Criança 44

Criança 44 Tom Rob Smith

Resenhas - Criança 44

Arthur1298 23/03/2024

Amei a forma como os personagens foram se desenvolvendo e como tudo se encaixou no plot da história.

Adriana 18/03/2024

Para quem gosta de uma trama baseada em fatos reais, esse livro é um prato cheio.
O que eu gostei mais neste livro é que ele foi baseado em fatos reais. É um romance policial que acontece na União Soviética, no ano de 1953, época em que imperava o Stalinismo.

A história gira em torno de Liev Demidov, um veterano de guerra e um fiel agente policial soviético. Liev acredita que seu trabalho, que consiste em capturar e torturar os traidores da Revolução, para que confessem seus crimes contra o Estado e sejam executados, é uma honra para qualquer stalinista, afinal, pelo lema estatal, não existem crimes na União Soviética, só em países capitalistas.

No entanto, algo começa a mudar dentro de Liev. A começar com a prisão e tortura de um veterinário, que Liev descobriu ser inocente, mas que confessou sua traição e fora executado. Liev, por saber da inocência dele, não quis torturá-lo, o que levou a ser questionado e punido pelo seu comando superior, que o rebaixou de posto e o transferiu para auxiliar a polícia de um vilarejo ao norte do país.

Além disso, seus pais e principalmente sua esposa, Raíssa, passaram a ser alvos da polícia soviética. Isso gerou um estremecimento no casamento de Liev, uma vez que pelo tipo de função que desempenhava na polícia, muitos segredos eram omitidos de Raíssa, o que levou a desconfianças mútuas no casamento.

Depois do que aconteceu com o veterinário, Liev passou a ser mais cauteloso e a desconfiar sobre a integridade de um regime que antes defendia sem questionar, Tempos depois, para corroborar mais com a ideia de que o Governo não era tão idôneo assim, começaram a aparecer diversos corpos, próximos à linha férrea, cujas características das mortes eram similares. Um desses corpos, o de um menino, foi o que iniciou essa investigação velada de Liev para encontrar o assassino, já que o Governo e seus superiores o diziam para ignorar as mortes, porque eram apenas acidentes.

Durante esse processo de ressignificação de suas crenças, Liev teve que confrontar com a verdade de que se enganara a respeito de diversas coisas em sua vida. E isso lhe custara a distância da família e praticamente o fim de seu casamento.

Esse romance policial é surpreendente. O autor, Tom Rob Smith, fez um trabalho de pesquisa minucioso e nos entregou um enredo cheio de riqueza de detalhes, inclusive os mais sórdidos. A capa do exemplar que li, me remete à frieza do país, tanto em relação ao clima, quanto em relação às relações humanas e valorização da vida. O sangue vermelho sobre a neve branca, traz um impacto visual que denota o sofrimento da população, por ser uma massa de manobra tão desmerecida. Indico para leitores de estômago forte. Editora Record. 434 páginas.

Antunes 08/03/2024

Combater, subverter ou enfraquecer a URSS
Tenho esse livro a bastante tempo (tanto que comprei as continuações) mas sabe-se lá Deus porque, eu estava empurrando a leitura dele!
Pois, finalmente sanei essa falha ao encará-lo e posso dizer que tornou-se uma das melhores de 2024.
Com uma trama envolvente, misturando fatos verídicos com ficção, Tom Rob Smith nos leva para Rússia de Stalin, acompanhando a trajetória do personagem LIEV DEMIDOV, um agente da MGB que acaba esbarrando em uma investigação intrincada e que vai mexer com tudo o que ele acredita.
É impressionante como até hoje, há pessoas que defendem esse regime nefasto que e que priva as pessoas da liberdade e subvertem o pensamento humano.

Vamos ao livro:
Criança 44 traça um paralelo interessantíssimo com o assassino em série real, chamado de açougueiro de Rostov... foi o primeiro serial-killer conhecido da Rússia no século XX.
Na Rússia de Stalin, o regime faz o povo acreditar que crimes simplesmente não existem. Mas quando o corpo de um menino é encontrado nos trilhos de uma ferrovia, Liev - herói de guerra e agente do Estado - se surpreende ao saber que a família da vítima tem a certeza de que a criança fora assassinada. Os superiores do oficial ordenam que ignore a suspeita, e ele é obrigado a obedecer. Mas o agente desconfia de que há algo muito estranho por trás do caso.

