diante de uma obra rica em detalhes nos envolve. Dumas, mesmo que em alguns momentos use de uma narrativa mais arrastada, consegue deixar o enredo interessante e insere o leitor numa ambientação regada de muitos personagens poderosos, onde a rivalidade prevalece.

Um romance histórico em que temos uma rainha com apenas 6 anos de vida e que, com o passar dos anos, se consagra como uma monarca amada. Ficou conhecida por sua força e seu empenho em gerir suas responsabilidades com afinco, mas que se deixou levar por tantos sentimentos confusos. Teve seu declínio desejado por muitos, mas principalmente por sua prima, a Rainha Elizabeth I, uma de suas maiores rivais. Personagem essa que rouba a cena em vários momentos com tantos planos e artifícios na disputa pelo trono inglês.

Amores, intrigas, hipocrisia, traições e poder. Um enredo carregado de conspirações, mas que vem pra mostrar o quanto uma mulher, mesmo com tanto poder nas mãos, pode ser vulnerável se estiver diante da ganância de seus inimigos.

Com uma edição incrível, um trabalho gráfico primoroso da @editorawish, e por todo impacto que a leitura me causou, é impossível não ser fisgada por essa história.
Leitura mais do que recomendada, principalmente para aqueles que são fãs de um bom enredo histórico onde a ficção e realidade se fundem para contar uma história que fascina e instiga.

site: www.instagram.com/thanoslivros

Cristiane 06/05/2021

Mary Stuart uma ficção baseada na história
Alexandre Dumas utilizou de registros históricos para narrar a história de Mary Stuart, rainha Escócia. O texto apresenta a dicotomia: mulher bonita péssima monarca,mulher feia e invejosa ótima estrategista. Lendo o livro tendemos a sofrer com Mary Stuart, mas sabemos que na verdade quem sofria nas garras de ambas era o povo, obrigado a viver em extrema pobreza, lutar nas guerras e assistir esta disputa entre rainhas. Pois é, trabalhadores do mundo uni-vos! Abaixo a monarquia.

Ingrid 30/05/2021

Mary Stuart nasce rainha da Escócia, e tornou-se rainha da França pelo casamento; e poderia ter sido rainha da Inglaterra, pela sua origem. Trata-se de uma biografia romanceada, considerada uma ficção baseada na história, algo comum nas obras de Dumas. Acompanhando a história de Mary vamos pensando se as escolhas dela, mais precisamente pelos seus maridos, foram o que a levaram a viver quase que sua vida toda presa, e o seu destino final na guilhotina. Casada por 3 vezes, Mary sempre foi maltratada por seus maridos, e subestimada como mulher, sempre sendo vista como um objeto que lhes dariam alguma vantagem e chegarem ao poder. Bonita e de temperamento passional, Mary parecia não ter a real dimensão de quem era, de como sua posição lhe tornava vulnerável, e como ela poderia ter sido mais dona da sua vida e seu destino. Sua ingenuidade a levou ser traída por seu meio irmão, que ela sempre tratou como se ele não fosse um bastardo, o que a levou a ser entregue de bandeja para sua prima, a Rainha Elizabeth, que a encarcerou por uma vida e ao final a levou à execução, salvando sua posição de rainha da Inglaterra. Aparentemente, também, Mary Stuart também não via sua prima como inimiga ou rival, mas Elizabeth parecia não compartilhar da mesma opinião, por saber que seu reinado era frágil em virtude do seu nascimento. A rivalidade, que pode ter sido incentivada por quem as rodeava, por Mary ser considerada "puro sangue" e Elizabeth "mestiça", se assim pode-se dizer. E mesmo que as primas nunca tenham se encontrado, dizem que Elizabeth tinha ciúmes da sua prima, acreditando que Mary era mais bonita do que ela. A prisão de Mary Stuart dura 20 anos, e ela é privada de conviver com seu filho, de voltar para a Escócia ou para a França, que era onde realmente ela gostaria de ter vivido toda sua vida. E a ironia do destino, é que sua execução se dá para que ela não reivindique o trono da Inglaterra, mas será seu filho o sucessor de Elizabeth, que não tinha descendentes. Não só vale a pena pela história, mas muito mais para ver o quanto mulheres eram classificadas, rotuladas e impedidas de serem independentes até em pensamento. É possível ficar pensando que as primas poderiam ter se unido e criado uma história diferente para elas, para seus reinados e para as suas vidas amorosas; mas que de alguma forma ambas foram influenciadas a tornarem-se inimigas, justamente porque mulheres conscientes do seu poder podem causar "problemas" aos homens!

nayanebrito 14/03/2021

Mary Stuart: a rainha injustiçada?
?Apesar de tudo, a Rainha da Inglaterra titubeou. Executar uma rainha ungida por Deus, da mesma forma como seu pai fizera à sua mãe, Ana Bolena, era passar uma mensagem perigosa para os outros: a de que o sangue dos Reis era tão vermelho quanto o do mais singelo dos mortais.?

Em ?Mary Stuart?, de Alexandre Dumas, conta a história da rainha da Escócia, Mary Stuart, desde a sua infância até a disputa com Elizabeth I, e sua cruel execução. Nessa obra, Dumas mistura ficção com realidade, de forma até poética, mostrando um grande apreço por Mary e por sua jornada.

Mary Stuart nasceu em 8 de dezembro de 1542, já rainha da Escócia, passou a infância no seio de uma das maiores cortes da Europa, sendo extremamente adorada por sua beleza e sagacidade. Mary não teve um destino feliz, e levou uma vida carregada de infortúnios, que como diz o prefácio da obra ?lhe custou sua herança, três maridos, o filho e, por fim, a própria vida.?

?Infelizmente para sua honra, Mary, sempre mais mulher do que rainha, enquanto, pelo contrário, Elizabeth sempre foi mais rainha que mulher(...)?

Eu li um pequeno resumo há alguns anos da biografia da Mary e isso fez com que eu quisesse começar a adaptação, que se tornou uma das minhas queridinhas. Ela teve uma série de pessoas em que não podia confiar e, consequentemente, fora traída várias vezes. Só que existem outras vertentes e histórias que indicam que Mary também traiu e participou de conluios. Não temos como saber, já que só temos registros esparsos e opiniões.

Uma das coisas que Alexandre mais quis ressaltar, foi a inveja e o ciúmes em potencial que Elizabeth I tinha de Mary. Tanto que o resultado para a rainha da Escócia foi carregado de uma áurea sombria, isso porque ela vivia sob acusações de traição, emboscadas e suspeitas constantes sob o olhar da rainha da Inglaterra. Dumas, inclusive, não poupa detalhes da morte dolorosa da Mary. Realmente é a cena mais impactante de todo o livro.

Mary Stuart foi uma obra boa de ler, apesar de que em alguns momentos parecer cansativa. A edição está carregada de imagens e ilustrações, tornando-a muito rica de informações. Recomendo para quem gosta da Mary, do autor ou se interessa por reinados.

Resenha postada originariamente no ig @sentencaliteraria

1 | 2 | 3 | 4 | 5