Jung e o Caminho da Individuação: Uma Introdução Concisa

Jung e o Caminho da Individuação: Uma Introdução Concisa Murray Stein

Resenhas -

ToniBooks 18/08/2021

Entre os movimentos de ruptura e de restauração.
Essa é mais uma obra em que Murray Stein apresenta conceitos e princípios das construções teóricas de C. G. Jung. Talvez esse seja o modelo central e, ao mesmo tempo, o objetivo da Psicologia Analítica: a Individuação. "Jung e o Caminho da Individuação", em meu modo de ver, é uma continuação de "Jung - O Mapa da Alma", do mesmo autor. Ideias como os movimentos analíticos e os movimentos sintéticos, bem como o significado do numinoso como experiência individualizante, são alguns dos temas tratados em "Jung e o Caminho da Individuação". Nos últimos capítulos, o autor compara a aplicação da diferenciação individual consciente com o processo da individuação aplicado às religiões e às nações, essas últimas, enquanto entes que representam personalidades coletivas. Com uma linguagem clara e objetiva, é mais um instrumento indispensável para quem, como eu, deseja entender os fundamentos da Psicologia Profunda de Jung.

Flavio 14/11/2020

Uma síntese sobre o que consiste de maneira geral o conceito de Individuação na psicologia analítica. Gostei.

Forest 03/08/2021

O Desenvolvimento da Consciência.
A compreensão do imperativo da individuação é central para o bem estar do ser humano. Creio que a Psicologia Analítica seja um aspecto importante, entre outros, da chave hermenêutica para o entendimento do espírito dos nossos dias, repletos de confusão, vazio existencial e relativismo precipitado. Livros, obras, carreiras inteiras são construídas tendo como fundamento o conceito da individuação; de modo que é uma tarefa difícilima tentar resumir em poucas linhas, portanto recomendo muitíssimo a leitura desse livro como introdução.
A leitura do livro é fácil, e acessível. O autor faz um ótimo trabalho de divulgação do paradigma Junguiano - que é em si mesmo, começo a perceber, extremamente complexo e exigente. O assunto é por natureza um tanto obscuro, por envolver certas dimensões do ser que nos são estranhas no momento cultural atual, tais como metafísica, religião e espiritualidade, certa quantia de misticismo, inconsciente profundo e sua infinita influência na vida, etc. Mas mesmo sendo um assunto um tanto complicado, acredito que o autor tenha feito um bom trabalho de "tradução" e apresentação de tais fenômenos e conceitos.

Charles 01/11/2021

Nessa obra o autor faz uma introdução sobre o processo de individuação de jung. Ele vai relatar que esse processo é natural e constante na vida dos indivíduos, porém pode ocorrer de forma mais avançada na qual o indivíduo alcança uma grande plenitude mental, para explicar como isso ocorre além de falar na parte teórica da psicologia analítica o autor vai usar de fábulas a contos mitológicos para explicar simbolicamente o que é a individuação plena. Ao término do livro o autor fala deste processo no âmbito coletivo, mostrando como pode ocorrer no âmbito religioso e político.
Ponto positivo: o livro tem muito simbolismo e sua linguagem não é tão difícil.
Pode servir de guia para quem está passando pelo processo de individuação plena.
Ponto positivo:Traz uma visão nova sobre o cristianismo e a política.
Ponto negativo:Pode ser chato para alguns.

Robson 10/04/2023

Individuação: quase um guia
O autor aborda o que seria o tema central da psicologia analítica, ler Jung não é fácil, o autor é bem fiel a teoria. Compreendi como um quase guia pelo esforço do autor em tentar de forma didática, explicar como funciona o processo de individuação.
Inicialmente esclarece o que é necessário para iniciar a jornada do processo, no final do livro apresenta o conceito de forma abrangente. O processo é necessário, e ele transpassa de indivíduo para o coletivo, e vice versa.
O livro provoca muitas reflexões, você se vê diante do processo e se questiona se está preparado.

Poesia na Alma 29/03/2020

O Caminho da Individuação
A individuação na Psicologia Analítica Junguiana é um processo de desenvolvimento da personalidade em que a consciência se individualiza. Isso significa que independente do contexto social, classe e conhecimento intelectual, cada pessoa vai desenvolver suas próprias características da personalidade.