Além de Liev temos sua esposa, Raíssa que torna-se uma personagem feminina interessantíssima e extremamente sagaz em diversos momentos assumindo o protagonismo da história e mostrando o quanto Liev estava errado ao crer no poder do Estado sobre a população!

Enfim... ????? com louvor!!!!

Flavio56 21/02/2024

Criança 44
Livro excitante. Retrata muito bem a época de chumbo da formação da URSS.
Como pano de fundo fala da dicotomia existencial do ser humano, entre o certo/errado, entre o bem e o mal.
O final é surpreendente. Vale muito a leitura.

Xandy Xandy 12/02/2024

Eletrizante do início ao fim!!!
Liev Demidov, alto funcionário da MGB, polícia secreta russa dos tempos do terrível ditador Stálin, recebe a incumbência de verificar a morte de um menino de apenas 4 anos, encontrado próximo à linha de trem, filho de um baixo funcionário da mesma MGB. Os pais da criança imploraram para que ele investigasse melhor a morte do filho, pois tinham certeza que o menino fira assassinado, porém, ele recebe ordens superiores e decreta a morte apenas como acidental.
Conforme o tempo passa, Liev percebe que outras mortes de crianças começam a acontecer em outras regiões da antiga União Soviética, o que demonstra que aqueles crimes só poderiam ter sido cometidos pela mesma pessoa.
Misturando realidade com ficção, o autor consegue, de maneira brilhante, prender a atenção do leitor da primeira à última página, promovendo uma série de viradas e viradas na história...
O resto, só lendo muito...

Michelly.Novaes 30/01/2024

Meu Deus!!! Que livro!!! Eu achei que seria um livro completamente diferente, algo mais parecido com a Menina que roubava livros (que sou apaixonada), mas fui surpreendida demais com a história de Liev. Gente do céu, do início ao fim, é empolgante, tem muita ação e você fica passado com cada descoberta. Sensacional. Não dá vontade de parar de ler! Não vejo a hora de ler os próximos!!!

Cássia 08/01/2024

Xeroso
HAHAHAHAHA me matei várias vezes por dentro, bom demais, tá maluco. Se joga de cabeça nisso aqui sem fazer perguntas e aprecie essa DELÍCIA de livro. Emoção, frio na barriga, nervoso, estarrecimento. Sabe aquele tipo de livro que você precisa fechar ele, dar uma olhada pro horizonte e só depois voltar a ler? Ele é desses.

LuciAlen 01/11/2023

Rastros de guerra
Um início já chocante e detalhista que nos leva a cenários cruéis que não sai da cabeça. É necessário nos localizarmos histórica e geograficamente, em um momento pós guerra na Rússia de Stálin, onde o medo, a pobreza, a miséria, assassinatos e muitas mortes fazem parte do cotidiano.
Temos um protagonista que sai de vilão a herói, afinal, até onde somos capazes de ir para defender nossas crenças e ideologias? É tudo para um bem maior, não é? Mas de que lado da história?
Realidade e ilusão se misturam, é uma reviravolta muda o rumo da história. Liev, nosso personagem principal se joga de cabeça em tudo o que faz. Iludido e fugindo dos seus traumas, morre e mata pelo seu trabalho de agente do Estado, e contra ele também.
Preparem-se para muita crueldade, acontecimentos fortes e traumáticos, desumanos. Um amor e parceria que floresce na medida que se quebra falsos modelos sociais. E para uma escrita diferente é fascinante.
Chorei, amei e odiei. ??

Isabelle.Salles 09/09/2023

Leitura difícil mas fluiu!
A leitura foi difícil, pq cada capítulo tem um núcleo. No livro tem no máximo 4 núcleos. As vezes causa uma confusão. No início já abandonei o livro, acabei voltando e insisti terminar esse livro.
Essa insistência valeu a pena! Depois de uns 10 capítulos a leitura foi fluindo... comecei a entender os cenários.
Fala de uma autoridade russa, fiel ao país. Passou por armadilhas e um deles chamou atenção, o assassinato de 44 crianças...
E a descoberta da identidade do assassino foi difícil pro Liev... (não vou dar spoiler, relaxe!) Foi uma reviravolta surpreendente...
Recomendo esse livro!

