Ousadas Pénélope Bagieu

Resenhas - Ousadas

Jonas (@castelodepaginas) 21/06/2020

Ousadas 2
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/ousadas.html

Cris 28/04/2021

Continuação da série que retrata em forma de hq a vida de mulheres incríveis. Mulheres que lutaram pelo que queriam, que quebraram preconceitos.

Pri Paiva 05/01/2021

Mulheres devem sempre fazer o que querem!
O livro é vencedor do prêmio Eisner 2019 mais do que merecido.

O segundo volume de Ousadas foi tão de bom quanto o primeiro.

É incrível como a autora consegue sintetizar a vida dessas grandes mulheres de uma forma que fica perfeito.

São tantas biografias incríveis e maravilhosas que incentivam o nosso próprio crescimento pessoal ou profissional.

Muitas das vidas descritas no livro são duras, e enfrentaram diversos preconceitos e adversidades e mesmo assim, elas correram atrás de um destino melhor ou da sua própria realização de vida. É satisfatório conhecer cada uma dessas histórias.

A leitura é fluida e a arte é tão delicada, de traços finos... Uma coisa linda de se ler. ?

Amei demais a leitura, como amei o primeiro volume.

Indico a leitura à todos!

Jess 16/04/2020

Vencedor do prêmio Eisner 2019, a série Ousadas traz em forma de quadrinhos histórias de personagens reais .

O volume 2 conta sobre 15 mulheres .

A que foi considerada “retardada” pelo pai e se descobre pesquisadora .

A que descobre no rap uma ferramenta para militar pelo direto das mulheres .

A que descobriu na corrida um escape e conseguiu independência .

A que era bela, recatada e do lar e descobriu como somar na comunidade feminina .

A que sempre foi espontânea, foi julgada e teve musicas banidas .

A primeira jornalista investigativa e usou sua profissão para escrever pelos olhos do povo .

A que foi abusada por muito tempo e engasga com a raiva, quer gritar, protestar, se vingar e se torna símbolo ativista .

As que tiveram o destino imposto pelo pai sem saber o que realmente queriam .

As que quase não estudaram o que realmente queriam porque não era “feminino” .

A que é caçada por querer ser justa e se te inimiga do estado .

A que tinha uma vida calma e luxuosa, mas sai da bolha aristocrática pra ouvir o povo .

A primeira todos julgavam sua cor, baixa renda e gênero .

As ousadas demais! .

Mulheres que quebraram correntes de uma sociedade que impõe regras e conceitos. A maioria se tornou referência na sua área; percursora de esportes, pesquisas, desenvolvimento tecnológico, viagens espaciais. Símbolos políticos, de conquistas feministas .

A leitura é super tranquila. Cada história começa com um mini quadro da personagem com sua data de nascimento (e algumas possuem a data de falecimento) e a narrativa de forma resumida, finalizando com uma arte representando a sua jornada .

Sinceramente, talvez eu não guarde todos os nomes, mas é impossível esquecer cada história que conheci aqui e só desejo ser pelo menos 10% ousada como cada uma foi pra honrar suas conquistas e conseguir ser uma mulher que só faço o que realmente quero .

Sucinto e impactante! Uma das leituras mais importantes que já fiz, principalmente por ter conhecido tantos exemplos que levarei pra vida toda .

Ah, eu não li o volume 1 (agora super desejo) e foi super ok ler o volume 2.

site: www.instagram.com/saymybook

Mariana @amarilendo 01/04/2020

Mulheres incríveis que merecem livros só para a história delas
Essa HQ vai contar a história de 15 mulheres reais que foram as pioneiras em algo que até então não havia espaço para o gênero, ou que lutaram pelos seus direitos (e, muitas vezes, tiveram uma vida difícil por isso), ou que simplesmente viveram a vida que queriam, sem se importar com o que a sociedade pregava.

Eu não conhecia muito dessas mulheres e fiquei muito interessada a acompanhar mais coisas sobre.