Esse processo não é um isolamento, mas uma construção de relacionamento coletivo mais intensa porque a individuação surge a partir de aspectos fisiológicos, biológicos, culturais, ancestrais, geográfico, políticos, etc.

leia mais - http://www.poesianaalma.com.br/2020/03/resenha-o-caminho-da-individuacao.html
alexandream 09/06/2020minha estante
Capítulo 1: "Em 1957, numa entrevista conduzida pelo psicólogo norte americano Carl Rogers, o filósofo Martin Buber expôs um equivoco comum relacionado ao conceito de individuação de Carl Jung. Na conversa, testemunhada por centenas de alunos na universidade de Michigan, Buber questionou vigorosamente o uso que Rogers fazia do termo 'pessoa'. Em seguida, passou a explicitar sua discordancia com relação a Jung:
- Você fala sobre 'pessoas' e o conceito de 'pessoa', ao que parece, está muito próximo do conceito de indivíduo. Penso ser aconselhável fazer distinção entre eles. Um 'indivíduo' é apenas certa singularidade de um ser humano. Isso é o que Jung denomina 'individuação'. Ele pode se tornar mais e mais um 'indivíduo' sem que isso o torne mais e mais 'humano'. Tenho inúmeros exemplos de homens que ser tornaram muito, muito individuais, muito distintos de outros, muito desenvolvidos em sua peculiaridade, sem ser de modo algum o que eu gostaria de chamar de 'homem'. Uma pessoa, eu diria, é apenas o indivíduo que vive de fato com o mundo. E com o mundo não quero dizer 'no mundo'. Mas sim, em contato real, em reciprocidade real com o mundo em todos os pontos em que o mundo pode encontrar o homem. Sou contra indivíduos e a favor de pessoas.
Buber interpretou erroneamente o conceito de individuação de Jung, considerando-o uma simples afirmação e aprofundamento de determinada estrutura de caráter ao longo do tempo. Longe de representar o tipo de entrincheiramento psíquico de que Buber fala aqui, o projeto de individuação apresentado por Jung, em centenas de escritos, é muito mais complexo e tem o objetivo de lançar luz sobre a escuridão da vida psicológica, além de integrar as várias polaridades e tensões que nela se encontram. Em termos bem mais simples, trata-se de um projeto voltado para o despertar e o desenvolvimento da consciência. A implicação aqui, é estabelecer uma relação consciente com os vários aspectos da personalidade, não por meio de uma identificação ainda maior com as características mais evidentes, como Buber gostaria, mas mantendo todas elas na consciência, o máximo possível, precisamente sem essa identificação. Na verdade, o projeto segue exatamente na direção oposta ao que Buber entende por individuação na passagem citada acima."
---
Não pense em 'individuação' como 'singularidade', 'destaque', ou como algo que é 'diferente', 'único', 'especial'. Não se trata de uma relação do indivíduo com o coletivo, e as características que o distinguem dele (apesar disso fazer parte do processo). O conceito está mais relacionado à 'indivisível', à 'atômico'. Seria o processo de iluminação daS polaridades (separatio) e síntese de Um todo (coniunctio). A criação de um novo nível de consciência que transcende o jogo de luz e sombra anterior. Nele, não há apego ou identificação a uma 'personalidade' ou 'individualidade'.
O uBook tá com ele em Audiobook. Vale muito a pena. Ainda mais que você tem 7 dias grátis pra testar o aplicativo ;)

Espero ter ajudado.

Rapha 19/02/2023

Ótimo livro
Indico para quem quer trilhar uma jornada de Individuação. O autonconhecimento é tudo. Conhecer o nosso eu superior é essencial.

Romeu Felix 13/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Jung e o Caminho da Individuação" é uma introdução concisa à obra do psicólogo suíço Carl Gustav Jung. O autor, Murray Stein, é um renomado analista junguiano e professor de psicologia em Zurique, Suíça.

O livro é dividido em 10 capítulos, começando com uma breve biografia de Jung e sua teoria dos arquétipos. Em seguida, o autor explora conceitos fundamentais como o inconsciente coletivo, o self, a sombra e a anima/animus. Ele também discute o papel dos sonhos, da arte e da religião no processo de individuação.

Stein enfatiza a importância do trabalho interior e da auto-reflexão na busca pela individuação. Ele argumenta que a jornada de individuação é uma busca por integração e equilíbrio, e que a aceitação da sombra é fundamental para alcançar esse objetivo.

O autor também aborda as críticas e polêmicas em torno do trabalho de Jung, incluindo suas crenças em fenômenos paranormais e sua associação com o nazismo.

Em geral, "Jung e o Caminho da Individuação" é uma introdução clara e acessível à obra de Carl Jung, ideal para aqueles que desejam explorar a psicologia analítica e o processo de individuação. O livro fornece uma visão geral da teoria junguiana e oferece orientação prática para aqueles que desejam embarcar na jornada de auto-descoberta e desenvolvimento pessoal.
Por: Romeu Felix Menin Junior.