Patriotismo e Quem são Mishimas?

Patriotismo e Quem são Mishimas? Yukio Mishima

Resenhas - Patriotismo e Quem são Mishimas?

Lucas1429 28/11/2020

O intenso contraste do erotismo e morte
O box é dividido em duas obras, o conto (?) se assim posso chamar, Patriotismo, de Mishima, e o ensaio de Victor Kinjo, esse último é interessante para dar ao leitor de primeiro contato com o escritor, uma perspectiva de sua vida e breves elaborações sobre o mesmo.

Quanto a obra de Mishima em si, é dotada de bastante intensidade e vivacidade, com diversas alternâncias de consciência, do casal principal, recém casados. O Tenente é confrontado com uma situação adversa que fere sua honra e nacionalismo, então, encontra o único caminho no Seppuku, comprometendo-se junto à mulher, morreriam juntos.

A obra, apesar de curta, tem força para produzir bastante angústia e desconforto, empestado de um ar sombrio que dança com o erótico e cenas bastante gráficas de violência e sofrimento.

Mishima deveria ter razão quando disse que se alguém fosse ler apenas um livro dele, que lesse Patriotismo, anseio por consumir mais obras do autor.

Josie 16/03/2021

O conto é excelente. Na minha opinião, muito superior a Confissões de uma máscara. Me deu vontade de ler outras obras do autor, vontade essa que o romance não despertou. Já o livro biográfico é de tal forma medíocre que o eliminei da avaliação.

Poleto 26/09/2022

para mim, ler mishima é como conversar com ele em um momento mais íntimo e cru possível. Tudo que é escrito soa como um desabafo de pensamentos intrusivos e secretos de anos e anos em repetição, ler mishima assumindo que o texto se desprende do autor é quase um erro, só tente lê-lo sem ver algo extremamente biográfico e quase premeditador, um gênio.