O Guarani

José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Guarani

neto0533_ 31/01/2023

Um ótimo clássico da literatura brasileira
O Guarani é um romance clássico brasileiro, escrito por José de Alencar e publicado pela primeira vez em 1857. A história do livro gira em torno da relação entre Cecília ? filha de um fidalgo português que vive com sua família às margens do Rio Paraíba do Sul ? e o indígena Peri, que após tê-la salvado a vida, se dedica a servir à menina com impressionante disposição. Peri, que fora outrora guerreiro na tribo dos Goitacás, agora vive para ver a moça contente, fazendo disto a motivação de sua existência. Não o faz por desejar ter a jovem para si, e sim por sentir uma enorme satisfação em cumprir o menor de seus desejos.

Cecília, por outro lado, tenta manter a admiração que sente pela lealdade do indígena, com o carinho que tem por Álvaro, que serve como capataz do fidalgo e lhe é prometido em casamento. Em meio a esses confusos vínculos de dever, a família do fidalgo tem o seu sossego ameaçado pela ação de diferentes grupos, motivados, seja por ambição, seja pela sede de vingança. Peri agora terá de enfrentar perigos e arriscar a sua vida para proteger Cecília, a quem ele tanto zela.

A obra apresenta uma linguagem de difícil acesso, já que o texto foi republicado integralmente. Os termos hoje incomuns dificultam a imersão dentro dos cenário, onde eu muitas vezes ignorava as descrições pela dificuldade de entendê-las completamente. Tudo isso contribuiu para tornar a narrativa um pouco cansativa e menos fluida do que gostaria. Alguns personagens acabam sendo inutilizados e o autor por vezes acaba reforçando alguns estereótipos, principalmente em relação aos indígenas.

Por outro lado, os personagens que são bem utilizados servem muito bem à trama, com destaque para o protagonista, Peri, que tem um ótimo desenvolvimento ao longo das páginas. Por muitas vezes a sua cultura e caráter são exaltados na obra e o personagem é a grande estrela do clássico. O autor utiliza uma narração que guia o leitor para dentro dos eventos mostrados e usa muito bem de artifícios como a mudança de tempo para explicar acontecimentos presentes com fatos anteriores. As reviravoltas são bem executadas e um dos antagonistas acabou me surpreendendo.

A conclusão do romance é um pouco clichê, mas ao mesmo tempo simbólica, e é um bom final para a obra. O conjunto geral do livro é muito positivo e recomendo bastante para quem quer se aventurar pelos clássicos brasileiros, sendo este uma ótima porta de entrada.

maria.colins 27/01/2023

"O Guarani" foi a primeira obra de José de Alencar que li, e segunda da literatura brasileira. Confesso que estava preocupada de achar a linguagem complicada, mas me surpreendi. O Guarani fala sobre uma família portuguesa que se estabeleceu nas terras brasileiras no início do século XVII. Não quero dar spoiler, portanto, apenas digo: é uma obra, de fato, surpreendente. Não me prendi na história logo no início, mas acompanhar as coisas acontecendo foi uma experiência muito interessante. Conheci mais sobre o Brasil colonial, como era a dinâmica entre a família portuguesa e Peri, o romance se desenvolvendo aos poucos...tudo ocorreu de forma que eu jamais imaginaria que fosse possível. É uma obra que recomendo muito e espero, do fundo do meu coração, que a aprecie tanto quanto eu! :)

Giselly.Silva 27/01/2023

SURPREENDENTE
Minha primeira experiência com José de Alencar e sim eu li nessa versão para novos leitores adaptada e gosto bastante que tenha sido assim .
Por anos eu tenho fugido dos clássicos por medo da leitura massante que poderia ser ,graças a uma escrita que hoje já não é mais tão rotineira . Então sim eu acabei me surpreendendo por uma experiência tão simples e bonita. Nesse livro eu pude ver um pouco mais do Brasil colonial e a junção dos índios e dos homens " brancos " . É um romance que claramente não se assemelha em sua totalidade com a realidade da época mas que nos trás uma sensação de estar conhecendo o passado de forma simplista e gostosa de se ler .
José de Alencar me surpreendeu e esse livro nessa versão me abriu portas para que eu possa ler os clássicos da literatura brasileira com um pouco menos de medo e preconceito , meu mais sincero obrigada a todos os envolvidos na construção de um livro que me fizesse querer conhecer mais dos escritores mais influentes de nossa história, primeiro de muitos .

Wozniak 27/01/2023

Perfeito
Li para um trabalho do colégio e me surpreendi muito, gostei tanto que não parava de falar do livro, a história prende muito e várias coisas vão acontecendo ao mesmo tempo.

priscila1016 30/12/2022

O Guarani
Realmente um dos melhores livros para representar o romantismo, ele tem todas as características que definiram esse movimento literário.

22/11/2022

Grande obra romancista brasileira, com características exacerbadas, como o nacionalismo que se faz presente em todo o livro.
Obras antigas como essa requer um pouco mais de atenção pela diferença entre a linguagem, mas nada que impede a leitura. A história relatada é muito boa e mostra vários assuntos dessa época, como tratamento e os conflitos entre os colonizadores e os nativos brasileiros. O final é um pouco confuso mas, no todo, é muito boa.

Priscila 10/11/2022

É um livro clássico então usa da linguagem antiga e tem gente que não gosta, mas não é algo que dificulte a compreensão. é muito detalhista e transmite muita emoção. Você viaja realmente na leitura

Roniele1 15/10/2022

Quebrei a cara
Já começo a dizer que o livro me apresentou uma história bem diferente do que eu esperava. Gostei do livro até ir para as conclusões kk, mas fazer o que né. Só sei que se a novela na época teve esse final teve ter desagradado bastante.
Mas sendo justo os personagens são ótimos mas poucos aproveitados, principalmente os que são os coadjuvantes. Acho que fecho essa análise com o ame ou odeio, não vejo outra explicação a dar a esse livro.

Anna lu 09/10/2022

Um clássico
O livro se passa na época em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, os personagens e os cenários são muito detalhados o que pode deixar a leitura um pouco tediosa no começo, mas depois nos engatamos na leitura e nos apaixonamos pela escrita do José de Alencar e como ele aborda o relacionamento de Peri e Ceci e Isabel e Álvaro. A narrativa realmente me prendeu e nos sentimos no universo da traição, das guerras e do conflito. Um clássico da nossa literatura brasileira que tem que ser lido por todos ??

Emile.Rachel 03/09/2022

Li esse livro para fazer um trabalho de escola no ensino médio, ainda bem que era obrigatório, se não acho que nunca iria ler. Foi uma ótima leitura, literatura brasileira é sensacional.

Marcos 31/08/2022

Clássico maravilhoso!
Intenso, acachapante, voraz... o livro O Guarani é tão homérico quanto a ópera tão conhecida por nós através da Voz do Brasil. Assim como o primeiro livro que li de José de Alencar (Til), para mim foi um livro penoso em seus capítulos iniciais, devido ao estilo realista de descrever os cenários. Porém quando engata a quinta marcha, meus amigos, o bicho pega! Vale a pena!

Kaio 16/08/2022

Um dos maiorais da Literatura Brasileira
José de Alencar entregou absolutamente tudo nesse livro. Perfeito do início ao fim. O desenvolvimento do enredo, impecável e as descrições permitem que imaginemos como são as paisagens de forma muito realista.