Gabs. A 14/08/2023

O Bem Maior.
"Nao é assim que começa? Você acredita numa causa, acha que vale a pena morrer por ela. Dali a pouco, vale a pena matar por ela.
Depois, vale a pena matar inocentes por ela."

Um Thriller de tirar o fôlego, uma história recheada de reviravoltas surpreendentes.

Uma onda de assassinatos estão sendo cometidos contra crianças, onde crimes não têm lugar nessa nova sociedade Estalinista, logo eles não podem estar acontecendo - Quem faz uma acusação dessas é um traidor da pátria!

Como é que essas crianças estão aparecendo mortas então?

Com o panorama de uma Rússia soviética em vigência, o clima de paranóia coletiva chega a ser sufocante.
Vizinhos entregando vizinhos, e até mesmo familiares delatando parentes para salvar a própria pele da tortura de prisões, dos campos de trabalhos forçados, e até mesmo da morte.

Uma história de suspense onde o assassino não é a coisa mais perigosa da história.

Os acontecimentos se desenvolvem com bastante agilidade, em constante flerte do suspense com a ação.

Uma boa história.
Um ótimo livro.

Fernanda2407 29/07/2023

Gosto muito do contexto em que a história se desenrola. É sempre chocante ler sobre os absurdos perpetrados pelo comunismo. Impossível não causar indignação.
O livro é bem desenvolvido em todo esse contexto histórico ao mesmo tempo em que o suspense policial também não deixa a desejar.

Livrendo 26/07/2023

Espetacular e de leitura instigante.
Se é verdade que os dois livros se lêem bem em separado, como disse na opinião do anterior, um facto é inegável agora que li este primeiro livros. No final fiquei a perceber um pouco melhor o "O discurso secreto". Há alguns pontos que só agora fazem todo o sentido, embora a sua falta - numa leitura separada - não prejudiquem a leitura.

Nesta primeira viagem ficamos a conhecer Leo um orgulhoso agente do MGB e "caçador" de traidores da pátria. Leo é o melhor e não hesita em capturar e levar os capturados às malhas do Estado. Mesmo que isso signifique o fuzilamento.

Estamos na era da União Soviética de Estaline, uma época da história que me fascina. Por isso, este livro agradou-me da mesma forma que me agradou o outro.

Achei o "O discurso secreto" mais intenso, no geral. Mas este "A criança n.º44" tem um início incomodativo. Ler aquelas páginas e ter de pensar e saber que aquilo foi a realidade de várias pessoas... impressionante.

Neste livro a vida de Leo dá uma grande reviravolta, aquilo em que acredita muda. A sua fé no Estado e no seu casamento são postos à prova.

Enquanto isso, enfrenta tudo e todos para tentar descobrir quem assassinou crianças. Num país onde não existe crime, pois haver crime significa que o Estado falhou e isso não é admissível.

Um livro impressionante. Que se lê rapidamente. O autor tem uma escrita fácil de ler e que nos prende.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

A Leitora Compulsiva 25/07/2023

Denso, pesado e baseado em fatos reais
Nunca li um livro tão difícil de digerir. E já começo a resenha com avisos importantes.

ESTE LIVRO CONTÉM:

?? Canibalismo
?? Assassinato de Crianças
?? Tortura
?? Pedofilia
?? Tentativa de Estupro
?? Violência Explícita
?? Cenas de Sangue

Então, se você caiu de paraquedas na resenha e estiver querendo dar uma chance ao livro, leia preparado/a. MUITO preparado/a.

Mas agora vamos falar do porquê esse livro precisa ser lido por todos, e por que merece 5 estrelas.

O CONTEXTO DA ERA STALIN

Pra ler esse livro, precisamos voltar ao ano 1922, lá na Rússia. Nesse ano, estava sendo elegido o maior ASSASSINO da história russa que a gente conheceu: Josef Stalin.

E pra quem pulava aula de história, não tem problema, vamos relembrar: Stalin foi um ditador que adorava ler o livro do Karl Marx.

