O Guarani

José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Craotchky 03/08/2020

Ora, ora...
"[Peri] - O fruto que cai da árvore, não torna mais a ela; a folha que se despega do ramo, murcha, seca e morre; o vento a leva. Peri é folha; tu és a árvore, mãe. Peri não voltará ao teu seio.
[Mãe] - A virgem branca salvou tua mãe; devia deixá-la morrer, para não lhe roubar seu filho. Uma mãe sem seu filho é uma terra sem água; queima e mata tudo que se chega a ela."

O Guarani, minha segunda experiência com José de Alencar, me impôs dificuldade no início por apresentar um português arcaico, povoado de palavras hoje em desuso, além de trazer um vocabulário próprio de certa fauna e flora, e reproduzir uma conjugação verbal nada usual. Além disso, essas primeiras páginas são árduas por descreverem paisagens naturais do cenário em que terá lugar a história (sempre acho complicado imaginar cenários naturais). Embora a narrativa continue um pouco exigente até o fim, fui me adaptando ao texto e, vencidas as 25/30 páginas iniciais, comecei a apreciar (apreciar muito) o livro e seus personagens.

Em determinados trechos Alencar consegue ser poético; uma poesia muito própria que se constitui em analogias com elementos do ambiente natural. Aliás, o trecho que principia este texto é um grande exemplo nesse tocante. Além disso, há claramente a presença de características da literatura Romântica como aquelas famigeradas manifestações transbordantes de amor, aqueles exageros sentimentais, aquela eloquência veemente nos discursos dos amantes.

Em minha opinião, o índio Peri, da Nação Goitacá, filho de Ararê, é a estrela de maior brilho na história, brilha tanto a ponto de ofuscar todos os outros. O amor de Peri por Ceci é aquele do ideal romântico, um amor submisso, dedicado, de entrega total, de adoração. Receio que está além de mim descrever esse amor. Eis o que diz o próprio livro: "Em Peri o sentimento era um culto, espécie de idolatria fanática[...] amava Cecília não para sentir um prazer ou ter uma satisfação, mas para dedicar-se inteiramente a ela, para cumprir o menor dos seus desejos,"

Esse amor puro e devotado que Peri sente por Ceci supostamente não tem lugar no atual mundo moderno, sobretudo nos grandes centros urbanos, e por isso talvez soe inverossímil. Entretanto, teimo em acreditar que, ao menos quem sabe se bem lá no interior do Brasil, bem lá nos idos do século XVII, numa sociedade colonial constituída quando muito de pequenas cidades e povoados, sociedade essa na qual, segundo o senso comum, a ingenuidade, a inocência, a pureza por assim dizer, se conservavam por mais tempo; pois bem, insisto no direito de acreditar que talvez, nessas circunstâncias, nesse período histórico, numa distante sesmaria, fosse possível a manifestação de um amor tal.

Já estava gostando muitíssimo da história quando, antes mesmo da metade, no capítulo "Ceci", um determinado trecho conseguiu levar lágrimas aos meus olhos. Neste instante quase favoritei o livro. Enfim, ainda bem que não me deixei levar pela pontuação atribuída à obra aqui no skoob: somente 3,5. Acredito que essa nota se deve por se tratar de um livro ligeiramente exigente. E se problemas haviam no livro, não os notei por estar totalmente envolvido pela história em si; ou ainda, se os notei, instintivamente os ignorei.

p. s. a cada leitura fico mais convencido de que a Literatura Brasileira é uma das melhores do mundo.
I Danielle I 04/08/2020minha estante
Adorei teu comentário Filipe! Li esse livro na época do vestibular e compartilho com você os mesmos sentimento da leitura da obra. Até comprei uma edição para futuramente reler, pois lembro que gostei bastante também.

I Danielle I 04/08/2020minha estante
Adorei teu comentário Filipe! Li esse livro na época do vestibular e compartilho com você os mesmos sentimentos na leitura da obra. Até comprei uma edição para futuramente reler, pois lembro que gostei bastante também.

Craotchky 04/08/2020minha estante
Pois é, nem comentei o final dele, mas lembra bastante o fim do livro Cem anos de Solidão.

Sidney 12/08/2020minha estante
Excelente resenha

Craotchky 12/08/2020minha estante
Obrigado, Sidney!

L. Gabriel 12/12/2020minha estante
Ótima resenha! Terminei de lê-lo hoje e também adorei a experiência! Excelente personagem o Peri. Na minha resenha comentei alguns pouquíssimos pontos em que vi defeito, mas no geral achei excelente.

Babi159 18/02/2022minha estante
Tua resenha me deu uma baita vontade de encarar "O Guarani". Obrigada.