A arte desse quadrinho é linda, achei que existe uma tonalidade mais pastel nele, que contribuíram para deixar o livro leve, contrastando, por vezes, com alguma parte difícil. E o que eu adorei é que, por mais que as coisas, muitas vezes, tenham sido horríveis para as mulheres nesse livro, algo de bom saiu disso tudo! Elas fizeram a diferença!

site: https://www.instagram.com/geek.women/

Maria Clara | @aclaraleu 15/05/2020

Resenha de @pixelbooks
Você já ouviu falar em Clémentine Delait, Nzinga, Margaret Hamilton, Las Mariposas, Christine Jorgensen, Giorgina Reid, Delia Akeley e Annette Kellerman? Não? Apesar de conhecermos a história de várias mulheres incríveis, muitas delas também são incrivelmente relevantes e inspirados que acabam não sendo tão conhecidas, mas a maravilhosa da Pénélope Bagieu acabou reunindo a história as histórias de 30 mulheres nos dois volumes da HQ Ousadas - Mulheres que só fazem o que querem.
O que eu mais gostei dessas HQs foi a forma com que a autora conseguiu reunir histórias de mulheres de diversas épocas, lugares, classes sociais, gêneros, idades e que, de alguma forma, se destacaram pelos impactos que causaram na sociedade, seja pela luta por seus direitos, liberdade, por seus sonhos e até para defender o direito de amar, fazendo o possível para conquistar o que queriam independentemente dos costumes e tradições da época e do lugar onde viviam.
Adorei a oportunidade de conhecer mais sobre a história de mulheres revolucionárias e que lutaram para defender a liberdade (Las Mariposas), de guerreiras (Lozen e Phoolan Devi), da inventora das roupas de banho (Annette Kellerman), ativistas (Leymah Gbowee e Naziq al-Abid) e incríveis profissionais que sofreram para consolidar seu lugar, apesar de todos os obstáculos como gênero, época e a desigualdade social que as impediam (Temple Grandin) Sonita Alizadeh, Cheryl Bridges,Nellie Bly..) e tantas outras histórias extremamente inspirados.
Apesar de histórias reais, a autora mantém uma linguagem divertida e um humor ácido para escrever essas narrativas tão impactantes, o que deixa o leitor cada vez mais envolvido com a HQ. Além disso, as edições da Editora Nemo estão impecáveis, o que acaba tornando o processo de leitura ainda mais confortável.
Os dois volumes de Ousadas trazem narrativas lindas, inspiradoras e impactantes e que só nos deixa desejando que mais volumes da série continuem a ser lançados para que possamos conhecer cada vez mais histórias de mulheres maravilhosas.

Yara Benevides 29/01/2021

Incrível!
Adorei conhecer a história das mulheres retratadas nesse volume ainda mais do que as do volume 1.
Mulheres grandiosas e inspiradoras que mudaram a trajetória de seus países e mesmo assim mal ouvimos falar a respeito delas.

Giovanna 22/12/2021

Superou expectativas
Eu achava que ia ser uma hq bem leve e fluída, mas foi um livro difícil de ler, mas tão fascinante de se acompanhar. As trajetórias dessas mulheres citadas nessa obra são absolutamente inesquecíveis, a cada história que passava eu ficava cada vez mais encantada, e algumas foram bem complicadas para terminar, principalmente por eu ser uma pessoa que sente muita empatia, foi doloroso.

Renata (@renatac.arruda) 18/02/2021

Esses quadrinhos são verdadeiras fontes de inspiração pra mim. O primeiro volume tem o mérito de garimpar várias histórias antigas de mulheres que desafiaram a sociedade em suas épocas e, por isso, achei mais fascinante. Já o segundo se concentra em mulheres contemporâneas, muitas delas bastante conhecidas como Betty Davis, Hedy Lammar e Temple Grandin, o que também não deixa de encantar.

A cada história fica mais escancarado aquilo que todo mundo já sabe: mulheres geniais que são desencorajadas e desacreditadas ao longo da vida e precisam estudar e se esforçar muitas vezes mais que qualquer homem (e muitas vezes conseguir o apoio de algum deles) para simplesmente atuarem na área que desejam ou ter suas ideias ouvidas. Não à toa, muitas só alcançaram alguma coisa sozinhas na maturidade, depois de agirem conforme mandava o figurino; ou seja, estudar o que uma mulher deveria estudar, casar, ter filhos. As que tiveram a sorte de nascer em famílias ricas conseguiram algum atalho, mas não foi menos difícil por isso. Para outras a vida foi ainda mais sombria: vindo da pobreza, foram submetidas a inúmeras violências como casamentos forçados durante a infância, estupros e agressões apenas por serem mulheres. É a perseverança que faz com elas não se conformem e desistam, embora a gente saiba que nem todas terão as mesmas oportunidades de conseguir a ajuda necessária de quemgg acredita nelas como as protagonistas dessas histórias tiveram.

