Não pararei de gritar

Não pararei de gritar Carlos de Assumpção

Resenhas - Não pararei de gritar

Evy 17/05/2023

Um testemunho poderoso sobre a desigualdade racial brasileira na voz potente de quem viveu dor e revolta, mas também esperança! Esse livro é um símbolo contra a opressão histórica com poemas que transbordam coragem, urgência e emoção. Quase 70 anos de produção foram reunidas nessa obra com título que faz juz ao conteúdo e é um grito feroz contra o silenciamento. Super recomendo essa leitura importante e necessária!

Mila F. @delivroemlivro_ 31/05/2020

Poemas essenciais, porém doloridos
Ao longo dos poemas de Não Pararei de Gritar vamos fazer um passeio histórico-cultural e emocional sobre a vinda, a vida e a permanência dos negros nas terras brasileiras.

Em todas as produções observamos e sentimos a militância, a crítica ao preconceito enraizado e estrutural do Brasil, a busca e tentativa de recuperar a identidade e o orgulho negro.

Não é nenhuma novidade o quanto gosto de poesia, então quando vi a oportunidade de ler Não Pararei de Gritar aproveitei sem pensar duas vezes, mal sabia o quanto iria ficar dolorida, emocionada, angustiada e até sentir na pele o que Carlos Assumpção escreveu.

O autor consegue, com maestria, transmitir através de suas poesias a dor, o medo, a angústia, a revolta as injustiça, a esperança, o orgulho e a identidade no negro.

As poesias de Assumpção não apenas sensibilizam, mas comovem e trazem reflexões importantíssimas sobre a história e escravidão do negro brasileiro, além do mais, é a visão de tudo o que ocorreu pelas palavras e sentimentos de alguém que está em seu lugar de fala e que tem propriedade para escrever o que escreveu.

Particularmente, cada poema que está em Não Pararei de Gritar me doeu, revirou meu estômago, me causou incômodo. Como nossos antepassados, brancos, permitiram que os nossos antepassados, negros, sofressem o que sofreram? Como foram eles próprios que infringiram essa dor aos negros? Fico revoltada, fico triste... Fico sem palavras... Sinto apenas uma vergonha profunda por essa mácula em nossa história.

O trágico é que ainda hoje reproduzimos o racismo e os preconceitos oriundos dessa época, mas podemos mudar e mudamos toda vez que damos voz a um negro e, sobretudo, a escutamos como fazemos ao ler Não Pararei de Gritar. Então SUPER RECOMENDO!

P.S.: Já vi na web muita gente falando que o termo correto é "preto", sinceramente eu não sei, porém, utilizei o termo "negro" nessa review porque é o termo utilizado em todas as poesias presentes em Não Pararei de Gritar, queria esclarecer isso, porque não quero ser acusada de usar o termo errado ou de coisa pior.

site: www.delivroemlivro.com.br

Vinícius 17/03/2021

CARLOS DE ASSUMPÇÃO: Um poeta que (re)conta a História
?Eu sou Carlos de Assumpção / Sou irmão de todo mundo / Todo mundo é meu irmão // Você sabe donde eu vim / Você sabe donde eu vim / Vim do quilombo de Palmares / Sou descendente de Zumbi // Sou negro cor de fumaça / Sou negro cor de uva passa / Sou irmão de todo mundo / Todo mundo é meu irmão // Todo mundo é meu irmão / Mas a racista não / Racista não é meu irmão? (?IRMÃO DE TODO MUNDO?, Carlos de Assumpção, p. 135)
?-
Há uma frase famosa de Franz Kafka que nos diz que ?um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós?. ?Não Pararei de Gritar?, livro que reúne a produção poética de Carlos de Assumpção, é mais do que um machado: é uma lança, o canto de um povo que quebra o tal mar gélido que habita em cada um.
Assumpção é dono de uma escrita poética que tem um tema central: a LUTA. A luta na construção de uma sociedade mais justa, menos desigual, com o devido espaço para aqueles que foram escravizados, violentados e obrigados a construir um país - o nosso país.
Segundo o posfácio, assinado por Alberto Pucheu (poeta e professor da UFRJ), ?Carlos de Assumpção é o porta-voz de uma história que grita.? (p. 163). Busca dar voz ao povo negro e quer reescrever a história de um
Brasil muito bem forjada por brancos omissos e autoritários.
Conheçam a poesia de Carlos de Assumpção. Ao ler seus versos, o leitor pode se reconectar com a ancestralidade do povo negro e com a História do Brasil como ela realmente deve ser contada.
?-
#CarlosDeAssumpcao #poesia #poetry #literatura #literature #literaruraafrobrasileira #autoresnegros #NaoParareiDeGritar #CompanhiaDasLetras

brentlejuice 24/02/2022

Ficava impactada e precisava parar um pouquinho depois de cada poema, mesmo tendo 176 páginas demorei um tempinho pra ler. Não tenho muito a dizer fora o quanto eu adorei esse livro, o quanto o acho necessário e atual. Felizmente conheci Carlos de Assumpção e sua escrita.

Peleteiro 24/12/2022

Oscilante
O livro começa com alguns bonitos poemas de protesto, mas se perde em poemas com rimas didáticas que parecem exercícios que estudantes fazem nas escolas quando estudam poesia. O famoso rimar amor e dor aqui passa despercebido pelos críticos por conta do momento histórico do autor e do seu viés de luta contra racismo, algo louvável. Por essa razão, é claro que apoio e defendo que seja lido, sobretudo por jovens, e até levado para escolas, mas os poemas mesmo são, na maior parte do tempo, completamente esquecíveis.

