O Guarani

208
leitura desafiadora e interessante

Livia.Alves 19/06/2016

Guarani
Muito bom! Gosto do livro e tudo que tem nele. Achei de mais

Julio Oliveira 02/06/2016

Muito Bom!!
Sem dúvidas, O Guarani foi a melhor livro que li de José de Alencar. Uma coisa que me deixou bem pensativo foi a inteligencia de Peri. Vale muito a pena a leitura.

Jade216 29/02/2016

Troco!
Troco "O Guarani" edição HQ (em quadrinho). Livro em perfeito estado, como novo, sem marcações nem nada.

Nélio 18/02/2016

Terminado: O GUARANI, de José de Alencar

Foi emocionante reler a história de Peri, após quase vinte anos – li-o ainda na faculdade!
Que obra prima! Uma verdadeira saga, digna de um grande escritor. Acho-o o melhor romance da fase romântica/indianista brasileira. A intenção do autor também foi o de idealizar a figura do nativo, dos valores nacionalistas que ele acreditava ser inato ao índio brasileiro. Seu desejo resultou numa obra de muita ação, coroada por algo “místico” que retrata muito da visão que o ser humano traz consigo sobre o indígena.
Cenas como a de Peri capturando a onça para Ceci; a dele se curvando/ se entregando aos Aimorés; e a do final do livro são inesquecíveis.
A dele despedindo-se de sua mãe, decidido que estava de não abandonar Cecília também é forte!
“O fruto que cai da árvore, não torna mais a ela; a folha que se despega do ramo, murcha, seca e morre; o vento a leva. Peri é a folha; tu és a árvore, mãe. Peri não voltará ao teu seio.”
Enfim, uma ótima leitura!

Nena 13/02/2016

Uma grande história de amor, abnegação, servidão e anulação entre um índio q perde sua identidade e sua senhora, uma jovem portuguesa, nos tempos do Brasil colônia. Está em segundo lugar na minha lista dos prediletos do José de Alencar.

Bianca.Busse 13/09/2015

Livro bom, mas um pouco confuso
O guarani é apaixonado pela mocinha

Dan 11/09/2015

Otimo livro
Um dos melhores livros que li em minha vida e tambem um dos primeiros, a historia entre Peri e Ceci e cativante e incrivel. Recomendo.

Mim 05/09/2015

Apaixonante
O Guarani, grande obra de José de Alencar, lembro-me muito bem quando o li.
Ganhei os dois volumes de um primo meu, e me apaixonei pela história de "amor" entre Ceci e Peri.
Apesar de toda a sua simplicidade, ele faz de tudo para ver sua protegida e feliz, o livro se torna cansativo em algumas partes, principalmente por conta da linguagem utilizada, mais antiga, mas não é motivo para desistir, pois, apesar disso, é um livro incrível.
O final, deixa um mistério, que é claro, não contarei, quem quiser saber, pode ler o livro, garanto que irá amar.

Leh 31/08/2015

Estou em êxtase
Nossa, depois desse livro será muito difícil eu gostar de qualquer um. Que enredo rico de detalhes que fascinam. Reflexões fantásticas.

Miria80 30/07/2015

Ótimo livro, mas não gosto muito do final.
Eu gosto muito de livros que fazem com que eu me sinta como se fizesse parte da história, como se estivesse naquele cenário, com aquelas pessoas. E o Guarani fez com que eu me sentisse dessa forma da primeira a última página. Eu gosto muito das descrições do José de Alencar. Concordo que elas são cansativas em alguns momentos, mas pelo menos nesse e em alguns outros livros dele que li, ela foi parte essencial e deu mais vivacidade da história. As descrições garantem que formemos uma imagem mais real do ambiente e das características dos personagens.
E por falar em personagens, tenho que dizer que Alencar os construiu muito bem nesse livro. Eles me pareceram tão reais, que era como se os conhecesse. Peri e Álvaro me conquistaram muito com suas personalidades cheias de nobreza e afeto.
O livro possui cenas muito fortes de violência, porque assim era na época do Brasil recém -descoberto e isso as vezes me incomodava um pouco. Em alguns momento a narrativa pareceu muito lenta e eu realmente fiquei cansada, mas nada que transformasse o livro em ''chato''.
Para falar a verdade, o que menos gostei foi do final. Achei que tudo acabaria diferente e minhas expectativas foram um pouco frustradas, mas conheço pessoas que acham esse final maravilhoso.

