O Guarani José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Pedro Henrique 22/02/2024

A leitura foi pomposa, muito lírica, o enredo caminha para um ponto fixo, além de ser original e bem brasileiro, mas o melhor do livro são os personagens; é impossível não se apegar aos protagonistas, principalmente ao Peri.

highlady. 20/02/2024

O guarani
Não esperava nada disso, e tem fatos bons e fatos ruins.
Esse livro tem bastante dramaticidade e por ser um clássico (velho Kk) a escrita é bem diferente, por isso não sei se é por isso que achei ela bem tediosa (acabei dormindo no meio do livro) e cansativa. Mas fui obrigada a ler por causa da escola, então?

miraik 09/02/2024

Fevereiro 2024
Demorei para terminar O Guarani sinceramente por medo do que iria acontecer no livro, e também porque não queria acabar a história pois me apeguei demais ao Peri, personagem principal. Mas confesso: a leitura valeu cada minuto.

Não simpatizo com o José de Alencar (o 🤬 #$%!& ), mas não posso negar que sua escrita é impecável, enrolada e envolvente. E preciso admitir de novo: Nunca pensei que acharia em um clássico Brasileiro de um 🤬 #$%!& manso tamanha aventura e emoção.
Okay, desculpa, eu xingo muito o José de Alencar... Mas é verdade que o livro é um espetáculo. Muita emoção e revelação, parece até novela mexicana.

Senti muita raiva e aflição ao longo do livro, quase chorei e posso garantir que não esperava por muita coisa que aconteceu. Peri é um dos personagens mais legais que eu já vi e que eu me apeguei demais ao longo da obra.
A única coisa que me deixou pistolada, é a Cecília que eu gostava muito mas tentava dar uma de catequista e enfiar o Cristianismo no Peri, mas não julgo a tadinha.

Enfim, vale muito a leitura (e a paciência), com certeza é um dos melhores clássicos brasileiros e merecia uma adaptação cinematográfica digna de Oscar.

(Por favor me dêem essa oportunidade daqui uns anos eu juro que faria um ótimo filme)

Cássia Alencar 30/01/2024

Que leitura maravilhosa!!! Não poderia começar com outra frase. Minha 1ª leitura de José de Alencar, meu parente (kkk), e já ansiosa para ler outro título dele.
Apaixonada por Peri, quem não fica? Amei o detalhamento das imagens, me senti dentro da estória.
Uma frase marcante: "O fruto que cai da árvore, não torna mais a ela; a folha que se despega do ramo, murcha, seca e morre; o vento a leva. Peri é a folha; tu és a árvore, mãe." ao se despedir da mãe.

Tierry 18/01/2024

Guarani
Após o término da leitura, conhecemos e percebemos o motivo pelo qual "o guarani" é um clássico da literatura.
Amado por muitos José de Alencar conseguiu em sua escrita, discorrer sobre temas importantes e que são atuais até os dias de hoje em nossa sociedade.
Depois da última frase lida do livro qual sentimento fica? Para essa pergunta não tenho a resposta, pois conhecemos personagens e lugares de uma forma tão profunda, e que são explorados pelo escritor de uma forma tão genial que é de fato um daqueles livros que não conseguimos separar obra da realidade.

Domino 16/01/2024

Gente que luvro incrivél.
Fiquei encantada com a descrção das cenas, com os dialogos ultra romanticos e com a forma como o autor narra uma história simples mas ao mesmo tempo complexa.

Destaco tbm a visao do mesmo sobre a antiguidade, destacando alguns costumes como a corolisse, e as questões de honra de alguns personagens.
Gostei e gostei muitooooo

5 estrelas

carmeenwith2es 15/01/2024

E quase não volto mais aqui pra ver Peri beijar Ceci
Foi o meu segundo livro do autor , porém,posso dizer com todas as letras que NÃO CURTIR a leitura,prefiro Iracema.Me deu um ranço do autor fazer com que as florestas da Europa,com seus veados e coelhos sejam a nossa florestas tropicais com as onças e animais selvagens.Além de fazer com que o Dom Antônio,fosse o fidalgo português e tem relação de suserania e vassalagem,ficou uma coisa MUITOOOO FORÇADA.Eu sei que é a proposta do romantismo,mas não ficou natural,por isso que prefiro Iracema.Ademais,colocam Peri como se ele fosse ingênuo,porém de ingenuidade não tem NADA,ele é bem espertinho ,só é na dele,e também,queria ter visto mais as interações dele com o Álvaro,eram legais de se ler,dariam bons parceiros de aventura.O desenvolvimento da mocinha,a Cecília,também não foi bem elaborado,nas passagens mais importantes,a exemplo do assédio do ex frade,quando Peri a levou para viver quando sua casa foi invadida ela tava o que minha gente? DORMINDO
A leitura do livro começou a fluir ,a partir da metade da segunda parte pro final,e o desfecho é meio confuso.A história é boa ,só faltou melhor desenvolvimento, definitivamente não é o melhor livro do José de Alencar e da "trilogia" indianista dele.

Hysderllannyo 09/01/2024

Os clássicos são ótimos
Todo mundo na vida deveria ler os clássicos da literatura, sejam brasileiros ou não. Esse para mim é um dos melhores. Minha lista é grande e é difícil escolher ? Quem nunca leu, por favor, faça isso.

_Hopestation_ 06/01/2024

O Guarani
Tive que ler esse livro para um trabalho da escola, ele é muito bom apesar de ser uma leitura muito difícil em alguns momentos.

JosA225 30/12/2023

O Guarani
A maior obra de José de Alencar, também a maior ópera brasileira, O Guarani de Carlos Gomes. Conta a estória do índio Peri e de sua senhora Ceci contra as armações do vilão e ex-padre missionário Loredano.

@rodolfo_lab 24/11/2023

A Editora é horrível
O livro do José de Alencar é excelente. Essa editora é horrível. Vários erros de português. É um ataque do coração a cada página.

Raphael Milão 13/11/2023

Quando se passa de um clássico brasileiro para um livro contemporâneo, se observa a queda de gualidade da nossa literatura.