Rhythm of War

Rhythm of War Brandon Sanderson

Resenhas -

Dempire_sa 29/02/2024

Rhythm of War.
Acompanhar esses personagens é muito bom. Ver cada um passando pelo seus próprios problemas e ainda sim lidando com o cenário geral, vale muito a pena.
Devo dizer que esse livro é mais lento do que os anteriores. Mas é aquilo, quando engata em algumas partes, quando vê já passou várias páginas.

Ana Gouvêa 16/02/2024

Em alguns momentos eu me desconectei da história, mas o trabalho inacreditável que o Sanderson apresentou sobre neurodiversidades nesse livro é algo que beira o inacreditável.

Vinícius 08/03/2024minha estante
Na minha interpretação ele acessou as memórias do Wit que estavam armazenadas, provavelmente em um sistema semelhante ao dos livros Mistborn, para obter mais conhecimento, acredito que ele tenha alterado as memórias do Wit neste processo, de forma que o Wit esqueceu o que aconteceu, então Odium refaz o momento e a conversa com o Wit para que o mesmo não desconfie do que aconteceu. Basicamente Odium acessa toda a memória armazenada do Wit sem que ele saiba o que aconteceu de fato.

Renata_ Pandora 08/03/2024minha estante
Eu não queria acreditar que Taravangian fez ele de idiota, porque para mim ele realmente era o que falava , que tinha mil vidas e tals, mas ele não é tão incrível. O próx sai em Dezembro né?

Ana Cláudia 13/11/2023

Poderia ter dado mais estrelas porque a escrita do Brandon Sanderson é muito boa, e ele costurou bem mais a história nesse. Mas não vou contra minha percepção do livro de que foi bem sofrido principalmente o início.

Acho que o que deixou esse mais arrastado foram as vastas explicações sobre luz, infusão de esferas etc. Entendo que foi super importante para a evolução da história, principalmente pro arco da Navani no final.

Fora isso, ao contextualizar melhor o outro lado da guerra, os listeners (ou singers, sempre confundo), tiveram diversos flashbacks lidando com personagens que inicialmente eu não tinha nenhum interesse, o que traz uma quebra na narrativa.

Ao mesmo tempo, me vi um pouco sem paciência com o plot da Shallan (sendo bem honesta, nunca tive muita paciência para o arco dela, em nenhum dos livros).
Mas tiveram pontos muito positivos, como a questão de que nada é absoluto. Os Radiantes podem falhar, se pode trabalhar junto com o inimigo, não existem muitas verdades absolutas. Literalmente o Rhythm of War.

Na minha mente esse tinha tudo para ser o livro do Adolin, ele babilonizou demais. O arco dele foi simplesmente I n c r i v e l, mesmo que tenha aparecido pouquíssimo, foi de longe o ponto mais alto do livro inteiro.

Vou dar um tempinho mesmo quando o próximo sair, acho que preciso renovar as forças para encarar outro.

Vi que disseram que esse foi um livro de preparação pro próximo, tenho esperança nisso. Se for no mesmo ritmo desse, não sei se a saga se sustenta pra 10 livros. Tem algumas questões que acho que estão ficando muito repetitivas, eu não tinha mais um pingo de paciência com o Moash por exemplo. Odium pra mim é uma piada também.

Clio0 21/10/2023

O quarto volume da decalogia Stormlight traz uma queda abrupta de tom com a tomada de Urithiru. Aqueles que esperavam uma história recheada de batalhas ficarão a ver navios, posi Sanderson preferiu uma abordagem mais intimista para sua guerra - o teatro da mente e suas patologias.

A depressão, vigente no STPT de Kaladin, alcança seu ápice em uma das melhores descrições do que pode atingir um soldado. Há um bom desenvolvimento da dualidade do personagem entre assassino e médico, com até uma incipiente formação de tratamento psicológico.

É impossível não relacionar essa narrativa com a Primeira Guerra Mundial, quando o "battleshock" ficou mais conhecido. Dabbid, por exemplo, é uma óbvia referência a indução de deficientes intelectuais no exército. Tal abordagem, infelizmente, tomou espaço de outros persoagens da Bridge 4, e temos apenas a rápida aparição ou menção de alguns, como Lopen e Teft. Para os fãs do grupo que iniciou a saga, foi uma perda significativa.