Ele decidiu pôr em prática tudo que o Marx disse na Rússia inteira. Mas obviamente: ele fez tudo errado.

Marx defende em seu livro que para um governo ser perfeito, ele não pode ter bens privados: todas as pessoas precisam dividir tudo que tiverem de forma igual entre todos. Esse seria o comunismo, em sua essência. Mas Stalin interpretou essa frase mais como: "Bora fechar o país, vou confiscar a comida de todos, fazer as pessoas me adorarem como um deus e matar todo mundo que não concordar".

Foi também na época do Stalin que surgiram os Gulags: prisões e campos de concentração onde as pessoas que não concordavam com o governo eram enviadas para morrer. E durante essa mesma época surgiu o escândalo do Holodomor: uma grande fome que devastou a Ucrânia inteira e culminou em centenas de mortes. Como mencionei anteriormente, Stalin confiscava o alimento dessas pessoas para o governo distribuir da forma que quisesse. E elas não podiam protestar contra isso porque seriam consideradas inimigas do Estado e morreriam.

A paranóia do Stalin foi tão grande com esse negócio de "inimigos do Estado" que ele criou um partido para perseguir pessoas aleatórias. Mesmo sem provas, se alguém te achasse minimamente suspeito você era morto, ou mandado para o Gulag ou era exilado pra fora do país.

Foi uma época de total histeria: ninguém podia confiar em ninguém. E todos deveriam adorar o Stalin, senão morriam.

Agora que você já sabe mais ou menos como foi essa época terrível, já podemos voltar a nos concentrar na história do livro.

RESUMO DE CRIANÇA 44

As primeiras páginas desse livro são uma ode à náusea. Já começamos com a descrição de uma mulher pobre roendo cascas de uma cadeira pra se alimentar. Como se não bastasse, ela também tenta alimentar o gato dela ao mesmo tempo que o protege dos vizinhos.

O motivo da proteção: não existem mais animais nessa aldeia. Todos os que existiam foram devorados pelas famílias, consumidas pela pobreza extrema e a fome severa.

Percebendo que a comida acabou e que o destino dela é a morte, ela solta o gato de noite para a liberdade, enquanto se deita no chão para morrer.

É nesse cenário desolador que somos apresentados a dois irmãos pequenos: Pável e Andrei.

Pável vê o gato pela primeira vez em séculos. Finalmente teriam comida aquela noite. Não precisariam comer ossinhos num pote enlameado.

Feliz com a descoberta, Pável conta para sua mãe e decide ir atrás do gato. A mãe permite, mas apenas sob uma condição: que ele leve o irmão pequeno junto.

Pável não gosta da ideia. O irmão mais atrapalha do que ajuda. Pequeno demais, desorientado demais. Mesmo assim, ele decide levar o irmão consigo. É isso, ou passar outro dia com fome.

Os dois irmãos saem pela floresta à busca do gato, então. Quando o encontram, é preciso montar uma armadilha. Andrei ajuda no que pode: sempre teve admiração ao próprio irmão, por ser um ótimo caçador e sonha ser como ele. É apenas uma pena que não consegue enxergar de longe. Tem miopia.

Isso não impede os irmãos de conseguirem pegar o gato, depois de um esforço considerável.

O único problema é que após pegar o gato, Pável se separa do irmão menor. E justamente quando está bolando uma forma de trazer o gato para casa sem levantar suspeitas dos vizinhos, um homem surge e o acerta na cabeça.

Após essa cena, não retornamos mais a ver o garoto. Ele foi levado sabe-se lá onde e o pequeno Andrei vai voltar não apenas sem o gato, mas sem o irmão que tanto adorava também.

DE PÁVEL, PARA LIEV

A partir desse ponto, a história muda de direção, nos apresentando outro personagem principal que se chama Liev.

Liev é um agente do governo de Stalin, seu único objetivo é prender todos os suspeitos de perturbar a ordem do Estado.

Normalmente, ele costuma amar esse trabalho. Prende os criminosos com urgência, e faz o que é preciso para manter seu alto cargo lá dentro.

