Ousadas Pénélope Bagieu

Resenhas - Ousadas

Sofia.Eternal 22/07/2023

Legal
Essa escritora francesa encontrou uma forma original para dar a conhecer a importância de algumas mulheres "desconhecidas".
Gostei muito.

Jessica Alves 13/06/2023

Inspirador
Esse segundo volume nos apresenta mais mulheres incríveis! Onde todas nos mostram a dificuldade que é ser mulher em um mundo que nos obejtifica, ignora, subestima. As histórias nos servem de inspiração e de lembrança a respeito das nossas forças e da nossa capacidade de irmos bem além do que sequer imaginamos.

Alice.Petitinga 08/04/2023

Ousadas
Esse quadrinho foi minha vó que me recomendou e nossa foi uma ótima leitura, conta de uma forma super legal a história de várias mulheres com papéis super importantes pra sociedade e bem fora das histórias que costumamos ver , eu super recomendo a leitura

Tay 05/04/2023

Ousadas
Assim como o primeiro, foi muito interessante conhecer ou até mesmo saber mais sobre mulheres tão incríveis que pisaram no mundo. É inspirador.

Guilherme.Eisfeld 27/03/2023

Mulheres que revolucionaram
Neste segundo volume consegui imergir ainda mais nas histórias de mulheres inspiradoras. Procurei suas artes, ouvi suas canções, assisti alguns documentários sobre. De forma leve, mas instigadora conheci mulheres que mudaram as percepções do mundo e do tempo.

Mama 31/01/2023

Muita luta e superação!
Que livro maravilhoso! O volume 2 de Ousadas é simplesmente perfeito! Me senti muito triste com algumas histórias de abuso, bem como de violência e racismo. A autora mostra bem o quanto é difícil ser mulher, ser mulher negra então é duas vezes mais. Cada história mais linda do que a outra. Vale a pena ler!

Mariduana 28/05/2022

Muito interessante
O livro é muito interessante. Amei conhecer um pouco mais sobre mulheres importantes da história (seja regional ou global). Muito inspirador. Porém, gostaria que q autora tivesse se aprofundado um pouco mais...

Katrina 29/03/2022

Ousadamente interessante
Esse foi o meu primeiro contato com o trabalho de Pénélope Bagieu e com a série: Mulheres que só fazem o que querem, como comecei com o segundo volume (porque estava em promoção) não tenho como compará-lo com o primeiro, então consegui ler sem nenhuma expectativa.

Ousadas nos apresenta 15 mulheres que a sua própria maneira seguiram contra a maré, foi muito legal descobrir coisas que não sabia sobre mulheres que já conhecia e descobrir mulheres que nem tinha ideia da existência, mas que tiveram muito impacto na história do seu país ou que estavam por trás de coisas que agora estão presentes no nosso dia a dia.

Pénélope nos traz uma arte simples e fofa, mas que consegue causar desconforto nas cenas mais fortes, com uma paleta de cor bem própria para cada perfil a autora nos apresenta algo singular a cada etapa da leitura.

Os 15 retratos são bem compactos e isso foi um pouco agridoce para mim, pois às vezes me via uma pouco incomodada por não saber exatamente como tal coisa aconteceu, mas eu relevei isso porque entendo que a proposta é justamente ser uma apresentação rápida e não uma biografia comum, mas em contrapartida a autora também conseguiu me incitar bastante em alguns dos perfis, tanto por causa da brevidade quanto pelo conteúdo, fiz várias pesquisas no Google sobre algumas delas e pretendo buscar mais no futuro.

Ousadas foi uma leitura interessante e impactante na mesma proporção, estou ansiosa para ler as outras obras de Pénélope Bagieu.

Giovanna 22/12/2021

Superou expectativas
Eu achava que ia ser uma hq bem leve e fluída, mas foi um livro difícil de ler, mas tão fascinante de se acompanhar. As trajetórias dessas mulheres citadas nessa obra são absolutamente inesquecíveis, a cada história que passava eu ficava cada vez mais encantada, e algumas foram bem complicadas para terminar, principalmente por eu ser uma pessoa que sente muita empatia, foi doloroso.