O Transtorno de Personalidade de Shallan também se transforma e fornece os primeiros sinais de cura, ou melhor dizendo, controle. Os capítulos dedicados a ela são igualmente dividos com seu marido, Adolin, em que ambos viajam e permanecem em Shadesmar.

A política dos Spreen não é tão evoluída como a trama que se passa em Roshar, mas tem efeitos mais significativos. Finalmente recebemos mais informação sobre o que aconteceu durante a debandada dos Radiant.

Outra mudança de foco foi de Dalinar para Navani. Mais do que qualquer outro, a Rainha foi a personagem que mais recebeu informação e desenvolvimento - é através de suas descobertas e ações que mais do complexo sistema mágico de Roshar é revelado. Não é preciso saber muito sobre música para entender a proposta, de fato, um conhecimento básico de física pode ser mais interessante - como as Songs, ou vibrações, do planeta e dos deuses criam a magia.

Há ainda uma miríade de pequenos detalhes como memórias e visões do futuro, a presença dos Worldhoppers como Wit e Mraze, e as reviravoltas pelas quais o autor é conhecido. São mais de mil páginas nesse volume e tanta informação que não é surpresa o fato de que Sanderson tem um grupo de suporte dedicado apenas a administrar as regras e confluências do universo Cosmere.

É uma ótima obra para quem gosta desse tipo de detalhismo.

pudo.pudowski 10/10/2023

O livro tem uns problemas de pacing na metade (principalmente porque os flashbacks não são tão interessantes quanto os dos outros livros da série), mas a parte final compensa todo e qualquer aspecto negativo que o livro pode ter tido na metade, pessoalmente. Não acho que é meu favorito do Stormlight Archive, mas talvez seja meu final favorito até agora.

Ana Cláudia 13/11/2023minha estante
Amei que tem alguem que não gosta da Shallan igual eu hahahah

bluesbird 16/11/2023minha estante
Hehehe

Romildo15 10/12/2023minha estante
Mesmo sendo um boa personagem, a Shallan é uma chatinha mesmo.

Bec4 10/07/2023

Rhythm of War - Brandon Sanderson
Rhythm of War, quarto volume da série The Stormlight Archive, quando for iniciar essa leitura esteja com uma garrafa de água e o estoque de lenços do lado, isso ajuda muito.
Após os eventos ocorridos em Oathbringer, Roshar, está imerso em uma guerra sem previsão alguma de chegar ao fim. E assim como nos outros livros, nesta sequência temos choro e gritos garantidos, mais uma vez o brandon segue estraçalhando os seus leitores e nos proporcionando ótimos momentos de tombo. A gente ama isso, mal posso esperar para ler o quinto volume e poder sentir isso novamente.
Ao longo do livro acontecem tantos momentos marcantes, vemos a evolução de tantos personagens. Mas sinto que é necessário falarmos da Navani, em RoW ocorre um aprofundamento tão bem feito dessa personagem, somos apresentados a novas camadas dela, que nos outros livros não pudemos ver. E isso, torna ela uma das estrelas deste livro, juntamente de outros personagens tão queridos, que estão constantemente presentes e fazendo a sua própria história, como o Adolin, Shallan e Kaladin, o Stormblessed segue sua luta dolorosa e constante, Dalinar, este continua sua jornada em busca de conhecer mais afundo seus poderes e como utilizar isso de uma forma que vá ajudar a chegar ao fim da guerra. Menção honrosa aos meus queridos, Jasnah, Renarin e Lift, eu os amo.
Rhythm of War, chega ao fim de uma maneira avassaladora, só nos resta aguardar o lançamento da sequência e tentar não surtar até lá.

Lucas1429 15/06/2023

Gigante
"You use the same dirty tricks for storytelling," Wit said, "as you do for fighting in an alley. Get someone looking the wrong directions so you can clock them across the face. Get them to anticipate a punch and brace themselves, so you can reposition. Always hit them where they aren't prepared."

Ygor.Fortes 08/02/2023

Mais uma vez surpreendido. Que personagens cativantes! Kaladin, Navani e Venli com toda certeza são os destaques, mas, personagens que não tiveram tanto foco nos livros passados ganham foco aqui. Amei o livro e espero ansioso pelo quinto.