Tauana Mariana 16/01/2021
interessante
O livro é super bem escrito e tem um layout lindíssimo. Curtinho, com 118 páginas, traz informações valiosas sobre como atuar no Instagram de forma comercial.
Pra mim, que trabalho e estudo marketing digital faz alguns anos, não trouxe nenhuma informação nova ou reveladora. Mas entendo que o livro foi feito para quem quer crescer o seu Instagram comercial, ou seja, o meu cliente.
A todo momento, Júlia bate na mesma tecla que eu bato cotidianamente: as redes sociais são para criar relacionamento, principalmente o Instagram. Por isso, se está esperando uma fórmula mágica, pode esquecer. O segredo do Instagram é conteúdo valioso, genuíno e direcionado para o seu cliente, criando assim relacionamento, confiança e, por consequência, venda.
Uma das perguntas que eu mais escuto, assim como a Júlia, é: como conseguir mais seguidores no meu Instagram. E a resposta é simples: com trabalho duro. Eu sei, ninguém gosta de saber que o resultado que se almeja depende diretamente dos nossos esforços.
Mas essa é a realidade. Além disso, tentar "ludibriar" o sistema, comprando seguidores ou usando automação é um tiro no pé que pode custar o cancelamento do seu perfil. Mas convenhamos, seguidores não caem do seu. A gente é que precisa cair na real.
Como afirma a autora:
Conquistar seguidores no Instagram faz parte de um processo. Você precisa pôr muita mão na massa para conquistá-los. Afinal, seguidores não caem do céu e de paraquedas na sua página (p. 98).
Aí você pode me perguntar “se você entende tanto assim de Instagram, por que não tem milhares de seguidores no seu perfil?”. A resposta é simples: porque o meu perfil é feito pra mim, tudo o que eu posto é sobre mim, sobre a minha vida. Com um Instagram para negócios o viés muda, o foco é o seu público e não quem produz o conteúdo. É para o seu público que os conteúdos serão desenvolvidos, ele é o direcionador. A não ser, obviamente, se você for uma celebridade. Eu, no caso, não sou.
Referência:
MUNHOZ, Júlia. Instagram para negócios: aprenda a vender todos os dias, transformando seguidores em clientes. São Paulo: DVS, 2020.