Edna 15/05/2023

Poética da dor
Dolorosamente lindo os poemas .

Voltei a trechos para sentir o que o poeta queria exprimir.

Lindo...leiam

Elaine | @naneverso 14/04/2020

São poemas simples, acessíveis e extremamente fortes, políticos e tocantes. Há uma musicalidade tão linda na poesia de Assumpção que, lendo em voz alta, percebemos que são mesmo poemas para serem declamados, para serem utilizados como forma de protesto. ?Protesto?, aliás, foi meu poema preferido, mas há muitos outros que valem a pena ser lidos nessa reunião de poemas. A resenha completa sairá em breve no meu Instagram (@naneandherbooks).

clarinha :) 05/03/2024

GOSTEI MUITO
Achei uma leitura muito gostosa, mesmo tratando de um problema muito difícil não me deixou entediada em momento algum!
é um livro muito importante e real em seus poemas ( do tipo q faz a gente repensar toda a sociedade e como lidamos com o racismo nos dias de hoje).
simplesmente incrível!

Ueslei 12/02/2024

Um registro do Brasil
Falar dessa leitura é algo que não se faz possível de súbito.
Este livro é um retrato histórico brasileiro. Logo, pode-se esperar muita dureza, denúncia e resistência.
Escrita impecável e ainda atemporal, até quando?

Laura 01/03/2021

Encantador
Infelizmente muitas poesias escritas há décadas por Assumpção são muito atuais, achei incrível ler em forma de poemas relatos de dor e vivência de um senhor que tem a idade dos meus avôs e que assim viveu juventude na mesma época, pude conhecer a mentalidade daquela época. Que para Carlos Assumpção já era de total consciência racial, há passagens falando sobre injustiça racial, de classe e poemas muito bonitos sobre mulheres também. Os poemas antigos e atuais desse autor se misturam em denúncias e estilo. Adorei!

Nilton 06/09/2021

NÃO PARAREI DE GRITAR: POEMAS REUNIDOS (2020)
Autor: Carlos de Assumpção

94 anos de história, marcada por dor e melancolias, mas também por resistência. O paulista de Tietê, Carlos de Assumpção começou cedo a se dedicar a escrita, mas foi na maturidade que teve a oportunidade de concluir os estudos no nível superior.
Deu voz ao longo da carreira de poeta aos ancestrais e à denúncia do racismo, transformando sua poesia em um grito de resistência.
Num país profundamente racista, só recentemente sua poesia foi trazida ao grande público e assim pôde ser celebrada, mas desde meados do século, já era de conhecimento de associações e clubes mantidos por negros, participando de saraus, onde seu principal poema, ?Protesto?, era interpretado e festejado.
Numa linguagem simples e forte, sua poesia trabalha bastante com o som ancestral da África, resgata a mitologia, transpira sangue e dor, mas acalenta a esperança da superação dos obstáculos através da resistência que propõe.
Para os leitores de poesia, uma indicação preciosa!
#NãoParareiDeGritar #CarlosDeAssumpção #Poesia #PoesiaBrasileira #Negritude #Resistência #Antirracismo
28º livro lido
06/09/21

Instagram: @IndicoQueLi

Carol 10/07/2020

Não Pararei de Gritar é uma reunião de poemas escritos por Carlos de Assumpção, descendente de escravizados, que hoje se encontra no alto dos seus 93 anos. A obra traz poemas escritos desde os idos de 1982, publicados em seu primeiro livro, até inéditos, de 2018 e 2019.

Seus versos são de luta, de protesto, e retratam a força e a história, bem como a violência sofrida diariamente pela população negra. Carlos ouvia as histórias de seu avô, nascido ainda nos tempos do Império, e podia contrapor o que escutava com o que aprendia na escola, preenchendo assim, as lacunas deixadas pelas vozes então silenciadas e transpondo tudo isso para seus escritos.

Leia a resenha completa no blog!

site: http://papoliterario.com.br/2020/07/10/resenha-nao-pararei-de-gritar/

Suellen Xavier 07/01/2022

gente, um dos melhores livros que já li, escritas maravilhosas cada frase faz você se arrepiar toda(o). excelente!

Mayandson 23/01/2022

O abalo sísmico da poesia negra
Toda a literatura negra que conheci até agora apresentava, fosse na sua matéria literária, tanto da prosa quanto da poesia, fosse na biografia de suas produções, escritas ou oralizadas, a força da resistência era e é, para fazer uso das palavras de Alfredo Bosi, evidenciada pela inadequação ao tempo presente.

Carlos de Assumpção, poeta contemporâneo que conheci graças ao meu querido professor Marcos Pasche, em sua poética, através do regresso ao presente, denuncia a perpetuação da condição do negro brasileiro. Basta ler seus poemas lançados no livro Protesto, de 1982: o que há ali é a mesma dicção de hoje, 2022. Assumpção não alveja se não o tempo futuro e vocifera: ?não pararei de gritar?. Sua inadequação ao agora não diz respeito ao que tematiza seus poemas, pois o tom é atualíssimo, mas sim da urgência de pendências históricas ainda não resolvidas desde o período colonial.

A literatura testemunhal, denunciativa, que não é panfletária, mas sim combativa, em especial a literatura negra, muito me surpreende pois são, para e na sociedade ainda racista, o abalo sísmico que tanto temem.

Séfora 27/01/2022

Não sou fã de poemas
Não sou a pessoa dos poemas. Não faz parte do meu hábito de leituras. Mas me propus a ler mais autores negros e esse livro caiu no meu colo.

Não é minha realidade nem meu lugar de fala, mas muitos poemas são como um tiro ou deixam um amargor não boca.

São pesados, mas retratam a dura realidade.