Sense and Sensibility

Sense and Sensibility Jane Austen

Resenhas - Sense and Sensibility

Ana Paula 31/01/2021

Meu projeto de 2021 é reler Jane Austen. Então, Razão e Sensibilidade foi o primeiro. Estou em busca da ironia e das entrelinhas colocadas pela autora no texto e posso dizer que encontrei ambas! Mostra a vida difícil das mulheres - mesmo que abastadas - em busca do amor e do sustento, já que para as classes mais altas a única chance de viver bem é sendo homem, herdeiro ou casar com um "bom" partido. Mesmo assim, a vontade de achar a alma gêmea ou o grande amor persiste. Desde sempre, ser mulher não é fácil, e esse livro mostra bem isso. Razão é a Elinor, e Sensibilidade é a Marianne, duas irmãs de uma família "classe média" (alta) do início do século 19 na Inglaterra. O enredo gira em volta dos amores que as duas sentem por uns rapazes aí e rolam altas tretas até o desenrolar (ou não) das paixões em casamento. Vale a pena ler em pleno 2021? Vale!
Rebeca 31/01/2021minha estante
Vale muito a pena! Também está em meus planos reler os livros da Austen esse ano.

Ana Paula 04/02/2021minha estante
Gostei mto. Hj terminei de ver o filme dos anos 90. Vou dizer o óbvio, mas o livro é melhor haha

Fabianne 08/06/2023

Como manter a razão e a sensibilidade?
A história da família Dashwood é contada por um olhar feminino.
Elinor, Margaret e Mariane vivem numa sociedade de regras rígidas, elas lutam ao decorrer da obra para serem felizes e não perderem a razão em meio a tantas dificuldades e preconceitos.

O livro começa com o falecimento do senhor Dashwood. Seu herdeiro, o filho John, do primeiro matrimônio, mesmo com o pedido do pai para que não deixasse sua madrasta e suas irmãs desamparadas, as abandonam a sorte. Obrigando a senhora Dashwood e suas filhas a procurarem uma nova moradia. A partir dai a família se encontra vulnerável e precisa lutar com as armas que tem para sobreviver.
Este é um romance de época que vale a pena ler através dos tempos. Seja um resumo na língua original ou a obra completa em qualquer outra língua.

Walderes 04/07/2012

Heranças, casórios, visitas, intrigas e mais...
Este também foi um dos livros lidos, meio como "homework", nas milhões de tentativas de me fazer ultrapassar a barreira (quase intransponível pra mim) do inglês intermediário. Mesmo não tendo condição de compreender as nuances do texto de Jane Austen, fiquei impressionado com a impressão de um mundo e uma época, sobre mulheres, pelo olhar de uma mulher. Sobram fofocas, dissimulações, desencantos amorosos, mas também amizade, dignidade, cuidado, astúcia e muito mais. Escrito no ano em que a família real portuguesa desembarcava no Rio de Janeiro, não deixa de ser impressionante que uma mulher jovem inglesa escreva um romance tão instingante, protagonizando também por duas jovens mulheres. Agora vou rever o filme com outros olhos.

Jéssica 05/09/2020

Elinor e Marianne
Jane Austen conta como duas irmãs, de personalidades bem diferentes, lidam com a vida na aristocracia inglesa do final do século XVIII.
É um romance de época, mas que não deixa de tecer críticas (ainda que muito sutis e irônicas) à sociedade. E que também traz lições que muitos deviam aprender hoje.
As protagonistas são fortes e opostas, mas que não brigam entre si. Nem na história, nem no espaço que a autora confere a cada uma no texto. Aliás, é bem interessante ver como elas crescem e aprendem uma com a outra ao longo da narrativa.
É ótimo! Recomendo!
Aliás, os livros de Jane Austen são clássicos. Vale conferir toda a obra! Mas, se você quer uma dica de onde começar, esse livro e "Orgulho e Preconceito" ("Pride and prejudice") são boas opções.

Lorenza.Borba 14/07/2020

desculpa jane
foi rapidinho levei só um ano

Simões 01/09/2022

Sense and Sensibility
"She was without any power, because she was without any desire of command over herself."

Este foi o primeiro livro que li da Jane Austen. A meta é ler todos, embora não de seguida. Já li clássicos antes, então já sabia o que esperar da escrita; muitos detalhes e muitas cenas que eu não considero tão necessárias. Mas sendo um clássico faz sentido que essas cenas existem. Gostei muito da parte em que Elinor encontra a sua sensibilidade, visto que ela era muito movida pela razão; enquanto Marianne é ao contrário, ela é movida pela sensibilidade enquanto romantiza muito a sua vida, e, no final, acaba por encontrar a razão e melhorar e ter a vida certa.

Rhannya Moreira 19/10/2022

sei lá
acabei esse livro a mil anos e só lembrei agora dele kkkkkkk. Gostei do livro, MUITO BEM ESCRITO - óbvio. Mas, eu só queria que ele acabasse kkkkkkk nada do que eu achei que ia acontecer aconteceu, eu me confundi com os personagens do começo ao fim kkkkkkkk mas tenho certeza que se eu lesse em português, eu iria gostar bem mais.

Mica 02/03/2022

Review on @reading.with.mica
"I wish, as well as everybody else, to be perfectly happy; but, like everybody else, it must be in my own way."

Ju 03/09/2019

We are feeling the same and acting such in a diferent way - should say Marianne
I cannot deny “Sense and Sensibility” is my favourite (or almost the most favourite) of all Jane Austen’s. Proud and Prejudice has a great space on my heart but Elionor’s manner and Marianne sentiments has provoked on me the most sort of feelings while they pas through all their love problems in such different way on behaviour between such close sisters.
I do not want to write more than I should, because I believe reading the Story is worthwhile. So close this Notebook and go read this book!

melanieteles 06/09/2022

legal no começo, mas depois fica MUITO repetitivo e arrastado. tanta enrolação no meio pra depois apressar o final e nem contar direito o que acontece ???

Louie 28/12/2021

Leitura rápida e fluida. O inglês dele é bem de boa. Único problema pra mim foi a quantidade de nomes e parentescos. Como é uma versão bem resumida da história, você não tem muito tempo pra assimilar quem é quem. Acabei me perdendo nesse quesito. Mas não chegou a prejudicar o entendimento.
Louie 28/12/2021minha estante
Obs: Faltou eu dizer que minha resenha é sobre a edição de 42 páginas da Penguin Readers, não sobre o livro da Jane Austen.

Isa | @nocaminhoumlivro 17/06/2020

A releitura desse livro foi melhor do que eu esperava.
Fazia muito tempo que eu estava querendo reler, e com o Projeto Lendo Jane Austen lá no Instagram foi uma ótima desculpa hehe

A história de Razão e Sensibilidade é muito mais do que duas irmãs procurando um marido ou amor, é sobre felicidade, sociedade, ser verdadeira com quem você é e, claro, muita crítica social de seu tempo.

Bebel 12/08/2018

Cada
Algumas histórias traduzem a vida, e parece que existem momentos certos para ler cada livro, e mesmo cada capítulo. Este livro foi a companhia perfeita para minha viagem e minha dor. Pude sentir tudo o que estava contido em cada página, pois cada Marianne tem o Willoughby que merece.