O Guarani

José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Leticia.Manuele 29/06/2022

O Guarani
Eu amei a história em si, mas como eu tive que ler o livro por obrigação a experiência não foi tão boa assim, além do mais a linguagem era pouco fluida o que dificultou meu entendimento algumas vezes.

Noalitz 29/06/2022

O guarani
Meu primeiro contato com esse tipo de literatura nacional e amei.
A escrita de José de Alencar foi completamente envolvente, o amor exagerado de peri por Cecília e a exaltação dele foi muito bem abordado.
O livro retrata conflitos, amor e morte, super recomendo!!

Danielle644 19/06/2022

o guarani
adorei o livro, apesar de achar ele bem difícil de ler (tive q ler implorando ajuda pro dicionário do kindle), achei ele meio parado no começo mas depois que pega o ritmo fica muito bom, enfim, amei.

(obrigado prof por me obrigar a ler esse livro ????)

gabi 13/06/2022

li esse pra trabalho, e gostei bastante da história, apesar de nao ser algo que eu leria por conta própria:)

Elo 12/06/2022

Ufa
É um livro interessante, mas que da uma raiva estrema, de início você quer para de ler,já que descreve muito o ambiente algo que você tem que está ciente quando lê, José de Alencar ama descrever o ambiente, é um livro do romantismo, já sabendo que todo o amor de surge é meio doentio, o romance principal é de ceci(Cecília) e Peri , mais o que eu mais gostei foi de Isabela e D.Álvaro que quase não aparece, porém tem mais emoção, enfim foi um livro que eu para o café literário da minha escola, acho
que não foi uma perda de tempo, foi até Legalzinho.

streading 07/06/2022

O guarani
Posso dizer com toda a certeza que esse livro me tirou o trauma que eu tinha dos clássicos da literatura brasileira!!

No começo foi mais difícil engatar, eu não estava acostumada com a linguagem, mas quando começou a ter diálogo e menos descrição de cenário engatei que não conseguia mais parar.

É óbvio que algumas coisas na história me causaram incômodo, eu tentei relevar pois eram posicionamentos típicos da época, mas esses pequenos detalhes não me tiraram a boa experiência que tive durante as horas que li essa obra.

Sobre a história, é realmente bem romântica, a gente vê a retratação do bom selvagem na figura de Peri, a melancolia e tristeza em Isabel e a personificação da pessoa desejada/amada na Cecília. Durante essa trama tiveram muitas reviravoltas, emoções e descobertas, em todo momento me senti instigada para ver o que ia acontecer mais adiante, o que me fez devorar rapidamente essa narrativa.

O final me arrancou lágrimas, foi um bom encerramento, apesar de acabar com o coração do leitor.

Enfim, para finalizar, eu recomendo muito esse livro para quem gosta de literatura brasileira ou quem deseja começar a gostar, foi uma ótima experiência para mim e espero que seja para você também que deseja conhecer essa história que gostei tanto. Boa leitura!!!

Kiraaraa 05/06/2022

Então né...
Eu li na base do ódio esse livro, na época de escola minha professora de português ia dar a prova baseada nesse livro. E na. época eu odiava ler. Então literalmente eu odiei esse livro na época. E não tenho vontade de reler por causa desse trauma

Kersia 30/05/2022

Esta história de amor e de aventura se passa há quatrocentos anos, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Num cenário que é um verdadeiro paraíso, próximo a matas verdejantes, vive Cecília, a linda heroína do romance, loira de olhos azuis. Filha de um fidalgo português, ela leva uma existência quase de princesa, protegida pela família. O herói do livro é Peri, um índio guarani alto, forte e bom. Ele tem adoração pela moça, e os dois são muito amigos. Mas uma série de acontecimentos coloca em perigo a vida de Cecília e de Peri. O guarani é um dos principais romance de José de Alencar (1829-1877), um dos mais importantes autores da literatura brasileira.

Marcos 26/05/2022

Sensacional
Das leituras nacionais este é para mim uma das melhores.
A escrita de José de alencar é de fácil compreensão e envolvente.
A história é ambientada no Brasil colonial, traz o personagem índio Peri com um dos principais.
Romance, aventura, traição, guerra e catástrofe são alguns temas abordados no livro.
Leitura obrigatória, recomendo.

Iza 03/05/2022

O guarani
Fiz a leitura desta obra para escola, achei que seria chato demais mas é um livro bom, mesmo sendo um resumo prendeume na leitura

Dinha 21/04/2022

Peri.
Ótimo livro!
Um romance indianista bem escrito e com uma história muito boa.Parte negativa do livro consiste no fato da escrita ser de difícil entendimento, portanto dificulta o rendimento da leitura.
Todos deveriam ler essa obra brasileira.

Let 16/04/2022

O romance apesar de ter sido publicado no século XIX se passa entre 1603 e 1604, e retrata a história de Peri e Cecília, a filho de um fidalgo português muito importante ba época. A trama começa quando o D. Diogo, filho de D. Antônio mata sem querer uma mulher indígena dos povos Aimorés em uma de suas caçadas e teme que façam vingança. E o relacionamento de Peri com a família do fidalgo tem o princípio quando o mesmo salva Cecília de morrer em um dos passeios da família.

José de Alencar gosta MUITO de detalhar na descrição dos lugares, objetos e personagens e suas ações. Tanto que dedica um cap inteiro somente para descrever a mansão e a floresta ao redor da mesma de onde vai se passar maior parte da história. A escrita é difícil, chegou a curar minha insônia, mas isso não foi impecilho para O Guarani ser um livro bom. Recomendo as pessoas a se aventurarem na escrita de José!

P.S.: Isabel e Álvaro esquentarem meu coraçãozinho em muitos momentos. ?

Naty 31/03/2022

O Guarani ?
Finalmente, depois de 524 páginas e escrita antiga, acabei O Guarani. Em vista geral, eu gostei do livro. Por mais que apresente ideias muito idealizadas, a trama de O Guarani é bem cativante.
O livro retrata bem o início da colonização no Brasil (1604) e apresenta bem marcos do romantismo por ser publicado em 1857
( 1° fase do romantismo no Brasil). Exemplo: (nas primeiras páginas, o capítulo cenário, bem romantizado).
Acompanha uma história bem louca com muito enredo, dividida em 4 partes e apresenta personagens intrigantes e questionáveis. Principalmete por parte de Peri, é o indígena super idealizado já que José de Alencar pensou em criar a história para o mundo, ou seja, internacionalmente falando Europa.
Porém, adorei a forma como José de Alencar descreve os lugares, a beleza da natureza do Brasil, digo das matas, dos animais e das origens. Realmente, me fez imaginar muito bem o retrato do Brasil nesta época.
Enfim, vale a pena ler e se aventurar na história.