Mas tudo muda quando ele prende um homem chamado Anatoli. Sua fé no governo é abalada, porque Liev tem certeza de que o homem que está prendendo é inocente e será cruelmente morto mesmo sem provas reais. Mesmo assim, ele não pode fazer nada. Se soltar o prisioneiro, será preso por desacato ao governo. Se disser aos seus colegas de trabalho que o homem que prenderam talvez seja inocente, dará a entender que o governo falhou, e o governo em hipótese nenhuma pode ser falho.

Liev não tem escolha e Anatoli é morto. Mas não pouco depois disso, Liev se depara ainda com outro problema: Vassíli. Seu colega de equipe desconfia dele. Quer a sua posição. E fará de tudo para ele falhar.

Não bastasse sua posição estar em perigo, Liev também descobre que há um assassino à solta matando crianças. No governo de Stalin, ele sabe bem: não existem assassinatos. Nem mesmo a palavra assassinato pode sequer ser pronunciada. Ele não pode contar a ninguém, mas também não pode deixar que esse assassino continue fazendo vítimas uma atrás da outra sem ninguém perceber.

Liev precisará tomar uma decisão muito séria e sabe que sua vida está em risco, dependendo do que ele decidir.

O que ele vai decidir? Não esperem que eu vá contar. Vocês precisarão descobrir sozinhos.

ESSE LIVRO MERECE MAIS DE 5 ESTRELAS

Verdade seja dita: demorei mais que o esperado para terminar esse livro.

E não é que não tenha gostado. O livro se tornou um dos meus favoritos assim que finalizei. O problema mesmo era que eu não estava conseguindo conciliar minha rotina estressante no telemarketing com a leitura desse livro.

Mas agora que consegui finalizar, só tenho 3 letras a expressar: U-A-U.

Durante toda a leitura eu me senti como se estivesse em constante perseguição. É incrível como o livro começa tranquilo e vai acelerando até que você percebe estar no centro de um furacão onde tudo dá muito errado e só tem 1% de chance de você sair dessa.

Mas também é um livro que divide muito quem está lendo. O Liev é o tipo de personagem para se gostar com cautela. Eu iniciei o livro apostando todas as minhas fichas nele, me decepcionei a meio e ele reconquistou minha confiança já perto do final ? mas uma confiança muito abalada, dado que aquilo que ele fez com a Raíssa pra mim foi imperdoável.

E qual não foi minha surpresa ? mais uma ? ao descobrir que um dos personagens leva o nome de um autor de vários crimes contra mulheres e crianças lá na Rússia, justamente durante a Era Stalin? Mais um ponto para se prestar atenção: é um livro cheio de referências que se baseiam na vida real.

São poucos os autores que conseguem costurar fatos reais em uma narrativa ficcional de forma a favorecer tanto a história original quanto a fictícia, mas o Tom conseguiu construir algo belo aqui. É quase uma biografia ficcional do período da Era Stalin, tão fiel aos fatos que se tornou uma obra de arte ao meu ver.

E depois de todas essas explicações e referências, é indispensável a leitura desse material. Não somente vai te esclarecer como funcionava a Era Stalin como também vai explicar muito sobre a atual guerra da Rússia contra a Ucrânia, se prestarmos a atenção devida.

Sem mais: 5 estrelas sem dúvidas.

?? Vale dizer que esse livro faz parte uma trilogia. Começa por Criança 44, depois vem com Discurso Secreto e finaliza em Agente 6. A quem não curte tanto trilogias, deixo aí o aviso.
Caio 26/07/2023minha estante
Bela resenha. ( só pra variar um pouco)

A Leitora Compulsiva 26/07/2023minha estante
Essa resenha me custou uma tarde inteira, você nem imagina KKKKKK.

Obrigada Caio ?

Caio 26/07/2023minha estante
Valeu a pena. Ficou muito boa. Parabéns!

A Leitora Compulsiva 27/07/2023minha estante
????

LuciAlen 21/09/2023minha estante
Que resenha é essa? Amei. Estou no início da leitura, precisava disso.

A Leitora Compulsiva 21/09/2023minha estante
Luci você vai amar essa leitura; vai abranger coisas que você não sabia que precisava ler, até ler.

Liev e Raíssa te mandam um abraço (ou aceno). ????