Paulinha 20/08/2021

Leitura maravilhosa!
A obra conta a história de várias mulheres de diferentes classes sociais e etnias que passaram por dificuldades em busca de seus ideais. As histórias geraram em mim uma sensação de força por ratificar a força que nós mulheres temos mesmo em meio a um patriarcado que tenta nos silenciar e diminuir.

Bárbara Krüger Guimarães 06/05/2021

Leitura obrigatória!?
Ousadas retrata a realidade das mulheres ao redor do mundo, de grandes inventoras a artistas, e as vezes ambos ao mesmo tempo, da forma como deve tratar, cheio de críticas ácidas e de verdades que precisam ser conhecidas e relembradas.
Tantas mulheres históricas que a grande maioria não faz ideia de que existiram, eu não conhecia quase todas e ouvi falar apenas de uma. Mulheres fortes, batalhadoras, a frente de seu tempo e principalmente, ousadas. Não existe nome melhor para este livro.
Em forma de quadrinhos, a história de cada mulher se torna um pouco mais leve de digerir, mesmo a maioria sendo manchada por violência e diversos tipos de abusos, a obra não dá margem para que não nos sintamos impactadas. Aliás, caso você seja sensível a temas pesados como abuso sexual, dentre outros, recomendo passar essa leitura.
Arrisco dizer, que minha indicação seria para a partir dos 10/12 anos, conhecer sobre temas como a violência sexual é indispensável para mulheres em nossa sociedade, e a obra trata do tema com a verdade que precisa ser tratada e com o devido cuidado. Além disso, acredito ser mais fundamental ainda que as histórias dessas grandes mulheres sejam passadas adiante, já que conhecemos poucas figuras históricas femininas durante nosso principal contato com a história nas escolas, e precisamos nos inspirar e nos ver representadas, para que onde ainda não há representatividade, nós sejamos capazes de estabelecer.
Bruno Olpor 17/05/2021minha estante
Bah... muito bom!!! Já quero colocar nas minhas leituras mais ainda!

Cris 28/04/2021

Continuação da série que retrata em forma de hq a vida de mulheres incríveis. Mulheres que lutaram pelo que queriam, que quebraram preconceitos.

Renata (@renatac.arruda) 18/02/2021

Esses quadrinhos são verdadeiras fontes de inspiração pra mim. O primeiro volume tem o mérito de garimpar várias histórias antigas de mulheres que desafiaram a sociedade em suas épocas e, por isso, achei mais fascinante. Já o segundo se concentra em mulheres contemporâneas, muitas delas bastante conhecidas como Betty Davis, Hedy Lammar e Temple Grandin, o que também não deixa de encantar.

A cada história fica mais escancarado aquilo que todo mundo já sabe: mulheres geniais que são desencorajadas e desacreditadas ao longo da vida e precisam estudar e se esforçar muitas vezes mais que qualquer homem (e muitas vezes conseguir o apoio de algum deles) para simplesmente atuarem na área que desejam ou ter suas ideias ouvidas. Não à toa, muitas só alcançaram alguma coisa sozinhas na maturidade, depois de agirem conforme mandava o figurino; ou seja, estudar o que uma mulher deveria estudar, casar, ter filhos. As que tiveram a sorte de nascer em famílias ricas conseguiram algum atalho, mas não foi menos difícil por isso. Para outras a vida foi ainda mais sombria: vindo da pobreza, foram submetidas a inúmeras violências como casamentos forçados durante a infância, estupros e agressões apenas por serem mulheres. É a perseverança que faz com elas não se conformem e desistam, embora a gente saiba que nem todas terão as mesmas oportunidades de conseguir a ajuda necessária de quemgg acredita nelas como as protagonistas dessas histórias tiveram.

É o tipo de livro que vale a pena ter em casa e apresentar para mulheres de todas as idades, mas principalmente para as mais jovens, muitas vezes mais suscetíveis a duvidarem de si mesmas e se desencorajarem. Todas temos o que é preciso para conquistar o que queremos, basta não nos esquecermos disso (e nem dar ouvido aos outros). Recomendadíssimo.
França 18/02/2021minha estante
Vou te indicar um : As esposas. As mulheres por trás dos grandes escritores Russos

Renata (@renatac.arruda) 18/02/2021minha estante
Valeu, vou procurar!