É o tipo de livro que vale a pena ter em casa e apresentar para mulheres de todas as idades, mas principalmente para as mais jovens, muitas vezes mais suscetíveis a duvidarem de si mesmas e se desencorajarem. Todas temos o que é preciso para conquistar o que queremos, basta não nos esquecermos disso (e nem dar ouvido aos outros). Recomendadíssimo.
França 18/02/2021minha estante
Vou te indicar um : As esposas. As mulheres por trás dos grandes escritores Russos

Renata (@renatac.arruda) 18/02/2021minha estante
Valeu, vou procurar!

Alice.Petitinga 08/04/2023

Ousadas
Esse quadrinho foi minha vó que me recomendou e nossa foi uma ótima leitura, conta de uma forma super legal a história de várias mulheres com papéis super importantes pra sociedade e bem fora das histórias que costumamos ver , eu super recomendo a leitura

Gramatura Alta 09/03/2020

Pénélope Bagieu nasceu em Paris, em 1982. Estudou cinema de animação na Ensad e fez uma passagem pela Central Saint Martins de Londres. De volta a Paris, cria em 2007, o “Ma vie est tout à fait fascinante”, que numa tradução direta, significa “Minha vida é realmente fascinante”, um blog ilustrado no qual expõe sua vida cotidiana com um humor e uma graça que acertam no alvo, e você pode acessar clicando aqui. Com a publicação do blog em forma de livro, seu sucesso se expande para as livrarias, e Pénélope passa a fazer diversas ilustrações editoriais, trabalha para grandes campanhas publicitárias, desenha as aventuras de Joséphine e assina até uma coleção de lingerie. Em todos os trabalhos, Bagieu tem sempre uma maneira muito pessoal de dialogar com sua época sem se deixar enganar por ela. Uma morte horrível é sua primeira narrativa longa.

O primeiro volume de OUSADAS foi resenhado dois anos atrás, em 2018, e você pode ler o nosso texto aqui. Agora, Pénélope retorna com mais quinze retratos de mulheres que enfrentaram todos os obstáculos para viver a vida que escolheram para si, tudo com o espetacular traços e cores já característicos da autora. E como fizemos na primeira resenha, vou escrever uma pequena introdução de algumas dessas personagens que marcaram o mundo de alguma forma, assim você ganha uma prévia e interesse para comprar a HQ 😉

Vamos começar por Mary Temple Grandin e sua peculiar capacidade de interpretar os animais. Nascida em 1947, a pequena Mary enfrentava sérias dificuldades de ser entendida pelos adultos. Por causa de seu comportamento, ela foi submetida a vários exames e diagnosticada com Autismo de Alta Funcionalidade, ou seja, autistas com maior “funcionalidade” ou “capacidade” em relação a outras pessoas com o Espectro Autista. O capítulo de Mary mostra todas as dificuldades pelas quais ela passou desde a infância até a fase adulta, principalmente com relação ao preconceito e bullying de pessoas que não conseguiam compreender sua situação. E mostra como Mary revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros. Bacharel em Psicologia, com mestrado em Zootecnia e Ph.D. em Zootecnia, ela ministra cursos em universidades a respeito do comportamento de rebanhos e projetos de instalação, além de prestar consultoria para a indústria pecuária. Uma parte impressionante, é quando ela criou a “máquina do abraço”, uma engenhoca que pressiona o corpo humano como se a pessoa estivesse sendo abraçada, e isso a acalmava, assim como outras pessoas com autismo. Nos quadrinhos da vida de Mary, conhecemos muitos outros detalhes que demonstram a excepcional inteligência e compaixão que ela empregava em sua profissão e na sua vida.

Sonita Alizadeh nasceu no Afeganistão, em 1996, dentro de uma família numerosa, na qual as mulheres são consideradas um fardo financeiro. Em um país controlado pelos Talibãs, Sonita cresce no meio do medo, e aos 9 anos recebe a notícia de que sua mãe escolheu um marido para ela. Ainda que a idade mínima legal para o casamento seja de 16 anos de idade, muitas afegãs são casadas por seus pais quando bem mais jovens. Os quadrinhos do capítulo de Sonita, contam a vida dela até a fase adulta, e a leitura não é fácil, devido aos absurdos que ela precisou enfrentar e sofrer. Não vou contar aqui como aconteceu, você precisa ler para se espantar, mas hoje, Sonita é uma rapper e ativista que se tem manifestado contra os casamentos forçados de seu país. O sucesso veio, quando ela lançou o vídeo “Noivas para venda”, onde ela canta sobre filhas que estão sendo vendidas em casamentos pelas próprias famílias.

