O Guarani José de Alencar
José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Guilherme.Parada 18/04/2024

Do chão para a prateleira
Encontrei esse livro no barracão do meu avô e como já tinha me interessado pela leitura, li essa obra de José de Alencar, me levando a conhecer a literatura brasileira com o autor defendendo, homenageando e prestigiando os verdadeiros donos do solo Brasileiro: Os índios.

analuukkkjk 14/04/2024

O Guarani
Li por motivos acadêmicos. Apesar de uma linguagem cansativa e sonolenta, a história é bastante intrigante.

Carol 01/04/2024

Até torci pelo casal
Daqueles que a gente tem que ler na época da escola, mas não deveria. Na época da escola eu odiei e agora mesmo com uma escrita que eu não estou acostumada, até me diverti lendo
Muito brasileiro e retrata parte da nossa história
Vale a leitura, mas quando a gente decide ler e não quando somos obrigados
Quando li sem ser por obrigação consegui me conectar e adentrar muito mais na história
Final novelão, mas entreteve

jo.joe 30/03/2024

O Guarani
Um romance aos moldes de folhetim novelesco. Com uma escrita fluida, o estilo da narrativa é focado na emoção, em sensibilizar o leitor; dando grande espaço para a grandeza de sentimentos como lealdade, nobreza, bravura e honra.

É um romance que exalta a natureza brasileira em suas inúmeras descrições, um ponto que gostei bastante.

O nobre e corajoso índio Peri é o personagem mais importante e interessante da obra, encarnando, de certa forma, a figura do "herói clássico"...

O livro encerra sem desfecho; porém, na minha visão, há um "final feliz" para Peri e Cecília.
DANILÃO1505 30/03/2024minha estante
Resenha de Artista!

booksBelaa 30/03/2024

Gente, foi meu primeiro livro clássico de vestibular. Então assim, não entendi praticamente nada?.
Desculpa aí espero melhorar

Rafaela1692 25/03/2024

Por ser um livro obrigatório até que superou minhas espectativas. Gostei muito dos personagens porém a leitura é muito difícil e um pouco enrolada.

Mary Maia 22/03/2024

Leitura obrigatória (escolar)
Li esse livro por causa das exigências escolares e estava em uma época em que lia muita literatura nacional. Essa obra de 1857 destacou José de Alencar como um escritor reconhecido pelo público e pela crítica.

Literatura é leitura obrigatória galeraaaaa.

Pedro Henrique 22/02/2024

A leitura foi pomposa, muito lírica, o enredo caminha para um ponto fixo, além de ser original e bem brasileiro, mas o melhor do livro são os personagens; é impossível não se apegar aos protagonistas, principalmente ao Peri.

highlady. 20/02/2024

O guarani
Não esperava nada disso, e tem fatos bons e fatos ruins.
Esse livro tem bastante dramaticidade e por ser um clássico (velho Kk) a escrita é bem diferente, por isso não sei se é por isso que achei ela bem tediosa (acabei dormindo no meio do livro) e cansativa. Mas fui obrigada a ler por causa da escola, então?

mirai0 09/02/2024

Fevereiro 2024
Demorei para terminar O Guarani sinceramente por medo do que iria acontecer no livro, e também porque não queria acabar a história pois me apeguei demais ao Peri, personagem principal. Mas confesso: a leitura valeu cada minuto.

Não simpatizo com o José de Alencar (o 🤬 #$%!& ), mas não posso negar que sua escrita é impecável, enrolada e envolvente. E preciso admitir de novo: Nunca pensei que acharia em um clássico Brasileiro de um 🤬 #$%!& manso tamanha aventura e emoção.
Okay, desculpa, eu xingo muito o José de Alencar... Mas é verdade que o livro é um espetáculo. Muita emoção e revelação, parece até novela mexicana.

Senti muita raiva e aflição ao longo do livro, quase chorei e posso garantir que não esperava por muita coisa que aconteceu. Peri é um dos personagens mais legais que eu já vi e que eu me apeguei demais ao longo da obra.
A única coisa que me deixou pistolada, é a Cecília que eu gostava muito mas tentava dar uma de catequista e enfiar o Cristianismo no Peri, mas não julgo a tadinha.

Enfim, vale muito a leitura (e a paciência), com certeza é um dos melhores clássicos brasileiros e merecia uma adaptação cinematográfica digna de Oscar.

(Por favor me dêem essa oportunidade daqui uns anos eu juro que faria um ótimo filme)

Cássia Alencar 30/01/2024

Que leitura maravilhosa!!! Não poderia começar com outra frase. Minha 1ª leitura de José de Alencar, meu parente (kkk), e já ansiosa para ler outro título dele.
Apaixonada por Peri, quem não fica? Amei o detalhamento das imagens, me senti dentro da estória.
Uma frase marcante: "O fruto que cai da árvore, não torna mais a ela; a folha que se despega do ramo, murcha, seca e morre; o vento a leva. Peri é a folha; tu és a árvore, mãe." ao se despedir da mãe.

Tierry 18/01/2024

Guarani
Após o término da leitura, conhecemos e percebemos o motivo pelo qual "o guarani" é um clássico da literatura.
Amado por muitos José de Alencar conseguiu em sua escrita, discorrer sobre temas importantes e que são atuais até os dias de hoje em nossa sociedade.
Depois da última frase lida do livro qual sentimento fica? Para essa pergunta não tenho a resposta, pois conhecemos personagens e lugares de uma forma tão profunda, e que são explorados pelo escritor de uma forma tão genial que é de fato um daqueles livros que não conseguimos separar obra da realidade.

Domino 16/01/2024

Gente que luvro incrivél.
Fiquei encantada com a descrção das cenas, com os dialogos ultra romanticos e com a forma como o autor narra uma história simples mas ao mesmo tempo complexa.

Destaco tbm a visao do mesmo sobre a antiguidade, destacando alguns costumes como a corolisse, e as questões de honra de alguns personagens.
Gostei e gostei muitooooo

5 estrelas