Craotchky 18/02/2022minha estante
Nossa, Pumpkin, muito gratificante saber disso. Espero que consiga encarar o livro e desfrute dele ao máximo.

So 20/01/2021

excelente livro! toda a obra, a construção e os personagens. os cenários, desde a casa de D. Antônio até a natureza local são lenta detalhadamente descritos. nesse romance indianista podemos ver claramente a idealização do índio e sua submissão, na figura de Peri, o herói. leitura muito rica que faz parte da história da literatura no Brasil.

Geraldo Marçal 01/07/2021

O GUARANI.
Leitura agradável e fluida.

Marcada por narrativas cativantes,  utilizando uma linguagem poética,  e composta de extraordinárias batalhas, caracterizadas por subversivas reviravoltas.

Nos apresenta, de forma poética, um cenário  ludibriante,  exótico e encantador , o qual desperta no leitor a sensação de estar de fato, inserido no contexto.

A subserviência de Peri, trouxe,  pra mim, um certo desconforto,  visto que,  ainda que possuísse motivos pra isso, anulou-se completamente, com o propósito de atender a menor e mais insignificante vontade da bela Cecília.

Lucas_Callisto 01/03/2023

O prazer e o sofrimento não passam de contraste.
Falando especialmente sobre o José de Alencar, como pode ter existido alguém que deteve o poder de escrever e descrever tão bem assim? Fiquei encantado, mas isso definitivamente impactou na minha leitura, tanto positivamente quanto negativamente. Por mais que fique claro, em alguns momentos retornei alguns parágrafos para apreciar e até mesmo entender o que o Alencar queria dizer, devido ao seu requinte no vocabulário.

O início foi mais complicado para me acostumar, e depois de um tempo a história mostrou ser bem mais comprida, eu lia horas e parecia que estava na mesma página, não sei se foi devido a essa edição, mas ficou cansativo. Alguns estereótipos me apresentaram desinteresse em algumas partes, transformando algumas coisas em situações previsíveis. Em contrapartida, a última parte foi mais empolgante, curti melhor os acontecimentos, as reviravoltas e os diálogos.

Seu impacto na identidade nacional é incontestável, mas fugiu do que eu estava esperando, acredito ter feito uma escolha que pesou na minha experiência com esse livro. Não sou grande fã do romantismo e esse é o segundo clássico seguido que leio que envolve essa escola literária. Procurei saber o menos possível para não me influenciar, mas desde as primeiras páginas já notei que a estória em si seria um desafio para meu gosto pessoal. Fiquei muito confuso em relação aos meus sentimentos por essa obra, então vou atribuir essa nota por nível de comparação, julgando ser mais justo.

São tantas frases belíssimas que o José colocou nesse livro, escolher uma é se colocar numa saia justa, mas gostei muito dessa em específico: "É ao mesmo tempo o nada com o seu vácuo profundo, imenso, infinito; e o caos com a sua confusão, as suas trevas, as suas formas incriadas; a alma sente que falta-lhe a vida ou a luz em torno."

@cellareis 01/07/2010

Comecei a ler muito desanimada, pois o colégio iniciou um trabalho avaliado de muito valor baseado nessa obra, e havia lido muito poucos livros Brasileiros. Embora custe a admitir, aos poucos fui me envolvendo com o enredo, devorando o livro. A riqueza de detalhes e a profundidade dos sentimentos expostos para o leitor é admirável, embora a linguagem seja rebuscada e de difícil enendimento para aqueles, que como eu, estão acostumados com livros estrangeiros simples e diretos. A experiência de lê-lo foi válida e interessante. Não é o tipo de obra que eu releria, mas ficará para sempre guardada na minha memória.

Bru 06/09/2021

"Sejam mil, Peri vencerá a todos, aos índios e aos brancos".
Tinha por mim que iria demorar para ler O Guarani, que o acharia chato, datado, entediante.... enfim, tudo que me foi reforçado durante o ensino médio. Qual foi minha surpresa, então, ao me deparar com essa obra prima de José de Alencar!

Não consigo descrever a experiência que foi essa leitura, e me repreendo por muitas vezes preferir os clássicos estrangeiros aos brasileiros, quando temos aqui exemplos tão magníficos da literatura. Tenho certeza que O Guarani vai me acompanhar por toda minha vida, e recomendo a leitura a todos.

Leo 30/06/2020

Clássico atemporal, brasileiro e mundial
É um exemplo claríssimo do romantismo com aspectos de épico, um marco de sua época do movimento indianista remetendo aos tempos da colonização. Não há muito o que dizer, apenas: se ainda não leu, leia. Faz parte do seu patrimônio natural como cidadão o direito de ler esta obra maravilhosa.