Nellie Bly viveu entre 1864 e 1922, e foi uma jornalista, escritora, inventora, administradora e voluntária em obras de caridade. A vida de Nellie na infância, foi marcada pelo falecimento do pai e pela violência do padrasto, além de precisar enfrentar o machismo da época para conseguir se destacar como pessoa e profissional. Como jornalista, Nellie focava seus textos na situação das mulheres que trabalhavam em fábricas, contra a vontade dos editores. Aos 21 anos, ela se mudou para o México e fez vários artigos sobre a prisão de jornalistas locais, o governo mexicano e a ditadura que reinava na época. Mas seus feitos mais conhecidos, são sobre o período em que ela se passou por louca para investigar denúncias de brutalidade e negligência no hospital psiquiátrico para mulheres em Nova York; e quando, em 1888, ela convenção seu editor a custear uma viagem de circunavegação do globo em 72 dias, simulando a viagem ficcional do personagem Phileas Fogg, do livro de Júlio Verne.

Mae Jemison nasceu em 1956 e um de seus muitos sonhos, era ter um telescópio, mas sua família não tinha condições financeiras para comprar um. Consumidora de quadrinhos e ficção-científica, ela ficava indignada por não existirem personagens interessantes que fossem negros ou mulheres. Os quadrinhos do capítulo de Mae, mostram como sua infância e adolescência foram marcadas pelo medo de quase tudo. Você também terá que ler para descobrir como Mae se tornou a primeira mulher afro-americana a ser admitida no programa de treinamento de astronautas da NASA e, em 1992, foi a primeira mulher afro-americana a viajar para o espaço. Ela também fundou uma empresa que desenvolveu um sistema de telecomunicações por satélite para melhorar os cuidados médicos nos países em desenvolvimento.

Em OUSADAS 2, você também conhecerá Cheryl Bridges, uma excepcional atleta; Thérèse Clerc, uma utopista; Betty Davis, cantora e compositora; Phoolan Devi, a rainha dos bandidos; Katia Krafft, uma vulcanóloga; Hedy Lamarr, uma atriz e inventora; e mais algumas mulheres, em um total de quinze, que quebraram, e ainda quebram, preconceitos. Perfis divertidos, tristes, empoderados, sensíveis, de mulheres que criaram o próprio destino.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/03/08/resenha-ousadas-2-penelope_bagieu-nemo/

Tay 05/04/2023

Ousadas
Assim como o primeiro, foi muito interessante conhecer ou até mesmo saber mais sobre mulheres tão incríveis que pisaram no mundo. É inspirador.

Mama 31/01/2023

Muita luta e superação!
Que livro maravilhoso! O volume 2 de Ousadas é simplesmente perfeito! Me senti muito triste com algumas histórias de abuso, bem como de violência e racismo. A autora mostra bem o quanto é difícil ser mulher, ser mulher negra então é duas vezes mais. Cada história mais linda do que a outra. Vale a pena ler!

Bárbara Krüger Guimarães 06/05/2021

Leitura obrigatória!?
Ousadas retrata a realidade das mulheres ao redor do mundo, de grandes inventoras a artistas, e as vezes ambos ao mesmo tempo, da forma como deve tratar, cheio de críticas ácidas e de verdades que precisam ser conhecidas e relembradas.
Tantas mulheres históricas que a grande maioria não faz ideia de que existiram, eu não conhecia quase todas e ouvi falar apenas de uma. Mulheres fortes, batalhadoras, a frente de seu tempo e principalmente, ousadas. Não existe nome melhor para este livro.
Em forma de quadrinhos, a história de cada mulher se torna um pouco mais leve de digerir, mesmo a maioria sendo manchada por violência e diversos tipos de abusos, a obra não dá margem para que não nos sintamos impactadas. Aliás, caso você seja sensível a temas pesados como abuso sexual, dentre outros, recomendo passar essa leitura.
Arrisco dizer, que minha indicação seria para a partir dos 10/12 anos, conhecer sobre temas como a violência sexual é indispensável para mulheres em nossa sociedade, e a obra trata do tema com a verdade que precisa ser tratada e com o devido cuidado. Além disso, acredito ser mais fundamental ainda que as histórias dessas grandes mulheres sejam passadas adiante, já que conhecemos poucas figuras históricas femininas durante nosso principal contato com a história nas escolas, e precisamos nos inspirar e nos ver representadas, para que onde ainda não há representatividade, nós sejamos capazes de estabelecer.
Bruno Olpor 17/05/2021minha estante
Bah... muito bom!!! Já quero colocar nas minhas leituras mais ainda!