Henrique_ 06/07/2015

Este é um livro sobre o amor em seu estado puro cujo enredo se passa no período da colonização do Brasil. É meio redundante dizer amor em estado puro, pois amor caracteriza-se justamente pela negação de qualquer tipo de contrapartida para se concretizar. Talvez seja a manifestação desse tipo de amor que causaria estranheza a um jovem do século XXI, acostumado a ver amor como barganha. Não poderia ser diferente da corrente romântica. Além desse tema, o conflito entre índios e brancos, a descrição da natureza brasileira e da figura indígena em seus aspectos mais ufanistas dão o tom do Romantismo a esse romance, sem dúvida, um marco na literatura clássica brasileira.

Felipe 16/06/2015

ok.

Darlison 09/06/2015

O Guarani é um romance escrito por José de Alencar, desenvolvido em princípio em folhetim, de fevereiro a abril de 1857,o livor fala sobre uma filha bastarda chamada Isabel que era apaixonada por um moço,e acontece um assassinado e a família de Isabel quer vingança.
Este é cheio de perigos e ele também fala de índios.

Alesson0 25/04/2015

“O Guarani” (editora: Martin Claret, 324 páginas, autor: José de Alencar, 3ª edição, lugar e data de publicação: São Paulo, 2008), conta a história do índio Peri e a sua interação com a família de D. Antônio Mariz. José de Alencar, faz parte da 1ª geração do Romantismo, no qual tentou ressaltar o movimento indianista e a nacionalização do Brasil. Nasceu em Mecejana – CE e sempre quis representar sua terra, por meio de seus romances. Entre algumas de suas obras temos: Iracema (1865), Senhora (1875) e Guerra dos mascates (1873). Tudo se passa por volta do século XVII, no interior do Rio de Janeiro. D. Antônio Mariz, era o proprietário de uma casa que ficava na Serra dos Órgãos e lá vivia com sua família. Aos arredores de sua casa, também moravam camponeses e aventureiros, nos quais obedeciam-no com respeito. A maior destaque do livro, remente a dois personagens principais: o índio Peri e a bela Cecília. O primeiro é visto como grande herói, capaz de fazer tudo para proteger a formosa filha do D. Antônio, Cecília. O carinho pela menina é tão grande, que ele lhe dera o apelido de Ceci. Esta por sua vez, tem a beleza e graciosidade a seu favor, fazendo-a ser alvo de alguns acontecimentos futuros. Como todo romance, um vilão não poderia faltar. O personagem tem como nome Loredano, antigo frei, italiano, ambicioso, que vive a procura das minas de prata, além da captura da já citada Cecília, a quem ele tem enorme desejo de possui-la. D. Antônio tem enorme gratidão a Peri, por ter salvado sua filha de vários perigos. O índio acredita que Ceci, é uma santa, no qual ele tem que proteger com sua vida, não importando o que faça, mesmo encarando a morte de frente. Também existe Álvaro, pessoa de inteira confiada de D. Antônio, que o auxiliava em várias tarefas, que é apaixonado por apaixonado por Cecília. Certo dia, D. Diogo, filho de D. Antônio, em um de suas expedições, mata por acidente uma índia da tribo Aimoré. Esta por sua vez, além de ser inimiga da tribo de Peri, ficou sabendo do ocorrido, e ficou sedenta de sangue, querendo guerra. Enquanto isso, Loredano articulava seus planos para dominar as minas de prata, e disseminava isso a alguns mercenários, assim para aumentar seu exército. Certo dia, os aimorés começaram a atacar a propriedade do D. Antônio. Isso desencadeou umas séries de acontecimentos trágicos. Entre os personagens, podemos citar: Lauriana, esposa do D. Antônio, que tinha muita afeição pela religião; D. Diogo Mariz, e Cecília, filhos legítimos e Isabel, filha bastarda, morena e bem sensual. O que é mais interessante é o amor visto de três formas diferentes: o amor de Loredano, aquele amor de desejo e pela carne; a de Álvaro, o amor verdadeiro e o de Peri, um amor de exaltação, divino. O mais curioso do livro, é a dedicação que Peri, tem por manter a harmonia de sua dona. Ele praticamente vive em função de Ceci e seu bem estar. Até abandonou sua tribo, para viver próximo dela. A heroísmo dele, também é muito bem ressaltado, como se ele fosse invencível, e nos piores momentos encontrasse forças para combater o mal, que ameaçasse sua dona. O romance é excepcional, com ricos detalhes da natureza e dos feitos indígenas. Linguagem fácil, e história envolvente.