Marcos 31/08/2022

Clássico maravilhoso!
Intenso, acachapante, voraz... o livro O Guarani é tão homérico quanto a ópera tão conhecida por nós através da Voz do Brasil. Assim como o primeiro livro que li de José de Alencar (Til), para mim foi um livro penoso em seus capítulos iniciais, devido ao estilo realista de descrever os cenários. Porém quando engata a quinta marcha, meus amigos, o bicho pega! Vale a pena!

regianeoa.regi 24/06/2023

Fascinante
O Guarani é um livro que narra fatos da história do povo brasileiro, das lutas indígenas, da colonização e da ligação com o governo português escritos em tom poético.

A maneira como a narrativa vai se desenvolvendo aproxima cada vez mais o leitor para saber como será o desfecho das circunstâncias que envolviam os conflitos entre portugueses e indígenas.

O cristianismo é um desses elementos que vem para dificultar a vida dos personagens principais e a veneração de Peri por Cecília ultrapassa qualquer coisa nesse plano de fundo conflituoso e cheio de interesses.

O final foi surpreendente e não posso deixar de recomendar a leitura dessa grande obra da literatura brasileira.

Giovanna.Lapa 10/04/2021

O Guarani
Esse livro , foi o primeiro clássico da minha lista de leitura , e pra quem , também nunca leu literatura clássica brasileira , esse livro sem dúvida é maravilhoso.
É um livro super fluido , fácil de ler , o história envolvente e personagens apaixonantes .
Nessa drama de José de Alencar , conta-se a história de uma família portuguesa que veio morar no Brasil . Essa família é constituída pelo fidalgo , Dom Antônio de Mariz , a fidalga Dona Lauriana , e o tesouro da família , Cecília - Uma linda menina com aspecto angelical , de cabelos louros , olhos azuis e a pele mais branca que a neve- e uma outra jovem nomeada como prima de Ceci , chamada de Isabel - Uma moça totalmente , diferente de Cecilia , Isabel é uma moça de pele morena , olhos castanhos como o sol poente e cabelos pretos como a escuridão da noite .
E não podemos nos esquecer do nosso querido herói , Peri , um selvagem da tribo dos Goitacás , um jovem alto , com grandes músculos e a face mais robusta que o tronco de uma árvore .
Ao decorrer da história conhecemos mais um pouco dos personagens , suas reais raízes e segredos.
Nos deparamos ao meio do livro , com uma batalha fatal entre a tribo dos Aimorés e a família portuguesa e seu exército de cavaleiros.
Tenho que dizer , que passei grande parte do livro com muita tensão e medo. O grande vilão me fez ficar com grande ódio , e o altíssimo heróis me fez relaxar ,enquanto este , quase morria muitas vezes protegendo sua senhora .
Um livro muito interessante e maravilhoso , super indico a lerem . José de Alencar fez eu me apaixonar pela literatura clássica brasileira .

Sidney.Muniz 15/04/2020

Amei a leitura desse livro, é bem emocionante a história. O protagonista é um Índio que proteje uma mulher. O livro apresenta guerras dos Índios Aimorés contra uma família portuguesa. Vale a pena ler a obra.
Jaqueline 15/04/2020minha estante
Livrão quer o muito reler

Sidney.Muniz 15/04/2020minha estante
Muito bom ele.

Gabriel.Chiquito 05/02/2023

É engraçado como o gosto literário vai mudando com o tempo; esse é um tipo de livro que eu odiaria no ensino médio, mas que eu gostei muito lendo agora.

Ver a virgem alva e pura, o bravo e corajoso índio, nobre herói da história, um Brasil tão vistoso, cheio de natureza, riquezas e prometendo um futuro infinito, enfim, esse cerne do romantismo brasileiro (eu nem sabia que ainda me lembrava disso) foi realmente muito gostoso durante a leitura, além de toda a trama também ser realmente muito interessante. Contra todas as expectativas que tinha no começo, gostei desse livro.

Sara 25/06/2020

História cheia de reviravoltas, acontecimentos e final que eu não esperava. Achei muuuuuito bonito como Alencar descreve o ambiente, principalmente o aquático, me surpreendeu.

Instagram: @leitor_eduardo 31/12/2021

2021 não podia encerrar de forma melhor!
Esta foi a minha primeira experiência com literatura clássica brasileira. Acredito que eu acertei na escolha em começar por um romance. Apesar do vocabulário rebuscado devido à época, este livro é uma graça e uma obra literária sensacional. Mal posso esperar para ler mais títulos da literatura clássica brasileira da época do Romantismo. É incrível a forma como o autor se debruça sobre os sentimentos e as internalizações de cada personagem. 5/5.