O espírito da intimidade

O espírito da intimidade Sobonfu Some

Resenhas - O ESPÍRITO DA INTIMIDADE

Cabeça 17/03/2024

Mn, salve o povo Dagara! Salve Burkina Faso! Salve Sobonfu!
Meu, o que que foi esse livro? Os ensinamentos que o povo dagara e a Sobonfu me deu em 146 páginas foi como vários socos do tipo ?nós estamos muito a frente do que qualquer interpretação do ocidente sobre o amor, sobre o respeito e sobre a existência!?.
Da forma mais humilde, mais simples e mais poética possível, Sobonfu me mostrou muito sobre o quando uma comunidade saudável é importante para o funcionamento de cada ser humano, do quanto o espírito precisa ser preservado, cuidado e amado junto de todos os elementais, além de me ensinar o tanto que o poder da intimidade e de um relacionamento tem quando envolvido com a sociedade e sua comunidade.
Os tratos com o próprio corpo e espírito, com o do parceiro, dos anciões e de toda a comunidade me mostra o tanto que necessitamos de ajuda e força para seguimos a existência, na qual o povo Dagara esculhacha o Ocidente todo na hora de mostrar como lidam com os motivos da existência, com a vida e com tudo que a regula e a cuida.
Desde seus rituais muito lindos e afetivos, até a suas formas de enxergar o mundo, aprendi muito sobre eu mesmo lendo um livro sobre um povo que está a milhares de km daqui mas que sinto como se estivesse próximo!
Salve ao povo Dagara! Salve Burkina Faso! SALVE SOBONFU SOMÉ!
AliJu 17/03/2024minha estante
Ótima resenha!!!

Cabeça 17/03/2024minha estante
Muito obrigadooo!

Jaguatirica 12/03/2024

Lindo
Depois de ler esse livro eu me sinto lavada. Como se eu tivesse mergulhado num rio de água fresquinha num dia de calor intenso. Eu tô precisando tanto disso... É tão simples. É como se o livro dissesse "ei olha pra cá, a resposta esteve aqui esse tempo todo"
Falar de afeto, intimidade e rituais pode ser visto como algo estranho mas, como escreveu Sobonfu nos agradecimentos, "talvez seja a hora de celebrar o estranho"

Um livro de cabeceira

Amanda Silva 13/02/2024

Um reencontro com a ancestralidade
O espírito da intimidade é como um canto, que encanta, anseia, e faz com que leiamos ansiosas por ser alimentar da ancestarlidade.

Sobonfu, africana, dos povos dagara, nos ensina em sua escrita fácil, os saberes e modos de vidas daqueles que estão em África, em nossa terra mãe.

Ela, ensina com amor, com cuidado e possibilitar olharmos para nós mesmas e entendermos os processos, que passamos e ainda precisamos passar a partir de um novo lugar de cuidado, de afeto e de amor.

Nina Souza 21/01/2024

Um livro interessantíssimo [2/193 países - Burkina Faso]
O livro apresenta um embate muito interessante entre o Ocidente e o Oriente em quesitos identitários e culturais a partir de reflexões e modo de vida da tribo Dagara, numa perspectiva de uma autora que nasceu e foi criada em Burkina Faso (África Ocidental), foi ensinada por anciãos e participou de rituais de iniciação tribal.

“O espírito da intimidade” é um livro que ecoa a sabedoria da comunidade africana através da visão do espírito da intimidade, mostrando um contexto sagrado das relações intra e interpessoais em oposição às necessidades de ego e de controle.

A narrativa causa estranheza em muitos aspectos que colocam em jogo um determinado conjunto de valores, de princípios e heranças colonizatórias que compõe a nossa cultura, e esse é o prazer do livro: se colocar no lugar do outro, aprender sobre a vida e a realidade sob outros aspectos mediante a uma narrativa poética, sensível e com comparativas muito respeitosas.

As tradições apresentadas e os rituais são belíssimos, e apresenta uma didática incrível de um conhecimento que busca a valorização não só de uma cultura, mas a valorização de uma própria conexão com o leitor e com o mundo. É um livro que mostra que a força do indivíduo está, de fato, na coletividade – e que a cada dia estamos perdendo isso pelo imediatismo, pelo consumismo, pelo afastamento e pelo próprio individualismo.

Gostei muito do livro, e das provocações que ele traz: a oportunidade de engrandecer a alma, ressignificando relações, pensamentos e alinhando aos propósitos pessoais em uma conexão contínua com o espírito, com a mente e com o mundo.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Carine Campos 13/01/2024

Livro interessante, mas senti falta de detalhamento de várias coisas. Algumas informações eram comentadas, mas não tinham muita continuidade. Apesar disso, gostei de conhecer como é a concepção de espiritualidade e intimidade na vida amorosa e de comunidade do povo Dagara.

eurenato 09/01/2024

Aulas
Professora burkinabe dita neste livro reflexões sobre modos de se relacionar vivenciadas pelo povo de sua tribo Nagara.
Alerta aos danos da constituição de uma sociedade privatizada e individualista, aponta o quanto valores de pertencimento (a um grupo de amigos, à comunidade) suprem a necessidade do Espírito (potência de agir, energia vital) de expressar suas capacidades, de receber acolhimento e de contribuir com o bem comum.
Alternativa às relações baseadas na expectativa da narrativa romântica, o espírito da intimidade não segue padrões ou formas de comportamentos, se sustenta pelo cuidado e em oposição às necessidades do ego e de controle. Contribuições e elaborações tantas, para insurgir possibilidades outras de se relacionar.

Lathara 03/01/2024

Prazeroso
Que prazeroso ler este livro, foi por algumas semanas meu companheiro de cabeceira e me ninava em seu aconchego acolhedor.
O espírito da intimidade é uma importante leitura para repensarmos as formas que construímos nossa forma de amar e de compartilhar a vida.

Lyvia 31/12/2023

Belíssimo! Apaixonante como a autora fala sobre seu povo e sua cultura com um peso enorme de respeito acompanhado de sutileza, sensibilidade e leveza. Muito a se aprender!!!!! Destaque para as descrições dos rituais e de como vivem em comunidade

Lila 05/12/2023

Leitura leve e agradável
O livro conta sobre as tradições e perspectivas sobre o relacionamento do povo dagara. É encantador como a visão deles difere do ocidente em pontos como vida em comunidade, casamento gays e lésbicas. A forma como a autora aborda cada um dos assuntos é leve e envolvente, além de demonstrar um certo comprometimento em transmitir os conhecimentos de um povo. É possível aprender muito sobre relacionamento e intimidade neste livro.

Talita.Lobo 07/07/2023

Conexão
Para mim, o livro tenta esclarecer uma parte da cultura africana de valorização da conexão. Uma diferença crucial quando comparamos com culturas de base europeia e/ou modernas.
No início de livro já é exposto que na vida tribal - porque a vida individual não é vista com tanta força/importância (o ser individual é uma das partes que compõe o todo) - é necessário diminuir o ritmo e comungar com a terra e a natureza.

Penso que esse é o primeiro convite para a reflexão sobre o que é conexão. Ser paciente, olhar em volta, se sentir englobado??.. o primeiro passo para a conexão envolve a paciência, o eximir-se da pressa, dar tempo a descoberta do outro, a investigação silenciosa e demorada. Portanto, se conectar é estar presente ao que o exterior te conta: ao que a natureza te ensina constantemente, ao que as pessoas que lhe cercam tem a dizer e comunicar, ao que aqueles que já se foram deixaram como experiência e ensinamentos. A intimidade é se abrir ao outro para que o outro venha de encontro.

De uma forma muito bela a autora exalta a conexão ancestral, como ela participa e é importante de ser cultuada, e explora a ideia de como os indivíduos podem/devem se abrir a conexões por meio de rituais. Os rituais seriam uma forma de se ?preparar? a intimidade, se colocar disponível à conexão a medida em que preparamos o encontro, seus detalhes, seus sentidos.

O fato é que, no livro, a autora enfatiza que a força do indivíduo se encontra na comunidade, pois é está que pode lhe ouvir, lhe receber e ajudar a evoluir

?Além disso, a falta de comunidade deixa muitas pessoas com maravilhosas contribuições a fazer sem ter onde desaguar seus dons, sem saber onde pô-los. Quando não descarregamos nossos dons, vivenciamos um bloqueio interior que nos afeta espiritual, mental e fisicamente?

Também é ressaltada, dentro da ideia de conexão/paciência/escuta/ritual, a importância da oralidade. Ora, se conectar é deixar que o outro saiba dos seus sentimentos, é se expressar de forma a se abrir de maneira genuína e verdadeira.
(Acho importante salientar que na minha cabeça de ?resenhista? falar sobre ?o outro? é a maneira mais simples e direta de falar sobre tudo que está a volta do indivíduo: seja ?o outro? um indivíduo, a natureza, o espírito).

?A intimidade, atração natural entre dois seres humanos, é algo movido pelo espírito [?]
O espírito une as pessoas para dar-lhes a oportunidade de crescerem juntas. Esse crescimento é diretamente conectado com as dádivas que as duas pessoas poderão dar à aldeia. É por isso que, quando um casal está em apuros, toda a aldeia está em apuros.?

Rebeca.Azevedo 08/03/2023

Livro pra se ter na estante
Li aos pouquinhos, degustando casa frase. Acredito muito nesses ensinamentos específicos. Esse sem sobre de dúvida é um livro pra se ter na estante e ser consultado vez ou outra na vida.

Domingas.Beatriz 11/12/2022

Maravilha
Que livro gostoso de ler. É meu primeiro contato com Sobonfu Somé, gostei da escrita, gostei de como ela fala sobre a forma linda de viver do seu povo e a conexão com os ancestrais e a natureza, as dificuldades do ocidente e de como é trabalhado o espírito da intimidade. Recomendo :)

camila. 06/12/2022

Talvez seja hora de celebrar o estranho.

A obra celebra a intimidade, mas em momento algum nos dá uma receita para alcançá-la, age mais como um ponto de partida, o ponto inicial da montanha que em algum momento nos levará a lugares altos. Continuo em busca, mas agora com pistas.